Apple aposta no Japão
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Como todos sabemos a Apple é uma das empresas mais inovadores em todo o mundo e, para isso, a empresa investe muito do seu tempo e do seu dinheiro tanto em pesquisa como também em desenvolvimento.
Posto isto, a empresa parece estar prestes a fazer uma nova aposta nesse sentido e ao que tudo indica essa aposta irá passar pela Ásia, mais propriamente pelo Japão.
Segundo algumas notícias que surgiram na imprensa internacional, a gigante norte-americana Apple irá abrir um centro de pesquisa e desenvolvimento no Japão, colocando assim a empresa mais perto dos seus fornecedores de peças, como por exemplo da Sony, Sony que fabrica e fornece os módulos para as câmaras fotográficas que equipam os dispositivos iPhone da Apple. No entanto a gigante norte-americana não confirma qual a razão que terá levado a empresa a idealizar e a realizar este investimento no país asiático.
"Estamos animados por expandir as nossas operações no Japão com um novo Centro de Desenvolvimento Técnico em Yokohama que irá criar dezenas de novos postos de trabalho"
Takashi Takebayashi, porta-voz da Apple via correio electrónico
O anúncio chega esta terça-feira por parte do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que afirmou à imprensa que a gigante de Cupertino irá construir este centro de pesquisa e desenvolvimento de ponta no país, comunicado este feito em plena campanha eleitoral, que termina no próximo dia 14 de Dezembro. No entanto o jornal Nikkei, acrescenta que este centro de desenvolvimento poderá estar terminado já na próxima Primavera e irá ser construído no distrito de Yokohama, em Minato Mirai.
"Estamos orgulhosos da nossa história aqui e agradecemos aos nossos muitos clientes pelo seu apoio ao longo destes últimos 30 anos em que Apple tem vindo a fazer negócios no Japão"
Takashi Takebayashi, porta-voz da Apple via correio electrónico
As razões para este investimento continuam ainda em total segredo, no entanto a imprensa internacional avança que a criação deste centro de desenvolvimento poderá estar relacionado com a recente queda do iene japonês, queda esta que atingiu o valor mais baixo dos últimos sete anos, tornando as operações para as empresas norte-americanas muito mais baratas.
Nos últimos anos a Apple tem aumentado os seus investimentos no ramo da pesquisa e desenvolvimento, tendo mesmo este ano, até ao dia 27 de Setembro gasto cerca de 6 mil milhões de dólares, valor muito acima dos 4.5 mil milhões gastos em 2013 e dos 3.4 mil milhões gastos em 2012, o que significa que a empresa está empenhada em continuar a desenvolver os seus produtos actuais e quem sabe até mesmo novos produtos de forma inovadora.
Este artigo tem mais de um ano
o Iphone digam o que disserem e o melhor tlm que existe e quando tiver o HERE+ fica ainda melhor. E o que preciso para largar o meu lumia
De mal para pior.
let go the drugs!!!
Pena, é que no Japão as pessoas têm a mente aberta e não comprar um produto só parabter status…
No Japão, em smartphones, a Apple costuma vender mais que os outros todos juntos.
Espero que não mudes de ideias sobre a mente aberta dos japoneses por causa disso 😉
E essa hein?
estás a fazer referência a uma tabela de vendas de modelos específicos numa determinada semana, quando o que se está a falar é de cotas de mercado das marcas.
Se fores ver as cotas de mercado no Japão nos meses próximos à referência que fazes, verificas que a Apple teve sempre mais de 50% do mercado japonês.
Olha que não, estive no Japão o mês passado e nos comboios e metros é veres toda a gente a sacar do iPhone (do 5 para cima, já não se vêem modelos mais antigos), desde miúdas do liceu a salarymen cinquentões… Um amigo meu quis comprar lá uma capa para o S4 dele e a empregada da loja olhou-nps como se ele andasse à procura de acessórios para um Nokia 3210. Só tinham para o S5 e modelos flagship das operadoras deles, o resto era tudo para iPhone do 5 em diante.
O Japão é o país onde a quota de mercado do iPhone é maior, é natural que a Apple se mostre mais “do país”.
http://techcrunch.com/2014/12/03/kantar-apple-on-track-for-record-quarter-as-iphone-6-sales-bump-up-its-market-share-vs-android/
wow, em Espanha as vendas são incrivelmente baixas….
Porque são pobres…
diria que o fator “inovadores” se foi com Steve Jobs, agora tá mais para …. ” mais do mesmo”
“Como todos sabemos a Apple é uma das empresas mais inovadores em todo o mundo” não não sabemos, não não são, parem de ser fanboys se faz favor. Para quem lê isto todos os dias já começa a ser demasiado obvio e deprimente.
Há um adágio popular que diz “mais cego é quem não quer ver”. Sabemos que a Apple não inventou a roda, é verdade, mas é quem tem a roda mais redonda. E não são o fanboys que dizem isso, são os números, sabes que quem diz o contrario é que são os haters, porque não têm base para dizer isso, a não ser só para dizer mal.
Dou-te um exemplo fantástico: a Xiaomi, que gosto bastante como smartphone Android, se usares aquilo notas uma qualidade brutal quer no hardware quer na interface… e vais a ver e tens uma inspiração fortíssima Apple, declarada pelo Hugo Barra mesmo. Eles sabem quem tem a roda mais redonda e seguem essa filosofia.
Repito, a Apple, que nasceu certamente antes de ti, traz um historial de criação, inovação e legado, e mantém-se no topo do sucesso, acima de todos os outros e apenas com uma mão cheia de modelos todos os anos e não prateleiras deles 😉
Depois o facto de ter desenvolvido uma “imagem” de perfeição que atrai o ser humano. Quer gostes quer não, todos os dias milhares de utilizadores Android trocam de plataforma e comprem um iPhone e iPad, isso a somar claro, a todas as pessoas do mundo que continuam a comprar produtos Apple, sempre que são lançados.
Depois há o vídeo do mercado e dos operadores comerciais à Apple. Tudo funciona com mais magia, mais encanto, mais elegância. Repara mesmo numa montra de uma Worten ou Fnac… os produtos Apple estão destacados, aquele logotipo é um farol para quem tem, para quem não tem, para quem quer ter e muito para pessoas como tu, que não tem nem quer ter mas que fazem questão de dizer que os outros é que são fanboys 🙂
Até isso a marca consegue provocar.
Grande abraço.
Abraço, esqueci-me de ser cordial 😀
E mais não são fanboys, um comentario normalissimo com linguagem cuidada e discurso educado…Tudo porque era a cascar na apple…
Não se preocupem com mais comentários perderam um leitor.
Mais um comentario não aprovado sem motivo…
Fantastico, tenho uma copia.
Amanha vemo-nos no twitter.
como se vendas fossem reflexao de qualidade.
lmao
Ah já sei