Bing Maps já prevê de trânsito de estradas em todo o planeta
e já consegue calcular rotas em função desse trânsito
Os serviços de mapas estão cada vez mais a substituir os GPSs tradicionais e a obliterar completamente os mapas em papel.
Baseados em informação cada vez mais fornecida em tempo real, conseguem ajudar o utilizador a ter os melhores trajectos, não apenas baseados no tempo ou distância, mas também em função do trânsito que se sabe existir em cada via.
A Microsoft teve em testes nos Estados Unidos um sistema de previsão de trânsito e os resultados foram de tal forma satisfatórios que o alargou agora ao planeta inteiro.
O alargamento deste serviço do Bing Maps vem permitir que a partir de agora os cálculos de trajectos possam ser feitos com maior precisão, mesmo em estradas em que os dados sobre trânsito não estejam a ser fornecidos.
Até agora estava apenas disponível nos Estados Unidos e conseguia prever o trafego de várias estradas, baseado apenas em amostras de informação obtida anteriormente e em informação de estradas próximas.
Dado o sucesso que teve nas previsões que efectuou a Microsoft resolveu agora alargá-lo a todo o planeta e disponibilizá-lo dentro do serviço Bing Maps.
A partir de agora é possível apresentar informação sobre o tráfego nos mapas já com a utilização desta informação e também disponibilizar uma rota alternativa, baseada nesta informação.
A concorrente mais directa do Bing Maps consegue obter informações directamente dos dispositivos que lhe fornece dados de tráfego, baseada nas localizações GPS, o que lhe dá informação útil e muito completa para apresentar toda esta informação.
No caso da Microsoft a obtenção dessa informação está baseada no serviço Navteq da Nokia, que é naturalmente menor e gera menos informação.
Mas com a utilização do Clearflow passa a poder dar informação mais precisa e mais realista. É este sistema que consegue extrapolar os dados com base em informação variada de estradas vizinhas e em informação obtida antes.
Esta novidade vem dar ao Bing Maps uma capacidade que não tinha antes e que a concorrência conseguia entregar de forma directa, muito graças à interligação de todo o seu ecossistema.
O Bing Maps não é ainda um serviço que consiga ombrear com o que a Google ou o Here oferece, mas que lentamente se tem estado a melhorar, graças a novidades como a que agora foi anunciada, e que começa a conseguir ser uma alternativa.
Homepage: Bing Maps
Este artigo tem mais de um ano
eu não consigo passar sem o meu serviço de transito da TomTom. Avisa-nos sempre dos vários pontos vermelhos no trajecto, tempos de atraso, alternativas. às vezes não é muito inteligente, mas já me poupo imensas horas no transito. E não é só nos grands centros. Por exemplo a semana passada em Abrantes. Também a semana passada queria ir para a Abrunheira e senão fosse este serviço teria ficado parado no meio do ic19. Graças a ele apenas vi os carros parados no ic19 quando passei num viaduto lá para os lados do cacém. Antes de me meter na confusão já sabia onde ela estava.
Por acaso não sabes se funciona em dois iPhones com a app TomTom da mesma conta de iTunes? (É que €20/ano, enfim, era melhor se desse em dois).
o TOMTOM Ibéria para iphone (e que dá para os vários equipamentos com a mesma conta) custa 34,99 com actualização de mapas vitalício (4 ou mais actualizações por ano)
Com a mesma conta do iTunes/Apple Store, cá em casa há dois iPhones com a app TomTom Ibéria (pagando-se só uma vez, como é habitual).
O Traffic é uma funcionalidade à parte, comprada de dentro da app – mas exige que se crie uma conta própria na Tom Tom. Penso que seja esta conta que garante que só pode ser usado o Traffic num iPhone de cada vez – se no segundo o instalar (com a mesma conta TomTom) deixa de funcionar no primeiro – mas não tenho a certeza.
Um bom serviço para o crescimento do Bing Maps.
Inrix, não há melhor, o Here maps tb não é mau.
Waze, das melhores apps para transito ou até mesmo gps.
Sem dúvida!! Utilizo todos os dias e todos os dias me indica em tempo real o melhor percurso e ainda avisa de alterações ao trânsito, acidentes, polícia, etc. Como é baseado em comunicações pela comunidade está sempre actualizado com os últimos mapas e situações de trânsito, e tem uma ligeira vantagem em relação ao TomTom, GRÁTIS!!!
prever o transito? tem parceria com o luis de matos ou com a maya?
Chama-se conhecimento. As rotinas repetem-se, o clima dá pistas, os dados de cada cidade, propagados em sistemas governamentais também dão pistas que, tudo combinado, permitem a elaborados sistemas, prever o trânsito. 😉 Esquece a Maya, está completamente fora de moda.