PplWare Mobile

Usa a banda magnética para pagamentos com o seu cartão? Vai deixar de servir


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Joao says:

    “Por exemplo, os cartões de refeição vão poder continuar a ser usados apenas com a banda magnética”
    E depois acontece como p.e. ir a um McDonald e o cartao não ler em lado nenhum porque os terminais novos só leiam o chip.

  2. Zem says:

    Usar sms em nome da segurança quando já está mais que provado que não é seguro…
    Muita gente com poder de decisão não sabe o que é SIM Swap.

  3. Artemus says:

    Próxima medida: SMS token pagas pelo cliente.

  4. Joao Ptt says:

    O problema do SMS não é fácil de resolver! Os bancos optam pelo INSEGURO SMS porque existe imensa gente sem dados nos smartphones (não têm de todo/ esgota o limite) e tal impossibilita os bancos de utilizarem alguma aplicação de mensagens/ de confirmação pela Internet… quer dizer não impossibilita, poderiam ter isso como uma opção alternativa ao SMS para quem reunisse as condições para tal, o problema é que daria trabalho e toda a gente sabe que os bancos não vão ter trabalho extra a menos que sejam forçados a isso.
    Pessoalmente todos de nós deveríamos pedir aos bancos para criarem uma alternativa ao SMS que seja segura para quem possa ter Internet de dados no smartphone/ computador.
    Infelizmente não existe uma alternativa óbvia neste momento para a qual apontar, quer dizer até existe: SQRL (Secure Quick Reliable Login) que já existe aos anos a funcionar, e tem essa funcionalidade para entrar na conta de forma segura ou para confirmar a entrada na conta como um segundo factor de autenticação; confirmar transferências/ levantamentos e tudo o mais similar que os bancos possam necessitar, mas que só agora (passados cerca de 6 anos de desenvolvimento) está finalmente na fase final de conclusão da definição técnica do padrão a seguir ao pormenor com os documentos já públicos mas ainda a serem corrigidos por uma comunidade para corrigir todos os erros gramaticais e pormenores técnicos ausentes por exemplo. Os programas e aplicações para utilizar (Windows/ Wine/ Linux/ iOS/ Android) já existem há algum tempo, por isso não é apenas algo no “ar”.
    Para uma maior segurança só falta mesmo um dispositivo seguro dedicado só para o SQRL para evitar toda a questão da facilidade de comprometer os dispositivos normais (computadores, smartphones, tablets…).

  5. Jorge Carvalho says:

    Esta medida é fácil de perceber.
    Chama-se Pin and Chip , e passa toda a responsabilidade para o cliente em operações que possam ser fraudulentas.
    Assim os retalhistas deixam de arcar com as culpas tal como os bancos.

    Abc

    • Filipe says:

      Não, não passa toda a responsabilidade para o cliente. As situações são analisadas e arbitradas caso a caso. O que acontece é que com a banda magnética, o banco é sempre automaticamente considerado culpado for fornecer um sistema tão inseguro

  6. Redin says:

    Estão confiantes que o consumidor vai sentir-se seguro sabendo que os potenciais prejuízos são colocados à instituição bancária.
    No entanto alguém vai ter de pagar essa segurança.
    Adivinhem quem?…

  7. maxgiger says:

    Tudo para eliminar o dinheiro físico. Depois dizem que é pela segurança. So se for dos bolsos deles, não o nosso.

  8. PauloT says:

    … A noticia devia de falar qual a directiva que obrigou isto tudo, e referir que foi designado pela UE de “PSD2 ou DSP2”. 🙂 , na qual refere 3 alternativas a SMS ponto iii http://tinyurl.com/ybttukt7 (Banco de Portugal).

    Mas como alguém disse, esta segurança toda vai passar a responsabilidade para o utilizador final, ou seja autorizas-te uma transferência de $$$$$$$$ e vais ficar a arder com o guito.

    Eu pessoalmento gosto muito do cartão de coordenadas, é muito mais seguro, porque se o deixares em casa ninguém te assalta e leva o “banco”.

    🙂

  9. Thomas Mamede says:

    Há uma coisa que não entendo do texto e talvez me possa esclarecer: para levantar dinheiro nos ATM continua tudo na mesma?
    E, um exemplo prático, nas portagens? Ele vão mudar o sistema todo de pagamentos de cartão? É que segundo vejo eles passam sempre a banda magnética para validar o pagamento.

    • Nuno says:

      Está no artigo:

      “Mas há algumas exceções…
      Apesar da entrada de medidas reforçadas há algumas exceções. Por exemplo, os cartões de refeição vão poder continuar a ser usados apenas com a banda magnética, tal como os cartões pré-pagos. A Via Verde e os pagamentos de autoestradas e estacionamento, bem como os pagamentos de baixo valor continuam também sem qualquer alteração.”

  10. Jorge Gomes says:

    Na Suiça quando faço uma transferencia bancaria me enviam sempre um sms com um codigo, mesmo para aceder a minha fatura do telemovel recebo um sms com um codigo, mesmo quando mudo de numero de telemovel na Apple Stor recebo um sms com um codigo para poder ativar a minha conta, sempre pensei que o sms token tivesse mais segurança, mas pelos comentarios que leio parece ser igual ao sistema anterior, me parece ter lido muitos engenheiros em seguança.

  11. Jorge Gomes says:

    Com tantos engenheiros, porque sera que a Tugolandia nao avança como avançaram certos países, como CH, FR, D, DK, S, NL, LX e tantos outos sem falar nos USA, CA e CN, até os nossos irmaos Brasucas estao na nossa frente.

    • Filipe says:

      Estão à frente em quê exatamente? Em Portugal já estamos milhas à frente, tendo o mbway que prescinde de todo esse sistema legacy remendado Visa/MC

    • Woot! says:

      USA está à frente? Ui ui. O pais com mais fraudes em cartões, bancos horríveis e onde ainda assinas para te cobrarem o cartão de crédito!! Muito à frente!!!

  12. Rodrigo Maia says:

    Para mim cartão de refeição não faz sentido nenhum porque raio temos que ter um cartão a parte e o dinheiro que está lá não vai para nossa conta bancaria ?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.