PplWare Mobile

As 6 questões que surgiram após o evento da Apple

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hélder Ferreira


  1. André Oliveira says:

    “O resultado dessa mudança sem um aviso prévio aos programadores, será que milhares de aplicações ficarão desproporcionais e com bugs, até que a Apple disponibilize as ferramentas necessárias para actualizar as aplicações.”

    A Apple na apresentação disse que as aplicações antigas funcionariam igualmente bem, ficando centradas… O artigo está incorrecto nesta parte.

    • Sim, ficam centradas, com barras pretas em cima e em baixo, por causa da altura ser quase 200px de diferença para a resolução do 4S.

      Uma vez que a largura é a mesma, as aplicações não esticam.

      Mais logo trato de corrigir o erro, obrigado.

      • eduardo says:

        Mais ainda! Na conferência de programadores da Apple (WWDC) em Junho, houve muita gente que saiu das palestras com a noção de que a Apple tinha assegurada uma solução para uma alteração das proporções, caso acontecesse!

      • Carlos says:

        “ficam centradas, com barras pretas em cima e em baixo”

        Desgraçado do gajo que mostrasse uma coisa dessas ao Steve Jobs.

        No mínimo levava com o iPhone na tola.

        • eduardo says:

          tanta baboseira, tanta azia! no ipad há o mesmo comportamento com as aplicações do iphone que não foram adaptadas.
          Talvez prefiras as aplicações do Android com os bugs devido aos ecrãs!

  2. João says:

    Porque é que a Apple está interessada no siri??

    Licença Apple:

    “Ao utilizar as funcionalidades Siri ou Ditar, o Utilizador aceita e autoriza que a Apple, as suas subsidiárias e os seus agentes transmitam, recolham, mantenha, processem e utilizem estas informações, incluindo o conteúdo vocal gravado e os Dados do Utilizador, para fornecer e melhorar o Siri, a funcionalidade Ditar e outros produtos e serviços da Apple.”

    Vamos voltar à ditadura ou quê?! :0

    Cumps!!!

    • Madiba says:

      Alarmismos de lado. Quer se goste ou não há muitos indícios que nos vão mostrando que cada vez mais andamos a ser controlados. Se não somos pela via da forca somos pela adoção da tecnologia e com ela podem por no topo os sites de voyeurismo aos quais chamam redes sociais.
      O Google e ate o ISP de cada um poderia compilar um ficheiro, ao estilo Fascismo/comunismo, e mostrar o que cada vale. Nao será necessário de forma alguma enviar um expia ou usar membros da família, como no tempo dos nossos pais ou avós, para mostrar o que pensamos.

  3. Marco Faria says:

    ERRATA:

    No primeiro paragrafo, embora esteja hilariante, está iPod MANO…

  4. eduardo says:

    1
    O NFC ainda está muito longe da utilidade apregoada, dado o número reduzido de lojas com essa tecnologia – na Europa e Estados Unidos! O NFC tem ou tinha até há pouco tempo alguns problemas de segurança bastante divulgados.
    A Apple apresentou uma tecnologia que permite ter algumas das funcionalidades sem que para isso seja necessário novos equipamentos nas lojas – Passbook!

    3
    Pergunta não faz sentido neste momento, pois este nem seria um evento para tal anúncio! Nem sequer há um calendário definido para o seu lançamento – antes deste evento já muita gente avisava que poderia não aparecer este ano!

    SIRI
    o comentário é estranho pois a Apple anunciou melhorias ao serviço e adição de mais países! Quanto à saída do Adam Cheyer; na Apple há uma grande rotação de pessoas. A provar isso está a quantidade enorme de outras empresas que foram fundadas por pessoas saídas da Apple. Por incrível que vos possa parecer a Apple é dos melhores sítios formativos para empreendedores!

    • Paulo says:

      Informa-te melhor sobre o NFC..
      Se fosse tão inseguro como dizes e cheio de bugs, bancos e outras empresas não usavam.. quando uma tecnologia que envolva dinheiro sai para o mercado, não pode estar cheia de bugs!

      Pesquisem sobre o NFC.. esta tecnologia já tem anos, mas só agora é que investiram nela, ao ponto de a usarem.. não falem a sorte a tentar proteger ou justificar a Apple.. Nos estados Unidos já fazes bastantes coisas com o NFC.. desde compras em lojas, andar de autocarro.. e já ouvi dizer que iam começar a aceitar para pagamento de multas!

      • Eduardo says:

        Meu caro, pesquisa pelos problemas! Foram bastante divulgados com o Android. O problema não está do lado dos bancos, mas do lado dos consumidores, pela segurança quanto à privacidade da informação que é disponibilizada pelo protocolo.
        Não sei se ouviste falar da polémica toda com os “novos” passaportes biométricos, que vêm com RFID que está na base do NFC!

        • Guilherme says:

          Concordo com a opinião do Eduardo.

          O NFC a nível de segurança pode ser realmente um brinde para quem “ganha” a vida a explorar vulnerabilidades de sistemas.

  5. Tavares says:

    Porque a Apple não incluiu o NFC no iPhone5..?? Simplesmente porque vai ser a “novidade” que vai “justificar” o lançamento do iPhone5S a meio do próximo ano!!

  6. RickPinto says:

    7. Onde está o ipad mini…

  7. eduardo says:

    A Apple nunca mistura anúncios do iPhone com o iPad!

  8. Carlos Ferreira says:

    1. Em relação ao NFC desculpem, mas é por o carro à frente dos bois. Os telemóveis que o trazem os utilizadores fazem o quê com isso? Vão a meia dúzia de lojas especificas para utilizar?

    Quando for um dado adquirido e generalizado, já saíram mais uns quantos telefones e a maior parte já trocou… Se alguma vez chegar a ser algo generalizado… 😛

  9. Serva says:

    Bom dia ,

    A resposta para todos os pontos mencionados no artigo revela uma estratégia errática de avanços e recuos , o caso da Apple TV é um dos pontos mais significativos na demonstração deste facto .

    O após Steve como já muita gente previa está a dar nisto , é oportuno dizer que o Mundo tecnológico está mais pobre , já o foi dito na hora em que o Steve partiu e agora é por demais evidente a perca da sua genialidade , mesmo considerando o mau feitio que tinha há que reconhecer a sua capacidade de a todos os níveis levar a empresa no caminho que pretendia e com um rigor por demais reconhecido .

    Cumprimentos

    Serva

    • Madiba says:

      Em resposta a estas e outras questões é demais evidente que aquilo que muitos, queriam fazer acreditar, estava errado.
      A Apple tem estratégia, claro que sim. A Apple continua no topo? Claro que sim e vai continuar por algum tempo.
      Agora será que a Apple vai continuar por muito mais tempo a dominar no seu ramo de negocio? Pessoalmente começo a pensar que o ate aqui muro resistente começa a ruir. Alguns poderão refutar mas a recente keynote (onde afinal não trouxe nada de novo) e as constantes fugas de informação provam que afinal alguma coisa mudou.
      A mudança na liderança obviamente tem a sua notoriedade. Cook e um bom patrão, de certeza, mas não é o homem que intervém na conceção de qualquer produto.
      A Apple vai por certo lançar algum dos produtos de que se fala mas talvez na tentativa de trazer algo de novo. Obviamente o colecionador irá comprar seja apelativo ou não.
      O que muitos não querem admitir é o facto de a Apple não esta longe de se tornar uma empresa como qualquer outra dentro do ramo ainda que com algumas diferenças.
      Quanto a saída de algum pessoal acho que o melhor e lerem o a biografia do Steve Jobs (ou ouvirem o audiobook). Ha um outro livro recomendável “Inside Apple”. Li metade do livro mas achei aquilo chato demais para continuar. A ideia principal e que o pessoal que esta na Apple procura meio de sair. Os que estão fora querem la entrar. Nao sei se com o desaparecimento do Steve Jobs alguma coisa mudou mas se o facto de um dos fundadores do projecto Siri se vai e porque de certeza que alguém la deve trabalhar algumas horas a mais (talvez ate sejam pagas e não pouco)

    • Eduardo says:

      Deves saber muito sobre a estratégia interna da Apple, para saber que há avanços e recuos na Apple TV!
      Achas que isso seria um produto anunciado agora com o iPhone? tem dó! Ninguém faz ideia quando e se aparece, até pode ser daqui a uns meses. Sabes há quantos anos se ouve falar dum televisor da Apple? há 3-4 anos, quase sempre a dizer que estava para breve.
      Ipad e iphone demoraram anos até a Apple considerar que podia ter um produto pronto para poder começar a comercializar.

    • Adérito Fonseca says:

      perda

      Cumprimentos
      Adérito

  10. Sergio says:

    Obviamente que era preferível sair com NFC que sem ele
    Eu acho que possa haver uma resposta obvia que é o passbook. Eu ainda não sei muito bem como ele funcionara mas conhecendo a Apple ela há tem acordos com muitas empresas logo torna a rede abrangente. E porque não NFC, bem a resposta é que o passbook será usado também nos restantes iPhones. Se utilizasse NFC ficaria restrito só 5 e a meia dúzia de outros equipamentos, assim alarga a todo o universo Apple.

    O siri poderá ter defeitos mas não vejo nos blogs de tecnologia a falar dele mal como é falado no artigo

    O mercado mp3 esta a morrer. Os players exclusivos para musica estão a acabar. Eles estão a tentar alargar a utilização. A questão dos relógios é uma questão de gadgets, uma coisa já a fugir para o nerd. É uma ideia engraçada mas não deixa de ser isso mesmo: um gadget

    O aspect ratio já aqui foi explicado

    A questão do adam cheyer é uma questão laboral. Nos temos que nos “preocupar” com os produtos não com a empresa

    Relativamente a Apple tv a ver vamos. Este não era o evento para isso. a ser apresentado merecerá o seu próprio evento. Não pode ser lançado (se o for) na sombra de outros produtos

    • Sergio says:

      Retiro o que divise sobre o passbook. Servira para outros fins que não pagamentos. As especulações que andam por aí induziram-me em erro.
      O NFC ainda anda pouco por aí, mas isso não quer dizer que não fosse importante o ter. Porque quando ele estiver em força os os utilizadores do iPhone 5 vão se sentir-se amputados
      Um iPhone tem uma vida útil de alguns anos logo haverá um mó
      Ento em que se tornara obsoleto
      Esta seria uma forma de a Apple ajudar a dar um empurrão ao NFC. se ele realmente fosse usado seria uma forma de aliciar outros iphone users a migrarem

  11. John Kain says:

    “iPod Mano” –> iPod Nano

  12. Ricardo says:

    mais um artigo de encher chouriço 😀

  13. 6ª porquê says:

    Divulgar só o formato 16:9 não chegava
    Tinha que divulgar também as 4″ e a resolução 1136 x 640

    Com mais a carcaça que já tinha sido “leaked” não sei o que sobrava como novidade para para o lançamento.

    Quanto ao “será que milhares de aplicações ficarão desproporcionais e com bugs ?”, a resposta é – não será. Foi explicado, no lançamento, que as app criadas para o ecrã 3,5″ iam ser apresentadas em formato “letter”, ou seja, a parte do ecrã excedente aparece a negro – até os developpers fazerem a adaptação das app ao novo formato de ecrã. Ao que se diz, com as ferramentas disponibilizadas, não é muito complicado.

  14. Sergio says:

    Aqui fica a minha pergunta: O que é que as pessoas estavam mais à espera?

    Até agora vejo a dizer que não trouxe nada de novo, mas se

    – display maior, sem comprometer demasiado ergonomia (a validar inloco)
    – bem mais leve
    – bem mais fino
    – novo chassis, elinando aquele medo de poder-se partir o vidro traseiro
    – maior autonomia
    – 4G para diferentes redes (nao sabemos exatamente quais, pois esta tecnologia infelizmente é demasiado heterogenea)
    – camara melhorada
    – mais ram como os haters tanto apontavam (mas como utilizador nunca notamos a falta dela, mas que pode ser o passo para um melhor multitasking)
    – IO6 (com mapas Apple, passbook e mais umas quantas novidades. Concordo que não há nenhum wow, mas são muitas melhorias)

    Afinal o que queriam mais? NFC? design completamente mudado? Que corresse Android?

    Gostava de ouvir dizer porque acham que não trouxe nada. É que este conversa é sempre a mesma desde o primeiro

    • Carlos says:

      “O que é que as pessoas estavam mais à espera?”

      Fácil.

      De qualquer coisa diferente.

      De, espera, qual é que é mesmo a palavra? Ah, é isso: Inovador.

      É que, assim, o iPhone não tem nada que o distinga dos outros.

      Ou vais dizer que é bom que as diferenças entre o iPhone o S3 e o Lumia 920 são que o iPhone é menor que todos eles e que é o único que não suporta o LTE europeu.

      Ou uma coisa simples: a uma pessoa que tenha 600 ou 700 euros, queira comprar um telemóvel de topo, porque lhe recomendarias o iPhone em vez do S3 ou do Lumia 920?

      • Sergio says:

        lá esta. esperava-se mais, mas não se sabe o quê. Eu cá acho que as pessoas estavam à espera de um aspecto diferente (eu tb o esperava). Mas isso é a parte menos importante, porque ele é extremamente bonito. Se tivesse aspecto a gadget oriental era uma coisa, mas não. É elegante, bonito, robusto, ergonómico. Só não é diferente (o Lumia também tem quase tudo isso. Apesar de achar o iphone mais bonito)

        porque iphone em vez dos outros: ergonomia, ecosistema, qualidade, estabilidade, garantias de actualizações durante muito tempo.

      • Jorge Vieira says:

        O problema é que as pessoas esperavam “algo diferente”. até podia ser um elefante a sair do rabo de alguém, mas faltou isso. ninguém sabe o quê, mas ficaram desiludidos.

        O iPhone tem MUITO que o distinga dos outros. A questão é que é preciso conhecer para saber disso.

        Em relação à última questão.. qualidade de construção, ecosistema, durabilidade, garantia de actualizações. a mim parecem bons pontos para recomendar o iPhone em relação aos outros

      • Nuno Salgado says:

        O iPhone é caro? Sim.
        O iPhone é mais caro que os restantes dispositivos da sua gama? Não
        O iPhone tem menos hardware do que alguns dispositivos da sua gama? Sim
        O iPhone suporta especificações europeias de 4G? Não
        O iPhone suporta NFC? Não

        Mas o qual é o valor real dessas questões inúteis? Zero.
        Para se entender o iPhone e a Apple é necessário perceber daquilo que já se pode considerar “história” informática. A Apple nunca foi de modas, mas antes cria (verbo criar) modas, eleva tendências, dita as regras que muitos depois seguem.
        A Apple nunca suportaria especificações de normas que neste momento são completamente inuteis para 99,8% dos utilizadores deste tipo de dispositivos – NFC e específicações 4G. Não tem interesse. É uma guerra que ainda ninguém ganhou, há muita tinta para ser escrita até que o mercado tenha realmente interesse em utilizar uma nova infraestrutura de redes móveis. Portanto, suportar por suportar, nunca foi, factualmente, o caminho seguido pela Apple em nenhum do seus produtos.

        O mesmo se aplica ao hardware. Não se constroem dispositivos de topo – no sentido lado da palavra onde reina a interligação de código com o hardware – atirando mais uns megas de memória ou de processador ou de pixeis ou de “whatever”… Essa é uma questão que muita gente não entende, até ao dia que utiliza um dispositivo Apple.

        Aqui fala um utilizador entusiaste de qualquer fenómeno tecnológico, desde o linux ao windows passando pelo macos, até à mais recente guerra móvel iOS/android/WP… Tenho sempre hardware disponível a correr qualquer um dos ambientes anteriores!
        Não há uns melhores que outros, eu adoro o android e as maravilhas que já fizeram com algumas máquinas…. mas, porque sou utilizador assiduo e aberto a qualquer tecnologia, não há, produtos que me satisfazem tanto quantos os produtos da Apple. Não há!

        E o valor real dos iPhones, iPads, iMacs, Macbooks é este… A sensação de satisfação! Que não é imposta, porque a mim ninguém me impõe nada… É sentida… Usa-se e sente-se…

        • Nuno Salgado says:

          “A Apple nunca suportaria especificações de normas que neste momento são completamente inuteis para 99,8% dos utilizadores deste tipo de dispositivos – NFC e específicações 4G. Não tem interesse. É uma guerra que ainda ninguém ganhou, há muita tinta para ser escrita até que o mercado tenha realmente interesse em utilizar uma nova infraestrutura de redes móveis.”

          O que eu pretendo dizer é que o 4G apesar da implementação apregoada, ainda está em fase embrionária ao nível do mercado – aqui e no resto da europa! Ainda há um longo caminho a percorrer pelas operadores até à maturidade da tecnologia, até à maturidade das migrações nas infra-estruturas de rede… E principalmente, ainda há um longo caminho a percorrer até à utilização efectiva – e não de marketing – de uma rede supostamente 4G…. E como é óbvio, a Apple percebe isso como ninguém…

  15. Pedro says:

    Olá,

    Assim de repente ocorrem-me 6 perguntas bem mais pertinentes para o público português:

    1- O novo iPhone 5 vai tirar pleno partido do 4G português?
    2- Para quando a Siri em português?
    3- A nova aplicação de Mapas é tão boa quanto a do Google ou os utilizadores iOS ficam a perder? E como é a cobertura de Portugal?
    4- Que preços podemos esperar em Portugal para o iPhone5?
    5- Os nossos cartões SIM atuais vão ser compatíveis com o novo iPhone? Vamos poder “improvisar” e poder recortá-los na mesma?
    6- O novo rácio do ecrã vai mesmo afetar todas as apps por igual? Ou apenas aquelas que usam uma resolução fixa?

    • Vítor M. says:

      Bem visto… e muito bem questionado!

      1 – Vai, os operadores estão a tratar de equipar os seus serviços com LTE e a TMN e Vodafone já nos confirmaram que vão estar prontos. Já me mandaram um novo cartão SIM pronto para 4G
      2 – O Siri em português deve sair na próxima revisão do Siri, em Novembro (um rumor que li), mas… é apenas um rumo.
      3 – Não ficaram a perder, pois ao nível de Portugal até focaram a ganhar. Está mais simples no curva-a-curva e mais prática, pois algumas funções que a app do Google disponiblizava, em Portugal não funcionavam.
      4 – Segundo o que se falou na Keynote… o preço do iphone 5 é o mesmo do iphone 4 S… mas não há ainda nenhuma informação oficial.
      5 – Repara que o novo Sim não é compatível, pois será um nano sim, logo… teremos que trocar de SIM… again :S
      6 – Afecta todas, mas umas serão mais penalizadas do que outras, mas progressivamente, tal como quando apareceu o ecrã retina, os developers actualização as suas apps. Em Dezembro já devemos ter muitas das principais Apps actualizadas.

      • eduardo says:

        posso estar enganado mas creio que dá para ter um cartão recortando o que se tiver. o cartão é SIM com os mesmos “contactos” que os maiores, de tal forma que há adaptadores para estes cartões nano, de modo que possam ser usados noutros telemóveis mais antigos.

        LINK

      • João says:

        Relativamente à questão 4, pelo que tenho lido, infelizmente parece que a Europa irá sofrer um aumento considerável no preço do novo iPhone.
        Basta consultar o preço que é praticado nos sites da Apple Alemanha, França, etc. Sabendo nós que os preços cá em Portugal não diferem muito do dos outros países europeus.

    • Sergio says:

      Boas perguntas

      Creio que a resulução não será afectada, pois como a resolução é igual, simplesmente é um viewport centrado no meio do ecran

      O novo sim é diferente

      A ver vamos o 4G. Estou curioso

      Tal como estou curioso em relação aos mapas. Mas para navegador a sério teremos que ir para um Tomtom ou algo similar. Mas espero para ver se me supreendem

      • Sergio says:

        para quem não sabe um viewport é uma área do ecran. Para a app essas são as dimensões do ecran. É como se não existisse nada mais. É um pouco como uma janela, mas a janela é mais que isso.

        Isto dito de uma forma muito básica

  16. Almiro Nascimento says:

    WTF!? Agora passaram a traduzir literalmente artigos de outros blogs sem nem sequer colocar uma referência à fonte? Isso é plágio e demonstra muito mau gosto e falta de profissionalismo…
    (http://www.cultofmac.com/190972/apples-announcement-left-us-with-6-unsolved-mysteries/)
    A qualidade deste site deixa cada vez mais a desejar. Já estive mais de longe de o riscar da minha lista!

    • Vítor M. says:

      Posso responder tal como tu?

      Aqui vai, abre esse olhos e repara se não tem lá? Tem, teve sempre, a fonte esteve sempre presente, até porque foi de lá que surgiu esse post.

      Se não estivesses tão cego de dizer mal, tinhas visto.

      Quando quiseres ir embora diz… quando sai um, entram três ou quatro melhores. Tu vê lá 😉

      Abraço.

      • Bruno Gonçalves says:

        Ok vejo lá um “[via]”. isso não é propriamente indicar a fonte, mal se vê e não diz que é a fonte…

        • Sergio says:

          é assim que o pplware cita as fontes. No inicio tb me fez confusão, mas é um facto que está lá

          • Vítor M. says:

            @Sergio
            Confusão? Mas é assim que se cita a fonte de inspiração dos posts, quando existe. Vimos esses post, fizemos uma adaptação, adicionamos algumas partes nossas e apontamos como via de informação principal o post que está no link.

            Está devidamente identificado com link e tudo 😉

          • Carleoni says:

            Velhos do Restelo irão existir sempre…

            Criticar por tudo e por nada é muito fácil… Fazer é que já é outra história…

            Parabéns pelo PPLWARE pelo trabalho e evolução demonstrada!

          • Sergio says:

            Confusão no sentido de não ser explicito. Há uns dois anos atrasos causa dessa confusão fiz-vos esta mesma “acusação” de forma injusta. Pode não ser a melhor forma de citar fontes nas ninguém vos pode apontar à vossa idoneidade

            O problema deste método é que a fonte fica encapotada pelo link. E como é um link muito pequenino nem nos apercebemos dele. Mas admito que esta seja a forma mais comum de citar fontes em formato digital. Só não a acho a melhor, só isso. É uma critica construtiva. E sim é uma piquice sem importância. O que é importante é que a citação esta lá.

            Continuação do excelente trabalho

        • Vítor M. says:

          @Bruno Gonçalves

          Não é? Queres um banner? Todos usam essa forma (até a fonte dessa notícia), os jornais nacionais nada usam e estás a dizer que não é assim com o link para a fonte? Vá, não brinquem com quem trabalha 🙂

    • Serginho M says:

      Porque é que a Apple não divulgou aos programadores o ratio de 16:9 de forma a que quando o iPhone 5 fosse lançado para o mercado já houvessem aplicações a funcionar devidamente no novo ecrã? [via]

      Repara no penúltimo lanço de texto… 🙂

  17. relógios de pulso Nano says:

    Não foi ideia do Jobs. Nem de perto nem de longe!

  18. Carlos Oliveira says:

    1 – Uma das explicações prende-se com o facto do tipo de antenas que a tecnologia necessita para funcionar. É uma antena de baixa potência, e que necessita de uma traseira em plástico ou outro material “radio-transparente”, para poder comunicar devidamente. Além do mais, dizem que a questão ficou por responder, mas o Phill Schiller respondeu: não há nada que o NFC permita, que o Passbook não faça também, sem necessidade de nenhum hardware especifico (no telemóvel).

    2 – A Apple não teve nunca uma linha de relógios nano, nem foi o Jobs que deu essa ideia de utilização. O certo é que muita gente o usa como tal (e era algo que eu também desejava), e também não gostei desta mudança, apesar de gostar bastante da estética do novo modelo. O facto da Apple introduzir mais “relógios” na actualização do nano, foi apenas em resposta à quantidade de pessoas que já o usavam dessa forma, não existiu nunca (ao contrário do que é dito) um departamento especial de criação de braceletes especiais para o iPod nano.

    3 – Se tal coisa existe, como uma TV Apple (Apple TV já existe há alguns anos), e se não foi anunciada, foi porque: a) não está pronta; b) não é a altura ideal. Tanto quanto se sabe, a Apple não anuncia nunca produtos que estão em desenvolvimento. Por muito que onde haja fumo possa haver fogo, uma eventual TV Apple é para já apenas uma invenção da comunicação social. Mais relevante do que a ausência do anúncio de uma TV Apple, é a ausência de uma plataforma de apps para a actual Apple TV.

    4 – O Siri, tendo em conta as suas especificidades, necessita de ser utilizado para ir “aprendendo”. Por esse motivo é que a Apple lançou para o mercado um produto não finalizado ainda, ao contrário do que é seu apanágio. Ao colocar o Siri numa fase de testes públicos, vai acumulando recursos para tornar o serviço cada vez melhor.

    5 – É algo recorrente na Apple, e noutros gigantes da indústria, depois de absorverem tecnologias/empresas. Os criadores da tecnologia são mantidos numa fase inicial, de modo a transmitir os conhecimentos, e formar equipas, sendo que posteriormente saem da empresa, ou são mantidos noutros cargos/funções. Vejamos o exemplo do iTunes, que nasceu originalmente como software de terceiros (SoundJam MP) e cujos criadores trabalham ainda como responsáveis da divisão iTunes. A Apple é uma empresa como muitas outras, e a manutenção de este ou aquele indivíduo é algo que ao consumidor não diz respeito, quanto muito poderá importar aos seus investidores e accionistas, sem que haja necessariamente um motivo oculto nas entradas ou saídas de pessoal.

    6 – Porque é que a Apple não anunciou aos programadores a mudança de resolução que aconteceu entre o iPhone 3GS e o iPhone 4? Pelos mesmos motivos que não anunciou agora a mudança do rácio para 16:9: porque a Apple não revela aos developers, em geral, especificações de hardware de equipamentos futuros. Não há nada de novo aqui, aconteceu sempre o mesmo em todas as gerações do iPhone. Esta é uma falsa questão, como o foi quando a Apple lançou o ecrã retina no iPhone 4.

    • eduardo says:

      até diria que a ausência de qualquer menção a update do AppleTV existente, permite manter em aberto que venham a aparecer em breve novidades neste departamento. Não que isso seja certo!

    • Relativa ao relógio Nano… se reparares o que foi dito no artigo, é referido exactamente isso.

      Devido ao iPod Nano 6ª Geração ser compacto, ter ecrã e poder executar aplicações, Steve Jobs pensou que o iPod Nano poderia ser também usado como relógio, seguindo também as tendências que os consumidores também estavam a dar ao dispositivo.

      Não foi referido que foi criado uma linha de relógios Nano, mas sim, que foi criada uma linha de criação de braceletes especiais para serem usadas no iPod Nano.

  19. Miguel says:

    O nano da geração anterior para já continua à venda (pelo menos nos EUA), por isso o negócio dos relógios ainda não foi enterrado.

    • As braceletes Nano é que deixaram de ser fabricadas, descontinuando assim os relógios Nano.

      Ainda existem algumas Apple Store com stock.

      • Joao Batista says:

        Boa noite,

        Eu gosto da ideia de ter um “super” relógio mas a meu ver , que pouco sei, sera que era muito pratico ? um pouco grande, talvez pouco utilizado na função de ipod ( ouvir musica ). E tinha um numero significativo de utilizadores de “relógios” ?

        Talvez não tive-se tanto sucesso quanto isso, não ?

        Obrigado

  20. Telmo Branco says:

    Acho que o NFC é desnecessário.. quem é que usa? Não acho que seja uma ferramenta importante neste momento.

    No geral eu acho que o equipamento está bom e neste momento não posso dizer que falta esta ou aquela tecnologia. Está tudo o que interessa para um uso diário sem problemas e com boas “ferramentas”. A utilização de metal na parte traseira e o aumento do tamanho de ecrã para 4”, a meu ver foram pontos positivos. A mudança de conector podia ter sido para micro usb, mas pronto, “manias”.
    Uso Android, mas neste momento estou mesmo a ponderar adquirir o iphone 5. O mal é que muitas vezes olhamos apenas para o hardware e esquecemos a relação hardware/software e o que realmente precisamos para o dia a dia. Nem sempre à tempo para andar a alterar a ROM, ou a personalizar. Por isso é que a taxa de vendas do iphone continua alta, as pessoas querem ter tudo à mão sem andarem sempre “preocupadas”.

    • eduardo says:

      A Apple apostar no microUSB seria um erro! O microUSB limita a velocidade da conexão a USB2. Ao ter uma conexão proprietária a Apple terá toda a liberdade para fazer as adaptações necessárias para evoluir sem ter que alterar nada nos conectores, permitindo aceder a velocidades superiores e outras funcionalidades.

      • Sergio says:

        O USB esta lá na mesma, o conector tem é mais pinos com os outros sinais indispensáveis para ligar aos mil e um acessórios. Mais uma vez a conexão aos acessórios raramente se faz por USB. O protocolo USB é demasiado complicado para determinados embebidos

  21. A Apple faz bastante publicidade ao Siri, basta fazer umas pesquisas pelo Youtube e encontramos vários comerciais relativos a isto.

    A inclusão de uma funcionalidade beta é sempre boa quando através disso é feito melhoramentos.
    E a Apple não tem feito qualquer melhoramento no Siri.

    Em vez de melhorar o tempo de resposta do servidor, a forma como o Siri responde ao que é perguntado, melhorar a interpretação e outras coisas mais essenciais, nesta nova versão adicionou a possibilidade de procurar por filmes e comprar bilhetes.

    Qual é o interesse de podermos comprar bilhetes e procurar por filmes, quando as funcionalidades base e essenciais não funcionam como deve ser?

  22. Relativamente a algumas perguntas..

    NFC, era uma feature que não me importava de ter, visto que quando compro um smartphone será para durar entre 2 a 3 anos. Se hoje em dia faz alguma falta no meu dia a dia, não faz, até porque tirando um par de colunas, ainda não vi onde possa usar no meu dia a dia.

    Apple tv, os motivos apresentados pelo jobs na D8 de 2010 ainda têm toda lógica. Só não vê quem não está atento ao mundo que o rodeia.

    iPod nano, confesso que depois da Keynote foi para o ebay procurar um… Gostava da ideia, mas isso sou eu que já tenho um iPod nano e um iPod. A função seria para fazer desporto.

    A partida vou comprar o iPhone 5, não porque achasse que fosse ser a coisa que fosse mudar a minha vida, mas porque esta na altura de substituir o meu antigo, que no fundo não é mais que mais um terminal do ecossistema que escolhi usar, seja profissionalmente seja no meu dia a dia..

  23. Márcio Lima says:

    Vou me rir desta empresa daqui a uns anos… e não deve faltar muito 🙂

    abandonar projectos do “mestre” só porque sim… estar mais preocupado a publicar coisas que não tem do que as desenvolver… fazer edições às cores dos equipamentos e chamar a isso inovação…

    Mister Jobs no meio da sua loucura, muitos consideravam um génio… O tio Cook vai acabar de enterrar uma empresa que já lá esteve perto.

    Goog luck Apple!

  24. Serva says:

    Bom dia ,

    Quem critica desta forma é porque não tem mesmo mais nada para fazer , a fonte está lá é o que importa , continuação do bom trabalho .

    Cumprimentos

    Serva

  25. NoBodyCares says:

    A Apple revelou o ratio a alguns progamadores, porque na apresentação mostraram algumas apps com ratio 16:9.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.