Autenticação.Gov – Já pediu a sua Chave Móvel Digital?
De forma a centralizar a informação sobre o Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, Autenticação de Profissionais, Autenticação Europeia, etc., a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) disponibilizou um novo site onde reúne um conjunto importante de informação, aplicações, manuais, etc.
Vamos conhecer o portal Autenticação.Gov.
O Cartão de Cidadão é um documento de cidadania que permite ao cidadão identificar-se de forma segura. Para além de um documento de identificação físico, o Cartão de Cidadão é um documento electrónico que possibilita a realização de várias operações sem necessidade de interacção presencial.
Mas sabe usar o Cartão de Cidadão?
Através do novo site Autenticação.Gov, pode pedir ou renovar o cartão de cidadão, aprender a usar a assinatura digital, descarregar as aplicações do Cartão de Cidadão, etc.
Além do cartão de cidadão, o utilizador pode ainda solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
Na área das estatísticas pode encontrar dados estatísticos sobre o número de autenticações e utilizadores para os seguinte meios de autenticação:
- Autenticação.Gov;
- Cartão do Cidadão;
- Chave Móvel Digital.
Este artigo tem mais de um ano
Mto útil
Grato pela divulgação
Uso a chave móvel à algum tempo, bastante prático.
Como faço para pedir o PIN de chave móvel digital ? Clico em pedir e aparece uma página para colocar o meu contacto telefónico e um pin , mas qual é esse PIN pode me ajudar PF , obrigado
se fosse possível registar para obter a chave era altamente, mas o site entre em “loop”? e não sai do mesmo sistema que é o login…
Deves estar a usar as credenciais erradas.
Em: “Faça a sua autenticação com :” escolho chave digital móvel e em seguida autorizo.
Pede numero de telemóvel e pin, como não tenho registo, mais a baixo diz: “Se já tem Chave Móvel consulte aqui os seus dados. Se ainda não tem, registe-se aqui”
Quando carrego no link para me registar, regressa a pagina inicial de autenticação.
Consegues me explicar onde estou a falhar?
A mim acontece-me o mesmo…
A mim também……
Experimentem limpar a cache do browser, às vezes pode estar com algo empancado armazenado (se bem que eu ainda não tive oportunidade de experimentar o site também).
Acontece-me o mesmo. Igualmente após limpar o cache. Já enviei um email a pedir explicações a Antenticação.GOV.
Geralmente as novidades que lançam cá dão barraca: não são intuitivas, nem funcionam.
um verdadeiro barracão -pede muito -e embaralha tudo
Peço desculpa pelo meu atraso mas, não é mais fácil dizer:- Vai ao site tal. No quadro que aparece escreve isto, no seguinte secreve aquilo, etc.
É um defeito geral. Explica-se tudo dentro de casa menos a morada e onde está a porta para entrar.
Normalmente penso que o problema , é termos de usar um leitor de cartões antes de fazer qualquer tipo de registo, o que acaba por ser estúpido.
Pelo menos eu só consegui usando o leitor de cartões antes e só depois de o usar consegui aceder à chave móvel.
Tenho o CC no leitor e não permite a solicitação da chave móvel digtal na mesma.
Ja vi esse comportamentos algumas vezes em sites diferentes, mas sempre no Firefox.
So for o caso, tenta no chrome 🙂
Pela descrição no artigo, não consegui perceber qual o objectivo da chave móvel..
“(…) Cartão de Cidadão é um documento electrónico que possibilita a realização de várias operações sem necessidade de interacção presencial.”
Isto é tudo muito bonito, mas ainda gostava de saber o que é que a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados (AEPD / EDPS) e a CNPD têm a dizer sobre isto.
Ainda vejo isto como não apenas uma futilidade como também como mais uma forma de abuso sobre o direito à privacidade de cada um, e mais uma forma de nos irem ao bolso.
Mas não é só isso, estas medidas informáticas/eletrónicas são geridas automaticamente por computadores e não por pessoas, se houver alguma falha, prazo caducado, impossibilidade momentania, etc.. ninguém vai conseguir resolver o problema no momento… “É o sistema.”
E depois ainda há a questão disto abrir portas para a nova “Xulisse” no seu estado mais tecnológico. Exemplos disso: ora é um passaporte eletrónico para ir os US onde mal se sabe onde vão parar os dados de cada um ,mais o gasto e tempo gasto extra e para o obter.
Ou é um certificado eletrónico para uma pequena empresa participar num Concurso Público, no qual é preciso efetuar um registo para obter o certificado de autenticação (http://www.anogov.com/) sendo que os certificados digitais devem ser obtidos junto de uma entidade certificadora que esteja credenciada junto da entidade responsável pela credenciação de empresas certificadoras (Digitalsign, Multicert, ACINGOV, GATEWIT…). E de seguida para participar nos procedimentos (submeter documentos, apresentar propostas, etc.) terão de adquirir Selos Temporais (validade: 12 ou 24 meses), os quais tem um custo de aquisição a preço de amigo https://pt.scribd.com/document/337041159/Plataformas-Eletronicas-de-Contratacao-Publica-Nota-informativa-Precos-Selos-Temporais 😉
Se calhar não devia ter lido o kafka… -_-
Eu vejo muita coisa boa. Imagina o que é não precisares de ir esperar manhãs na segurança social, tardes na loja do cidadão ou o mesmo nas finanças. E o pior é não podes ir aos feriados e fins de semana… O cartão tem um certificado assinado e permite-te autenticar-te como sendo tu e agora estes problemas acima descritos serem resolvidos de vez. Numa era tecnológica a andar com papeis acho ridiculo…
Os dados no sistema tem que ser encriptados conforme as normas….
Tudo o que dizes é verdade. no entanto, recentemente, “para facilitar o processo”, os certificados gerados para cada cartão começaram a ser guardados pelo estado. Anteriormente, estes existiam apenas no cartão e, se perdido o acesso a eles, só fazendo um novo cartão é que se voltaria a poder usar a autenticação e assinaturas digitais.
Um nabo qualquer achou que isso era chato e, destruindo todo o sistema de segurança, mandou guardar todos os certificados qd são gerados.
Li isto numa noticia algures, confesso q n encontro a fonte neste momento mas quem souber mais sobre o processo, venha cá elucidar o pessoal.
Uma nota: diz-se “cifrados”, não “encriptados”, “encriptados” e´apenas o “aportuguesamento” de uma palavra inglesa. não existe em português.
Encriptados existe no Português sim senhor! Vem de cripta, que significa literalmente túmulo selado! No inglês também existe a “cypher”, cifra em Português!
Leitor de cartões de cidadão aqui 😀
Mas excelente dica
Nao percebo a real vantagem, o meu laptop com leitor smart card é muito mais prático
Que bom. Deves estar orgulhoso de ti mesmo.
Porque toda a gente sabe que as redes móveis são tão (IN)seguras… vamos permitir autenticar via meio inseguro… mas que boa ideia!
Já não bastava os certificados digitais RSA de 1024 bits do cartão de cidadão para autenticação e assinatura digital, ainda temos autenticação móvel… o que é que não pode correr mal?
Até bancos usam os códigos enviados por sms, que todos sabemos poderem ser interceptados, e até agora não encontrei nenhum que permitisse o uso da autenticação com o cartão de cidadão. O máximo que vi foi a utilização de um certificado gerado pelo banco. Acho que ainda não acordámos verdadeiramente para o tema da segurança… 🙁
Acho que não estou a ver a questão pelo prisma certo. Eu não testei a Chave Móvel, mas em relação aos códigos enviados por SMS pelos Bancos, trata-se de uma segunda autenticação! Ou seja, mesmo que alguém intercepte o SMS, não serve de nada se o bandido não tiver já comprometido a nossa primera forma de autenticação (a password ou o tal certificado, por exemplo). Além disso, no caso do BPI (que é o banco que eu uso), os SMS só entram em ação para operações de valor mais elevado. Para as restantes, é usada a grelha de coordenadas.
O SMS é apenas uma forma adicional de proteger certas operações, como os pagamentos, transferências, etc. Caso alguém consiga a vossa password para o home banking, para poder efetivamente usar o guito,tinham de ter também o telemóvel que está registado na vossa conta 🙂
E agora podem perguntar: ah mas e se nos roubarem tudo?! Bem, no limite alguém pode raptar-vos e obrigar-vos a dar todas as passwords e códigos que tenham, e aí não há segurança que resita… Mas não há dúvida que “comprometer” 2 formas de autenticação diferentes dá muito mais trabalho do que só uma!
Deves ter parado em 1990 nas redes GSM… E os certificados são de 2048 bits não entendo onde foste buscar essa informação.
Já tentei pedir a renovação do cartão de cidadão e manda-me para:
Poderá efetuar o pedido de Cartão de Cidadão:
• Nos Balcões de atendimento do Instituto de Registos e do Notariado;
• Nos Postos Consulares Portugueses.
Em que ficamos?
Obrigado
fiquei sem perceber….pois queria solicitar a minha chave móvel digital, pois estou no estrangeiro e necessito de documentação e não estou a conseguir fazer, dá a mesma situação que ao Sr Luis, é mesmo necessário primeiro ter o leitor de cartão…então questiono o porque da chave móvel digital??????
alguém me pode ajudar tenho muita urgência
Isto é tudo uma grande tanga!!!
Quero obter a chave móvel digital…clique aqui…blá…blá…”não foi detetado leitor de cartões”…blá…blá…TECNOLOGIA À PORTUGUESA!
RESULTADO? Vou a um balcão!!!
Estou com a mensagem de erro “Não foi possível efetuar o registo!” ao solicitar a Chave Móvel Digital. Alguém com o mesmo problema?
No pedido da chave móvel sempre que coloco o telemóvel da-me dados errados, e deixa-me colocar seja qual for o email, mas não passa nunca da aceitação da política de privacidade. Já tentei com 4 brwosers diferentes e três sistemas operativos e diferentes computadores.
Ridículo este sistema nada prático, sem leitor de cartões ninguém entra pela primeira vez no site, a partir de casa!
nem duvides disso
Entretanto isto já foi resolvido numa das últimas versões. Desde que se tenha um smartphone e o Cartão de Cidadão, a app faz o scan da frente e do verso do mesmo, e depois tira-nos um selfie e procura confirmar que é, de facto, a mesma pessoa. Não é um processo pacífico (o sistema é *muito* sensível) e provavelmente não se consegue nada à primeira, mas… funciona, com paciência, boa luz, etc.
O objetivo é fazer perder tempo e dinheiro aos cidadãos, e assim sempre obrigam a cada um ter que comprar um leitor de cartões, mais dinheiro que entra para o estado, uma maneira muito engenhisa de sacar mais algum.
Recebi o codigo CMD no telemovel para confirmar a adesao ao servico movel, mas nao sei a como o fazer
Pedi a chave, e recebi uma mensagem dizendo: Para confirmar a adesão ao serviço Chave Móvel Digital, introduza o código de segurança…… pergunto eu, onde? obrigado!
Veja se recebeu uma mendagem com o codigo no seu telemóvel
boa tarde
Posso obter meu chave digital movel online ou preciso visitar um espaço de cidadão? Vivemos perto de Pedrogão Grande e tenho residencia (10 anos).
Can i obtain my chave digital movel online or do i have to go into a loja de cidadao? I live near Pedrogao Grande. Can I use any loja?
Obrigad
O código da chave móvel digital é autenticado quando se entra num site como por exemplo o portal das finanças.
Ou sou muito burro ou nao consigo la chegar ou sera que e por ter bilhete de identidade
Cada telemóvel/email só pode estar associado a uma chave móvel digital?
Isto é tudo muito simples(dizem) então o código que se recebe no telemovel serve para quê? E afinal qual é o PIN que pede, já que nenhum dos que vem com a carta do cartão de C.C. serve?!
Vou ter mesmo que perder tempo e ir a um espaço cidadão e ver se alguém me ensina a usar estas novas tecnologias que só servem para complicar 🙁
Pede número de telefone.
Ok.
Pede PIN.
A que PIN e que se refere.
Do telefone.
Agradeço
O tal PIN tem que ser pedido, hoje fui propositadamente ao Espaço do Cidadão, pois lá pelo menos ensinam a usar o portal, mas correu mal pois nem de manhã nem ao fim da tarde o portal estava acessível! 🙁 tantas modernices e depois não funcionam é ridículo mas é a realidade ….
Pede número de telefone.
Ok.
Pede PIN.
A que PIN e que se refere.
Do telefone.
Agradeço
Ficamos expostos, quando revelamos o PIN do cartão do telemovel, visto que não sabemos quem está do outro lado?
Não é o PIN do seu tlf, também dá para pedir o PIN pelo portal das finanças e mandam por carta para casa pelo menos foi a informação que me deram, se não tiver na sua zona o Espaço do Cidadão
Ficamos expostos, quando revelamos o PIN do cartão do telemovel, visto que não sabemos quem está do outro lado?
Falta aí a pontuação 🙂
Não revelamos o PIN… do cartão do telemóvel, mas sim o PIN do cartão… através de uma app no telemóvel 🙂
A segurança da app é garantida pela Apple ou Google (consoante a loja online que se usar para descarregar a app).
Não consigo entrar com a chaves digital
Como posso pedir nova senha
ola quando coloco os dados autenticaçao num telf e um pin diz registo inexistente na CMD
COMO FAÇO ESSE REGISTO
Boas,
já tenho aplicação já associei o cartão de cidadão, não consigo é associar a carta de condução dá-me sempre erro.
Sabem-me explicar como se faz, ou é erro da aplicação
Estou como tantos outros aqui nestes comentários!!!!! Então para pedir a Chave móvel online é só preencher o campo com o n.º de TM e…… o PIN!!!!!! Qual PIN?!!!!!! Que grande programa informático!!!!!! Existe? Sim. Funciona? Não! E depois fazem campanhas para divulgar o que existe mas não funciona!!!!!! Estes profissionais da tanga!!!!!!!
Bom, provavelmente é o PIN que se deseja passar a usar com a Chave Móvel Digital.
Ou seja, somos nós que decidimos qual é o PIN que queremos!
É apenas mais um nível de segurança, se nos roubarem o telemóvel. Sem o PIN, mesmo que desbloqueiem o telemóvel (já por si só uma tarefa complicadíssima), não podem usar a app para efectuar autenticações em nosso nome.
Não consigo fazer o registo, meto o nº de telemóvel o endereço de email, autorizo tudo e depois na mensagem da erro (Não existem dados de morada e ou nome para efectuar o seu registo). Como posso fazer para pedir a chave se não há dados.
Olá, tenho o mesmo problema… Conseguiu resolver de alguma forma? Obrigada
Tambem não estou a conseguir , meto o Nº de telemóvel o endereço de email, autorizo tudo e depois na mensagem da erro (Não existem dados de morada e ou nome para efectuar o seu registo). Alguem sabe a resolução?
Boa tarde. Olhe no meu caso foi devido ao cartão de cidadão ter passado a validade e então não autorizam o registo, mesmo em loja do cidadão não consegui fazer.
Deve Ser isso,muito obrigado.
Eu não consigo ativar a chave móvel digital
NÃO TENHO NADA A COMENTAR,POIS TUDO O QUE DISSERAM AÍ EM CIMA,É VERDADE.CONCORDO E ASSINO EM BAIXO.TENTEI DE TODAS AS MANEIRAS,É UM TAL DE MANDAR IR PRA LÁ, VIM PRA CÁ,VOLTA, CLIQUE AQUI,AAAFFFIII.O PIOR É QUE,ISSO MATA AGENTE DE RAIVA,PASSAR HORAS E HORAS FRENTE AO COMPUTADOR E SAIR SEM TER RESOLVIDO NADA.OLHA ISSO AI PRA GENTE SENHOR, Pedro Pinto,voce que é Administrador do site. EU PRECISO MUITO FAZER ESSA TAL CHAVE MÓVEL DIGITAL,PRA PODER ME REGISTRAR NO SNS COM URGENCIA! OBRIGADA SE NOS ATENDERE-MOS
Estive dias a tentar fazer o registo.Depois de plugin instalado para autentificacao simplesmente nao abre. Nao sou specialista em informatica mas tenho alguns conhe imentos o que neste servico de modernizacao administrativa nao me serviram para nada. Sera que isto se passa com todos os cidadaos ou so comigo?
Bom dia Maria Teles. Conseguiu resolver o seu problema? Está a suceder o mesmo comigo. Obrigado.
Sempre que isso me aconteceu (duas vezes na última década, salvo erro) foi uma questão de apagar a app e reinstalá-la. Mas foram só mesmo essas duas vezes…
Bom dia tenho o código pin temporário para registo da chave móvel digital mas ao efectuar o registo deu erro e a conta ficou bloqueada como fazer para desbloquear e tentar de novo
Bom dia. Tento fazer o registo da Chave Móvel digital e dá-me o erro “Não existem dados de morada e/ou nome para efetuar o seu registo”. Agradeço toda a ajuda que me puderem dar. Cumps
Verifica os teus dados no site das Finanças.
Faz o pedido com a password das Finanças.
Também não consigo. Aparece-me a mesma mensagem. Não compreendo. José Silva, já consegui resolver?
Tambem tenho o mesmo problema.Não existem dados de morada e/ou nome para efetuar o seu registo”.O engraçado é que o da minha Maria e o do meu filho não houve problema nenhum
Vale a pena considerar que o sistema *possa* ter razão, isto é, que por alguma razão não tenha mesmo nenuma morada associada ao nº de cidadão. 🙂
Não posso jurar, mas tenho uma vaguíssima impressão que há algumas circunstâncias que permitam a que os portugueses possam recusar dar a sua morada aos diversos serviços centrais. Não tenho bem a certeza se essa legislação continua em vigor e/ou em que casos se aplica…
Embora o mais provável seja uma falha temporária do sistema 🙂 O que acontece muitas vezes às 2 da madrugada dos fins-de-semana e feriados, sabe-se lá porquê… :)))
depois de ler tantos comentarios e como andei a tentar e nao resolvi um dia fui ao arquivo de identificação da minha zona (GAIA) e para espanto meu não consegui porque tinha e tenho ainda um BI vitalicio e lá não conseguia se quise-se teria que tirar o carão de cidadão vim-me embora e não satisfeito fui á loja do cidadão e com o mesmo BI e em 5 minutos tinha a famosa chave móvel só que foi sol de pouca dura pois com o n tem + o famoso pin correto chegou ao ponto que bloqueava 1º10minutos depois um dia e finalmente bloqueou telefonei para os serviços e disseram-me que tinha que ir novamente á loja do cidadão tirar outra estou a espera que passe este virus e irei lá se voltar a acontecer não tiro mais nenhuma(resumindo sem máquina de ler o cartão de cidadão,e com BI vitalicio só á uma solução ir lá um abraço
Não consigo fazer o registo, meto o nº de telemóvel o endereço de email, autorizo tudo e depois na mensagem da erro (Não existem dados de morada e ou nome para efectuar o seu registo). Alguem me sabe dizer porquê?.Ogrigado
Já tentei em períodos diferentes, acontece-me o mesmo. Não compreendo. Vai-me obrigar a estar em filas.
Uma senhora informou-me que é por o CC estar caducado.Por acaso era para tratar dele que eu queria a chave digital,ahah.
É, de todos, o caso mais provável 🙂
Fiz o registo para pedir chave móvel através da página das Finanças correu tudo bem, recebi o código de confirmação no telemóvel vou colocar, e, código inválido, tentei outra vez, e disse esses dados já foram atribuídos a outro cartão. E nada feito!
Fiz o registo para pedir chave móvel através da página das Finanças correu tudo bem, recebi o código de confirmação no telemóvel vou colocar, e, código inválido, tentei outra vez, e disse esses dados já foram atribuídos a outro cartão. E nada feito!
Alguém me pode ajudar.
Pedia a chave móvel digital há cerca de 3 semanas e até hoje não recebi a carta com o pin…. como posso pedir novamente uma segunda via, caso tenha havido um lapso da parte deles.
Obrigado.