Apps Samsung podem ser desinstaladas do Galaxy S6 e Edge S6
Uma das maiores queixas dos utilizadores do sistema operativo Android é a quantidade de software extra (bloatware) que os fabricantes colocam nos dispositivos.
Se por um lado a Google não tem instalada essa quantidade "anormal" de software desnecessário, já fabricantes como a Samsung colocam (demasiado) software que muitos utilizadores nem usam.
Até agora essas aplicações estavam "presas" ao smartphone não havia possibilidade de serem removidas, mas tudo aponta para que esse software possa ser eliminado nos novos Galaxy S6 e o Edge S6.
É bem conhecida a má relação que os utilizadores dos dispositivos Android Samsung têm com a quantidade de software que a empresa Sul Coreana disponibiliza nas suas instalações.
A maioria destas aplicações está presa ao sistema e é virtualmente impossível de remover, obrigando os utilizadores a terem de conviver com elas e com o espaço em memória ocupado.
Se são pontuais as situações em que a Samsung se viu obrigada a ter de dar a possibilidade de serem removidas, na maioria dos casos, e na maioria dos países, nunca foi dada essa opção aos utilizadores.
Mas, segundo informações surgidas, este cenário será diferente nos novos Galaxy S6 e Edge S6. As aplicações instaladas pela Samsung vão poder ser finalmente removidas pelos utilizadores, libertando assim estes dispositivos de algo que os utilizadores não querem ou não usam.
Segundo o que um membro sério do XDA avançou, grande parte das aplicações core da TouchWiz do S6 Edge e do S6 (este apenas por inerência e por partilhar a mesma versão do Android Lollipop e da TouchWiz) vão poder ser removidas ou desabilitadas.
Esta é uma excelente novidade para todos os que pensam comprar estes novos equipamentos, mas estavam renitentes e receosos do que a nova TouchWiz iria trazer.
Aparentemente, a Samsung não se limitou a permitir que as suas aplicações core sejam removidas. Muitas as outras aplicações de terceiros vão também poder ser retiradas dos dispositivos e assim libertar ainda mais recursos destes novos dispositivos.
A ideia que a Samsung iria diminuir o peso da TouchWiz no Lollipop e em particular nestes novos dispositivos era já conhecida, mas não se esperava que fosse desta forma.
A ideia que existia era completamente oposta, tendo as aplicações disponíveis na Play Store e dando acesso posterior a quem as quisesse instalar.
É sem dúvida uma mudança radical na postura da Samsung e um ganho imenso para todos os futuros utilizadores que, de uma forma simples e normal, vão conseguir dar uma performance ainda melhor aos seus smartphones Galaxy de última geração.
Este artigo tem mais de um ano
Será que é desta? Eu penso que não… Não basta tirar apps…é necessário optimizar o TWiz… Vejo no meu Note 4 lag…lag no sistema e em teclas touch que não vejo no Nexus 6…É verdade que os Samsung têm funções muito botas e que dão jeito mas será difícil colocar tudo bem optimizado e deixar os clientes super satisfeitos?
Se não estás contente com o teu note 4, eu troco pelo meu note 3!
@André
Não é estar contente ou não com o Note 4, não é o HW que é o problema, mas sim a modificação da Samsung sobre o Android da Google!
Ou crias algo que seja realmente muito superior que o “verdadeiro” ou então não mexes, e adicionas poucas coisas ou nada…tipo GPE.
Nao desgosto do TWiz, apenas poderia ser muito superior…A Samsung poderia lanças um update para o Note 4 em que ficaria muito semelhante ao S6 e que poderíamos remover tudo o que queríamos, e poderiam já agora lançar os updates para o 5.1…ou será tb difícil por parte da Samsung???
Quando se quer, e quando nos preocupamos verdadeiramente com o cliente final, é possível apresentar algo em tempos bem menores…digo eu…
Contudo, o Nexus está bem mais fluído que o Note 4, mas claro está, não tem toda a tralha que a maioria dos Android.
Deveria ser possível podermos, colocar facilmente qq equipamento com o Android puro se assim quiséssemos…tal como quando compramos um PC, e formatamos para colocar o Windows sem nenhuma aplicação da marca, e ter o sistema a rodar apenas com os drivers, fresquinho e simples…Mas de forma simples…
Apple… valia a pena pensar neste artigo e implementar
Como se vê no link abaixo é – por cada serviço da Google que vem com o Android a Samsung acrescenta o seu – duplicando-os e não deixando espaço disponivel. Podem tirar a app deles – por exemplo de e-mail, que o Android já tem integrada outra (Gmail), não faz dirença.
No caso das apps nativas do iOS não ē assim. Todas as apps correspondem a recursos do sistema, não se podem a tirar.
No Android da Samsung é o mesmo – vais poder tirar a app duplicada de e-mail da Samsung mas não o Gmail. Cada engenheiro de som que aparece por aqui 😉
https://lh3.googleusercontent.com/-KQx9Wg8bA-4/UmgbdOOGhJI/AAAAAAAB5IM/haT43UuvuYo/w1060-h672-p/lolsamsung.jpg
Bem, estive com um na mão e vais poder apagar muitos programas da Google, inclusive o Google Play, aliás podes ver isso na imagem em cima. Em relação a imagem que meteste pode ser uma comparação mais ou menos correcta, mas o que tu dizes é incorrecto, por exemplo, no programa email da Samsung podes configurar qualquer Mail, enquanto no Gmail não.
E continuas a teimar. O espaço livre inicial nos iPhones é praticamente o mesmo que nos Nexus
Sub escrevo totalmente este artigo. Senhores da Apple aprendam a copiar que vos faz mal …
para!? Ao contrário da Samsung a Apple não instala aplicações com funções que duplicam outras tb instaladas.
@Bruno & Nunes
É verdade que a Apple deveria deixar que fosse o utilizador a instalar as apps necessárias para o seu dia a dia, sem que obrigasse a certas e determinadas apps, que são fixas!
Concordando com o Nunes, a Apple tem as suas apps nativas, e contrariamente à Samsung, esta disponibiliza mais apps que fazem o mesmo. o que quero dizer é que tanto a Google como a Samsung e a Apple deveriam deixar o utilizador escolher as apps que mais gostam e mais necessitam…ou seja…o equipamento deveria vir apenas com a Play Store, e cada app store de cada respectiva marca nada mais…o restante são definições…mais nada…
Tal como nas apps a memória do equipamento deveria ser destinta da memória “livre” ou seja se temos um equipamento seja ele qual for, tem um SO, do qual teria uma capacidade para o sistema e pouco mais, uma coisa não mais do que 16GB, e teria um espaço de 16/32/64/128GB livre para armazenamento…que é esse o espaço que supostamente é o que deveria estar disponível quando compramos qq equipamento…e não seria esse espaço que iria aumentar drasticamente o preço do equipamento…
“uma capacidade para o sistema e pouco mais, uma coisa não mais do que 16GB, e teria um espaço de 16/32/64/128GB livre para armazenamento”
Para que é que seria isso!?? Isso era um desperdício de recursos de hardware!
Quanto às aplicações, não haveria grande poupança de espaço no iOS se pudessem apagar as poucas aplicações que vêm instaladas. Aliás as aplicações mais supérfluas e “pesadas” da Apple poderão ter de ser instaladas pela pessoa a partir da loja, podendo ser apagadas pela pessoa.
“o equipamento deveria vir apenas com a Play Store,”
isso não faz qualquer sentido! Os equipamentos são vendidos pelas suas funcionalidades, muitas delas por causa de aplicações [como mapas, internet, email, mensagens…], coisas que devem vir instaladas para que a maioria possa tirar bom proveito do equipamento e ter algumas garantias de segurança, em vez de perder tempo a experimentar e descarregar aplicações para coisas básicas. Quem quiser usar alternativas vai à loja e descarrega.
Lol… A samsung limita-se a fazer uma copia das apps nativas da google… ex: email (tens gmail e o Email), samsung store e play stop (tipo… wtf samsung?!)
As apps que vê, nativas na app não são duplicadas mas sim funcionam juntamente com todo o sistema operativo. Não ha logica no que disses-te…
até que em fim vão tirar essas baboseiras que vem junto com o produto///// agora outro problema é se as operadoras estão acompanhando a evolução dos novos smartfone/// porque vc pagar 4.000.00 reais em um smartfone e ficar sem sinal é muito humilhante
Offtopic: alguém sabe dizer +/- quando é que o lollipop sai para o note 4?
Wir? Já saiu ao tempo.
Saiu mas não o TPH, que é o meu.
Podes usar qq ROM europeia, desde que seja a ROM livre de operador…a única diferença é que em algumas ROM, como a alemã instala duas apps que só funcionam lá, mas que podes remover sem root por exemplo…
para o modelo 910F que é o meu, tem apenas para a alemã e outra que não tem especificação de país, com o Android 5, salvo erro 5.0.1
Eu cheguei a ver mas o meu problema é o Knox, se utilizares o Odin não viola a garantia?
Que eu saiba não…eu uso o Odin desde sempre…sempre instalei as ROMs oficiais dessa forma…nunca tive problemas…
Continua a ser ROM original e sem root…normalmente quando ha root é que a Samsung tira a garantia…
Mas ate ao momento nada…ainda ontem coloquei a ultima ROM… Em que já diçiona o mute e mais uma questaobde segurança…mas é ainda a 5.0.1…
@Dc
já saiu à muito para algumas versões outras não… dependendo da tua versão podes consultar o site http://www.sammobile.com.
Sim já aí tinha visto, obrigado. 🙂
Não tenhas pressa, poucas diferenças vais notar. Graficamente é idêntico.
Sim, sei, não deixa de ser o Touchwiz.
Só não peguei noutro firmware por causa do Knox…
I already knew that…. 🙂
Sempre deu para apagar o “lixo”… basta ter root no smartphone e instalar a app “System App Remover”
Root com Knox? Vais perder a garantia para remover o,bloatware? Falar de cor é tão lindo…
tb é algo que acho interessante… o equipamento usa un sistema aberto, é conhecido pela sua filosofia de sistema aberto, várias marcas, modelos e etc…mas se fizeres root que já nem devia ser necessário, pq supostamente é un sistema aberto…perdes a garantia…
Contudo nao sei se para o Note 4 já há un reset counter, mas acho que não…contudo não são todas as pessoas que podem ou sabem fazer… nem todos são obrigados a saber e muitos não fazem nada…fica sempre como vem de origem…o meu Note 4 está de origem e não faço root pela questão da garantia…no Nexus, está já feito…nao recebo updates? saco e instalo-os, mas ora ai está nem todos sabem fazer e as vezes é melhor deixar sem root para poder receber naturalmente os updates…
Não estou a entender, é pelo espaço disponível?
Quase todas as Apps incluídas dão para desactivar, ou seja, ficam desligadas (eu no meu só tenho um par delas da Google) e o launcher é só instalar outro. Tudo sem root. Não estou a ver o drama
@rmcrys
Explicando!
Desactivar nao é o mesmo que não as ter no sistema nativamente!
Quando compras um equipamento compras com 16, 32, ou mais…espaço esse que na realidade não tens! parte desse espaço é já ocupado com o sistema operativo! esteja ocupado 1 ou 10GB a realidade é que TU não tens 16 pelo qual pagaste! tens sim o restante espaço disponível que resta! tal acontece com os pc’s na mesma! mas como no PC tens 1TB ou 128GB ocupares 10 ninguém diz nada!
Depois, um equipamento deve ser pensado para todo o MUNDO, não apenas para quem sabe! quem sabe sabe, quem não sabe usa como está! quem não sabe tem um equipamento igual ao que sabe que pagou o mesmo dinheiro, mas que um tem o equipamento mais rápido que o outro! Essa diferença tornar-se ia inferior se fosse possível ao utilizador instalar o que necessita, bastante ir a app e procurar…SIMPLES!
Pois é! instalar outro launcher é ocupar mais espaço no equipamento, é colocar mais coisas dentro do equipamento…nao quero com isto dizer que não é melhor! é sim admito, mas gastas 700eur num pc esperas que te dê uma melhor fluidez, sendo que o Note 4 é um excelente equipamento mas não deixa de ter os seus problemas e tudo e apenas pelo TWiz!
Poderiam fazer melhor? poderiam e no S6 começaram mas ainda há muito caminho a percorrer por parte da Samsung…e sim todos e qq programas deveria ser possível por parte do utilizador desinstalar ao invés de em alguns casos so deixar desactivar…o que ocupa espaço na mesma.
Fiz-me entender?
ROOT é só para alguns!
Como dizes “um equipamento deve ser pensado para todo o MUNDO”, e a maioria usa o que vier no sistema E a maioria prefere que o telemóvel de base já abra e faça tudo. Estás mesmo a ver o pessoal “standard” a instalar calculadora, alarme, notas, browser, music player, video player, pdf reader por si??? Até eu canso-me só de pensar no assunto …
Eu por exemplo uso o que vem instalado, e só mudo SE o que vier não me agradar ou já usar um específico que gosto e querer manter.
Dar a opção de instalar ou não? Melhor. Mas se não, não vou reclamar porque usa 1 GB extra em Apps que não vou usar. As empresas visam o cliente standard, e não vão estar a fazer um SO para os jovens informáticos que tem gostos/necessidades específicas.
Também ouço muita gente que reclama do Windows e OSX porque tem um design e após próprias, mas aí não são os SO culpados, não ser pode agrafar a todos.
Até pode ter algumas apps básicas mas todas deveria ser possível desinstalar…não obrigar ninguém a ter o que não quer… Isto seja Android,iOS ou WP…
Não são gostos e necessidades especificas para geeks,informáticos ou outra profissão…e dar a liberdade completa ao utilizador para eliminar o que não necessita…apenas isso…
Ah mas depois não encontramos nessas apps!ora bem tal como as outras que se encontram nas stores essas tb deveriam constar nas stores… Simples…
A apple devia seguir o exemplo. Farto de apps no telefone q n uso p nada!!!
A Samsung ainda nao fez todo o trabalho…ainda há coisas que deviam seguir a mesma regra…
Contudo como anteriormente disse, o equipamento devia vir apenas com a app da Play store e a store da marca, onde cada qual é que devia instalar o que quer e como quer..mas não é só a Apple…são todas…mesmo um Nexus devia vir mesmo 100% lilmpinho, sem nada. e cada qual instala o que quer…mas até ao momento é o mais limpo…
100% de acordo 😉
Deve vir com aquilo que a marca acha que o cliente vai precisar, eu um noite compro porque quero as Apps específicas “Note”. Não uso, desligo a app. E porque não desinstalar? Porque depois não tinha como reinstalar OU são Apps muito enganadas no sistema e não é possível.
Mas ai está! A marca não acha nada…cada pessoa e como é e utiliza o que quer e gosta…essa liberdade é o que falta nos sistemas…deixar o cliente decidir se elimina ou não ou deixar o cliente pesquisar pelo que mais necessita…
Os Note, tem software adicional dada a característica da SPen!até ai concordo que essas apps devem vir dado que são de certa forma necessárias para quem usa a SPen!contudo deveria ser possível eliminar pq ha quem não use todas as apps…as funções podemos desactivar ou não…mas falemos das aplicações apenas…
Tenho Note e gosto pelo display e algumas funções mas acabei preferindo o Nexus pq o TWiz
As Apps específicas da marca não podes ter na Store porque são para os terminais da marca, e não para uso global. Além disso a parte da fluidez não joga, tu podes desactivar e ela não entra mais no sistema ou RAM. Eu desactivei quase tudo da Google e Samsung salvo un par de excepções e nem rastro delas no cpu /ram.
Tu queres é o hardware, mas as marcas vendem hardware com software personalizado, assim como compras um carro com o seu sistema de gps e multimédia, não vais à BMW dizer que devem usar os mapas da empresa X e o KODI no sistema multimédia. ..
Acabei preferindo o Nexus!menos tralha,mais fluído, mais estável…não tem um ecrã tão brilhante?não, não tem a SPen?não, faz falta alguma coisa da Samsung?não o suficiente para deixar o Nexus e regressar ao note! A não ser o Gear VR mas vive-se bem sem o Note…
Ha duplicação de aplicações…e devia haver maior cuidado para a possibilidade de podemos eliminar umas ou outras…no mínimo e talvez assim o sistema ficar mais fluido…
Afinal não dá para desinstalar! Só dá para “esconder”!!
http://gizmodo.com/the-samsung-galaxy-s6-has-as-much-bloatware-as-ever-1693717539
E sendo assim Pedro Simões a mudança não é radical, ou antes é! Agora a Samsung quer “enganar” os fanboy fazendo querer que desinstalaram as app’s apesar de elas continuarem lá!! 🙂 🙂
Alguém que me entende…Afinal continuamos com o mm problema…ha gigas de informação que nem todas as pessoas precisam, e as que precisam poderia ir as respectivas lojas da marca sacar…simples…
Afinal é um sistema livre e que todos podemos usar como queremos, não como eles querem que nós usemos…digo eu…
Mas lá vêm os iluminados que fazendo root e com a app certa conseguimos remover…Mas temos de ter em atenção as pessoas que não sabem…e que apenas gostam d equipamento e apenas querem-no mais fluido, onde penso que o Note 4, sem touchwiz e cas aplicações da marca que instalamos as que queremos ia ficar mais fluido…
Contudo, quanto ao GS6 afinal havia outra …