Apresentação em vídeo do Kubuntu 12.10 + KDE 4.9.3
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos facilmente instalar outros browsers ou aplicações.
Hoje deixamos-lhe um vídeo de apresentação do Kubuntu 12.10 +KDE 4.9.3, criado pelo Carlos Carvalho da Comunidade Pplware Linux.
Ora vivam caros leitores do Pplware , apresento mais um tutorial sobre a interface KDE desta vez com a distribuição Kubuntu 12,10 a primeira que nasce fora do patrocínio da Canonical , esta como a Mint KDE e a Netrunner estão a ser patrocinadas pela Blue Systems que surge neste momento como um forte apoiante das distros baseadas em KDE .
Numa altura em que os Sos proprietários estão a viver algum período de turbulência o Kernell Linux é cada vez mais uma opção que para além de ser gratuita é de facto uma alternativa pelo seu código ser aberto e pela plasticidade que o seu Kernell tem demonstrado em adaptar-se as mais diferentes aplicações , hoje sem qualquer pudor poderemos dizer que este Kernell é o mais usado no mundo para controlar os mais diversos dispositivos , ele está presente quase em todos os dispositivos electrónicos .
Depois de um caminho de mais de 20 anos o Linux começa agora a tomar o seu lugar nos Pcs de secretária e a revelar-se uma verdadeira alternativa com uma fiabilidade invejável e com ideias / soluções que envergonham muitos dos Sos proprietários , para estes resultados está por trás uma comunidade muito activa e que tem sabido inovar e levar este projecto para a dianteira da produtividade e inovação .
Com uma fácil manutenção e por enquanto sem grandes problemas de segurança a grande maioria da comunidade entendeu que só a estabilidade não era suficiente para que o Linux obtivesse sucesso e fosse capaz de captar um maior número de utilizadores , para que isto fosse um facto havia que simplificar , essa simplificação passa por tudo passar basicamente pelo modo gráfico desde a instalação dos pacotes quer as configurações do sistema , hoje é possível verificar o trabalho que tem sido feito e que foi iniciado pela Canonical mais concretamente pela distribuição Ubuntu , só quem viveu os primeiros anos do Linux , hoje pode dar valor as sucessivas melhorias que têm sido introduzidas no Kernell e que permitem que seja adoptado mais rapidamente suporte a novas tecnologias de cpus ou de outro qualquer tipo de hardware , líder como se sabe em servidores esta actualização é estritamente necessária , aliás toda a WEB corre em servidores maioritariamente com o Kernell Linux .
Este meu tutorial pretende ser abrangente e tocar várias áreas desta distribuição a partir de uma instalação limpa , foi minha intenção demonstrar que o Linux não é nenhum papão e que é até mais fácil de ser usado que o Windows , para isso recorri quase sempre a ferramentas gráficas do sistema , espero que de uma vez por todas esta mistificação que o Linux é só para NERDS seja posta de lado , é evidente como em todos os sistemas existem utilizadores mais avançados que sabem programar e fazem tarefas mais elaboradas mas na óptica do utilizador esse tipo de conhecimentos não é necessário , e esse é o meu objectivo primeiro com este tutorial longo .
Espero que gostem e já agora adiram a recém comunidade Linux criada pelo Pplware , lá existirá sempre alguém que tentará ajudar , suponho que a maior dificuldade será a adaptação aos diferentes nomes que os programas têm no Linux , mas par isso também existem sítios que fazem essas equivalências , aqui fica um sitio que tem cerca de 6 horas de aulas sobre Linux e em Português
A vossa opinião é muito importante por isso espero um post aberto e recheado com as vossas opiniões .
PS -No artigo aquando do download de novos Widgets a aplicação estoirou e claro considerei um bug ,queria só clarificar que no dia seguinte haviam mais actualizações para serem feitas e que as mesmas resolveram esse problema , o workspace 4.9.3 é muito recente tinha uma semana quando fiz o tutorial e no fundo é normal que pequenas coisas não estejam a funcionar a 100% .
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde ,
Agradeço que visualizem o vídeo em 720p ou mesmo 1080p , os meus agradecimentos .
Carlos Carvalho
Antes de mais, agradeço o vídeo de apresentação. Ainda não o vi mas assim que tiver tempo, irei assistir com imenso gosto e o contributo que tem na partilha de conhecimentos tanto aqui como na Comunidade.
Gostaria de saber qual é o sítio que refere já quase no final do artigo:
“aqui fica um sitio que tem cerca de 6 horas de aulas sobre Linux e em Português”
Daniel Santos ,
Boa noite , foi um erro que será certamente corrido mas aqui fica o link :
http://informaticainteligente.blogspot.pt/2010/06/sistemas-operacionais-windows-e-linux.html
Com as minhas desculpas
Carlos Carvalho
Agradeço desde já a atenção, assim como o endereço disponibilizado
Boas, Carlos Carvalho!
já vi na íntegra o teu vídeo, está didáctico, gostei.
Instalei no virtual a versão 13.04 e estou a testar…
Ao assistir ao teu vídeo, a certa altura, quando mudas a tela, papel de parede, a barra iniciar apresenta uma transparência bem ao estilo do win. mas eu aqui ñ descobri ainda como fazer isso.
tem aquela cor meio cinza… que traz por defeito.
Cumprimentos
Boa noite este fim de semana vou instalar a versão Alpha do Kubuntu 13,04 , poderá ser por ser alpha , mas estou interessado em verificar como é que o KDE 4.10 em beta está integrado , já sei que neste momento as cores finais não vão ser as que são apresentadas nesta versão beta e que esta ferramenta está no estado freeze , mas o meu interesse persiste .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Já descobri… Bastou: tecla direita na barra, opções de painel, configurações de painel e mexer na altura do painel. Assumiu logo a transparência, consoante a tela de fundo.
Fantástico Carlos, usei o Fedora KDE, agora passei para o Mint 14 64 bits e uso nativo no meu ultrabook, Linux 100% sem problemas. Grande tutoruial vou usar para mostrar aos meus alunos para perceberem um pouco mais sobre estes grande S.O. que são as distribuições Linux.
Obrigado.
Muito obrigado ,
Vamos ver se a ideia que queria fazer passar de facilidade foi ou não conseguida .
Abraço
Carlos Carvalho
Boas Carlos, não se importa de me dizer qual é o curso que seguiu?
Obrigado 🙂
Boas, muito bom vídeo, precisamos de mais, para mostrar a mais pessoas que o Linux ( sendo Kubuntu ou qualquer outra distribuição ) não são nenhum bicho de 7 cabeças 🙂
Muito bom trabalho Carlos Carvalho, venham mais … Mas um pouco mais curtos pff 🙂
Bom dia ,
Foi muito longo eu sei , os próximos vão ser mais curtos e com maior dinâmica , está prometido .
Abraço
Carlos Carvalho
Excelente vídeo meu caro! Parabéns!
Mas nunca consegui gostar do KDE. Acho aquilo muito bagunçado e cheio de firulas. Ta pior que Windows. xD
Boa noite, desde já quero dizer que infelizmente ainda não vi o video todo mas prometo que vou ver com toda atenção pois estou aprender este novo mundo para mim para quem 12 anos só conheceu Windows e a um ano para cá esta a fazer a transição de windows para Linux, neste caso já usei Ubuntu e agora estou com o Kubuntu, estou maravilhado com este mundo do Linux muito bom e espero aprender mais e mais com pessoas como Carlos Carvalho, desde já o meu muito obrigado.
Bom dia ,
Eu é que agradeço a vossa persistência em ver um vídeo tão grande .
E força nisso independentemente da idade o mudar para outra coisa qualquer que nos permite ficar numa zona confortável é só por si um acto de coragem .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Já à muito tempo que ando para mudar e agora que vi, explicado desta forma fluída, começo a pensar entrar no mundo Linux. Gostei muito deste tutorial e penso instalar num portátil já um pouco antigo que ainda corre o Vista (a carvão). O que hoje me impressionou foi a velocidade de resposta a praticamente todos os comandos pedidos e a desmistificação da caixa negra. Gostei muito do vídeo e fiquei bastante curioso. Muito obrigado!
Bom dia ,
Esse de facto era o meu objectivo o desmistificar a caixa negra , fico satisfeito se no fundo esse objectivo foi compreendido .
Os meus sinceros agradecimentos
Carlos Carvalho