Apple altera acesso ao identificador único dos seus equipamentos
A Apple tem estado muito ocupada a desenvolver o que será a nova versão do sistema operativo dos seus iDevices. O iOS 5 está praticamente pronto, tendo já sido disponibilizado para todos os que fazem desenvolvimento a versão 6 do que será o iOS 5.
Vão surgir alterações significativas face ao que temos agora no iOS 4 e muitas delas já foram descobertas. Uma das alterações que não foi tão visível e que foi descoberta há dias é a possibilidade das aplicações usarem o UDID, identificador único dos equipamentos.
Este UDID é um identificador único que cada dispositivo Apple tem e que o permite identificar de forma unívoca. Até agora este identificador estava a ser usado por muitas aplicações para permitir identificar os utilizadores, por exemplo para a exibição de publicidade ou para outros fins similares. Algumas aplicações enviavam esse identificador de forma clara para os seus serviços e outras faziam uma pré-cifra para que este não estivesse visível.
A Apple resolveu agora deixar de disponibilizar dentro do iOS o acesso a este registo alfanumérico, por forma a garantir alguma privacidade aos utilizadores dos seus equipamentos. Indicou que cada programador deve criar os seus próprios identificadores, da forma que bem entenderem.
Deprecated in iOS 5.0
uniqueIdentifier
An alphanumeric string unique to each device based on various hardware details. (read-only) (Deprecated in iOS 5.0. Instead, create a unique identifier specific to your app.)
Esta alteração não foi formalmente anunciada a todos os programadores, mas consta da documentação que acompanha a nova versão do iOS que foi disponibilizada aos programadores.
Um dos problemas que se antevêem com esta alteração é, para além da óbvia necessidade de alterar os softwares para que gerem os seus identificadores, o que fazer aos dados que estavam já a ser usados e que se baseavam nesse identificador.
Todos esses dados deixam de ser úteis pois não existe forma de relacionar estes com os novos que forem obtidos e existe por isso a necessidade de os recolher novamente.
Não ficou claro se a Apple deixará também de usar este identificador nos seus serviços e programas que tem dentro do iOS.
Caso não deixe de usar esse identificador nos seus serviços iAds, Game Center e outros, A Apple estará a criar mais uma situação incomoda pois estará mais uma vez numa posição dominante face à sua concorrência.[via]
Estará a Apple realmente preocupada com situações de privacidade ou estará mais uma vez a colocar-se numa posição privilegiada face à concorrência?
Este artigo tem mais de um ano
Não me parece que estejam preocupados com questões de privacidade. Se assim fosse, desde inicio que não teriam permitido o acesso.
O problema deles deverá estar relacionado com as queixas e as acções que já começaram a chegar aos tribunais nalguns países e à má publicidade dai resultante.
Não acreditando que deixe de usar o identificador internamente (a tentação é irresistível e é difícil de descobrir), ao obrigar os programadores a gastarem tem na alteração dos softwares existentes, cria um buraco no tempo durante o qual as aplicações externas estarão indisponíveis enquanto as aplicações internas o estarão.
Financeiramente poderá valer imenso dinheiro porque coincidirá com um novo lançamento e com a procura por parte dos utilizadores mais fanáticos.
Mas isto são tudo cenários, mas o preocupante é a razão pela qual nada disseram, porque as medidas positivas anunciam-se nos cabeçalhos enquanto as outras se escondem num longo manual ou decreto-lei.
Esta Apple começa a seguir as pisadas da M$.
Começa?
Não conheces a história da Apple, pois não?
Não conheço a história da Apple nem nunca toquei em qualquer produtos deles. Nunca se proporcionou.
Todas as empresas quando se tornam demasiado grandes seguem o mesmo padrão de comportamento, sejam elas que forem e todas tentam abusar da posição dominante no mercado e ganhar ainda mais dinheiro.
E nenhuma aprende com a história.
Isso do aprender com a história é relativo. Sendo o objectivo dos accionistas lucro, é uma questão de fazer contas. E isso sabem fazer. Depois só têm que sair da empresa na altura certa e quem vier a seguir feche a porta 🙂
História não me faças rir.
O problema do UDID nem se baseia em publicidades e problemas, baseia-se mais na capacidade de qualquer pessoa poder obter acesso ao beta iOS, e desta forma é cortar o mal pela raiz.
Desculpa mas não sabes o que estás a dizer. o UUID para inscrever no site de developer da Apple e ter acesso ao BETA, consegue-se através do iTunes. Não é preciso nenhuma programa a correr no iDevice.
Somos 2? tchii, tenho de mudar de nome
“Caso não deixe de usar esse identificador nos seus serviços iAds, Game Center e outros, A Apple estará a criar mais uma situação incomoda pois estará mais uma vez numa posição dominante face à sua concorrência.”
O Game Center (e outros) necessita primeiro que tudo da inscrição numa conta Apple/iTunes, por isso o identificador é irrelevante. Quanto aos serviços que necessitam de tal identificador é óbvio que usarão o mesmo, seria estúpido arranjarem soluções diferentes para cada um. Aliás tal é até necessário para a própria segurança do sistema e identificação junto do iTunes.
Se isso dá uma vantagem à Apple!?
Se estivermos a falar de publicidade (é basicamente a única coisa onde mais alguém pode ter interesse financeiro), terá algumas vantagens, mas quase todas elas são as mesmas que já tem actualmente por ter informação do sistema que outros não têm. Dito isto, nada impede a concorrência (nesta área) de inserir no “pacote” que distribuem para os programas, um algoritmo para um identificador universal.
O sistema actual coloca vários problemas não só de privacidade como de segurança. Esse identificador tem sido usado por todos para tudo e mais alguma coisa, e é óbvio que isso é permite o cruzamento de dados de forma indesejável.
É a Apple que responde directamente ao cliente caso surjam problemas com privacidade, é a Apple que fica com a batata quente criada por outros, por isso tem toda a legitimidade para mudar esta situação.
Aquilo que estes acusaram a Microsft e outros de posicao dominante e arrogancia estao eles nesta altura a fazer exactamente o mesmo. O Jobs esta a comer do mesmo prato que o Bill… so que este e mais arrogante que o outro
Simplesmente, quem não quer não actualiza…
Parece que a interpretação que se anda a fazer deste caso não será a correcta!
http://tidbits.com/article/12438
O UDID não vai desaparecer nesta versão. Isto é apenas um aviso de que o acesso ao UDID irá desaparecer numa outra versão
Exactamente!
Este pessoal não deve saber o significado de “deprecated”! Eu ajudo: http://www.webopedia.com/TERM/D/deprecated.html
Os UUID’s estavam a ser usados pelos develpers de apps de forma a identificar e catalogar o publico alvo e vender essa informação a outras companhias, tudo isto, sem o consentimento do utilizador. Mesmo que o nome não seja associado, várias coisas podem ser associadas a um UUID, como email, localização, preferências, etc.
Para acabar com este abuso de privacidade, novas medidas serão tomadas no iOS5 de forma que os clientes não corram o risco de instalar apps que possam abusar deste metodo.
Ninguém fica a perder, só mesmo os develpers, pois ficam impossibilitados de identificar com mais precisão quem usa as suas aplicações a não ser que o cliente faculte o e-mail, que nesse caso é correcto, pois ao facultar o e-mail, o cliente está ciente e aprova que os develpers o identifiquem.