Quantcast
PplWare Mobile

Afinal a Blackberry também viu a sua segurança quebrada

PUB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. lmx says:

    A BB não teve a sua segurança quebrada coisa nenhuma!

    O caso reportado aconteceu no BB7, e foi a pedido do tribunal, e com base nisso conseguiram prender um gang de 11 criminosos.
    A BB é que forneceu a chave, e a chave não desencripta todo, apenas mensagens destinadas ao BB7, e apenas ao BBM.

    Vocês estão a comparar os casos do FBI, etc que são agências de espionagem, etc, com um facto diferente que é um processo que alberga um caso judicial complicado, e a BB entregou ao TRIBUNAL, que era suposto ser uma entidade idónea, agora como é que as chaves acabam na Policia…isso é que parece estranho.


    And while the RCMP’s ability to intercept messages led to seven men confessing their roles in a 2011 gangland murder, over one million messages from innocent people were intercepted in the process.

    In the trial against the men, the Crown prosecutor refused to answer how the police had obtained the master key, telling the judge: “I’m going to refrain from any comment because we’re walking a very, very fine thread. I don’t want to fall into a bear trap.”

    Crown prosecutors used a number of excuses as to why the origin of the key and the nature of BlackBerry’s cooperation with the RCMP should remain private.

    Claro que já não está a acontecer!Foi em 2010. e foi com base num processo judicial.

    Isto não é uma falha de segurança.

    • lmx says:

      Engano meu.

      Não foram mensagens BBM, mas sim Pin-to-PIN messages, que era o mechanismo maioritariamente utilizado na altura para envio de mensagens sms encriptadas, e que APENAS a BB tinha… vocês falam , mas ainda hoje em dia enviam SMS sem encriptação pelos vossos “maravilhosos e extremamente seguros” smartphones…quando depois qualquer um as pode interceptar, isso não é uma falha de segurança, no entanto a BB fornecer chaves para aceder ao conteudo de mensagens que estão encriptadas a um tribunal … é uma falha de segurança…

      http://crackberry.com/blackberrys-global-decryption-key-rumored-have-been-obtained-canadian-police

      • Vítor M. says:

        Bom, não estás a dizer coisa com coisa. Está certo que os “outros” não têm isto ou aquilo, mas não é isso que está em causa. Aqui o que se está a tratar e de uma forma muito clara, é que a BB a pedido das autoridades, como diz no artigo referenciado, entregou as chaves mestras de cifra do BBM.

        Nessa altura e é a isso que se reporta, se conseguires ler bem, as autoridades conseguiram ter acesso a todas as mensagens que usavam essas chaves, todas. Ficando de fora, como diz no texto, os tinham chaves de cifra próprias.

        Não diz no texto que houve uma falha de segurança, diz sim que houve uma quebra no que supostamente só os utilizadores envolvidos deveriam ter acesso, uma quebra na segurança prometida e sempre muito apregoada (e sempre muito eficaz, das melhores mesmo).

        Contudo, estas chaves e sabemos que nada é seguro para sempre, podem cair nas mãos de “terceiros”, esse foi um dos argumento usados pela Apple e suportado pela Google entre outros no caso do tal “acesso” feito à medida para as autoridades.

        Está a dar um exemplo dos outros para tapar o som com uma peneira 😉 nada a ver.

        Os outros, sabemos o que contam e como estão a tratar das coisa, no mundo BB sempre foi quase a perfeição… afinal há também problemas e outros assuntos igualmente complexos. Não é diferente, conclui-se.

        • lmx says:

          E diferente sim Victor,
          Sim isto aconteceu no BB7, e eu até pensava que foi no BBM, mas afinal não foi no BBM.

          Foi nas PIN-TO-PIN messages, ou sej nas mensagens sms da BB.

          Estas mensagens há muito que são encriptadas que eu saiba desde sempre, mas dizes que estou a confundir porque??

          As sms que envias no teu iphone são encriptadas??
          Até eu com meia dúzia de gambiarras acedo a elas, e tu sabes disso, elas vão em plain text, este é um problema das sms, e que vão pro ar em aberto..

          as mensagens pin message, são mensagens qu são encriptadas, embora hoje em dia não se considere este sistema muito fiável, porque está tecnologia já é psassivel de ser desencriptada com razoável poder de processamento…

          mesmo assim é melhor que o sistema que usas, sem encriptacao!

          este sistema da BlackBerry, e que entregou em 2010 1 Milhão de mensagens PIN para o caso que estava em tribunal.. é essa é que é a notícia, para apanhar 7 criminosos, a polícia interceptou 1 milhão de mensagens Pin-to-Pin de outras utilizadores que não os criminosos…

          Ou seja basicamente filtraram por brute force o texto desse milhão de mensagens até encontrará palavras chave que os levou a descubrir quais os números que emitiam essas mensagens..

          Mas isto não tem nada a aver com falha de seguranca!!

          A BlackBerry e sabido que consoante o caso muitas vezes decide colaborar com as autoridades, e isso não é escondido, e publico!

          Mais isto não afecta os utilizadores Europeus, porque a BlackBerry tem dois datacenter pelo menos é as nossas mensagens não vão ao Canadiano.

          • Tomás says:

            quem enviar um SMS entre iPhones terá a mensagem encriptada.

          • Vítor M. says:

            Mas ninguém falou em falha de segurança, falou-se em quebra de segurança, quando se entregaram as chaves de cifra as autoridades, por isso digo que te estás a confundir. No resto tens meia razão, tudo bem, mas não estamos a falar em nada do que colocaste como justificação ( os outros são piores). Percebes?

          • lmx says:

            Tomás..

            Não não tens!!
            Ao enviares sms entre Iphones ou entre iphones e outro telephone as mensagens não teem encriptação nenhuma…alias as sms conhecidas vão para o AR, abertas, qualquer um que apanhe os pacotes vê a mensagem!!

            Sempre foi assim e continua a ser!!

            Por causa disso é que a BB criou as Pin-to-Pin messagens que são encriptadas end-to-end.

            Vitor.

            Este caso já é conhecido ha muito, e de vez en quanto vem ao de cima outra vez…nem sei bem porque…ou secalhar até sei, é que sempre que há falhas nos telemóveis de outras marcas vem esta noticia ao de cima logo a seguir…enfim.

            Em relação á BB ter colaborado com as autoridades, pois claro que abre uma possível brecha.
            MAs também é a Policia, e não é uma policia qualquer, é uma espécie de policia Judiciaria.
            Não estou a dizer que é bom , contudo, a BB deveria ela mesma ter entregue os dados, ao invém de fornecer acesso aso Pin messages, ai é que te dou razão…dados fornecem todos porque são obrigados, agora as chaves das mensagens também acho que a BB foi demasiado inocente, e ai dou-te razão.

            No entanto o tribunal é tanto ou mais culpado que a Policia, porque numa acção destas se não consegue garantir o workflow da operação, então não se pode por a jeito, e tinha que ficar logo acordado que não se responsabilizava.
            Tenho ideia que nesta situação a BB tinha entregue os dados e não a chave…a BB a meu ver pensou que o tribunal tudo ia fazer para controlar a utilização desta chave..

            Agora também não se sabe se a Policia continua a ter chaves criptográficas actualmente…a BB diz que não.
            E eu recordo-me de no passado ter lido noticias sobre a troca de chaves do sistema Pin-to-Pin messagens, eu acho que eles teem que trocar as chaves de x em x tempo, como em qualquer sistema criptográfico..

          • Tomás says:

            lmx, o sistema de mensagens SMS está integrado no iMessage do iPhone, daí que quando se envia um SMS para outro iPhone na verdade está a usar o sistema de mensagens da Apple que é encriptado.
            Mensagens PIN da BB não têm encriptação end-to-end.

          • lmx says:

            Tomás as mensagens PIN-to-pin dos BB SEMPRE teve encriptação end-to END, ainda tu andvas com os nokias com aqueles ecrans retro..

            Foram eles que criaram este sistema…
            actualiza-te já la vão uns 15 anos ou mais..

          • lmx says:

            Tomás,

            O Sistema da Apple ou de qq outra empresa não chega nem perto daquilo que é chamado de end-to-end na BB.

            Em primeiro lugar a Apple não tem certificação de hardware, ou seja se alterares a chave o teu SO pode continuar a Funcionar, não é assinado, e mais não está presente numa ROM ha parte a nível de hardware para não ser passível de alteração, como na BB.

            Não existe Root Certificate Authority no teu hardware, e além disso é passível de ser alterada, não há hardware para isso, todos os BBs usam estes mechanismos..mais os da NATO, ou dos presidentes, como por exemplo o da Merkel, ainda tem hardware á parte criado por uma empresa Alemã, que é pertença da BB, com modulos de encriptação extra para dados e voz, com algoritmos proprios da BB, que não são conhecidos sequer..

            Os BB são caros não é so por acaso, o hardware está lá a segurança também, e isso PAGA-SE!!

            Depois o ios e o android, etc estão obrigados, por não terem uma rede mundial própria a utilizar a rede publica, onde podem sofrer qq tipo de ataque, pois é a rede publica..

            Os outros equipamentos começam agora a ter encriptação ent-to-end a BB tema décadas…percebes a diferença??

            Não compares as coisas por favor.

          • Tomás says:

            lmx, para não gastar o meu latim deixo a citação da blackberry, e podes ler o resto noutro comentário…
            “PIN message encryption does not prevent a BlackBerry smartphone other than the intended recipient from decrypting the message. Therefore, consider PIN messages as scrambled, but not encrypted”
            “because each smartphone stores the same peer-to-peer encryption key”

          • Tomás says:

            e será que podias escrever menos palha se faz favor? Já fica cansativo atirares com coisas que não têm a ver com aquilo que se está a falar, mais ainda quando se vai a ver e nem sequer sabes o que dizes sobre tanta coisa da blackberry ou de outros sistemas.
            Só para saberes a Apple usa um sistema de certificados que envolve o hardware para assinar o SO e impedir modificações… E se acedes a serviços da BB tens que usar sempre uma rede pública para lá chegar, ou será que tens um cabo especial ligado directamente à Blackberry sem passar por routers e servidores das operadoras portuguesas? Pensa um pouco sobre a topologia das redes que usas

          • lmx says:

            Tomás,

            já agora postavas o link onde foste buscar essa info…é que cada telefone tem uma chave diferente que eu saiba!!

            A chave não é unica para todos!!Existe é uma chave que desencripta tudo, e essa é que é falada no artigo!

            Por isso te disse que não dá para alterar a chave nos dispositivos, esta gravada no Hardware!!

            posta o artigo se queres que te leve a serio..

            Quando a rede, so tens que estar fora da Rede BB entre o teu BB e a rede Blackberry, ou seja tens a tua operadora apenas no meio!!!

            APENAS A OPERADORA!!!!

            No teu IOS tens TODA A REDE MUNDIAL FORA….pensa tu um pouco antes de escrever palha por favor..

          • lmx says:

            Em relação ao Hardware, a Apple não tem hardware auxiliar, onde é guardada a chave criptográfica como nos BB.

            O que a apple pode ter é assinatura digital das imagines, mas isso não é segurança que chegue para um BB.

          • Tomás says:

            lmx, por favor, da próxima vez pára um pouco antes de escreveres para poderes interpretar o que te dizem e pensar se alguma vez viste informação que sustente o que desejavas dizer.
            Queres o link vai ler o outro comentário que já mencionei, ele está lá, mesmo que não seja clicável… será mais prova de que não prestas atenção ao que te escrevem?
            Agora já é apenas a Operadora… vamos esquecer que isso só por si já é muito diferente do que estavas a dizer antes, por implicar ter um intermediário que pode ser comprometido? Isso é uma das coisas que sucederam com este processo, operadora comprometida… Palha é continuadamente vires com assuntos que desviam do que se fala, e certamente que não fui eu a vir com o assunto de que usa ou não redes públicas…

            Há alguns anos que a Apple tem nos seus SoCs um processador dedicado a criptografia e autenticação, com memória para guardar chaves criptográficas, para além de chaves já gravadas de origem no hardware/processador. Procura pelo Security Guide do iOS para perceberes as medidas de segurança do sistema e como a Apple implementa “hardware root of trust” e verifica o processo de boot e integridade do sistema e hardware.

          • lmx says:


            Chen is referring to iPhones that run on iOS 7 or earlier and hence are not fully encrypted.

            Explicat isto:
            http://bgr.com/2015/12/17/blackberry-apple-iphone-encryption/

            mais como a Apple não tem algoritmos proprios, curvas Diffie–Hellmannem nada, a encriptação que a Apple utiliza é encriptação standard, para o mundo do consumo, não é Enterprise grade!!!

          • Tomás says:

            lmx, mas será possível que não sejas capaz de te cingir ao que se fala? Tens que vir sempre “inventar” um novo tema de discussão quando te demonstram o contrário do que dizes, e mais uma vez não paras para ver se o que tanto desejas dizer é real.

            Essa citação é suposto mostrar o contrário do que disse? ou é mais uma frase atirada a ver se cola nalguma coisa?
            Já te disse para leres o Security Guide do iOS, evitavas assim de andar para aqui a dizer coisas como não usar curvas Diffie–Hellman ou qualquer outro método de troca de chaves, etc. Tanto é “Enterprise grade” que centenas de grandes empresas usam iPhones e iPads para aceder a informação interna e com ferramentas integradas de gestão de hardware, software e dados; o iPhone foi também certificado pelo Departamento de Defesa dos EUA, etc.
            Mas já percebi que sentes a necessidade de passar do tema sobre mensagens para qualquer coisa que te permita justificar a ideia que a Blackberry é de alguma forma melhor, o que nalgumas coisas até pode ser, mas não era disso que se estava a falar, ou será que já nem te lembras?

          • lmx says:

            Boas tomás, que é melhor a nivel de segurança, isso não se discute…é o modelo de negócio deles..

            É por isso que a NATO e os governos continuam a utilizar BB.

            A BB é a unica empresa de telemóveis com uma catrofa de empresas de segurança por trás, utilizando algoritmos criptograficos e formas de gerar chaves unicas e só eles as conhecem, porque foram criadas por eles..

            Tu vais para qualquer outro equipamento e basta-te saberes a chave criptografica e está tudo exposto!!
            Porque os algoritmos são standard, toda a gente os conhece!!

            Tu vais para a BB e saber a chave não chega, como te demonstrei abaixo uma tecnologia com quase 20 anos, ainda dá dores de cabeça para a quebrar.

            Porque além das chaves tens que conhecer os algoritmos de cifra , bitscrambling e os ids internos dos equipamentos..

            Como se isto não bastasse depois vem a parte de segurança Military grade!Com empresas como a secusmart(propriedade da BB), onde além de todos os mecanismos de encriptação presentes num BB normal, ainda levas com encriptação á séria em modulos de hardware, tanto encriptação de vox como de dados, coisas que mais ninguém consegue ter nem perto!!

            Esta tecnologia é UNICA no mundo, e é ela que garante a segurança da NATA e dos Governos/executivos de topo das empresas…não tens em mais empresa nenhuma!!

            A apple tem um bom sistema de segurança até, mas para o mercado de consumo, estamos a falar a nivel de comparação, em teres uma avioneta e eu ter uma nava para viagens intergalacticas…

            Não vou discutir este assunto mais contigo, porque nem sequer percebes o que digo..

          • lmx says:

            Boas tomás, que é melhor a nivel de segurança, isso não se discute…é o modelo de negócio deles..

            É por isso que a NATO e os governos continuam a utilizar BB.

            A BB é a unica empresa de telemóveis com uma catrofa de empresas de segurança por trás, utilizando algoritmos criptograficos e formas de gerar chaves unicas e só eles as conhecem, porque foram criadas por eles..

            Tu vais para qualquer outro equipamento e basta-te saberes a chave criptografica e está tudo exposto!!
            Porque os algoritmos são standard, toda a gente os conhece!!

            Tu vais para a BB e saber a chave não chega, como te demonstrei abaixo uma tecnologia com quase 20 anos, ainda dá dores de cabeça para a quebrar.

            Porque além das chaves tens que conhecer os algoritmos de cifra , bitscrambling e os ids internos dos equipamentos..

            Como se isto não bastasse depois vem a parte de segurança Military grade!Com empresas como a secusmart(propriedade da BB), onde além de todos os mecanismos de encriptação presentes num BB normal, ainda levas com encriptação á séria em modulos de hardware, tanto encriptação de vox como de dados, coisas que mais ninguém consegue ter nem perto!!

            Esta tecnologia é UNICA no mundo, e é ela que garante a segurança da NATA e dos Governos/executivos de topo das empresas…não tens em mais empresa nenhuma!!

            A apple tem um bom sistema de segurança até, mas para o mercado de consumo, estamos a falar a nivel de comparação, em teres uma avioneta e eu ter uma nava para viagens intergalacticas…

            Não vou discutir este assunto mais contigo, porque nem sequer percebes o que digo..

          • Tomás says:

            lmx, pois eu bem sabia que o que querias era poder sentir-te satisfeito por poder dizer essas coisas mesmo sem saber muito sobre o que dizes.
            A blackberry tem alguns sistemas avançados de encriptação mas não era nenhum desses que estava em discussão. E por favor esquece essa história de não se conhecer os algoritmos, etc… seria motivo de chacota algum perito nos dias de hoje aparecer a defender “security through obscurity”. A segurança está na robustez e na chave

          • lmx says:

            A chave é APENAs uma chave o algoritmo que a produz é que é importante 😉

          • Tomás says:

            lmx, uau que profundidade… Se queres ir por aí então um algoritmo sem a chave correcta não te decifra nada! e agora…? será que vais prestar mais atenção?
            “A segurança está na robustez e na chave”: quando se fala em robustez fala-se numa qualidade do algoritmo e sua implementação; quando se fala em chave, fala-se no verdadeiro segredo para poder desencriptar algo, aquilo que realmente não pode cair nas mãos erradas, e fica também inerente certas das suas qualidades que se associam ao algortimo (tamanho e aleatoridade) para que não seja viável advinhar a mesma!

    • Luislelis says:

      “Afinal a Blackberry também viu a sua segurança quebrada”
      Viu= verbo = passado. O futuro e como o euro milhões… Imprevisível mas com probabilidade.

    • Tomás says:

      Um tribunal não é um laboratório de análises forenses ou um “posto” de escuta, por isso a chave nunca seria para ser usada por um tribunal ou juiz, mas por forças policiais. Para além do mais nem sequer se sabe se a entrega da chave envolveu alguma ordem dum tribunal pois ninguém quer explicar como é que a chave foi obtida.
      Também não entendo o teu argumento de ter sido com o BB7 quando é uma questão que envolve mensagens PIN pelo BBM e isso parece continuar a funcionar da mesma maneira. A BB chega actualmente a dizer que não considera estas mensagens verdadeiramente encriptadas.

      • lmx says:

        Meu caro. que foi no BB7 e de mais evindete!!! e uma verdade universal…então se o BB10 saiu anos depois como podia ser no BB10???

        Tu antes de nascer já tomavas pequenos almocos???

        Sim é no sistema de mensagens chamado de Pin-to-pin messages…

        quem nunca teve BlackBerry confunde as coisas..

        A BlackBerry além do BBM, tem mais sistemas, um montão!

        Como as mensagens sms não são seguras a BlackBerry tem o PIN-TO-PIN pessages, que são mensagens encriptadas end_to_end, e são sms, de forma básica envias uma mensagem sem ter que aceder a ferramenta BBM.

        Estas mensagens só funcionam de BlackBerry para BlackBerry, pois caso contrário ninguém consegue ler as mensagens no destino.. é essa a ideia LOL

        Mas aqui diz-se que a BlackBerry tem uma falha de segurança, e esso e que está errado não é uma falha de segurança, mas sim a BlackBerry que colaborou com o tribunal!!

        Sim sim o tribunal, ao pedir colaboração, no caso de lhe serem entregues as chaves, ele próprio e o responsável por manter as chaves sobe controlo!!!

        Caso contrário se não tiver competência para isso não deve pedir chaves criptografia nenhunmas..

        Isto é como tu ao alugares um carro, nessa altura tornas te reponsavel pelo veículo, ou quando tu ficas com um filho de um vizinho no fim de semana!

        O tribunal parece foi que fez um mau trabalho e agora que o estão a apertar quer se descartar quando foi ele que pediu a BlackBerry as chaves!!

        • Tomás says:

          Ter sido o BB7 é irrelevante pois o protocolo usado continua a ser o mesmo nos sistemas mais recentes, e esta chave funcionaria com mensagens em sistemas mais recentes.
          Pode-se considerar uma falha de segurança pois todos os aparelho usam a mesma chave para a encriptação; por exemplo, mesmo não sendo o destinatário da mensagem qualquer blackberry poderia ler as mensagens. Não é por acaso que a Blackberry deixou de considerar essas mensagens como encriptadas:
          PIN message encryption does not prevent a BlackBerry smartphone other than the intended recipient from decrypting the message. Therefore, consider PIN messages as scrambled, but not encrypted

          Não é um tribunal que mantém o controlo físico das chaves mas sim uma força policial, que é quem executa mandatos – tribunais não têm poderes ou estruturas executivas para o que queres. Poder ser abusada pela polícia não é por incompetência dum tribunal… Para além do mais em lado nenhum é dito que a polícia tem a chave por causa de alguma ordem ou pedido dum tribunal, fica claro que nem querem explicar como obtiveram.

          • lmx says:


            Pode-se considerar uma falha de segurança pois todos os aparelho usam a mesma chave para a encriptação; por exemplo, mesmo não sendo o destinatário da mensagem qualquer blackberry poderia ler as mensagens. Não é por acaso que a Blackberry deixou de considerar essas mensagens como encriptadas:

            Não a chave que se fala aqui é uma chave, que não dá para colocar noutro BB!!!

            Os telemoveis BB teem uma chave única no mundo, que não dá para alterar!!

            São os únicos telefones no mundo com Certificação a nível de hardware!!
            A imagen não dá para vandalizar!!
            O telefone nem arranca sequer!!

            O que se fala aqui é da chave que a BB tem que lhe dá acesso a desencriptar as mensagens PIN-to-PIN, na sua Rede Mundial…a BB tem uma rede propria de comunicações a nivel Mundial, utilizada pelos seus clientes, sim não so os corriqueiros tipo eu…mas os Governos, a NATO, etc.

            Quem gere esta infraestructura são dezenas de Emprezas de segurança do Grupo BB…a BB não é apenas uma empresa, e tem imensas patentes no Ramo da Segurança, não estamos aqui a falar de uma Apple, ou Samsung…estas a nivel de segurança é para rir, é “imperial e tremoços”!

            estamos a falar de uma Empreza que detem o nivel mais alto a nivel mundial de Segurança!

            A chave que se fala é a que dá acesso a desencriptar, as mensagens Pin-to-Pin presentes na rede privada da BB!

            nenhum outro equipamento consegue receber mensagens de um outro!!Esquece isso.

            Esta chave foi dada em 2010 a um tribunal sim, porque foi no Ambito deste processo e a pedido do mesmo que a BB considerou colaborar com a justiça para resolverem o problema, tal como qualquer outra empresa no mundo!!

            A questão é que para apanhas os criminisos foram lidas 1Milhão de mensagens…! Milhão, nessa altura e surge a duvida se a Policia ainda tem a chave de acesso a Pin-to-Pin messages, apesar de a BB ter dito que alterou esta chave na altura por motivos de segurança!

            No entanto, este sistema de Pin-to-Pin messages já nem é muito utilizado, embora ainda tenha sido usado por exemplo no Egipto no golpe de estado e noutros Países do médio Oriente, mas hoje em dia a malta Usa o BBM.

            Eu usualmente não use Pin-to-Pin messages, apenas BBM, logo estou seguro, são sistemas que não teem nada a ver um com o outro!!

            Depois isso de dizerem que o sistema de mensagens Pin-to-Pin não é seguro, e a banha da cobra!Estes algoritmos teem sido testados decada após decada e continuam a ser fiaveis, ainda ninguém os conseguiu quebrar, até porque mais uma vez para gerar esta chave, são utilizados algoritmos conhecidos e que já foram quebbrados, mas a forma como é feita a encriptação continua a garantir os mesmos tipos de segurança, porque a malta olha apenas para DES, mas isto é um algoritmo formado por 3 camadas DES, algoritmo este final que ninguém conhece, mais um algoritmo de bitscrambling proprietario da BB e que ninguém conhece!!

            Portanto não é inseguro utilizar PIN-TO-PIN messages por causa da tecnologia empregue!!
            Pode é haver a suspeita de que a Policia Canadiana acede as mensagens, isso é outra historia, e eu julgo que actualmente isso não acontece!

            De qualquer forma e para resolver o problema, podes sempre envia sms do teu android oi iphone, que qualquer um consegue aceder, e assim deixas de te preocupar com a segurança…corecto??

          • Tomás says:

            lmx, parece-me que estás a esforçar-te demasiado para desmentir o que a própria BB diz. O protocolo de mensagens PIN usa uma chave de encriptação única comum a todos os aparelhos, a partir do momento que a chave é conhecida pode ser usada com todas a mensagens PIN de qualquer aparelho.
            Não falei sobre o sistema de mensagens distribuir erroneamente para outro equipamento, mas antes que qualquer equipamento tem capacidade de desencriptar mensagens trocadas entre outros, é isso que a Blackberry chega a dizer. Bastaria alguém implementar a intercepção de mensagens…

            Lê a notícia como deve ser, os advogados do ministério público recusaram dizer neste tribunal como é que tinha sido obtida a chave, ao princípio nem sequer queriam confirmar que havia uma.
            Em lado nenhum encontras a BB a dizer que alterou esta chave.

          • lmx says:

            Tomás..

            Não!!
            As mensagens são distribuidas tal como te disse pela rede BB que só envia para aquele equipamento, as mensagens destinadas aquele equipamento!!

            Esquece isso não funciona, e depois também não consegues trocar a chave que foi colocada na faze em que se criou o hardware…esquece!!

            A BB não pode dizer isso, porque isso simplesmente não é verdade!!

          • Tomás says:

            lmx, tenho que te dizer que é complicado entender como é que é possível esse teu nível de negação.
            esta citação vem da BlackBerry:
            support.blackberry.com/kb/articleDetail?articleNumber=000010498
            “PIN message encryption does not prevent a BlackBerry smartphone other than the intended recipient from decrypting the message. Therefore, consider PIN messages as scrambled, but not encrypted”
            “because each smartphone stores the same peer-to-peer encryption key”
            repara que nem a BlackBerry já considera essas mensagens como verdadeiramente encriptadas. Repara também que a BlackBerry diz que a chave é a mesma em todos os aparelhos.

            As mensagens podem ser interceptadas da mesma forma que outro tráfego de dados que passa por redes privadas ou de operadores de internet. Toda a gente sabe que há quem tente fazer ataques desse género… mais simples fica se tiverem a colaboração duma operadora.

          • lmx says:

            Boas Tomás,

            Não é poder de negação…é conhecimento de causa!!
            Do teu lado é que estas com um desconhecimento do tamanho do mundo confundes alhos com bugalhos, e pensas que é tudo a mesma coisa!!

            Actualmente pensei que tivessem alterado este mecanismo para além do BB ID, ter também uma chave criptográfica diferente por equipamento,eu li isso algures. muito provavelmente era sobre o BBM.

            Se não o fizeram, e mesmo considerando, apenas uma chave igual para todos os telemóveis, não é possível!!

            Ou para isso tens que fazer 11 missões impossíveis, abaixo..

            Primeiro porque as mensagens são roteadas com base no BB ID que é privado, eu sei o meu mas mais ninguém sabe(A não ser a BB), e este não é passível de ser alterado, como já disse acima é único e está gravado no hardware, isto nos BB.

            Entre BB como é q roteias o trafego de um equipamento para o outro, se o equipamento Origem/Destino , da mensagem,teem um IDs que não conheces??
            Como resolves o problema do bitscrambling sem algoritmo e sem id’s?


            As mensagens podem ser interceptadas da mesma forma que outro tráfego de dados que passa por redes privadas ou de operadores de internet.

            Não não podem!!
            Ai é que te enganas!!

            As mensagens vão direccionadas ás duas centrais mundias da BB uma no Canada e outra aqui na Europa!!

            Tu não consegues saber quais os pacotes que são BB e quais não são, o payload vai encriptado, com uma chave que tu NÂO CONHECES!!!
            Mais, a partir da Operadora nem sequer lhe pões os olhinhos em cima, porque entram na rede privada BB!!

            Mais…, mesmo que tivesses a chave criptográfica ficavas na mesma porque não conheces o algoritmo de bitscrambling!!
            e mesmo que conhecesses não sabes qual o Id de origem, com o qual o bitscrambling foi feito na mensagem!!

            Entâo génio??não descobres nada??

            O endereço ip destino não te safas…é sempre o da central BB, na emissão..
            Os pacotes são uma hash que sem os id’s não consegues fazer o processo inverso do bitscrambling, a central tem uma tabela tipo ARP, onde faz correspondência entre ip de origem e PIN ID..

            …A única hipótese de envia tráfego de um BB para um BB espião.!

            1 – Entrar na Rede BB.
            2 – Conhecer a chave criptográfica!!!
            3 – Conhecer o algoritmo de BitScrambling!!!
            4 – Consoante o IP de origem, vasculhar a tabela de IDs e encontrar o par ip/ID ORigem.
            5 – Se sabes o BB ID de origem, apanhas as mensagens deste.
            6 – depois disso desencriptar a mensagem , tratar do bitscrambling, com base no ID de Origem,da tabela..
            7 – Retirar o id destino antigo da trama., e colocar o novo id espiao..
            8 – fazer bitscrambling com base no ID DESTINO(No novo para onde queres enviar o trafego).
            9 – Encriptar a mensagem de novo.
            10 – Com base na tabela ip/ID, descubrir o ip destino espião.
            11- enviar os pacotes..

            Agora esta opção não faz com que não seja seguro, porque te obriga a saber toda a informação de antemão que tu NÂOOOO TENS!!

            A tua facilidade de obter mensagens PIN……tem 11 Missões impossíveis!!??


            repara que nem a BlackBerry já considera essas mensagens como verdadeiramente encriptadas.

            Não considera pelo facto de a chave ser a mesma na origem e destino!!

            No entanto não é possível obter a chave!!não é possível obter os BB IDS, e não é possível obter o algoritmo de desencriptação,e o algoritmo de bitscrambling…
            Como é que tratas estes pacotes explica lá??

            Descreve a tua operação, para eu perceber a tua genealidade que leva milhares se não milhoes de espiões e catedráticos que estudam e tentam todos os dias furar a rede BB e não conseguem, mas quero ver o teu método!

            As operadoras estão na mesma situação que tu, sem as coisas acima não consegues fazer nada!!
            Os pacotes teem que ir a central para ser feito bitscrambling com o BB id de destino, caso contrario o TM destino não consegue fazer bit Scrambling inverso para recuperar a mensagem!!??
            Não te perdes-te?

            Acredita é muitíssimo mais fácil roubar um banco!!

          • Tomás says:

            lmx, palha e mais palha, deve ser para vencer por cansaço! Tanto é possível que este caso mostra que houve intercepção e desencriptação fora da rede da Blackberry…
            A intercepção tanto é possível que a BB assume que é possível com o que diz sobre as mensagens poderem ser desencriptadas noutros aparelhos e já outros indicaram que a intercepção pode ser feita, daí alguns dos avisos que algumas autoridades já chegaram a dar…
            o.canada.com/news/national/blackberry-not-as-secure-as-believed-memo-warns-federal-workers
            PIN-to-PIN messaging “is the most vulnerable method of communicating on a BlackBerry” because “messages can be easily intercepted

          • lmx says:

            Tomás..

            O teu comentario distorce esse artigo!!

            É evidente que se um telefone usado for vendido, a pessoa que o Vendeu conhece de antemão o PIN, como tal quem compra esse equipamento está mais vulnerável!!

            E é com base nisso e com base no facto dos BBs utilizarem do lado cliente o mesmo certificado para pin-ti-pin messages que o governo canadiano diz que não aconselha o seu uso, mas não porque o sistema não funciona e não é seguro…é aqui que destorces a coisa por completo!!
            Eu vou-te dar uma ajuda..

            “Although PIN-to-PIN messages are encrypted, they key used is a global cryptographic ‘key’ that is common to every BlackBerry device all over the world,” the memo reads. “Any BlackBerry device can potentially decrypt all PIN-to-PIN messages sent by any other BlackBerry device.”

            The PIN, or Personal Identification Number, is an electronic address given to a particular device. When a user turns in the device, the PIN stays with the device and doesn’t follow the user to a new BlackBerry. Any BlackBerry the government decides to reuse therefore “may expose information to compromise,” the memo reads, because messages may be sent to the wrong person.

            There is also the threat that sending messages outside government firewalls and security filters could lead to a user opening a virus attached with a PIN message.

            “PIN-to-PIN messaging bypasses all corporate e-mail security filters, and thus users may become vulnerable to viruses and malware code as well as spam messages if their PIN becomes known to unauthorized third parties,” the memo warns.

            Se les-te as 11 missões impossiveis que te dei, o que eles dizem aqui é que se o teu equipamento for parar a mãos alheis(pode ser vendido), essa pessoa está mais vulneravél, porque já sabes o pin de antemão…

            No entanto e é verdade que a chave é a mesma, não tens hipotse de enviar sms de um equipamento para outro sem passares pelos datacenters da BB, sim porque para desecriptar a mensagem antes dela chegar ao datacenter, tinhas que ter o algoritmo de encriptação, o de bitscrambling, a chave criptográfica(que está gravada no hadware ao qual tu NÂO TENS ACESSO), e aqui sim conheces o PIN da vitima, porque já tives-te com o equipamento não mão anteriormente!

            Este mesmo exemplo deito eu acima quanto postei as 11 missoes impossiveis..

            tens que conhecer um montão de coisas para desencriptar mensagens de outros e as direccionares para outro equipamento de destino..

            E isto parece-te inseguro…

            Agora falando do Iphone..

            pois é , no Iphone só preciso da treta da chave!!!É SO MESmo da chave, o RESTO tenho TUDO!!

            Tenho sos algoritmos criptogáficos, pois são stadards que o iphone usa e são do conhecimento publico…pois é só preciso da chave!!

            E tu dizes-me que os BB são inseguros, quando precisas da chave criptográfica, do algoritmo de encriptação, do de bitscrambling e to pin de origem…..mais neste processo com isto tudo ainda te vias grego para saber quais os IPs de origem da vitima, pois tinhas que os ter paraatacar os pacotes, e não não são faceis de obter, porque cada vez que te ligas na operadora apanhas ip’s diferentes, ou ha uma probabilidade de isso acontecer, e os ip’s são te atribuídos pela mesma …ok mais uma dificildade…como sabias o imei do equipamento atacavas a operadora para descubrir que ip foi asosciado aquele equipamento..

            No iphone e juntando a cena do ip, só tinhas que saber a chave e o ip da vitima, e vóilá!!

            Afinal, esta conversa toda para que??
            Sabias que a Apple utiliza AES??que é um standard e eu tenho a tua chave desencripto as tuas chamadas, e não preciso de algoritmos criptograficos, bitscrambling, BB Idś , nem de hackear as centrais da BB, pois é???

            Já percebes-te a estupidez de quem emite esse tipo de comentários?

            Agora vais dizer, há mas a minha chave é unica e ninguém sabe!!

            E eu respondo, os algoritmos de encriptação da bb, os de bit scrambling , e o BB ID também são unicos, estou-te a dar a borla da chave não sei se percebes-te e mesmo assim tens que saber um montão de informação!!

            PAlha??Palha é o que os desinformados mandam pro ar!

          • Tomás says:

            lmx, outro testamento que pouco diz! Pegares noutros pontos mencionados como debilidade na segurança das mensagens não apaga que também dizem que as mensagens podem ser facilmente interceptadas… tal como dizem que outros blackberry conseguem fazer essa desencriptação… será mesmo preciso fazer o desenho!!!?
            http://www.berryreview.com/2010/08/06/faq-blackberry-messenger-pin-messages-are-not-encrypted/
            alguém já o fez para ti… mensagens interceptadas podem ser lidas noutro aparelho.
            Nunca ouviste falar de ataques “man in the middle”? Há uma grande variedade de estratégias; há até formas de enganar com antenas de rede falsas, algo que algumas polícias nos Estados Unidos gostam muito!

            Qual é que é o mal de se conhecer o algoritmo? Achas que a maioria dos algoritmos da Blackberry não são conhecidos? As mensagens PIN usam o Triple DES [Data Encryption Standard]… será um standard mais segredo que outro standard? Até a Apple nalgumas coisas pode usar 3DES.
            Não sabes que segurança dos sistemas criptográficos não pode assumir como defesa que mais ninguém conhece o algoritmo?

            Como é que vais saber a chave se ela muda sempre e é diferente em cada aparelho? Ou não sabias disso? Pois é o que dá acreditares na tua própria palha.

          • lmx says:

            Tomás …

            mais uma vez metes o pé na poça!!

            O algoritmoda BB 3DES…não é um algoritmo DES conhecido, é PROPRIATARIO e não ninguém o conhece, a não ser a BB, queira comprometer a sua segurança, o que eu duvido muito!!

            Não a APPLE não pode usar o algoritmo, as curvas de geração de chaves os algoritmos de Bitscrambling da BB, porque são propriedade da BB, nenm sequer a APPLE os conhece tão pouco, mas mesmo que conhecesse, esquece, não pode!

            Em relação ás antennas, sim podes enganar muita coisa, tal como acontece com as sms e chamadas convencionais, essas sim vão em aberto…

            Nos BB, e em relação a esste assunto de mensagens o teu equipamento só sabe fazer bit scrambling sobre O SEU PROPRIO PIN!!

            Porque?? Ainda terei que explicar o basico???

            E isso é feito na central BB, e substituido um bit scrambling com PIN de origem pelo outro de desntino, para que o equipamento de destino tenha capacidade de saber fazer bitscrambling, pois o equipamento de destino não advinha qual foi o pin usado no bitscrambling na emissão!!

            Estas perdido outra vez??

            tu redireccionas as mensagens para outro BB, e estas batem na trave porque o bitscrambling vem feito com PIN de ORIGEM????

            Entendeu???
            não foram a central fazer a troca

            E não tens hipotse de fazer este bitscrambling sem ir a central porque pra já precisas de desincriptar primeiro os pacotes, e não tens nem a chave nem o algoritmo para desencriptar os dados???
            depois se tivesses, batias na trave, porque tinhas que ter o algoritmo de bitscrambling para com base no hipotetico PIN que tu sabias de antemão(por exemplo vendes-te o tm a esse fulano), fazer bitscrambling e apanhares os dados…

            já te perguntei “um milhão de vezes” como é que sais deste buraco, e tu continuas sem me responder!!!??

            É que não dá!!

          • Tomás says:

            Continuas com a mania do “security through obscurity” em criptografia…
            Como é que sabes que mais ninguém conhece? E se, por consequência, tu não o conheces, como é que sabes que é proprietário e que a Apple não usa?
            Mais uma vez, lê o Security Guide da Apple, lá poderás ver que a Apple tem suporte para algoritmos 3DES em certas funcionalidades.
            E outra vez com a mensagem PIN… Mas será possível que ainda não percebeste que a Blackberry diz que aparelhos não originalmente destinatários têm capacidade para ler as mensagens, por todos usarem a mesma chave, e que as autoridades canadianas dizem o mesmo.
            Se leres a informação sobre este caso encontrarás que é dito que a polícia fazia isto tudo nos seus servidores fora da rede da Blackberry, isto é, era a polícia que desencriptava as mensagens não a Blackberry.
            é assim tão difícil para ti aceitar a realidade?

          • lmx says:

            Não a Apple não usa, porque é da BB!

            O algoritmo DES apesar de ser um algoritmo em que a sua segurança já foi quebrada, não tem nada a ver com o algoritmo da BB que é uma implementação própria do 3DES, com uma série de alterações.

            Não isto é proprietario, alguma vez, isso é que não faz sentido nenhum.

            A apple pode usar o que quiser, e pode ter os acordos que quiser com as empresas de segurança que quiser, não é isso que está em causa.

            A comparação que te fiz foi que a Apple não é uma empresa de segurança, é uma empresa de productos electrónicos, e usa AES nos seus equipamentos. O AES é conhecido, aberto e livre para todos, tu podes sacar a tua versão da net.
            Se apanhares uma chave usada por este sistema, e apanhares um pacote encriptado com este sistema em segundos desencriptas, era ai que eu queria chegar..
            Com algoritmos públicos, basta-te saber a chave para desencriptar uma mensagem..

            Com algoritmos privados, além da chave tens que conhecer os algoritmos também , para puderes desencriptar, era disso que eu falava.

            Há muita gente que faz confusão, mas a chave da BB não está em firmware como a da Apple , que faz parte de um coprocessador criptografico..
            a chave da BB está mesmo em hardware gravada, o hardware é feito mesmo assim!
            O Software não tem nenhuma hipotse de lá ir ler a chave.
            É uma caixa preta , entra carne, sai salsichas, e nem sequer dá para fazer updates de firmware(é a parte negativa deste sistema!!), mas é muito mais seguro!

            No entanto enquanto que a versão da Apple por ser em firmware dá para fazer correcções, ao mesmo tempo também torna possível a alteração, ou a descoberta da chave.

            Não ha almoços grátis, ou fazes como a BB e depois é assim para sempre, ou se avanças numa de um processador a correr firmware, depois é mais fácil capturar a tua tecnologia.

            No entanto acredito que a implementação da Apple seja bastante robusta, não estou a por isso em causa.

            A apple quanto a mim tem dificuldade em avançar numa versão Hardware pura, porque para isso tinha que ela própria ser dona de uma boa solução de encriptação própria…porquê?

            Porque o AES está sempre a mudar, e tu ao implementares uma versão em hardware nunca mais dá para actualizar, ou seja daria-te um ano ou coisa que o valha e a seguir o teu tm já não funcionava, ou funcionava de forma defeituosa..
            porque ao algoritmos estão sempre a mudar com o tempo sai updates ..

            Se tens uma versão proprietária, desenvolves bem essa versão e quando achares que está madura já podes implementar em hardware , até podes andar ás voltas a fazer correcções, mas talvez para lançar numa outra gama de productos, porque aquela terá que continuar assim…
            É por isso que as pin-to-pin messages da BB usam esse esquema de chave, porque não dá para alterar e a quantidade de equipamentos no mercado que tinham que se substituídos é enorme, não faz sentido.
            São soluções que implementas uma vez e depois é para sempre, a mesma coisa nos equipamentos BB que vão para a NATO ou para os governos… a única diferenças é que estes usam ainda outras soluções chamadas de encriptação de nivel militar, o BB da Angela Merkel demorou mais de um ano a lhe chegar ás maos, são soluções muito diferentes do que a Apple faz..o preço também é outro…para um governo com muitas compras, cerca de 3 mil euros o equipamento, mas eu faço ideia se quiseres comprar só um…a ti nem sei se tu vendem sequer..

        • Tomás says:

          mais um testamento e outra vez a NATO mais a Merkle! E outra vez a teoria que defende “security through obscurity” em criptografia… E outra vez teorias sobre a Apple que nada têm a ver com a realidade!

          A Blackberry usa 3DES segundo os standards governamentais FIPS PUB 81, e usa igualmente o AES… que sacrilégio… mas já estou a ver-te a dizer que também é proprietário da BB e que não é conhecido. Mas quem diria que no Pentágono jorra “sacrilégio” por todos os lados para proteger muitos dos segredos mais sensíveis… o AES que faz parte da certificação de aparelhos como o iPhone e Blackberry no DoD…
          E vamos lá desmanchar mais um pouco essas tuas teorias… A polícia canadiana tem aquela chave e desencriptou mensagens nos seus próprios servidores, logo também tem o algoritmo correspondente! Já o disse 2 vezes mas teimas em não querer entender.
          Quanto à tua teoria das chaves no firmware, etc, tanta confusão que fazes! Os sistemas criptográficos mais modernos geram periodicamente novas chaves, coisa que a Blackberry faz nos seus serviços mais seguros, tal como a Apple, não faz encriptação sempre e exclusivamente com a mesma chave, isso não seria grande segurança. É por isso que a BB nas partes dos seus serviços que usam uma chave universal classifica isso como scrambling e diz que não é encriptação, e é por isso que as mensagens PIN para empresas usam chaves criadas pelas empresas, não a chave universal.
          És de tal maneira confuso que até se fica com a impressão que acreditas que a encriptação nos Blackberry não envolve um firmware, e que não há updates à encriptação nos BB. Sabe Deus como é que então conseguiram que os aparelhos mais antigos passassem a ter versões mais seguras do BBM, dado que pelos vistos não dá para actualizar a criptografia do aparelho, não é? O estranho é que os módulos criptográficos fazem parte do SO da BB…

          Para que fiques esclarecido, o SoC da Apple tem pelo menos 2 chaves gravadas durante o seu fabrico e que não podem ser lidas por nenhum firmware, sendo únicas a cada processador. São usadas como base para gerar chaves criptográficas que protegem os dados e outras chaves no aparelho, numa hierarquia de chaves, de forma a obrigar que a desencriptação de dados e chaves só possa ser realizada naquele aparelho. E sim a Apple é dona duma solução de hardware criptográfico, uma das razões para ter encriptação de dados no Flash tão eficiente.

          • lmx says:

            Tomás..
            Continuas com a cabeça na Areia!!

            O BBM não faz parte das pin-to-pin ,messages qual é a parte que não percebes-te sobre o artigo!!??
            Viste-me a falar em BBM?Então esquece o BBM!

            Sim as pin to pin messages são baseadas aem algoritmos em hardware, e digo-te isto porque ha uns bons anos que acompanho o mundo BB!

            Não não é firmware, como te expliquei firmware usam as versões corriqueiras, é hardware por isso é que não dá para alterar!

            E não não tens que usar as chaves do serviço BIS, isso é outra camada ainda, não percebes nada da poda, estou a ver!

            Não a parte responsavel por gerar as chaves no 3DES é da BB, e está patenteada.
            Mis até te digo o nome da empresa que detem a maior fatia mundial de tecnologia por exemplo nas curvas eliticas, é a Certicom…olha que engraçado também é da BB!

            É esta empresa que fornece soluções Enterprise grade, a secusmart é a cereja no topo do bolo com soluções military grade, mas iso ão outros 500.

            https://www.technologyreview.com/s/518476/encryption-patents-could-be-blackberrys-biggest-asset/

            não penses que porque o vozinho tem um telemóvel branco…todos teem telemóveis brancos!!
            A BB tem soluções de encriptação proprias até ao tutano…qual é a parte de ser uma empresa de segurança que não percebes-te??

            Achavas que era AES e 3DES comum não??isso é para a Apple e outras a BB tem uma reputação a manter no que toca a segurança!!

            Não vou dicutir mais este assunto contigo tu confundes tecnologias e pensas que pit-2pin messages é a mesma tech usada no BBM…so para rir.

            Os emails usam outras tecnologias ainda, e podem usar muitas mais desde que pagas claro!

          • Tomás says:

            lmx,
            onde é que no meu comentário disse que o BBM fazia parte das mensagens PIN? Falei no BBM para tu perceberes que a BB actualiza a criptografia dos seus dispositivos, ao contrário do que andas para aqui a dizer; sendo que o BBM tem segurança muito mais avançada do que as mensagens PIN.
            E sim usa módulos criptográficos no SO como “firmware” para o hardware criptográfico, tal como outros como a Apple usam hardware criptográfico. No BB10 tem o nome de Cryptographic Library, e nos sistemas anteriores chamava-se Cryptographic Kernel module.

            A parte responsável por gerar as chaves no 3DES é da BB? Agora é geração de chaves? Mas não eras tu que dizias que o bom era ter uma chave gravada no hardware? E as mensagens PIN não usam a chave universal? Então, explica, onde é que a geração de chaves faz alguma coisa nas mensagens PIN? Como é que melhora a sua segurança? cuidado não te enterres mais…
            Curvas elípticas não têm nada a ver com 3DES, nem são exclusivo da BB (o iOS também as usa em certas funções). A BB ter muitas patentes, muito boa tecnologia e tecnologia militar, não torna verdadeiro muito do que andas para aqui a dizer.

            Como é que eu adivinhei que ias dizer que o AES da BB não é comum!!? Sabe Deus então como é que não sendo comum os aparelhos da BB conseguem comunicar com aparelhos doutras marcas nas instalações governamentais, é milagre, e como é que os módulos da BB e da Apple obtêm a mesma certificação a esse nível. O incrível é que sabes sempre que o da BB não é comum e o da Apple é comum, mesmo sem teres nenhuma prova e te limites a atirar com artigos acessórios que funcionam como palha.

  2. Che says:

    O Facebook acabou com o Whatsapp para sabotar a blackberry e lhe poder deitar as unhas após a levar à falência… Parece que há mais gente a querer acabar com a Blackberry, não é mesmo? Há cada vez mais notícias a malhar na empresa, até parece que há um esforço concertado para acabar com a empresa…

    • lmx says:

      sim até parece,

      Mas a BlackBerry não dá prejuízo, que se desengane quem anda a desinformar o povo..

      A BlackBerry da lucro, mesmo depois de feitas as contas sobre o montão de empresas que a BlackBerry anda a comprar…

      pois é estranho não e?

      O problema é que os acionistas são da pior espécie, em todo o lado, e dizem que para manterem o dinheiro deles em determinado envestimento, querem X de juros…

      Ora a BlackBerry depois de tudi pago está com um lucro bastante baixo, são dezenas de milhões de euros apenas, mas isto contando já com a quantidade de empresas que a BlackBerry comprou.. é o dinheiro que ganharam..

      Ora isto é pouco para uma empresa enorme como a BB.

      No entanto já houvi noticias de de a BlackBerry vai lançar mais telephones com outros SOS, mas que se desengane o povao que a BlackBerry não vai desistir do BB10, isso nem pensar… próximo update de softwa sai próximo mês 😛

      • Tomás says:

        a BlackBerry dá prejuízo, olha para os resultados financeiros que declara. A compra de empresas não entra no cálculo de lucros/prejuízos, é neutro, apenas entra nas contas do dinheiro em caixa

        • lmx says:

          A empresa está estavel a salvo erro 9 trimestres, e sem dar prejuizo a 8 salvo erro.

          E sim foi porque me baseie nos relatorios de contas, que disse que a empresa dá lucro, mais neste ultimo relatorio de contas além de não dar prejuizo no hardware até já dá lucro!!!

          É é um lucro tangível sem expressão.

          http://crackberry.com/blackberry-os-1033-scheduled-be-released-march-2016


          While the new device will provide a choice in OS to new and existing customers, the company remains committed to the BlackBerry 10 operating system, which enables industry-leading security and productivity benefits. Second, the company will continue to develop and enhance the BlackBerry 10 operating system and is confirming plans to release platform updates focused on security and privacy enhancements, with version 10.3.3 scheduled to be available in March 2016.

          Fonte:
          http://crackberry.com/blackberry-announces-year-end-and-q4-fiscal-2016-results

          Mostra lá a tua fonte que diz que a BB dá prejuizo!

          • Tomás says:

            espero que não queiras mais uma vez negar a realidade que a própria BB descreve, embora se calhar até possa ser compreensível dada a quantidade de eufemismos usados na descrição. Lê com atenção a tua própria fonte; para lá chegares mais depressa:
            “Non-GAAP net loss for the fourth quarter was $(18) million, or $(0.03) per share. GAAP net loss for the quarter was $(238) million, or $(0.45) per basic share.”
            O ano todo também foi de prejuízo, tal como no ano anterior. Seria até pior se não ocorresse um efeito positivo dum instrumento financeiro.

          • lmx says:

            isso é depois de aplicar a compra de uma serie de empresas e da recompra de 5 milhões de shares!!

          • Tomás says:

            bem… afinal queres mesmo negar a realidade descrita pela BB… e parece que não tens muita noção do que dizes.
            Já te disse que a compra de empresas não entra nas contas de lucros/prejuízos, é uma compra de activos, por isso para todos os efeitos não é uma despesa, pois a BB mantém o mesmo valor de activos, apenas trocou um activo em dinheiro por outro tipo. O mesmo se diz da recompra de acções. São coisas que afectam o dinheiro em caixa não os lucros/prejuízos imediatos. Se quiseres pensa nisso como equivalente a comprar ouro… a compra não é prejuízo pois o ouro tem aquela equivalência em dinheiro!
            Só no futuro é que se essas compras poderão ter algum efeito, se se revelar que o que foi comprado perdeu ou ganhou valor face ao que foi pago.

          • lmx says:

            Tomás..

            eu leio isto:


            “Overall, BlackBerry’s Q4 performance was solid as we made progress on the key elements of our strategy, which are to grow software faster than the mobility software market, achieve device profitability and generate positive free cash flow,”

            Isto a mim dis-me que a empresa não dá prejuizo.a ti diz-te uma coisa diferente opah ok, mas acho que é bem explicito…

          • Tomás says:

            lmx, se tens dificuldade em perceber o que está escrito em inglês usa um tradutor ou pede a alguém que te ajude. Os resultados estão lá e muito bem explícitos com prejuízos, mesmo quando usam a contabilidade alternativa (non-GAAP).
            O que essa frase te diz é que estão satisfeitos com o progresso da estratégia para atingir os seus objectivos – no futuro ter lucro com a venda de aparelhos. Não te diz que a empresa não está a ter prejuízos, nem o poderia dizer pois os resultados que mostram dizem objectivamente o contrário. Se fores ler os resultados anuais mais detalhados poderás inclusivamente ver que as receitas de vendas de hardware foi menor do que os custos de venda de hardware e isto antes de incluir os outros custos administrativos e de R&D associados.

  3. sergio says:

    Eu uso BB e ao ler isto fico irritado.

  4. Blackberry says:

    Ai pplware. Gostava de vos fazer um convite: tentei ser imparciais e estudem um pouco sobre o Blackberry. Talvez se arrependa das noticias que publicam ou da impressão errada que passam quando as publicam.

    • Vítor M. says:

      A high-level surveillance probe of Montreal’s criminal underworld shows that Canada’s federal policing agency has had a global encryption key for BlackBerry devices since 2010.

      Se não sabes ler… bom isso já não é semântica 😉

      • jose says:

        So what? Continuo a sentir-me muito mais seguro com o meu BB10 do que me sentiria com qualquer iPhone, Android, WP. Simplesmente não confio na Apple, na Google e na Microsoft- todas americanas com telefones feitos na China. A Blackberry e canadiana e o meu telefone foi feito na Europa.

        • Vítor M. says:

          Mas qual é a insegurança que tens num iPhone que tens num BB? É que isso é da tua cabeça 😉 porque num iPhone tens um nível de segurança que temos visto ser de grande fiabilidade, mesmo contra os pedidos das autoridades (que isso nem se põe se não violares a lei). Essa paranoia que o teu é melhor que o dos outros é mesmo paranoia 😀

          • jose says:

            Sem stress Vítor. Não há paranóia nenhuma. Não sou fanboy de nada ao contrário do muito que se vê aqui. Já utilizei Android, ios, wp, e BBOS10. Como utilizador acho que o BlackBerry e de longe o melhor. É essa a minha opinião acerca da minha experiência. Será que não pode ser respeitada só porque não gosto do que a maioria gosta?

          • Vítor M. says:

            jose nem está em causa o respeito à tua opinião, se assim não fosse nem estava a debater isso contigo, quem não respeito não dou sequer atenção. O que estamos a conversar é sobre o dizes ser mais seguro se não sabes o que é ser inseguro nos outros sistemas. Como podes dizer que o BB é mais seguro que o iOS se nunca usaste o iOS de forma insegura ou tiveste qualquer problema com as questões de segurança?

            Esse é o point 😉 fora isso, cada um usa o que quer.

            Ainda não percebi bem é a cena do fanboy 😀 que é outra paranoia da malta 😀 uns são mais clubistas e outros mais marrões, a cena do funboy… nop, ainda não percebi!

      • luislelis says:

        Agora em português.

  5. Tiago Simões says:

    Eu tenho BlackBerry e estou completamente tranquilo. Parece que a BlackBerry faz comichão a algumas pessoas… deve ser dor de cotovelo. Passem bem…

  6. jose says:

    Notícia falsa! A segurança da Blackberry não foi quebrada coisa nenhuma. Sejam verdadeiros a notícia é não (como de costume) passem uma má imagem da Blackberry. Ao contrário da Apple – essa sim “obrigou” as autoridades a utilizarem hackers para aceder a iphones, a Blackberry e depois de ordem judicial canadiana (não se esqueçam que a Blackberry e canadiana), disponibilizou as chaves para um grupo de telefones de um bando de criminosos. O meu Blackberry nunca esteve nem está em perigo de ser “hackeado” por causa disso. Ao contrário de outros OS que basta um bom hacker para entrar. Agradeço ao pplware que nas muito poucas noticias que publica acerca da BLackberry, que seja imparcial e não de a entender uma coisa que não é. Obrigado.

    • Vítor M. says:

      José, o problema de não saberes ler… a culpa não é nossa. No texto diz exactamente o que se passou, não estamos a ser parciais pois apenas dizemos o que foi na realidade. Não estás de acordo? Tens bom remédio, vai ao canadá, pedes para falar com o CEO da BB e mostras as tuas posições sobre o assunto. Diz-lhe que não estás de acordo que as autoridades do Canadá tenham solicitado as chaves de cifra e que a marca tenha cedido as mesmas e exposto milhares ou milhões de utilizadores, quer os visados pela justiça, quer os que não foram visados com qualquer ilegalidade.

      Acho que te deves dirigir à sede da empresa, cita em Waterloo, Ontario, Canadá e agenda uma reunião com o responsável da empresa. Mostra a tua indignação, cria um movimento de protesto. Mas não fomos nós que obrigamos a empresa a entregar as chaves. 😉

      Quando ao sistema da BB, é do melhor ainda nos dias que correm, como sempre afirmamos e está no texto isso.

      • jose says:

        Sei ler. Obrigado. Conheço Waterloo,ON muito bem pois já lá passei muitos dias e noites e na cidade irmã que se chama Kitchener. Não preciso marcar reunião com o Chen pois ele não me ouviria como também não ouve certamente as pessoas que trabalham directamente para ele. O Marketing da empresa é horrível (nenhum) a imagem completamente distorcida ( Thanks to places like pplware). Sou fiel à marca e continuarei.

        • Vítor M. says:

          Mas então não digas as cenas que dizes imputadas a nós 😉

          Só para que tenhas uma pequena ideia: http://bit.ly/1XilzZ6 este foi o primeiro que testei para o pplware, mas já usava BB 😉

          Depois vieram vários outros, como podes procurar no site. Portanto… conheço muito bem o sistema.

  7. Ricardo M. says:

    É chato ver a BlackBerry no topo da segurança dos smartphones. A segurança foi quebrada porque eles deram a chave para resolver um caso de polícia. Foi quebrada ou deixaram quebrar?
    E que muda muita coisa.

    • Vítor M. says:

      Deixaram quebrar não quer dizer que foi quebrada? 😀 Deixaram ou foram obrigados? Com as chaves de cifra, as autoridades tiveram acesso só aqueles smartphones dos visados ou a todos que estavam protegidos com aquela chave e que não autorizaram as autoridades a ter acesso às suas mensagens porque não violaram a lei?

      😉 o ponto será mais este.

      • Ricardo M. says:

        Continua a ser a empresa com menos falhas de segurança no seu sistema.
        Continua a ser o mais seguro e estavel.
        Até lançaram um smartphone com Android de raiz, onde o root não é permitido, e recebe updates mensais de segurança.
        Querias tu, d uma forma pessoal, que a Apple fosse assim 😉

        • Vítor M. says:

          Sem dúvida que é uma empresa muito segura, contudo e é pena, está no fim da sua vida, pelas notícias que vemos, Isso quer dizer algo sobre o tanto que é bom e o pouco que isso atrai no mercado 😉

          Contudo, no que dizes sobre eu querer… na parte que me toca, nos dois sistemas que uso (iOS e Android) não tenho problemas. Ambos os sistemas sempre actualizados, bons equipamentos e não me meto em aventuras de instalar crapware. Há um cuidado porque sei o que ando a fazer. Quando à privacidade, que é um ponto que me importo de forma considerável, pois gosto de manter dentro de portas o que é só do meu interesse (como todas as pessoas, alias), sim espero que a Apple e a Google tenham esse cuidado e cada vez mais olhem para esse factor como um pilar importantíssimo na oferta que fazem aos clientes. Fora isso… são todos iguais e têm todos “imperfeições”.

          • Ricardo M. says:

            A empresa no fim da sua vida? Achas que te expressas mal. Como portador de um Passport, aconselho te a ir ao site da crackberry e verificar bem essa tua afirmação. O facto de não estar na ribalta como a Apple e samsung e outras, não quer dizer que esteja no fim. E uma coisa é o departamento de telemóveis, outra coisa é o resto da empresa. Tu falas no global. Tá previsto para o próximo ano, o no final deste ano outro telemóvel deles, e princípio com Android e de uma gama mais acessivel.
            BlackBerry não está nada no seu final.

          • Luís K. says:

            Bom dia a todos.
            Não possuo conhecimentos técnicos para debater convosco a questão fundamental do tópico. Contudo, permitam-me discordar de algumas coisas que aqui foram ditas.
            Há muitos anos que a minha vida é andar de um lado para o outro neste mundo – Continente Africano, Europa, Asia e América Latina.
            Isto para vos dizer o seguinte: os equipamentos/sistemas que não me têm falhado, nem deixado ficar mal, têm sido os da Blackberry. Sem dúvida alguma. Já usei Android, WF e Apple. Mas há uns bons 7 anos a esta parte, a BB tem sido a minha companhia extremamente fiável. Pelo meio, nunca deixei de tentar voltar a outro sistema. Mas…impossível. Num ou noutro ponto falham onde a BB felizmente não.
            Quanto à BlackBerry acabar…não creio que isso aconteça, sinceramente. Inclusive no que diz respeito ao negócio dos Smartphones, que é o negócio menos rentável neste momento, mas que está a dar lucro.
            Conforme tem dito o CEO da BB, Mr. John Chen, a BB procura rentabilidade, e não o “volume/market share”. Este último virá, se vier, mas sempre conectado ao primeiro – rentabilidade.
            Para além disso, a BB é muito mais que um fabricante de smatphones. Inclusive a Samsung e a Apple utilizam neste momento algum do software de segurança desenvolvido pela BB.
            Enfim, talvez me considerem amante da marca BB, e sou de facto. O que acontece é que tenho razões de sobra para o ser. Mas enfim, é a minha opinião. Não há sistemas perfeitos, mas existem uns sistemas que são mais perfeitos que outros.
            Bem hajam.

          • Vítor M. says:

            Ricardo M, no fim da sua vida tal como a conhecemos. Está claramente a transfigurar-se, basta ver as recentes declarações do seu CEO e as apostas no mercado Android.

            Além disso, a empresa já passou por várias restruturações, como a que aconteceu em fevereiro deste ano onde despediu 200 funcionários.

            Além disso, tem sido uma empresa que pouco tem trazido para o mercado, mesmo as apostas mais recentes foram classificadas pelo seu CEO como apostas erradas.

            Mas não será o “fim” da empresa no que toca à sua globalidade, aquilo que temos visto é a perda de competitividade no segmento mobile. Aí não há dúvida que de ano para ano tem ficado no nível residual, pese o facto de até ter bons equipamentos e um óptimo sistema operativo.

  8. Limbus says:

    Eu gosto dos que acreditam cegamente que as empresas grandes dizem a verdade, “porque têm uma reputação a manter”.

  9. Francisco Almeida says:

    Não me digam que o BB não é perfeito??? Não me digam tal coisa. Pois o Obama vai ficar aborrecido… ou ele usará um Android ou será um iPhone 😉 ?

    Como diz no texto, segundo a notícia é pelo que pesquisei, nunca desmentida, as chaves foram dadas por solicitação das autoridades.

    Teve de ser.

  10. Privacidade says:

    Tiro o meu chapéu a bb! Fez o que tinha de ser feito sem pseudo novelas americanas que nada mais são do que balelas para enganar a opinião publica. Publicidade gratuita á moda americana…
    BB cada vez mais a subir na minha consideração.

    • andre nunes says:

      A blackberry poderá estar no seu fim, no caso dos smartphones. Agora no software não. É o mesmo irá acontece com o windows phones 10. Agora, eu mando para vocês uma mensagem pin, com palavra passe e vocês não a abrem!

      • lmx says:

        As pin to pin so funcionam entre BBs.

        MAs hoje em dia pode-se utilizar o BBM, que a nivel de segurança é muiot muito bom, e tem features que nunca mais acabam, e está disponivel em todos os SOs mais vendidos.

  11. Jose Livongue says:

    Boa marca mais requere um pouco mais de intendimento ou seja domino em tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.