App vai substituir declaração amigável de acidente automóvel
A simplificação de processos, com recurso à tecnologia, é actualmente uma das áreas com forte investimento. Por um lado, hoje facilmente os utilizadores acedem à Internet e aos serviços disponibilizados e, por outro, a digitalização de processos ajuda, em muito, quem trata dos mesmo.
Um dos processos que brevemente vai ter componente digital é o preenchimento da declaração amigável de acidente automóvel que vai ganhar uma app já este ano.
A notícia está a ser avançada pelo Jornal de Negócios que revela que a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) vai, até ao final deste ano, lançar uma app que vai permitir substituir a tradicional declaração amigável no sector automóvel, em caso de acidente.
Segundo o novo presidente da APS, José Galamba de Oliveira, com esta app os utilizadores poderão libertar-se de uma série de burocracias, preenchendo alguns dados no telemóvel e anexando algumas fotografias do acidente.
Poderia até falar-se num simplex para o mundo segurador, que estas novas tecnologias podem ajudar a trazer para a mesa
José Galamba de Oliveira
Galamba de Oliveira revela ainda que este sector dos seguros é "ainda tradicional, com processos ainda muito manuais e mediadores". Nesse sentido, é fundamental "identificar áreas onde o factor competitivo não é importante e essas partes possam ser automatizadas em protocolos, em tecnologias que possam ser disponibilizados a todos".
Este artigo tem mais de um ano
Num país de papais como o nosso, não sei se pega assim à primeira…
malta jovem vai aderir de certeza, problema são o pessoal que não está pra qui virado
Sou estudante de engenharia no ipp. Esta aplicação já foi desenvolvida para um seguradora a 2 anos a trás, não foi implementada pela mesma não achar viável .
E o que tem a ver que sejas “estudante de engenharia” com o resto do comentário?
É bem-vindo. Espero que possibilite tirar fotos para introdução na declaração em vez de se fazer o desenho. Também era bom se possibilitasse através da matrícula saber se o carro está ou não seguro.
Bons acidentes malta 🙂
As companhias, os mediadores e as autoridades sabem…. os particulares não.
Olha que sim. Vê o link abaixo. No entanto é preciso sempre acessoa á internet XP.
http://www.asf.com.pt/NR/exeres/09089E16-115D-4C82-9C64-FDA43D5FF098.htm
Sim, mas essa informação só tem o básico, os mediadores, companhias e autoridades têem acesso a muitos mais dados com base na matrícula, desde os antigos donos, histórico de acidentes, dados do dono, e muito mais…..
É importante os particulares saberem, no outro dia apanhei um com selo falso.
A fotografia nunca pode substituir o croqui, a não ser que tenha um drone para tirar fotos de cima.
A fotografia já hoje pode e deve ser usada como complemento, mas o croqui é importante.
A aplicação vai ter um método próprio e facilitado para se “desenhar” o croqui.
Para além disso, isso sim, poderão ser adicionadas fotografias ao processo.
http://www.asf.com.pt/NR/exeres/09089E16-115D-4C82-9C64-FDA43D5FF098.htm
Existe essa hipotese há anos …
Abc
“Bons acidentes!!!” boa!!! ahhh…ahhh…ahhh!Não consegui deixar de rir desalmadamente durante 5 minutos!! Muito bom!!
Não concordo propriamente com o termo “substituir”, deveria ser “complementar”. O formato em papel nunca poderá ser substituido neste caso. Estariamos a assumir que a totalidade dos condutores tem um smatphone que lhe permita usar a app , e que o condutor tenha conhecimentos ou capacidades para usar a mesma, ou ainda que tenha essas duas coisas, queira voluntariamente optar por “não” usar essa tecnologia prteferindo usar a declaração tradicional.
Concordo plenamente que se devia manter quer o método tradicional em papel como a realizada com a APP
Para além de que a assinatura dos vários condutores ainda é a forma de validação dos termos acordados.
Correcto Pedro Barros !
Vai sempre continuar a ser possível utilizar a DAAA em papel. A app fará o mesmo. Depende da pessoa escolher o que pretende utilizar, se a app, se a tradicional DAAA em papel.
A declaração amigável, só serve se não houver feridos. Se houverem feridos, as autoridades têem de intervir, assim como no caso de dúvida e ausência de acordo.
A declaração amigável serve apenas para, ENTRE COMPANHIAS, saber quem paga a quem, de forma barata, sem pagar 20 e tal euros por um auto das autoridades (tem muito mais valor o auto que qualquer declaração preenchida entre condutores e até testemunhas), ou ter que deslocar um perito dos seguros!!!!
Na Declaração amigável também se desloca um perito. A peritagem existe sempre que envolve algo dos seguros (menos cobranças difíceis, a não ser que te partam as pernas, e tu estejas segurado ahah)
A declaracao amigável serve apenas para cada uma das partes descrever da forma que mais se adapta (ou convem) o acidente.
Ninguém se da como culpado ou nao por preencher ou assinar a declaracao amigável.
Eu não disse o contrário, mas podes ter a certeza que as companhias envolvidas utilizam a declaração amigável para imediatamente detectarem quem é o culpado sem gastarem 1 cêntimo com a resolução do caso para além dos estragos provocados. Pergunta a um mediador se não estou a falar verdade? Pergunta-lhe se a formação das companhias de seguros não ensinam ao mediador para preencher a declaração on-line com base na declaração amigável e automaticamente o sistema diz logo quem é o culpado 🙂
Também pode ser visto de outra forma, os condutores serem obrigados a uma modernização, fruto do progresso. Como em tantas outras áreas, por vezes somos obrigados a mudar.
Vamos então legislar para que todo o cidadão que tenha carta de condução seja obrigado a utilizar um smart phone com acesso a net sempre que conduza.
Era só o que faltava era uma entidade obrigar as pessoas a terem de comprar um smartphone (que provavelmente terá de obedecer a certas características técnicas), terem um pacote de dados e terem obrigado a aprender a usar uma app.
Mas onde é que alguém falou em obrigar? O falar em substituir quer apenas dizer que este será o principal método de entrega da declaração amigável, não significa que o outro deixa de existir, apenas que este trará mais vantagens.
Era o que mais faltava não evoluirmos a simplicidade dos nossos processos por haverem velhos do restelo ou pessoas sem pacote de dados…
Eu estava a responder ao Kabuki!! 🙂
Se experimentar a ler o post do Kabuki, verá que estas são respostas ao “brilhante”post do mesmo, e não respostas ao artigo!!
Já agora, substituir significa passar a usar o processo novo EM DETERIMENTO do processo antigo, o que não se verifica nem se pode verificar. Trata-se de usar um novo processo (app) em PARALELO com o actual processo (papel). Convem compreender portugues…
Ninguem está contra a implementação da app, muito pelo contrario. Foi apenas dito que não se trata de uma substituição mas de uma outra forma de entrega do processo em paralelo com o existente, porque não é a umica pessoa no mundo e há outras pessoas (os “velhos de restelo” como lhes chama) que não tem nem sabem usar um smartphone, para as quais o actual processo vai ter sempre de continuar a existir juntamente com a app.
Que medida fantastica não é? Se as pessoas não tem ou não sabem, vamos obriga-las!
Mas já agora porque parar ai? Vamos “obriga-lo” mas é a si trocar de carro para um novo que tenha acesso á net, assim nem precisa de usar um smatphone, faz logo na ligação do carro, afinal tem que acompanhar a evolução, é “fruto do progresso”…
De certeza que ainda tens uma TV CRT, e a preto e branco, certo?
A substituição não é imediata, e as duas vão funcionar em paralelo ao longo de certo tempo (não sei se leste a notícia efectivamente). Dito isso, Deve haver mais pessoas com smartphones, e know how para utilizar dita App, que pessoas com a declaração em bom estado, e por bom estado, em que o químico ainda funcione e não tenha manchado já tudo.
Pois, é tudo bonito na teoria, mas a aplicação, no geral, é bem vinda.
Se te desses ao trabalho de ter lido os meus posts anteriores, terias compreendido que eu não critiquei a existencia da app, apenas disse que o formato em papel nunca poderá ser substituido (eliminado) e o porquê, e evitarias o comentário infeliz da TV CRT….
A minha resposta (propositadamente idiota) neste post especifico foi em resposta ao comentário acima mais idiota ainda…
Não sei se o Pedro Barros leu a notícia mas tu pelos vistos não viste que ele estava a responder ao kabuki…
boa notícia!
espero que a app venha bem feitinha e funcional. o detalhe de poder anexar fotografias é importante porquanto fazer um esquema poderia não ser assim tão fácil, em especial para quem usa smartphone sem caneta
E será que vai existir a app para todos os s.o.?
A app vai funcionar para IOS, Android e Windows phone
Complemento e daqui 50 anos como substituição ..
Dsd k venha facilitar a vida as pessoas eu estou de acordo!
“Cruzes canhoto, te arrenego três vezes” e mais três toques na madeira (conhecem mais esconjuros do diabo e do mau olhado?) – sendo certo que tenho tido sorte, acho isto muito bem vindo.
Toda a gente já tem smartphones que permitem filmar e fotografar. Tirando os casos em que os carros não ficam no sítio e seja preciso chamar a polícia para determinar como/onde o acidente se deu – as filmagens e fotografias chegam (as companhias de seguros aceitam, os tribunais é que não).
Fico doido como é que é preciso parar o trânsito durante que tempos e chamar a polícia em casos que se metem pelos olhos dentro – e em que estão os dois de acordo.
Não, nem toda a gente tem smartphone e ainda menos os que têm dados… e ainda menos os que sabem usar um smartphone além de ir ao FB.
“Toda a gente já tem smartphones que permitem filmar e fotografar. ”
A serio?? TODA a gente?? Deduzo que conheça pessoalmente TODOS os condutores do pais para afirmar que TODOS tem um smatphone… Lê-se com cada perola….
Lá há um atrasado ou outro que não tem, mas por €50 qualquer um pode comprar.
A tua percepção da realidade chega a ser ofensiva
Concordo totalmente ctg Mike, há mesmo pessoas que devem viver num mundinho de fantasia á parte, dentro de uma bolha, sem precepção da realidade que os rodeia… Nem vale a pena perder tempo a explicar…
este sistema de comentários realmente.. moderadores metam mão nisto..
Isso ja foi feito, foi o meu projecto final de curso. http://pes.apphb.com/
E o meu (a app), inclusive a patente (que nem o meu nome vai referir).
Se eu soubesse o que sei hoje…
Boas João,
Estou a realizar um Plano de Negócios, sobre uma app deste género, como exercício académico na cadeira de Inovação e Empreendedorismo do curso de Engenheiria e Gestão Indústrial, acontece que soube desta notícia recentemente o que infelizmente deixa de ser um ideia inovadora, soube o ponto de vista de uma app. Contudo como já iniciamos a elaboração do PN no inicio de Setembro, vamos manter apenas como exercício académico, tens algum material do teu projecto final de curso que nos possa ser útil, e que podasses disponibilizar-me? Estou a falar de um PN do teu projecto ou da Tese que sustenta o teu projecto final de forma a que pudéssemos recolher informações úteis para o nosso PN?
Agradeço desde já pela tua atenção.
Os meus cumprimentos
António Borges
P.S.- Deixo o meu mail: fernandoborges22@hotmail.com
Boas João,
Estou a realizar um Plano de Negócios, sobre uma app deste género, como exercício académico na cadeira de Inovação e Empreendedorismo do curso de Engenheiria e Gestão Indústrial, acontece que soube desta notícia recentemente o que infelizmente deixa de ser um ideia inovadora, soube o ponto de vista de uma app. Contudo como já iniciamos a elaboração do PN no inicio de Setembro, vamos manter apenas como exercício académico, tens algum material do teu projecto final de curso que nos possa ser útil, e que podasses disponibilizar-me? Estou a falar de um PN do teu projecto ou da Tese que sustenta o teu projecto final de forma a que pudéssemos recolher informações úteis para o nosso PN?
Agradeço desde já pela tua atenção.
Os meus cumprimentos
António Borges
P.S.- Deixo o meu mail: fernandoborges22@hotmail.com
Mike não deixa de ser curioso de que, de todos os que possuem smartphone, aparentemente todos sabem usar o Facebook! Não sabiam até que aprenderam a usar o Facebook… e depois ficaram por aí, parece que chega! Bom, uma pequena percentagem destes usa o equipamento para outras “coisas”…
Eu vou dar aqui um pequeno exemplo: o “meu” euromilhões é feito através da app da SC e pergunto-me como é que tanta gente, que passa o tempo em selfies e no Facebook não usa esta app, preferindo se deslocar, no último dia e sujeitar-se às filas, para jogar neste… alguns, não podendo levar a viatura até junto à máquina de registo, deixam esta mal estacionada e a estorvar… mas tem Facebook!
Acho que devemos estar abertos a este tipo de inovação… concerteza que a declaração em papel continuará, infelizmente, por muitos anos… até porque, como se sabe, existem locais sem qualquer cobertura GSM.
Olé, venha ela, mas esqueceram-se de dizer que era para poupar uma árvores e mais uma serie de tretas, ao substituir o papel pelas app, ou será que nao vai ser para substituir, mas sim para complementar ?
– Se for para substituir, eu que nao tenho telefone, como vou fazer quando tiver um acidente ?
– Eu tenho vários carros, todos com seguro, claro, mas nao tenho telefone, vou deixar de ter seguro ?
– Ou vão-me oferecer um telefone quando fizer o seguro ?
– Vai ser um telefone para cada carro ?
– Ainda que me dêem o telefone, quem vai pagar a assinatura e o tarifário ?
Ao “Cruzes canhoto”, “Toda a gente já tem smartphones que permitem filmar e fotografar”, pois isso só se toda a gente nao me inclui.
Mas em contrapartida tenho muitissimas coisas mais, que nao interessa aqui para o caso.
E quando a rede nao funcionar, ou nao existir cobertura, ou algo similar ?
o envio-o dos dados é feito há posteriori ?
E como vou eu assinar no telelé do outro interveniente e ele igualmente no meu, a dar o “Agreement”, em como concorda com a minha descrição dos factos ?
Esta é uma medida que iria por certo ter um prémio na web summit,.
“ainda tradicional, com processos ainda muito manuais e mediadores”, a verdade da medida está aqui, retirar da fileira o MEDIADOR e passar os lucros para as companhias, mas eu alerto que pese embora o mediador possa “sacar” algum dinheiro, é cada vez mais necessário, pois a sua ausência implica :
– Passar horas ao telefone, esperando e escutando musica, até que seja atendido, e quando o é nao se resolve coisa nenhuma.
– O call center pode estar no “raio que os parta”, mas o mediador vai ao local do acidente se eu o chamar, ajuda e muito, dentro das possibilidades
– Se eu nao tiver dinheiro disponível na data de vencimento do seguro, o mediador aguenta os papeis ou paga do seu bolso, o Raio da APP também vai esperar ?
Podem rir e barafustar há vontade, os casos descritos acontecem amiúde, e muitos mais que poderia descrever.
Até agora, do pouco que conheço, as fotografias e filmagens não são admitidas como prova.
Ou seja, se eu filmar alguém a conduzir mal à minha frente e eu filmar tudo, e na sequência, ele causar um acidente e eu bato por trás, a filmagem não é aceite.
Se não provar por outro meio, estou lixado!!!
Será que poderemos a partir de agora, utilizar filmagens (De uma dashboard cam) e utilizarmos para nossa defesa?
Mais uma vez digo, até onde chega o meu conhecimento, penso que estou certo.
Abraço
PS
Defesa para as seguradoras tudo serve, em tribunal nada feito, nem agora nem num futuro breve.
Vale mais um falso testemunho no tribunal que um vídeo provado que é verdadeiro.
https://www.youtube.com/watch?v=g7aFUeEd-Jc
Devia ter patenteado a minha ideia de projecto da universidade lool
Era capaz de apostar que é a Accenture a fazer!
Não querendo fazer de papel de vendedor de seguros, mas já existem companhias de seguros que utilizam apps para isso mesmo.
myLOGO: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logo.mylogo
Lusitânia Help.U: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lusitania.helpu.app
Quando sair a app logo vejo como trabalha, aliás o pplware poderia fazer um teste com a app, que certamente vai dar muito jeito e certamente milhares vao instalar…
Mas tambem fica a pergunta no ar… e o pessoal que não tem tlm ou até mesmo telemoveis antigos? Como fazem? Lá se volta ao papel… 😉
Mas toda a gente é obrigada a ter um smartphone ou a acreditar que estas aplicações funcionam bem? Não vai nem pode substituir o modelo em papel.
deixa-me rir
só te fazem um seguro se tiveres um smartphone e internet movel
ou então pagas e depois tens um problema, ou não tens um smartphone com internet movel, ou não tens rede, ou WiFi, ou não tens bateria.
até o Khromo do websummit teve um problema
Então,
eu não tenho smartphone, uso um telemóvel bem velhinho que nem a cores é, não ha dinheiro para mais. Como faço ?