PplWare Mobile

As 8 novas perturbações provocadas pelo uso da tecnologia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. DC says:

    Toque fantasma – guilty!

    Outra coisa que faço com muita frequência (e que é um comportamento irritante), e que acaba por estar relacionado com o “Efeito Google”, é aquela mania de quando há qualquer dúvida ou discussão à mesa do café sobre um assunto qualquer sacar logo do smartphone para ver quem tem razão.

    • Marisa Pinto says:

      ehehe same here! São comportamentos de evolução ou será que estamos mesmo a tornar-nos dependentes da tecnologia que, supostamente foi feita para nos servir?

      Comparando por exemplo os telemóveis. Na era dos Nokia clássicos, usávamos o tlm apenas para o essencial/útil, telefonemas, mensagens, e alguns jogos. Actualmente temos quase a nossa vida toda no tlm.. é um objecto essencial, mas também faz com que andemos sempre agarrados a ele…

      • Carlos says:

        Sim a maioria é assim…
        Deve ser por causa disso que eu sou divergente.
        Ou é por ter 47 anos, e pensar sempre… se eu precisar disto e não tiver o Google, então preciso de saber sem google. O meu cérebro não é o telemóvel.

      • X says:

        Tal como disseste na era dos nokias usávamos o telemóvel apenas para o essencial.
        Porque é que hoje em dia não podemos fazer o mesmo?
        Porque razão consideras o telemóvel um objecto essencial na nossa vida se ainda há meia dúzia de anos não o era? (ok as coisas evoluíram, mas e o bom senso?)

        Uma pessoa ir a um café com amigos e a maioria do grupo estar agarrada ao telémovel em vez de socializar é das coisas que mais me irrita.

        na minha opinião a resposta para este “vício” todo é o facebook e outras redes sociais. É dos facebooks que as pessoas estão dependestes e não tanto dos telemóveis.

        A maioria das pessoas a primeira coisa que faz quando vai à net seja no pc ou no telemóvel é ir ver os likes e as fofocas.

        Acabem com o facebook durante um mês e aí é que vão ver perturbações a sério nas pessoas.

    • Sergio J says:

      mas antigamente teimava-mos, teimava-mos. Agora 5 segundos depois já estamos a teimar sobre outra coisa qq, pq a dúvida foi desfeita. Ou os mais teimosos arranjam outro argumento qq 😀

      • Ferny Vizinho says:

        Concordo absolutamente com a ideia. Agora as discussões terminam mais rapidamente.
        Mas aparte isso, posso dizer-lhe que teimavamos não leva (-)? Daqui a 5 segundos estaremos a “teimar” sobre outra coisa?

    • Paulo says:

      E seria preferível se engalfinhar numa discussão tola que não leva a lugar nenhum? Pelo menos nesse ponto acredito que foi melhor.

    • jose says:

      A mesma coisa aqui. Toque fantasma, as vezes penso que o tlm ta a vibrar e quando pego nele nao tem nada, nem notificação nem chamada (e fico a pensar que tou a ficar paranoico)

      efeito google é como disseste, tamos a discutir alguma coisa entre amigos ou familiares, saca do tlm e ver quem tem razão.

    • DC says:

      Ainda a propósito dos Nokia clássicos, ainda havia outra coisa que se fazia: era pegar no telemóvel e comparar resultados no snake =D

      Quanto a esta questão das “discussões” no café, teoricamente sim, é bom acabar com as teimas, mas muitas vezes tem o efeito contrário e a outra pessoa amua porque “lá está ele a teimar”, “desconfiado” e “tem sempre que ir confirmar!” xD arranja-se sempre com o que teimar.

  2. FOAD says:

    Não tenho nenhuma dessas perturbações, até porque não estou nas redes sociais, mas confesso que preciso de ajuda. Tenho Pplwarefilia.

  3. dedro seca says:

    Só um reparo.

    No paragrafo do “Dependência em Jogos Online”, mesmo antes da foto da criança a jogar.
    “…Lei Cinderela que limita o acesso aos jogos entre a meia noute e as 6h da manhã…”

    Está escrito, meia noute. Não deveria ser meia-noite?

  4. rmcrys says:

    ha ha eu padeço de um par delas, mas nada de extremo.

    Eu por exemplo sou daqueles que estando só adoro ter internet por perto, para manter me activo. Mas estando com amigos detesto estar com o telemóvel e detesto estar no café com pessoas dependentes do telemóvel. nos adolescentes ainda se perdoa, mas # adultos…

  5. Sergio J says:

    eu viciei-me a ler via telemóvel.

  6. K says:

    “Um estudo realizado em 2010, na Coreia do Norte, demonstra que cerca de 18% dos jovens entre os 9 – 39 anos sofrem de dependência de jogos online.”

    Não queriam dizer antes Coreia do Sul? Não me parece que na Coreia do Norte nem sequer 18% dos jovens entre essas idades tenham acesso a um computador/consola.

  7. roberto says:

    Ultima, tenho GOOGZAIMER

  8. tiago says:

    Uma pessoa depender da básica tecnologia tipo… telemovel, porque antes só fixos… maquina de lavar roupa, pk antes era no tanque e no rio… e por aí adiante… não percebo como as pessoas passam horas e horas nas redes sociais tipo face… passarem horas e horas nisso quando o melhor ainda é uma mesa redonda cheia de amigos… 😉

    Jogos não falo porque quem jogou spectrum… jogos são jogos! lol

    • Marisa Pinto says:

      Acho que a questão das redes sociais também se deve um pouco ao facto de, actualmente, muita gente necessitar delas para trabalho como as páginas, informação, divulgação, etc, e sabemos que redes como o Facebook são excelentes canais de divulgação que podem promover empresas e fomentar os negócios.

  9. Dc says:

    Síndrome do toque fantasma – ✔
    Não tenho facebook
    Dependencia de jogos online – já tive
    Nomophobia – tnh um pouco
    Dependência da Internet – ✔
    Cybercondria – as vezes vou pesquisar
    O Efeito Google – ✔

  10. Blasterjack says:

    Síndrome do toque fantasma – Já me aconteceu quando anda com o telemovel com vibraçao
    Depressão devida ao Facebook – Motivo: Falta de SEXO SOLUÇÂO: Continuem no face muahahahah
    Dependência em Jogos Online – O meu irmao mais novo tem isto, acaba um tem de arranjar outro.
    Cybercondria – Hipocondria Digital – Descobri que podia ter hipotiroidismo e os testes estavam mesmo no limiar, portanto é só saberem o que estam a pesquisar que sabem o que têm.
    O Efeito Google – True Story, posso ler artigos sientificos, perceber como funciona o LUX (por ex.) passados 30min quero explicar alguem e ja nao me lembro

  11. says:

    Blasterjack leva a pontuação máxima. É o primeiro que vejo escrever um erro ortográfico e reconhcê-lo.
    Parabéns…

  12. Jel says:

    Faltam duas: Cervicalgias e lombalgias

  13. Ricardo says:

    Falta a dependência a tomada eletrica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.