PplWare Mobile

Atenção: Fatura da eletricidade pode aumentar até 13 euros/mês

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Moina says:

    Ladroagem no seu melhor e legalizada

    • Luis Vidigal says:

      Nao confundir a baixa do valor da electricidade com os valores de acesso ás redes que estes sim aumentaram, mas nao é por a EDP ou outras operadoras serem más é a lei.
      Mais, porque razao pago eu taxa de audiovisual na fatura da electricidade se nem vejo RTP ?
      Vao ver o relatorio de contas da EDP e vejam se ela ganha dinheiro em Poortugal, ela ganha dinheiro é verdade mas é noutros paises.

      • Alberto Silva says:

        ((mas nao é por a EDP ou outras operadoras serem más é a lei))
        Será só isso? Então além das operadoras serem más, a lei então também é MÁ.
        a TAXA DE audiovisual NÃO TEM NADA A VER COM O SERVIÇO DE TV.
        Pois, pois, em Portugal não Ganha? Em que local vive, em Marte.

  2. Zé Fonseca A. says:

    Avisei em fevereiro aqui 😉

  3. Rodrigo says:

    Sempre a mamar…

  4. CA says:

    Mais uns milhões para os chinocas.

    • Rui says:

      Antes fosse por causa disso, foi mesmo os maus contratos que o estado deu apoio à uns anos com garantia de pagamento de 102€ por megawatt, quando o valor da energia está baixo tem de ser a taxa de acesso à pagar isso.
      Basicamente porque há meia dúzia de empresas e uns quantos privados com produção de energia subsidiada todos pagamos uma brutidade mais…

      • Medina says:

        Infelizmente é exatamente isso que acontece em Portugal.
        Outro exemplo semelhante são as autoestradas.
        Ainda não vi nenhum governo, seja ele qual for, a acabar com este tipo de contratos.

  5. Tiago Ferreira says:

    Eu não entendo, a EDP Comercial diz que a fatura de eletricidade e gás vão baixar em 10% e 20% respetivamente, mas agora aqui dizem que vai aumentar. Não se entende

  6. Mestre Interespacial says:

    Fogo, ainda hoje recebi uma carta da EDP a dizer precisamente o contrário, a dizer que a partir do dia 1 de Junho ia reduzir em 10% o preço da eletricidade. Afinal em que ficamos ?? 😐

    • Rui says:

      Isso é porque tens andado a ser enganado a pagar 19 cêntimos por kwh, para malta como eu no indexado vamos aumentar significativamente, o último mês foi menos de 7 cêntimos mais IVA.
      Se os futuros tiverem certos e se o aumento da taxa de acesso for 3.5 cêntimos kwh provavelmente para Julho o melhor será o regulado mesmo a 16 cêntimos…

    • Nuno+José+Almeida says:

      Essa é a componente da energia. O que vai subir é a TAR que é o pagamento do transporte que estava a ser pago abaixo de preço de custo.

      • Alberto Silva says:

        É o transporte, depois é isto, depois é aquilo. Resumindo no final o ZÉ é que paga e vai-se mantendo calado. O povo é sereno.

    • Angela says:

      Uma coisa é o preço do kw que é o que a EDP lhe anunciou com essa carta, e outra coisa é a Tarifa de Acesso à Rede que é implementada pela ERSE e se aplica a TODAS as comercializadoras. Agradeça ao Governo o aumento da Taxa.

  7. Pedro Taveira says:

    As pessoas também estão a ganhar cada vez mais, não vejo qual é o problema.

  8. DFS says:

    o que se paga é a soma das taxas de acesso às redes e a eletricidade propriamente dita que inclui o lucro do comercializador.
    Como a componente da eletricidade está muito baixa, e há produtores a receber taxa fixa muito acima, a diferença tem de ser paga por todos os consumidores através da taxa de acesso às redes.
    Se até agora a taxa de acesso era de cerca de 3,5 cêntimos, vai passar em junho para cerca de 7 cêntimos. Quem estiver no mercado indexado vai sofrer todo esse impacto, contudo estava a pagar a eletricidade muito baixa. Os outros vai depender do comercializador. Como a eletricidade é baixa, o comercializador que estava a ganhar muito, pode acomudar a totalidade ou parte deste aumento.
    Quanto à EDP sem certeza, creio que eles estão apenas a falar da compenente de energia e que não inclui as taxas. Se for assim, vão acomudar parte do aumento, mas não a totalidade, pelo que a fatura vai aumentar. A confirmar-se, considero enganadora a informação da EDP, não é que mintam, mas não estão a ser corretos.
    Certezas só em junho, aí é que é uma boa altura para reavaliar o fornecedor que temos, e eventualmente mudar.

    • Rui says:

      A EDP fez isso quando a taxa de acesso passou de 1.2 para os atuais 3.65, reduzido o valor kwh em 1 cêntimo mas no final pagavas mais 1 e tal…
      Concordo em ser uma jogada enganadora e é ridículo a existência desse tipo de contratos quando sabemos que parte deles nem estão a usar renováveis mas sim gás natural para produção e é quem mais produz…

  9. Nuno+José+Almeida says:

    Convinha explicar que a TAR que é o pagamento pelo transporte da energia, estava abaixo do preço de custo, subsidiada pelo Estado devido ao preço da energia estar muito alto. Como o mesmo tem baixado, termina a subsidiação.

    • Rui says:

      Isso não é totalmente verdade, a TAR foi calculada assumindo um preço médio da energia, cerca de 88Mwh e a realidade foi 42Mhw, o problema é que tens empresas e particulares com paneis solares a receber a 102 euros megawatt, mesmo quando o preço esteve negativo essa malta recebe a 102 e isso é pago pela TAR, o que acha ridículo é que nem tudo isso é energia renováveis, alguns é com geração a gás natural…

  10. Yamahia says:

    Agora é vai tudo investir em painéis solares para as varandas.
    Áhhh espera tb vai ter q se pagar a taxa de acesso às redes. Melhor estar quieto.

    • Medina says:

      Não é bem assim, o que produzires não pagas taxas de acesso as redes pois não consumiste da rede. As únicas taxas de acesso às redes que pagas, com ou sem consumo, são as que são incluídas no valor diário da potência contratada.
      Os Painéis compensam, principalmente agora com preços muito baixos.

  11. falcaobranco says:

    As pessoas tendem a confundir a baixa do valor da electricidade com os valores de acesso ás redes…são coisas diferentes.

  12. António says:

    Estes custos de acesso à rede sao de rigor duvidoso e mal explicados. Quem sao o beneficiários? Os cabos de acesso aos edifícios duram uma vida, ao contrário dos cabos de telecomunicações onde não se discriminam custos de acesso à rede.
    Os custos de produção de energia em 2024 (Omie) tem caído marginalmente para zero. Apesar disso o seu impacto na fatura não tem compensado os restantes custos da fatura. A economia desta indústria parece estranha e mal explicada.

  13. Ze says:

    Meterem aqui um post a explicar melhor estas coisas da electricidade para saber qual fornecedor escolher era de valor em vez de post inúteis do que o Musk fez ontem.

  14. Alberto Silva says:

    Hoje aparece fornecedores a prometerem tudo e mais alguma coisa para angariar clientes, depois passado algum tempo carrega, carrega.

  15. Pedro António says:

    É escandaloso, por tudo e por nada colocam taxas e mais taxas nos serviços. É só impostos! E o país tão pobre! Precisamos de um novo Salazar, é isso?

    • Nuno+José+Almeida says:

      No tempo que era tudo EDP o preço da energia estava tudo incluído. Com a liberalização do mercado, foi dividido em duas componentes, energia+TAR. A TAR é o custo do transporte e estava abaixo de preço de custo a ser suportado pelos impostos.

  16. manuel pereira says:

    tenho estado aqui a ler isto tudo e chego a conclusão que todos estão cheios de razão , mas no meio de isto tudo existem outros fatores que nos passam ao lado e esses sim é que deviam ser aqui expostos para nos explicar qual a verdadeira razão que leva a um brutal aumento de seja do que for que é sobre um bem próprio para o país e o qual meia dúzia de fulanos enchem os bolsos . Que é o caso da passagem das linhas o aluguer dos terrenos que pagam para colocarem os postes de alta e média tensão os tão falados painéis solares porque senão reparem se uma pessoa tem uma casa num sítio onde tenha que passar uma estrada e a pessoa não aceitar o que eles pensam em dar recorrem ao estado para a propriedade ser DESPROPRIADA porque é para um bem público os postes que são colocados em propriedades muitas das vezes em terras que nem para cultivo servem estão a pagar fortunas de renda que é também o caso dos terrenos onde estão colocados os painéis muitas das vezes em terrenos de cultivo e arvorados com arvores que nos fazem tanta falta para o ambiente isso aí já não é um bem público nem um prejuízo para o país . Por isso não se queixem com os aumentos queixem se é em mudar o sistema e OBRIGALOS a fazerem mais transparência e informação sobre o que realmente nos leva a pagar tanto ou seja não andarmos a pagar e enganados com o sistema .

    • Yamahia says:

      Tens razão sobretudo naquela parte das árvores que nos fazem falta e pela falta de respeito para com os habitantes mais frágeis de certas aldeias onde só falta colocarem-lhes os postes com os cabos de alta tensão no meio do quarto de dormir.

  17. Faiscas says:

    Pois pode…. Com contadores remotos a fatura será o que eles querem…. Tenho tudo que lá passa apontado ao kw… Se me roubam espeto um pé de cabra mesmo no meio…

  18. Razor says:

    Nao votaram no novo governo? Agora mamam com eles

  19. X says:

    Quem tem dinheiro deve pagar, quem não tem dinheiro não paga simples, tem prioridade uma boa alimentação depois logo se vê se sobra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.