Bancos pagam à Microsoft para ter o Windows XP actualizado
O fim do Windows XP é uma realidade que vai acontecer já no próximo dia 08 de Abril. Nessa data, a Microsoft vai terminar todo o suporte e todo o desenvolvimento de manutenção deste sistema operativo.
Mas o XP está mais disseminado do que se poderia julgar, e as máquinas multibanco, são uma das maiores consumidoras deste sistema operativo.
De acordo com informações agora veiculadas, a maioria dos grandes bancos mundiais ainda não fez a transição para outro SO mais recente e estão a preparar-se para pagar à Microsoft para manter o Windows XP actualizado.
O fim do suporte do Windows XP por parte da Microsoft vai ter um impacto superior ao esperado na banca, sendo os multibancos os mais afectados, como máquinas e como sistemas essenciais.
Dos cerca de 2.2 milhões de máquinas multibanco 95% ainda correm versões desactualizadas do XP e as redes bancárias ainda não preparam, ou sequer iniciaram, a sua migração para um SO mais recente, sendo que apenas um terço dos multibancos corre o Windows 7.
Segundo valores apresentados, o custo desta migração de cada um dos bancos do Reino Unido rondará os cerca de 100 milhões de dólares.
Um elevado conjunto de factores têm estado a atrasar essa migração e por isso os grandes bancos mundiais desenvolveram, ou estão a desenvolver, esforços para chegar a acordo com a Microsoft para que o Windows XP seja mantido e que sejam corrigidos os problemas que surjam até que estas migrações estejam terminadas.
Os bancos, em muitos casos, estão a aproveitar esta necessidade de actualização para melhorarem as suas máquinas e para as capacitarem para ler cartões com chip e não apenas cartões de banda magnética.
Muitos dos planos de actualização estão já em curso e conta-se que demorem até ao ano de 2016 e até mais tarde. É aqui que a Microsoft vai ter de intervir, garantindo que o Windows XP se mantêm seguro e com capacidade para se manter funcional.
Os acordos, que muitos bancos não estão a admitir, mas que a Microsoft já confirmou, implicam valores quase tão elevados como o preço que os bancos têm que pagar para as actualizações, mas que são necessários para garantir que as máquinas multibanco se mantenham funcionais e sem problemas de segurança.
Uma das razões que está a prolongar a implementação das actualizações dos multibancos é a escassez de recursos para a realização desta tarefa. Ao arrancarem tarde, e quase todos em simultâneo para a necessária tarefa, os bancos viram-se sem técnicos para a realizar, por estarem já ocupados noutros bancos.
É aqui que a Microsoft entra, ao garantir que o Windows XP se vai manter actualizado contra problemas que surjam até à finalização das migrações dos bancos.
O Windows XP sempre foi um excelente sistema operativo, provavelmente o mais usado quer a nível empresarial e doméstico, e por isso está a ser muito complicado à Microsoft terminar com a sua vida útil.
Poderia a Microsoft alargar este suporte aos utilizadores doméstico e manter o Windows XP?
Este artigo tem mais de um ano
lol, ok…
http://imgur.com/goZY7D2
a maioria dos ATMs utilizam o Windows XP Embedded, que não vai deixar de ter suporte até 2015
Eu duvido que a MS alargue o suporte aos utilizadores.
Linux.
Não pode ser, pelo menos para já.
Quando começaram a desenvolver os sistemas das ATM o Linux ainda era um projecto, não tinha a estabilidade e o poder que tem hoje.
Ficaria mais caro desenvolver novamente tudo para Linux que pagar esse suporte adicional.
Mas sim, era a solução ideal.
De qualquer forma há aqui qualquer coisa que me preocupa.
As ATM não deveriam estar completamente separadas da Internet “normal”?
Será que uma exploit/worm/vírus para WinXP pode afectar assim tão facilmente as ATM ?
Não, as ATMs tipicamente não estão ligadas à Internet, usam redes privadas, e quando estão só estão ligadas a servidores específicos, usando VPNs.
E como ninguém anda a navegar pela net nelas, nem a receber e-mails, o risco é praticamente nulo.
Exacto, era aí que queria chegar.
Sendo o risco menor/nulo, será que compensa investir nesse suporte “VIP” ?
O risco nunca é nulo se não me engano ainda andam a tentar apanhar a pessoa que conseguia com uma pen drive acesso a uma entrada usb nas caixas de ATM e que devido a uma falha qualquer no sistema conseguia fazer saltar todo o dinheiro da maquina. Foi noticia aqui se não me engano
“não estão ligadas à Internet, usam redes privadas, e quando estão só estão ligadas a servidores específicos, usando VPNs”
Sabes a definição de VPN? É que para se ligar a servidores ou estás ligado por linhas dedicadas à rede SIBS, ou estás ligado com conexão à Internet numa VPN (aquilo que dizes estar). Ou seja, se tens conexão de Internet tens IP, o que pode melhorar a segurança é estar por de trás de NAT. Mesmo assim, a rede está dependente da Internet. Qualquer rede SIBS.
Vê o caso do MB phone. Tens que estar ligado à rede do teu operador para te ligares à rede SIBS. ou pelo menos o ISP móvel (meu caso Vodafone) tem que ter ligações diretas na rede “privada” SIBS.
tenho que concordar contigo ,é melhor apoiar uma empresa monopolista .
Poderia, mas não existe esse interesse.
‘Dos cerca de 2.2 milhões de máquinas multibanco 95% ainda correm versões desactualizadas do XP e as redes bancárias ainda não preparam ou sequer iniciaram a sua migração para um SO mais recente, sendo que apenas um terço dos multibancos corre o Windows 7.’
Como é? 95% ou 2/3 que têm XP?
Existem outros SO’s…
o que querem dizer é que do parque dos multibanco apenas 1/3 poderá ser migrado sem mudar hardware, não quer dizer que esse um terço ainda já tenha Windows 7
Essa é uma boa questão.
Como é que nós podemos confiar nos bancos se nem eles fazem por ter sistemas atualizados e seguros para fugir aos gastos???
Pedro P. corrija no segundo parágrafo onde diz “mas” máquinas por “nas”.
Abraços.
Pelo o que percebi as caixas Multibanco não correm o Windows XP normal, cujo suporte termina agora! Correm uma versão embedded que sempre teve suporte oficial até 2016!
Por isso não dá para entender muito bem o alarmismo da notícia
Espero bem que continue a atualizar o windows xp. Não tenho dinheiro para andar a comprar outro computador para instalar o windows 8.1. O meu velho pentiun 4 2.8 com 1 gb der ram ainda pode continuar assim a rolar com fluidez que tanto gosto, e utilizar os programas próprios para sistema operativo windows.
Windows 8.1 não obrigado.
A Microsoft não é obrigada a suportar 100 anos um software. Se tivésses com a Apple, por exemplo, tinhas 2 ou 3 anos de suporte a correr bem (e é completamente expectável). Muda para linux.
Que texto tão mal escrito!!! Não fosse uma palavra mais ‘cara’ aqui é ali diria que foi escrito por uma criança.
Ora bem, para os bancos do Reino Unido gastarem 100 milhões de euros, é o equivalente a eu gastar 30 euros…. ehehehe
O Hardware com XP instalado também estará em fim de vida….e possivelmente irá avariar muito brevemente….(com um anti vírus grátis AVG e o browser Chrome actualizado, vão poder continuar a utilizar o XP por mais uns anos até o Hardware falhar…).
Pode ser que aprendam desta vez e percebam as vantagens do uso de software livre.
As vantagens?
Sabes quando é que custa só criar um driver para um sistema de leitura digital? 99% das empresas fazem o hardware mas o software é feito por outros.
No “software livre” ou tens drivers genéricos (que só existem para equipamentos que tenham mais de 10 milhões de unidades no mercado) ou terás de criar um driver para ele.
Depois há o suporte. Para um windows, um banco pagará entre 5 a 6 milhões por ano de suporte para 25000 cópias. No caso de software livre, esse custo ficaria na casa dos 60 a 100 milhões nos 4 primeiros anos, sendo que até aos 10 o valor iria descer para os 5-6 do proprietário.
É aqui que está a ideia que o software livre é grátis e muito mais barato… coisa que não acontece, pois a sua implementação e manutenção pode custar 100 a 1000 vezes mais do que o software proprietário.
E não penses que por usares em casa um software baseado em open source, uma empresa o pode usar.
É que é muito bonito falar que o open source é “perfeito e grátis” mas se não tiveres conhecimentos MUITO avançados de informática, qualquer hacker iniciante pode entrar-te no sistema e fazer o que lhe apetecer… é que o open source é bonito por ter acesso a tudo… isso também incluí saberem os 150000000000000000000000000000 de buracos que existem no código do sistema. E não existem sistemas impossíveis de hackear (ao contrário do que a Apple continua a afirmar).
sim sim…e o bicho papão, também vai comer a sereia…
Claro que os SO open source estão cheios de buracos. É por isso que SO open source são a espinha dorsal da Internet. Deve ser por causa da falta de segurança.
Ganha um pouquinho de juízo.
Nuno, havia de ser o Exchange e o IIS a suportar tudo. De tão lento, já todos tinhamos fibra a 100Mb/s como mínimo 🙂 🙂
Diz a lenda que a MS faz este joguinho com a Intel. Vamos fazer software pesado e frameworks pesadissimas para a Intel vender processadores mais potentes. Senão não fazia sentido, ter um SO que corre num 486 com 256MB de RAM, para que queríamos cada vez mais cores e gigas de RAM? 🙂
Disclaimer: Este post é uma opinião pessoal e não reflecte a opinião ou valores da minha entidade empregadora.
Diz o Miguel:
“É que é muito bonito falar que o open source é “perfeito e grátis” mas se não tiveres conhecimentos MUITO avançados de informática,”
E aqui verifico uma constante a todos as pessoas que conheço e são anti-linux (mas não necessariamente toda a gente que comenta): Os conhecimentos técnicos.
Fazem lembrar as aulas de história, os nossos antepassados, desconhecendo leis da física, da química e outras, alegavam ser magia ou bruxaria determinados eventos do dia-a-dia.
E depois são contra, ou arranjam argumentos da treta, sem conhecer, ou pior, quando apenas conheceram a “pior” parte.
Quando se usa software livre em aplicações comerciais, não existe quem se possa culpar em caso de falha…
Sim, em vez de terem o suporte da MS ficariam na mão… eles irão perceber as vantagens sim. Mas as vantagens de usarem Windows que tão bem tem servido até aqui.
Mas qual software livre? Se já têm as aplicações desenvolvidas para windows, vão desenvolver aplicações novas para software livre? com todos os custos que isso implica? A sério, não sejas fundamentalista, pq o software livre não é a solução para tudo.
+1 Nels II.
A verdade é que o software livre requer muita mais manutenção que o Windows, e a microsoft fez um ótimo trabalho junto das empreas.. Não vão mudar para software livre assim do ar. Há custos.
Vocês são uns ignorantes mesmo, aqui no Brasil todos os caixas de banco rodam distros GNU/Linux sem nenhum dos problemas que vocês inventaram, como fica?
Tem calma a chamar ignorantes, porque não é bem assim. O Banco do Brasil mudou para Linux, em contrapartida, o Itau está em windows NT. Para alem disso, a plataforma em Linux já deu muitos problemas (que estão bem registados e documentados), portanto, cuidado ao chamar de ignorantes.
Para alem disso, o principal problema seria o desenvolvimento de raiz de uma aplicação nova, com os custos que isso trás.
os custos são peanuts… comparados com 100 milhões…
Vocês esquecem-se que as pessoas já sabem fazer contas…
Pelo menos não teriam problemas deste género no futuro. Era um investimento… E nada vem sem investimentos neste mundo de negócios
Se tens alguma noção do quanto é pago em licenças.Te digo com certeza que financeiramente e produtivamente é mais viável que cada unidade bancária construa e mantenha um Sistema Operacional próprio,tanto Linux quanto FreeBSD. Mas respeito tua opinião.
Mas tu tens noção do que estás a dizer??? Sabes qual é o preço hora de um programador open source e o de um programador em ambiente Windows?
Sei, é bem mais caro o da Microsoft.
urko…
completamente de acordo…
Certamente não andam no mercado de trabalho, senão não falavam assim.
O problema do custo…são peanuts comparado com o valor total do projecto(em windows)…
acaba por sair muito mais barato…
De não esquecer que a Aplicação depois de desenvolvida, tira partido de todo o software livre…para sempre…
Enquanto que vocês teem uma visão a cerca de 5 anos…mas o mundo não acaba daqui a 5 anos…
Existem estudos sobre estes assuntos que explicam porque os Alemães são ricos…duas das axplicação em relação aos Portugueses são:
O português faz previsões a 6 meses…é portanto muito limitado…
O alemão faz previsões a 25 anos…
Palavras para quê?!
Windows nas máquinas de multibanco hmm já estou a ver como é que a Microsoft se tornou tão rica… Mas sinceramente fiquei com dúvidas, então o Windows não é o Sistema Operativo com mais vírus?
Já vi várias ATMs a correr Windows 2000.
Não seria melhor por novo hardware e outro SO?? Só gastam dinheiro em burrices.
Não são os bancos que tem e gerem o dinheiro no mundo em que vivemos?
Pois… só pensam é em lucros, mas ter que abrir os cordões à bolsa para INVESTIR em SEGURANÇA, arranjam 1001 problemas. Até parece que a Microsoft só avisou agora à última da hora a data limite para o suporte do Windows XP.
Vivemos num mundo de egoistas e corruptos.
Mais uma vez os banco$ querem mandar em tudo, mediante pagamento. Aqui os bancos fazem e desfazem dos clientes. Sequer tomam alguma atitude face ao alarmante aumento de explosões dos caixas eletrônicos. O lucro é maior que os prejuízos causados, que se “explodam” os clientes e pessoas vizinhas. E não existe governante “de peito” para enfrentar esses banco$.
[Imgur](http://i.imgur.com/HSDag9P.jpg)
Estas notícias repassadas de um lado para o outro e ainda por cima a disseminar informação incorreta…
Deve ser banktrocínio, começar a espalhar os coitadinhos que eles são, que vão ter de gastar uns cêntimos e por isso nós vamos ter pagar mais uns euros em taxas…
+1
Ainda ontem tirei esta foto: http://i.imgur.com/SKM2MwO.jpg
E´ o BSOD do Windows NT 4.0 (1995) !
Falta de boa “vontade técnica” em implantar um linux.O sistema financeiro nunca se combinou com o Linux pois licenças e propinas caminham juntas.Temos uma feira livre para qualquer necessidade e gosto…www.distrowatch.org
Os bancos têm dinheiro para pagar à MS para estas atualizações. Lá por casa… por favor meus amigos vamos lá evoluir um bocadinho. O XP já está um bocadinho velhinho.
É tudo uma questão de hardware, preferem pagar a Microsoft para continuar a dar suporte do que fazer um hard reboot de hardware as ATMs, e provavelmente até fica mais barato até 2016.
E não é so o hardware das maquinas, mas sim como terem tecnicos para as mudar todas.
pois…mas o mundo não acaba em 2016 que a gente saiba…
Quanto é que vai ser outra vez gasto em 2020-2025??
E até 2050?? e por ai fora??
Isto é tudo muito bonito porque eles não gastam um chavo do bolso deles, porque o dinheiro que está nos bancos…é nosso!!
Vejam se ganham mas é juizo, e começam a pensar…
Mais uma vezm temos os custos de uma operação desse calibre, custos quer em hardware, quer em software, quer até em máquinas paradas.
Para que termos uma maquina linux dedicada a uma única função , se o windows já tem o monte de coisas instalas ?
É claro que opção óbvia é o windows xp , esse sistema maduro , ao contrario do linux , que é um sistema adaptável a todo tipo de maquinas .
não percebi a tua explicação…
Se me dissesses, porque é que temos uma maquina windows dedicada a apenas uma função tudo bem…
O windows trás montes de software de base?Olha essa é uma novidade…
é que isso normalmente é uma característica das distros linux…
Sim porque o linux é muito mais adaptável a qualquer cenário..
tu próprio quase te contradizes no que escreves-te…
O Windows XP utilizado nas ATM’s é o Windows XP Embedded que tem um ciclo de vida diferente do Windows XP e o seu suporte está garantido ate 2016.
Como podem ver aqui:
http://support.microsoft.com/lifecycle/search/default.aspx?sort=PN&alpha=Windows+XP+Embedded&Filter=FilterNO
Será desta que vamos ver as ATM’s com linux ? 😀