Boeing prepara novo smartphone com comunicações seguras
A Boeing está actualmente a desenvolver um telemóvel baseado no sistema operativo Android que competirá com os outros fabricantes do mercado e proporcionará dispositivos com comunicações altamente seguras.
Roger Krone, presidente da Boeing Network and Space Systems, admitiu ser provavelmente a primeira vez que a gigante da indústria aeroespacial e de defesa oferecerá um dispositivo de comunicação apropriado às redes móveis.
A empresa está próxima do fim do ciclo de desenvolvimento e pronta a lançar o chamado "telemóvel Boeing" no fim de 2012, afirma Brian Palma, vice-presidente do grupo de infraestrutura segura da empresa.
"Os concorrentes que oferecem dispositivos similares, seguros e encriptados, cobram $15,000 a $20,000 por dispositivo e usam software e hardware proprietários", relata Palma.
"Vamos atingir preços mais baixos, mas... não os preços do mercado de massas", disse, referindo-se aos iPhones, Blackberries e outros smartphones do mercado consumidor.
"Acreditamos que existe um interesse significativo no lado da defesa assim como no lado da inteligência, e também no mundo comercial", continua.
A Boeing vê uma grande tendência de negócio, em que os empregados costumavam ir trabalhar para tirar partido da tecnologia disponível, por ser francamente superior à disponível em casa. Mas hoje em dia, passa-se o contrário. Os produtos para os consumidores ultrapassaram o IT de escritório, e os empregados questionam-se acerca deste facto.
Por esta razão foi escolhido um sistema baseado em Android. Os utilizadores destes telemóveis de topo querem a mesma capacidade de utilizar aplicações populares, ao mesmo tempo que garantem a segurança das suas comunicações, afirma Palma. A empresa vê a oportunidade para este novo dispositivo no mercado de resposta a emergências.
O telemóvel "proporcionará aquilo a que estão habituados e também funcionalidades numa perspectiva de segurança", acrescenta Krone.
"Estamos todos a viver isto", afirma Krone enquanto segura o seu smartphone. "E não vamos voltar a trás. De facto, o próximo que vou adquirir será mais fino, pequeno e com mais capacidades".
Krone afirma que ainda não se decidiu se "o telemóvel Boeing" trará consigo o nome da empresa. Palma recusou revelar os parceiros deste novo projecto.[via]
Este artigo tem mais de um ano
Mas o problema da segurança móvel não é herdado dos problemas da segurança das *redes* móveis? De que forma pode um telemóvel ser mais seguro ao usar uma plataforma só por si manchada pelo malware e que usa as redes móveis normais?
@Ecchin ,
Bom dia , suponho que a segurança que é abordada no artigo não é a mesma de que falas , e depois é muito simples de se perceber o Android tem o seu código Livre e isso é de extrema importância ara a implementação de software que ao nível militar possa até passar pela encriptação .
Quanto ao Malware que falas ser abundante para estes lados não tenho notado nada , mas pode ser que alguém tenho outro testemunho .
Ana excelente artigo , será que me poderias fornecer o teu email para te enviar de vez em quando alguns temas para possíveis artigos (feitos por ti).
Cumprimentos
Serva
Usa o email geral, com A/C da Ana. O material chega-lhe às mãos.
@Vitor ,
Bom dia qual é o email geral sff .
Cumprimentos
Serva
geral [at] pplware.com
Obrigado
Sempre as ordens 🙂
Bom dia ,
Vejam estes Links , o mundo dos smartphones e da liderança Mundial de venda de telemóveis em geral está ao rubro .
http://www.portaldasnoticias.com/apple-se-torna-a-maior-vendedora-de-smartphones-do-mundo/
http://www.portaldasnoticias.com/samsung-ultrapassa-nokia-e-se-torna-a-maior-vendedora-de-celulares-do-mundo/#
A Nokya vai infelizmente ter de fazer inevitavelmente a travessia do deserto para não lhe acontecer o mesmo que a RIM , com a parceria com a Microsoft pode ser que esta tendência de queda tão acentuada se esbata um pouco , mas não foram muito animadores os dados das vendas dos Lumia , provavelmente por estarem muito caros em relação as Specs que oferecem , apesar de tudo é uma empresa Europeia que acabou por vender a alma ao diabo passando toda a sua produção para a China , mais uma vez se nota que aqui a culpa foi inteiramente de gestão .
Cumprimentos
Serva
A Nokia está a dar uma aula de como destruir uma grande empresa.
Fica aqui este Link acerca do mesmo tema mas já de origem Lusa .
http://economico.sapo.pt/noticias/samsung-ultrapassa-nokia-e-e-lider-de-mercado-em-portugal_128945.html
Cumprimentos
Serva
“Os utilizadores destes telemóveis de topo querem a mesma capacidade de utilizar aplicações populares, ao mesmo tempo que garantem a segurança das suas comunicações, afirma Palma.”
Não estará logo aqui um risco de segurança?
Se usarem as habituais tecnologias… de chave privada RSA, DSA ou ECC… certamente que previnem o “ácaro” ocacional, mas se o perigo é outras grandes empresas ou outros governos quererem ouvir essas comunicações é mais um produto para dar uma falsa sensação de segurança. Pois há muito que circulam os “borburinhos” que as agências de segurança de alguns países são capazes já à vários anos de decifrar essas tecnologias com computadores do género quânticos… por tanto só com tecnologia capaz de prevenir tal capacidade é que é realista considerar tais comunicações como realmente seguras.
Pois, eu creio que o,”turning point” será a partir do momento em que teremos, por exemplo o ubunto mobile a funcionar em pleno. Já que trará o equivalente do sistema para mobile Android,”que é baseado em linux”, com todas as possibilidades que temos num sistema linux de desktop, ai sim veremos segurança e muitas outras possibilidades…mal posso esperar.. 😉