Quantcast
PplWare Mobile

Assange vê Google e Facebook como armas de espionagem

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pedro A. says:

    Eu tenho menos de 10 fotos publicadas na net 🙂

    • Sergio says:

      10 fotos publicadas por ti, mas centenas com a tua cara publicada por outros. Não só no facebook, mas em muitos outros sitios. Pelo menos é o que defende um estudo publicado no ano passado. ok, centenas estou a exagerar 🙂

      • Vítor M. says:

        Pois, a questão passa mesmo por aí. Nós deixamos de controlar a nossa exposição a partir do momento em que aparecemos na Internet pela primeira vez.

        Pode ser pela nossa mão, por uma casualidade, do momento em que nos fotografaram ou filmaram, pode ser num evento público ou numa festa de amigos… depois deixamos de controlar e muitas vezes nem sabemos que a nossa foto está exposta num dos milhões de serviços por essa internet fora.

        • ChumChum says:

          Mas sera que o numero das fotos e relevante ou o conteudo e que e? Sera que o que conta e estarmos la presentes ou o que la fazemos?

          A meu ver a o perigo nao esta nas quantidades mas sim nos conteudos.. podes ir todos os dias ao facebook e postar um monte de coisas sem te expor, isto claro se soberes te expor em publico. O que me pucha para uma nova questao… Nao sera falta de saber estar em publico que torna as redes sociais uma arma letal?

  2. Carlos André says:

    Eu tenho apenas 1 foto publicada no meu facebook, já tive mais de 10 no tempo em que usava o hi5.
    Não sei que tipo de riscos se corre, e ultimamente tenho pensado em activar uma conta no google +.

  3. Pedro Domingues says:

    No dia em que os US deixarem de ser os US, a Europa deixar de ser a Europa e a China deixar de ser a China, estes problemas acabam.

  4. Arcadiy Kulchinskiy says:

    ahah gostei da piada na pergunta.

  5. Internauta says:

    Desde que comecei a receber mensagens no meu email do facebook de que as minhas fotos ou o meu perfil foram vistos por fulano ou cicrano, a partir deixei de ir ao facebook!

  6. Ruaben says:

    isso de o facebook e a google serem armas de espionagem já não tinha cido discutido antes? anyway, as tais 10 fotos, são connosco nas fotos ou colocadas por nós?
    eu tenho cuidado com as coisas que ponho na internet, mas…
    quem não deve, não teme, é só ter cuidado onde carreguas

  7. eu says:

    Big Brother is watching you!

  8. pixar says:

    Não é por colocar 10 fotos na Internet que a nossa privacidade fica comprometida. O problema é quando as pessoas publicam toda a sua vida na Internet, em especial nas redes sociais.
    Pessoalmente não vejo necessidade nas redes, embora reconheça algumas (poucas) virtudes. Em vez de passar 3 horas diárias numa rede a expor a minha vida, prefiro passá-las com os meus filhos. Não tenho qualquer dúvida que será muito mais proveitoso…

  9. Marco Fontes says:

    Correndo o risco de ser internado compulsivamente num instituição para doentes mentais, mas esta ideia de “Big Brother” via Facebook e Google já me tinha cruzado o pensamento!

    • lmx says:

      normal que isso tenha acontecido…so prova que estas de juizo perfeito!! 😉
      concerteza que as empresas que detém informação são obrigadas a da-la para consulta ao governo desse pais, é assim em todo lado e a google por exemplo esta constantemente a fazelo, não porque quer , mas porque é obrigada, o mesmo se passa com o facebook…

      eu se fosse de uma agencia de espionagem, e quisesse saber dados sobre um fulano, em qualquer lado, imaginemos por exemplo portugal, concerteza que os pedia a google e ao facebook, ficava logo com as fotos do artista, mui provavelmente zona onde vive, amigos…etc.

      Seria mais facil mais tarde, avançar em alguma operação….
      Os dados estão online, são gratis, é o ponto de partida para todo o tipo de coisas, imagina que em portugal seja igual, ja foram pedidos dados as operadoras por exemplo sobre determinados incidentes…é a mesma coisa!!

      No entanto aqui mais grave….um Pais estrangeiro, fica com os dados de um cidadão, imaginemos Português, sem passar cavaco a quem quer que seja!!

      cmps

      • David says:

        okay. tu ias pedir à google e ao facebook. agora poe-te no papel de dono do gg e do fb. dávas a informação? ias correr o risco dos utilizadores da rede fb o google começarem a sair?

        • JJ says:

          Tu deixas-te de usar o telemóvel, depois de ouvires falar das escutas telefónicas? Certamente não. Os operadores, certamente não ficam satisfeitos quando tem de permitir escutas.

          Aqui é a mesma coisa, o governo/tribunal diz que o Google ou Facebook tem de dar determinada informação, eles tem de o fazer.

        • Nelson says:

          És assim tão anjinho?

        • lmx says:

          Não é uma questão de Dono!!!
          O interesse nacional esta sempre acima de tudo!!
          Se por exemplo a alguém da Google se recusa-se concerteza iria preso!!
          Não estas a perceber a coisa…!!

          Tu quando registas uma empresa…ficas como responsavel, mas a Empresa é do estado, embora os activos sejam teus!!
          Podes terminar actividade, despedir funcionarios(supostamente de acordo com a lei), etc, mas tens que cumprir as regras do Pais onde montas-te a empresa!!

          As maioria das pessoas não querem saber se os seus dados são dados a entidades, ou não!!
          Isso fica bem patente pela existencia e pelo enorme sucesso das redes sociais!!
          As pessoas também não querem saber!!

          cmps

  10. Bruno M. says:

    Heh.. pode ser possível mas cá tenho as minhas dúvidas! Todos querem “vender” os seus serviços e principalmente, todos queres ver os seus serviços a serem usados.

    Teorias da conspiração? Nahh!!

    • pfbatista says:

      Bruno… é mesmo verdade, acredita nisso…

      Neste artigo fala-se do Google e Facebook, mas podia-se facilmente falar doutros gigantes, Microsoft, apple, etc.

      Todos recolhem dados, todos os armazenam, todos os tratam da forma que querem… cabe a nós disponibilizarmos ou não e estarmos conscientes ou não…

      …podemos sempre fechar os olhos e não acreditar nisso, é um direito nosso também 😀

    • lmx says:

      Porque é que achas que a Alemanha entre outros paises estão a desenvolver um SO proprio…salvo erro é a Siemens e outra empresa que encabeça a lista de desenvolvimento???

      Usar um SO produzido por outro pais, é um perigo, porque esse outro País vai pedir a M$ info de como entrar no sistema…e isso é mau, como deves calcular!!

      Quem se lembra ha uns anos de um caso que foi muito falado…o consorcio europeu da airBus tinha gasto uma pipa de massa em investigação, para desenvolver uma tecnologia para Aviõs ultimo grito!!…Quando foram a dar por ela a mesma, exactamente a mesma surgiu nos boings americanos….lol 🙂

      A AirBus começou a investigar o caso e apercebeu-se que foi através de um satélite alugado(pelos EUA) que a info saiu…

      Já deves ter percebido também que a Europa de ha uns 10 anos para cá lança satélites como se fossem tremoços a quase lol.
      É que antes usavamos os dos EUA, e os trabalhos de pesquisa europeus apareciam concretizados nos estados unidos que depois nos vendiam os productos lol 🙂

      cmps

  11. Jorge Rodrigues says:

    tenho google + com uma foto para o perfil…
    mas há que ter sempre muita atenção e cuidados na WEB … é um pau de dois bicos.

  12. djx says:

    Eu, acho que só tenho 1.

  13. Valente says:

    Só sei dizer que actualmente em 2 e.mails da Google que possuo, para fazer compras de aplicações no Play Store (ex.Market) as minhas contas têm que ser reactivadas. Para isso a Google pretende que lhe envie cópias bem legíveis da carta de condução ou passaporte e duma factura oficial ou um extracto duma conta bancária para comprovar a minha morada. Teria que ser o extracto no meu caso.
    Nas compras que fiz antes nunca foi preciso nada disto.
    E como não pretendo fornecer assim os meus dados pessoais nunca mais compro nada no Play Store!!!

    • lmx says:

      acho que fazes muito bem 😉

      cmps

      • lmx says:

        Eu ja recebi email supostamente do hotmail(uma conta antiga…antiga mesmo lol) a me pedirem username e password dos mesmos…fartei me de rir lol

        cmps

    • Janus says:

      Acho que tens um virus a tentar sacar-te informação.
      A Google não faz isso para reactivar contas…
      Um bom scan resolve o teu problema.
      Ah! Também uso o Play Store e nunca tive qualquer problema.

      • Valente says:

        E usas sempre o mesmo cartão de crédito, o real não é? Eu não nunca uso o real, a cada compra uso um cartão diferente virtual MBNET válido só para uma compra e por um mês. Assim a google tem lá montes de numeros de cartões de crédito meus já desactivados.
        Por outro lado já dei duas moradas diferentes.
        Daí eu pensar haver aí alguma desconfiança.
        E quanto a antivírus, podes estar descansado, estou bem servido. Um pago anualmente, não gratuíto.
        .
        “A Google não faz isso para reactivar contas…” ehehe

  14. JustSomeone says:

    Menos de 10 fotos na net?
    Ya 1… linkedin.
    Porquê, há quem tenha 10+ ? Excepto 99% do pessoal que está no facebook

  15. Silva says:

    Mas isso que julian diz não é novidade nenhuma, quando se vê já noticias de marcas de carros que esperam para 2020 terem carros automaticos a controlar as infraçoes nas estradas, com ligaçoes a policia, próprios carros com robôs que efectuaram as abordagens aos condutores, e isso não sou eu que digo, são as próprias marcas que noticiaram isso. Quanto mais tempo passa, mais me recordo dos filmes tipo Eu Robô,Extreminadores, E muitos outros onde a tecnologia se vira contra os Humanos.

  16. António says:

    Tenho bem mais… Ando desconfiado que sou vaidoso! Qualquer dia aparece aí um a dizer que lhe roubei a identidade!

  17. Eu não tenho facebook! 😀

  18. valente99 says:

    O que o homem diz, não é totalmente falso. Muita gente com perfil no facebook(e refiro o facebook porque é o mais badalado neste momento) publica e escreve tudo o que lhes vem a cabeça, apesar de terem esse direito de liberdade de expressão,as vezes não medem o que escrevem, porque pensamos que vivemos numa democracia, pois fiquem sabendo (para quem não sabe) que as empresas (quem diz empresas diz outras entidades)antes de contratarem alguém, vão ao facebook tirar a primeira impressão do candidato, agora imaginem que esse candidato fez um comentário contra determinado partido politico, ou mesmo contra o governo, agora imaginem que essa empresa partilha os ideais políticos desse mesmo partido, bem já sabem o que acontece, muito dificilmente arranjas emprego. Atenção ao que escrevem, podem pensar que não mas eles andam aí…

  19. Atenção says:

    O Chrome e o Google search são ferramentas poderosas que guardam todos os sites visitados pelos utilizadores!

    Se utilizam o Google e têm uma conta activa no Google então todas as vossas pesquisas ficam registadas no HISTÓRICO DE PESQUISAS da Google!!!

    Se quiserem desactivar o trace que a Google faz a cada utilizador têm que visitar o https://history.google.com e DESACTIVAR O VOSSO HISTORICO!!!

    Isto a nível mundial é ESPIONAGEM AO MAIS ALTO NÍVEL E A MAIOR PARTE DAS PESSOAS NÃO SABE ISTO!!!!

    Seria do interesse mundial a divulgação em detalhe desta informação!!!!

    • Valente says:

      Ora, isto é só o histórico e não adianta grande coisa desactivá-lo para não ser visto.
      As coisas mal são enviadas são automáticamente selecionadas e colocadas em caixas (bases de dados).
      Um tema que fala em guerra vai para uma, um que fala em terrorismo, vai para outra e assim sucessivamente.
      Assim é mais fácil analizar cada tema separado e ver quem o enviou.
      Isto está mais sofisticado do que se pensa.

      • Paulo Teixeira says:

        Essa informação que tu falas que é histórico e não é grande coisa desativar, a curto prazo pode não servir de nada mas ao fim de 2 ou 3 anos pode servir para muita coisa!! Depois de realizares uma estatística dá para perceber muita coisa sobre cada usuário! Percebeste ou queres que explique melhor? ( Isto se realmente alguém tem acesso a essa informação para fins de algum estudo) mas que dá para coisas interessantes dá!!

  20. António says:

    Tenho 2 fotos 😀

  21. Mão do Capeta says:

    Eu como sempre o 1º a comentar, Nem uma foto nem sequer a identidade que é falsa, nem o provedor de Internet a tem pois lido com documentos de outros, agarrem-me se puderem

  22. H. Freitas says:

    O que este senhor diz faz todo o sentido.

    Imaginem a arma de espionagem perfeita… como seria?

    Na minha perspetiva, essa arma já foi criada. São as redes sociais e outros serviços da Internet.

    Porquê? Porque as próprias entidades de espionagem já não precisam de espionar. As pessoas por elas próprias é que lhes fornecem toda a informação, ao disponibilizá-la online. O que gostam, o que não gostam, o que fazem, onde estão, com quem estão, muito mais do que se possa imaginar.

    Ok, admito que nem toda a gente é assim tão importante, provavelmente ninguém quer saber do que partilho online, sou apenas mais um de um rebanho, mas esse poder está nas mãos deles a partir do momento em que faço uso de um serviço como o Facebook.

    E isto não tem só a ver com as fotos pessoais, uma vez que muitos sites e serviços adoptam a integração com Facebook, G+, etc, a informação recolhida vai além disso, se andarem a navegar na net na mesma sessão do browser que está ligada ao Facebook, todos os sites podem identificar o utilizador e o próprio Facebook sabe em que sites andaram. E sempre que vão ver uma foto de alguém ou têm uma conversa, acham mesmo que isso é um gesto privado? Fica tudo registado nos servidores, em que perfis entraram, que fotos viram, etc… a que horas costumam fazer login no facebook, quanto tempo costumam lá ficar e a partir daí inferir mais e mais coisas.

    O derradeiro passo para a concepção dessa arma de espionagem foi dado com os dispositivos mobile. Além de saberem tudo sobre todos, agora é-lhes possível rastrear em tempo real a localização de uma pessoa. Lembrem-se, tudo isto sem sequer precisarem mexer um dedo, são as próprias pessoas que dão a informação toda.

    Vejam lá isto e tirem as vossas conclusões:

    http://newtech.aurum3.com/Social-Media/facebook-mark-zuckerberg-called-facebook-users-dumb-fucks/

  23. mushotoku says:

    lool Esta é polémica. Nesta não vejo ninguém do ppl a comentar. 😉

  24. David says:

    okay, vamos assumir que conseguem “interceptar as comunicações de nações inteiras”; e depois? será que também a conseguem interpretar e analisar à velocidade que é criada???

    mas para mim a grande questão é: qual o problema do google e do facebook estarem a desenvolver projetos para a agência de inteligência americana? afinal a CIA trabalha para a segurança das pessoas, é nisso que quero acreditar.

    • Telmo says:

      A CIA trabalha para a seguranca das pessoas?! Só se for para os mafiosos americanos que andam sempre a conspirar. Na America Latina fizeram o que quiseram e nng se revoltou (Panama, Ecuador, etc) No Medio Oriente é o que sabemos (Arabia Saudita, Iraque, Afeganistao) e tudo isso para a seguranca… Abre os olhos. A CIA esteve envolvida nos “ataques” do 11 de Setembro e fez acreditar ao mundo que foi obra de meia duzia de árabes.

    • David says:

      David, a mesma CIA que mata cidadãos em todo o mundo, que vende droga e serviços a cartéis da droga, que mata cidadãos americanos, que derruba e assassina Presidentes da América do Sul? Tu acreditas mesmo na probabilidade de 4 Presidentes de Estado de países da América do Sul ficarem todos doentes e com cancro num período de tempo inferior a 2 anos? Qual a probabilidade disto acontecer? Dizer que a CIA trabalha para a segurança das pessoas é não perceber ou não querer perceber o que se passa no mundo.

    • Nelson says:

      Outro anjinho!

  25. Powerverde says:

    “Quem tem menos de 10 fotografias suas publicadas na Internet?”
    Eu não tenho de certeza pois todas as que tenho no facebook pelos vistos agora pertencem ao site…

  26. Gonçalves says:

    A verdade é que os dados ficam alojados em território dos Estados Unidos. Daí a serem usados como forma de espionagem é uma questão de vontade (da parte deles), e não vou ser eu ou qualquer um de vocês que vai saber se isso realmente aconteceu (ou acontece… porque não?).

  27. ScanneR says:

    E que dizer do Wikileaks que pega na informação que lhe apetece e divulga segundo os seus próprios critérios?
    Só porque está, para já, a espionar quem toda a gente gosta que seja espionado, não deixa de ser espionagem.

    • lmx says:

      sim é verdade, mas essa espionagem é feita ao serviço de todos nós, ou seja é uma boa espionagem…eles so trazem ao de cima as coisas ruins e mosntram-nas as pessoas…isso é bom, porque se não fosse isso não sabiamos patavina do que os malandros andam a tramar!!

      cmps

  28. Nelson says:

    Aquilo que eu sei é o seguinte: neste momento estou a trabalhar como web designer no desenvolvimento de uma webApp que fornece ‘conselhos’ de como tratar a informação da sua página de facebbok, google+, site da empresa, twitter feed, etc para poder atingir melhor os objectivos numa dada campanha de marketing online. Esses ‘conselhos’ são obtidos através de algoritmos de Inteligência Artificial, fuzzy logic e outras (não é a minha parte, eu faço design de interfaces apenas).
    A pessoa que trata da parte da ‘matemática’ não é nenhum ‘puto novo’, é uma pessoa bem madura que passou um ano e meio na Google. Publicar fotos no facebook pode ou não ser relevante, mas segundo ele o que pode ser assustador é se as pessoas começarem a ter noção do que é feite com TODOS os dados que a Google/Facebook recolhem sobre nós. Cada vez que postamos algo no facebook existem várias ‘métricas’ que são medidas pelos algoritmos deles. Só apartir de um post consegue-se saber o grau de influencia de uma pessoa, se é um lider, que tipo de pessoas o seguem e que tipo de pessoas segue, quais os seus interesses. Através do IP e das meta tags das fotos que publicamos…. todos os pedacinhos de informação são armazenados e posteriormente processados por algoritmos potentissimos que relacionam todos esses dados para chegar a conclusões. Isto caso do facebook. No caso do google, um utilizador que tenha um telefone android associado a uma g.mail (e nos EUA com o Google Now…) e utilize no PC ou Mac, como browser o Google Chrome e tenha activada a sua conta de g.mail… Posso dizer-vos que se alguém na Google vos quiser conhecer, ficará a saber coisas que nem os próprios se deram conta. Nada disto é segredo, tem é uma certa complexidade e a generalidade das pessoas não se dão ao trabalho de ‘ligarem os pontos’ e oficialmente isto é feito em função da publicidade, de forma a que a publicidade no facebook e noutros meio digitais seja o mais possível direccionada ao publico alvo. Mas não há mal nenhum nisso… se formos todos anjinhos!

  29. Nelson Zed says:

    Isto de saber tudo o que fazemos quando estamos ligados na net tem solução……usar TAILS, LIBERTÈ ou LIGHTWEIGHT PORTABLE SECURITY.

    Depois é que vamos começar a ser vigiados à séria, ou pelos menos eles vão tentar!!!!

  30. Chapolin says:

    Basta pensar um pouco, todos usamos facebook, serviços do google e temos até mesmo espaço grátis em serviços na nuvem.
    Mas é aí que fica a questão, grátis mesmo não é, tudo tem um custo, alguém tem que pagá-lo, e é aí que pagamos, com nossos dados. Simples assim, é triste e por vezes assustador saber que estão te vigiando. Mas é a verdade.

  31. Tiago says:

    Aqui fica um exemplo do que se tem estado a falar, vejam. https://www.youtube.com/watch_popup?v=HuJJFKmRYS0

  32. Liliana says:

    e qual é o problema de verem algumas das nossas fotos e saber os sites que visitámos? não vejo qual a vantagem de saber os dados e o fim para que é utilizado! um mundo cheio de milhões de pessoas e vão-se importar com o zezinho da esquina? a não ser que ele seja um senhor ou então que precisem de dados para a publicidade e ganhar dinheiro com isso! se fossems a seguir a logica da espionagem então diria Não uses a Net!

  33. Filipe YaBa Polido says:

    Devo ter bem mais que 10, mas de trabalhos, paisagens, etc…
    E quando possível, SEM informação EXIF. Este sim, o verdadeiro perigo.
    Com a minha cara ou de familiares, chegam os dedos de uma mão, e mesmo assim, repetidas.

  34. São todos passarinhos says:

    Os que julgam que a Google o Facebook e afins são todos bonzinhos e não se importam com os dados dos utilizadores.

    Tenham a certeza de uma coisa tudo o que fazem, dizem, visitam fica gravado e é com essa informação e a capacidade de efectuar o trace de habitos de milhões de pessoas em todo o mundo que eles fazem biliões por ano.

    Ou acham que a publicidade direccionada é o que? Aconteceu por acaso?

    É apenas a ponta do iceberg!!!

    Depois vem o Assange e assunto fica mais sério… e o homem alerta e são todos passarinhos e andorinhas a voar em Portugal e pelo mundo fora.

    Porque podem ter a certeza de uma coisa que eles sabem mais de vocês todos do que vocês próprios sabem acerca de vocês mesmos.

    E quem não quiser saber acerca deste assunto mais tarde não se arrependa!…

  35. Filipe Melo says:

    Acham mesmo que é preciso a internet para nos controlarem ? A partir do momento em que disponibilizamos um nib, um numero de contribuinte e outros dados podem nos controlar á vontade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.