Apple decepciona na venda de iPhones e perde na Bolsa
Após ter apresentado nesta terça-feira os resultados obtidos no primeiro trimestre fiscal de 2014, os títulos em bolsa da Apple chegaram a cair 8,8%, a maior queda nos últimos 12 meses.
O cenário da diminuição de vendas de iPhones na época natalícia e um impacto abaixo do expectável na parceria com a China Mobile foram o mote para os receios dos investidores na marca de Cupertino.
O mercado estimou que a Apple no segundo trimestre de 2014 arrecadaria cerca de 46,1 milhões de dólares, contudo a empresa de Cupertino indicou que as vendas nesse trimestre fiscal serão entre 42 mil milhões e 44 mil milhões de dólares. Alguns investidores ficaram desapontados também pelo facto de a Apple não anunciar qualquer aumento do dividendo ou um programa de recompra de acções.
Com este cenário a empresa de Cupertino esteve a perder 43 mil milhões de dólares, algo como 31 mil milhões de euros. A cotação desceu até aos 502,07 dólares e fechou nos 506,50 dólares.
Em reacção aos números, muitos analistas apontaram o dedo ao do iPhone 5C que o empurrou para vendas muita abaixo do esperado. Embora seja um modelo mais barato do que o topo de gama iPhone 5S, este não teve a capacidade de conquistar o mercado dos seus rivais, um mercado mais barato, principalmente o mercado da mais directa empresa de equipamentos Android concorrente, a Samsung.
“Não acreditamos que, com o iPhone 5C, a Apple tenha criado uma nova categoria de produto com expressão”, afirmou, num relatório, o analista Keith Bachman, da BMO Capital Markets, acrescentando que a Apple devia criar “um iPhone de preço médio com mais impacto” e mais barato do que o 5C, lançado em Setembro.
“A Apple tem a capacidade para baixar o preço do iPhone para concorrer mais agressivamente na média gama e acreditamos que a elasticidade resultante permitirá uma melhoria nos lucros”, afirmaram analistas da Goldman Sachs.
“O mercado de telemóveis de alta gama está saturado”, diz Van Baker, analista da Gartner Inc., citado pela Bloomberg. “A Apple vai ter de repensar a sua abordagem”, acrescenta o especialista.
Embora a Apple tivesse mantido a margem bruta de 37,9% no último trimestre, isso deveu-se claramente à escolha do iPhone 5S, os utilizadores assim levaram a que a Apple obtivesse uma margem maior do que aquela que conseguiria se optassem pelo 5C.
A estratégia, segundo alguns analistas, passará por lançar um iPhone low-cost, cobrindo os vários patamares de preço, competindo com os Androids. Estratégia que fez com que a Samsung atingisse 29,6% do mercado global de smartphones, à frente dos 17,6% da Apple, segundo dados da empresa de análise Strategy Analytics.
“O mercado para smartphones topo de gama parece simplesmente estar saturado”, escreveu o analista Rob Cihra, da Evercore. “Embora ter um telemóvel barato e de baixa gama não se encaixe no modelo da Apple, não ter um limita o crescimento”.
O futuro ainda não está traçado, embora a venda de iPhones tenha desiludido os analistas, a Apple poderá colher no próximo trimestre os frutos de uma parceria com o operador líder no mercado Japonês e pela crescente distribuição de iPhones pela China Mobile. Esta aposta ainda não está no seu auge, até porque o iPhone ainda não chegou às 340 cidades chinesas, que só o conseguirá até ao final do ano.
Actualmente, o maior operador chinês só comercializa o iPhone em apenas 16 cidades naquele país.
Este artigo tem mais de um ano
Normal. E mesmo na gama alta, os concorrentes batem um iphone a brincar. LG G2, S4, One, Sony, etc etc…
E são mais baratos! Um iphone já é como se fosse uma peça de joalharia. Só falta aparecer nas publicidades da art gallery com o gajo a dizer “pode conseguir este aparelho por muito menos do que imagina. ligue XXX -472-3000”.
Pois, falta a parte que o iPhone, iPad e Mac tiveram vendas recordes.
Se calhar, é porque esses aí são muito bons…
Foram record, mas mesmo assim não baterem as outras 🙂
Disseste bem… “as outras”.
As outras não interessam para nada.
Fanboy Alert!!
Sim, eu sou fã da Apple.
Não sou boy, mas gostava de voltar um dia aos tempos que nem tinha que nem tinha que olhar para o relógio 🙂
Baterem Baterem 😛
Vocês ainda fazem essas comparações? Passem à frente…
Mais uma vez: são smartphones completamente diferentes.
Não existem uns que batem claramente os outros, mas sim necessidades que precisam ser colmatadas…
Há muita mais complexidade na comparação de aparelhos como estes do que simplesmente dizer: “este é melhor que aquele”. Se pensam dessa forma, então ainda precisam se informar mais sobre o mundo da tecnologia.
Mas enfim. Parece que o pessoal continua a pensar que estamos a falar de batatas.
pedro: muito bom lol
Pedro: Não sei que necessidades tem um utilizador de iphone que eu não tenho. Eu ou outros utilizadores de Android…
Mas, para bem do debate, podes elucidar-me sobre essa questão.
Quanto à situação da Apple. Cada vez mais está a colocar-se no lugar direccionado para legião de fãs. Aqueles fãs incondicionais. É que, mesmo dentro dos smartphones de topo, começa a definhar…
Até no design já não tem a vantagem que tinha. As pessoas ficam impressionadas com o HTC One…
e no resto também podemos afirmar que a vantagem é cada vez menor.
Podia fazê-lo, mas teria que encher este tópico de questões que cada pessoa tem em conta antes de adquirir um smartphone. Dizendo só algumas mais evidentes como a qualidade de construção que para alguns pode ser um critério importante; O tamanho do ecrã; A duração da bateria; etc.
Há gente que opta por um iPhone pelo software ou por causa do ecossistema e outros que optam porque é um objecto de moda. Há quem opte por um Note 3 pelas funcionalidades que este proporciona ou pela tecnologia do ecrã.
Há quem compre um Lumia porque gosta de Nokia ou quem compre um telemóvel normal porque não faz absolutamente nada para além de chamadas e mensagens.
Digam a uma pessoa que comprou um telemóvel de 30€ que não é bom… Para essa pessoa é bom sim, porque colmata as suas necessidades.
Uma pessoa que quer comprar um equipamento, ou vai com uma ideia fixa daquilo que pretende, ou então ao perguntar a um vendedor qual aparelho deverá adquirir, este terá de lhe fazer perguntas básicas sobre qual será a melhor escolha, de acordo com as suas necessidades. Tal como acontece num carro, num computador, num electrodoméstico, etc.
Wishmaster, se achas que por teres X requisitos aquando da aquisição de um telemóvel todos também deverão ter os mesmos requisitos, então estás a pensar de modo errado…
Enfim…
Por exemplo,meu tenho app’s de qualidade que comprei para o iPad, e agora também já as posso ter no iphone.
Tens algumas coisas que o android não consegue fazer como VPN’s em condições, sincronização com o exchange como deve ser, estabilidade e segurança, etc.
Mas para a maioria das pessoas, não é preciso ser objectivamente melhor um ou outro.
Há pessoas que gostam de android, compram android, há pessoas que preferem iOS, ou WP ou BB, ou etc…
Para que é que hão-de comprar android? Para tu ficares contente?
no steve, no jobs 😀
A bolsa está errada, a apple é que é bom…
PS – not an apple fan boy
PS – death to mocosoft and death to appel :p
O teu comentário indica claramente que és uma pessoa com uma visão empresarial acima da média. Permite-me que te sugira, de forma a aproveitares essas capacidades, 1) envia o teu currículo para a “mocosoft” e para a “appel”, serás CEO das duas empresas em menos de uma semana; 2) cria a tua própria empresa de tecnologia. Em qualquer um dos casos poderás revolucionar claramente o mundo!
😀
😀
António, o Manuel tem razão.
Sabe que são os mercados que mandam…A Apple não tem um boom nas suas acções há demasiado tempo e em cada apresentação ou notícia, praticamente sempre levam um trambolhão, ou seja, os investidores não estão a gostar da brincadeira…..E li num artigo algures um analista a dizer que o Cook tem de apresentar algo este ano pois tem os investidores à perna…inclusive que o seu lugar está em risco, atenção…A Apple não está a corresponder às expectactivas, isso é claro.
Sim, mas os analistas também estão preocupados com o sucesso a longo termo da Apple, a imagem de marca… não!
Tens a noção da quantidade de USD que estão em caixa na Apple???
Viva, o Manuel tem razão até ao momento que deseja o fim de duas empresas de tecnologia que empregam milhares de pessoas, que no têm oferecido produtos diversificados e de alguma qualidade.
Não entendo, à dias tinha aí um tópico a dizer que surpreenderam as vendas a apple em 2013. No entanto apenas li na diagonal essa noticia.
A Apple bateu recordes em tudo inclusive vendou mais do que previa, mas não vendeu tanto como os especuladores pretendiam! Logo deve ter agradado aos acionistas mas dececionou os especuladores e para a cotação na bolsa é a esses que tem que agradar! 🙂 🙂
Ah 😉 Obrigado
As vendas subiram, o problema é a especulação, pois previam uma maior subida e lucros maiores. Os investidores querem apenas saber quanto recebem de dividendos, o resto sao conversas de fanboys e geeks no geral
“Os investidores querem apenas saber quanto recebem de dividendos”
Nem isso.
Os “investidores” querem é “boas” notícias para vender as ações logo a seguir e ganhar uma pipa de massa.
E isso quando os “investidores” são pessoas, o que não é o caso para cerca de 70% das transações (em valor) na NYSE.
Sim concordo contigo. Eu quando dizia dividendos não me referia apenas aos dividendos anuais. Referia-me também aos dividendos da compra-venda de açoes. Mas atenção que esta é uma franja dos investidores especuladores, os outros procuram os dividendos da receita das empresas.
Obviamente que se poderá olhar para o investimento versos dividendos e quando ganho não é o esperado face ao investido se salte para um investimento mais rentável.
Eu acho que a maior parte das pessoas vem os investimentos em bolsa como meramente especulativos
Eu também se tivesse acções da Apple, no farte market, vendia-as todas.
Já se sabe que esses gajos são como são… Ao menos vendia-as e ficava com um bom lucro, especialmente se as tivesse comprado quando estavam a 450, nem há 3 meses…
E ainda muito possivelmente vai descer mais.
Seja de que forma for, sou consumidor, para mim, prefiro ver a empresa a tirar menos lucro que a servir os interesses dos accionistas, o Tim já disse que a Apple é para quem procura um investimento seguro, e está aí o investimento seguro, o stock, obviamente vai recuperar, 2013 foi o iPad air, este ano vai ser o iPhone 6, talvez mais qualquer produto… nunca há de fugir muito disto…
Já não entendo nada, noutro blog de tecnologia escrevem isto:
“Neste último trimestre fiscal, a Apple vendeu 51 milhões de iPhones e 26 milhões de iPads, facturando um valor recorde de $57.6 mil milhões de dólares e um lucro de $13.1 mil milhões. O lançamento do iPhone 5S e 5C serviu para que, pela primeira vez, a Apple superar a venda de 50 milhões de unidades num trimestre, embora a grande maioria seja atribuída aos iPhone 5S – com relatos de que o 5C está a vender muito abaixo do esperado (sem grandes surpresas).”
E aqui falam em decepção?
O correcto é “quebra na bolsa” = decepção
O correto é
Dececiona especuladores= “quebra na bolsa”
E o valor da Apple não é maioritariamente especulativo? A Apple vive de especulação para vender tudo até acções. A uns tempos atrás estava nos 1000 dólares cada acção, eu dizia que o valor da Apple não devia ultrapassar os 500, e parece que eu estava mais ou menos correcto, neste último ano tem estado mais ou menos estável aí. A Apple comprou milhões de acções próprias para estabilizar o mercado, procurou ajuda de especuladores muito conhecidos para ajudar no trabalho, assim manteve o valor de 500 dólares caso contrário estaria ainda mais baixo. Isso não é mau, pois depois deste bummmm ela tem que encontrar um lugar estável no mercado bolsista. E o seu lugar estável creio que é mais baixo que os 500 dólares, atingindo valores semelhantes a concorrência.
Especulação, desvalorizar para comprar mais barato…
a apple não está tão baixa desde outobro do ano passado. Mas acredito que é momentâneo
É notório que o Steve Jobs era o motor da Apple. Ele sim era um visionário impar. Agora podemos olhar para o que a Apple era há pouco mais de 4 anos e ver o que está agora a ser.
Mas isto não é nada de mais, também a Microsoft e Yahoo perdem neste campo.
Neste momento não há quem nós possamos dizer, este gajo é genial!
É natural, porque em tempos difíceis as compras têm menos de emoção e mais de razão. Se, no mínimo, encontro no mercado o mesmo ou superior por menos dinheiro por que motivo devo gastar mais?
Vejam o 5C, a nobreza dos materiais está muito aquém do que a apple normalmente costuma ofecerer. Por aquele preço arranja-se melhor a nível de qualidade de construção e de hardware. Já nem entro no IOS vs Android, porque isso depende das preferências de cada um.
Para tua informação, então, a Apple nunca vendeu tantos iphones como nos últimos 3 meses…
Por isso, não sei se será problemas de ter um iphone em plástico.
Nunca se venderam tantos iPhones como no ano passado e este artigo diz o contrário.
Não diz, atenção que este é um artigo que refere que venderam-se menos iPhones do que aqueles que os analistas, a especulação, queria que se vendessem. Isto tem tudo a ver com o que o mercado bolsista acha que a Apple pode vender, faz parte de um jogo que mostra claramente uma necessidade de baixar os valores em bolso para a compra ser mais barata.
Com esta “especulação” os títulos baixaram e transaccionaram-se milhões logo de imediato.
Aqui no pplware escreveram isto:
“O mercado estimou que a Apple no segundo trimestre de 2014 arrecadaria cerca de 46,1 milhões de dólares, contudo a empresa de Cupertino indicou que as vendas nesse trimestre fiscal serão entre 42 mil milhões e 44 mil milhões de dólares.”
Noutro blog escreveram isto:
“Neste último trimestre fiscal, a Apple vendeu 51 milhões de iPhones e 26 milhões de iPads, facturando um valor recorde de $57.6 mil milhões de dólares e um lucro de $13.1 mil milhões.”
São números completamente diferentes, afinal quais são os números reais? isto assim é uma palhaçada, não se sabe em quem “acreditar”
Viva, lê aqui sff:
https://pplware.sapo.pt/apple/apple-apresenta-recordes-de-vendas-em-2013/
Uns dados referem-se ao trimestre fechado, outros ao próximo. Uma questão são os valores efectivos outros são os valores de projecção, especulação, digamos assim. Uns, os segundos, influenciam o valor das acções, por isso em termos reais, a Apple aumentou o seu lucro, mas para os investidores, a especulação fez as acções baixarem o que levou a que fossem transaccionados milhões de dólares abaixo do valor antes de apresentação das projecções.
Ok Vitor, esclarecido, obrigado 🙂
O pessoal não e por nada mas esta noticia fica bem num jornal qualquer de negócios. O que importa agora as vendas quando os “donos” estão sempre a dizer que andam a vender aos milhões.
É triste ver uma empresa bater recordes de vendas, estar dentro dos valores que ela própria tinha projectado, e depois ver a ganância dos especuladores a fazer as acções descer…até porque a intenção é baixar para comprar mais barato e lucrar mais tarde…mas conhecendo estas acções como as conheço, não tarda muito voltam a onde estavam.
Tudo jogadas de bolsa pró bolso!
Avizinha-se a entrada em cena do iphone 6, e para que haja maiores lucros (para accionistas), convém até lá baixar o valor das acções o máximo possível. Compra-se mais barato, para vender mais caro no dia da apresentação do novo produto.
Também se pode arriscar vender depois da sua apresentação, mas atenção que poderá vir mais do mesmo e a reacção dos mercados ser outra (queda).
Nem mais…
Os ANAListas inteligentes vendem as suas acções a demonstrar desconfiança quanto ao futuro das acções.
Recebem o dinheiro que já fizeram nelas quando as compraram até por menos de $450.
Os ANAListas burros, fazem o que os “grandes” fazem, e vendem também as suas acções, o preço fica ainda mais baixo.
Depois os inteligentes vêm que está baixo demais, e volta a comprar, começa a subir outra vez.
E volta tudo ao mesmo.
Sinceramente acho que este último iPhone desiludiu pelo aspecto, a cores todo ele coberto com aquelas cores sem o alumínio polido, nem um bocadinho, para mim deixou de ser um telemóvel sério, pelo menos esta gama…, parece tipo “o meu 1.º iPhone” quando andava na Primária, enfim melhores dias viram,… digo eu!!
Claro que transaccionaram milhões. Isso são os traders que aproveitam as oscilações (o sobe e desce). Mas eu falo da tendância do valor da acção. Toda a gente sabe que a tendência é descer e basta ver a evolução nos últimos 3 anos. Mas esta descida nunca é a pique nem é constante. É com sucessivos desce e sobe. Como umas escadas…e os traders sabem isso.
Agora façam o seguinte: vejam a tendência do valor das acções da Google nos últimos 5 anos. É completamente diferente.
A Apple, nos últimos 10 anos, teve uma primeira parte de tendência para a subida. Quando disparou com o ipad para valores altíssimos mais tarde toda a gente sabia que não iria conseguir manter-se nesses valores. Aqui a tendência de baixar era previsível, mas esperava-se uma retoma. Depois, com a morte do Jobs, todos ficaram na expectativa: o que vai acontecer? E o iphone 5S veio dar a resposta. A tendência é para o valor afundar para valores anteriores a 2010 ou antes…A não ser que a Apple mexa com o mercado outra vez, o que não me parece muito provável….
“Toda a gente sabe que a tendência é descer e basta ver a evolução nos últimos 3 anos.”
LOL…
Em 2011, por esta altura, estavam a $330’s…
500>330
É um ganho de 51%… portanto, a tendência é descer, não é?
\o/
NASDAQ:AAPL 5anos
sempre a descer
http://www.google.com/finance?chdnp=1&chdd=1&chds=1&chdv=1&chvs=maximized&chdeh=0&chfdeh=0&chdet=1391032220715&chddm=484058&chls=IntervalBasedLine&q=NASDAQ:AAPL&ntsp=0&ei=lHfpUtDnNoOtwAP94AE
NASDAQ:AAPL vs NASDAQ:GOOG
http://www.google.com/finance?chdnp=1&chdd=1&chds=1&chdv=1&chvs=maximized&chdeh=0&chfdeh=0&chdet=1391032042776&chddm=486013&chls=IntervalBasedLine&cmpto=NASDAQ:GOOG&cmptdms=0&q=NASDAQ:AAPL&ntsp=0&ei=enbpUsCZNuOnwAOtFw
(Se o anterior comentário também entrou fica duplicado…)
Carregaste no 5d (dias) em vez de 5y (anos). Nos 5 anos as ações da Apple passaram de 100 dólares para 500 (+400%).
Lol, le fail
ambas as ligações me dão o intervalo de 5anos
ambas as ligações são resposta às teorias do @wishmaster
Desde 2012 que a tendência é a descida…Se não consegues ver isso, temos pena.
6 meses — +10,2%
1 ano — +9,35%
2 anos — +18,9%
3 anos — +48,6%
mas só consegues ver o pico, anómalo, de 2012…
(estudaste estatística na turma do sócas e do coelho, não foi?)
É cool ter um iphone, deve ser esse o valor acrescentado!
Btw, pplware, não postam notícias sobre a praxadela que a Apple deu à samsung no Japão?
Este site volta e meia tresanda de fanboyismo.. que guerrinhas da treta.
Nem venho aqui assim tantas vezes, dá logo para perceber só a ler os cabeçalhos do meu RSS feed.
– Android lidera isolado na Europa com 68%
– 1,7 mil milhões de dispositivos móveis vendidos em 2013
– Apple apresenta recordes de vendas em 2013
– Smartphones: Samsung vendeu o dobro da Apple em 2013
– Apple decepciona na venda de iPhones e perde na Bolsa
– Apple dominou claramente o segmento dos tablets em 2013
Desculpem lá mas estas guerrinhas já me irritam e não é só por aqui.
Comparar o iPhone ao Android não é justo. Se quiserem, comparem o iPhone 5s com um modelo específico.
E depois, os iPhone têm um mercado específico, endinheirado e da cagança.
A Apple tentou, como qualquer empresa enveradar pelo caminho mais lógico, making sh**tloads of $$$! Mas o mercado “barato” não é a praia deles, por isso o 5c é um fiasco.
Mas também quem não arrisca, não petisca. É um risco, foi assumido. O resultado está à vista. Siga para a próxima. É ciclico, já se nota que a Samsung está a perder gás ,a Sony a recuperar, a Motorola fez um ano fenomenal e foi vendida (!), a HTC anda pelas ruas da amrgura e dizem que a Nokia vai recuperar se lançar um Android. A ver vamos.
Com um mercado tão volátil, é fácil para blogs como este, terem material para escrever!
A Apple cometeu um erro estratégico …. devia ter posicionado o 5C na gama media, tipo 300 euros, e tinha vendido aquilo como “bolinhos” e teria se afirmado neste segmento e conseguido tirar quota de mercado aos androids … fizeram asneira !!!