Apagão: tinha painéis solares e mesmo assim não teve energia?
Passados alguns dias após o apagão que afetou principalmente Portugal e Espanha, ainda há muitas questões por responder e saber final qual foi problema que afetou a distribuição de energia. Tinha painéis solares e mesmo assim não teve energia? Saiba a razão.
Se tinha painéis solares instalados e, ainda assim, ficou sem energia durante uma falha na rede elétrica, o motivo está no tipo de sistema que tem em casa.
Segundo declarações de um especialista à CNN, os painéis solares trabalham com um inversor, que transforma a corrente contínua dos painéis em corrente alternada, a das casas, que vem da rede. É o inversor que permite a injeção da corrente em casa após verificar que há sincronização com a energia que vem da rede. Se não houver energia na rede o inversor corta a transmissão dos painéis solares.
Como ter energia mesmo durante um apagão?
Se quiser garantir energia em casa quando a rede falha, existem algumas opções:
Sistema off-grid (fora da rede)
- Funciona de forma totalmente autónoma, com baterias que armazenam energia.
- Continua a fornecer eletricidade mesmo sem rede, desde que tenhas carga suficiente nas baterias.
Sistema híbrido
- Mistura o sistema ligado à rede com baterias.
- Quando há apagão, pode funcionar em modo isolado (modo "ilha") e continuar a alimentar a casa.
Backup box (caixa de emergência)
- Acessório que permite ao sistema on-grid continuar a alimentar alguns equipamentos da casa durante um apagão.
De referir que a maioria das instalações residenciais em Portugal são sistemas on-grid, ou seja, estão ligadas à rede elétrica pública.





















Claro, optaram por um sistema chave na mão e em prestações que a EDP e outras fornecem e eles deixam lá a armadilha: só funciona com rede eléctrica.
Comprar um kit de energia solar e montar autonomamente é a solução.
Karlos, todo e qualquer kit, seja montado por profissionais ou por si mesmo, vai só funcionar na presença da tensao da rede eletrica de serviço público. Só com um inversor off-grid é que pode funcionar sem a presença da rede
Acho que não leu o artigo:
“Sistema híbrido
Mistura o sistema ligado à rede com baterias.
Quando há apagão, pode funcionar em modo isolado (modo “ilha”) e continuar a alimentar a casa.:
Li, mas o artigo não esclarece tudo. Um sistema diz-se híbrido quando se implementam baterias para acumular energia, até aqui tudo certo… Mas as baterias e o sistema dito hibrido que 99% dos instaladores vende, por si só, sem uma power box / backup box ou um inversor com função off grid, não alimentam coisa nenhuma caso falhe tensão na rede.
Isso já é problema de quem compra, pois o artigo fala que pode ter a função de offf-grid ou não.
O @João tem razão, praticamente toda a malta que tinha painéis lixou-se, mesmo os que adicionalmente tinham baterias. Não deu.
Só quem tinha um sistema off-grid de base é que se safou.
Quem diz que se safou na boa está só a armar-se em chico esperto.
Errado, os que tinham baterias safaram-se.
Ou quem tinha sistemas híbridos com função de backup.
Quem nega e não percebe nada do assunto só se está a armar, como já vimos antes.
Não seja pinóquio.
Eu não estou a falar ao calhas. Tenho conhecimento de pessoas com altos cargos que trabalham nas electricas que ficaram sem energia apesar das BATERIAS.
“Tenho uma instalação solar com BATERIA, mas não funcionou durante a falha de energia. Porquê?”
https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/apagao-de-28-de-abril/tenho-uma-instalacao-solar-mas-nao-funcionou-durante-a-falha-de-energia-porque/faq-33054/
Leia e aprenda!
Já lhe disse várias vezes que depende dos inversores, se tiverem função de backup funciona.
Portanto, apenas bateria não resolve. SIC
__________
E mesmo com esses inversores híbridos tem que fazer alterações à rede. Não basta desligar o quadro. Tem que estar completamente “offgrid”
Não precisa de fazer alteração nenhuma, já lhe mostrei 2 marcas de inversores que fazem isso automaticamente, uma delas nem dá por isso, são 20 ms de tempo de troca, que é o tempo de um ciclo de onda AC, o outro, fornius, demora entre 20 a 30 segundos.
Não precisa de nenhuma backup box! Isso é um sistema para quem quer ficar descansado! Na realidade só tens de fazer o mesmo que fazes com um gerador! Desligar o geral da casa e meter o inversor hibrido em modo ilha! O problema é que como ninguém quer gastar dinheiro nisto, e os instaladores não se querem
Responsabilizar com
Isto ninguém explica nada! Até um inversor hibrido sem baterias pode funcionar sem
Energia da rede, ficas é dependente do sol para te
Fornecer a potencia que precisas
Sim, claro que há inversores híbridos que comutam em milissegundos, isso não está em causa. A questão não é se o inversor é rápido, é de onde veio a energia às 13h, quando a REN ainda estava indisponível.
E mais… sem um sistema preparado para funcionar em modo off-grid, com quadro de transferência, cargas isoladas e gestão adequada de baterias, o inversor híbrido não consegue alimentar a casa toda.
Numa instalação comum, apenas se ligam as chamadas “cargas críticas” que é pouco mais q nada.
Sem esse tipo de preparação, o inversor híbrido funciona apenas como um power bank grande. Mantém o básico durante algum tempo, mas depois entra em erro ou desliga.
Por isso, se está a afirmar que o sistema alimentou a casa inteira durante 10 horas, então estamos a falar de uma instalação off-grid devidamente isolada da rede e isso não está refletido no gráfico apresentado.
O que se vê no gráfico é que às 13h começou a entrar energia AC como se fosse da rede. E isso levanta uma questão simples porque os painéis solares não injetam 230 V no input AC. Portanto das duas, 3: 1-foi um gerador, 2- adulterou a imagem, 3-a imagem não é sua e nem percebeu o q se está aí a passar.
Já expliquei de onde veio, ninguém o manda ser cegueta.
Nos inversores da victron pode ligar tudo nas cargas criticas, tal como nos fornius GEN24, este ultimo se for o PLUS ainda tem outra saida só para essas cargas, com 3 kw.
Não fale daquilo que não entende.
Porque como já lhe expliquei e é bem visivel no esquema, o inversor AC adicional está do lado das cargas criticas.
https://ibb.co/V5RgnLt
É falta de literacia. Há vários tipos de solução e cabe a cada um conhecer e escolher a melhor para o seu caso. Deixar para os outros essa escolha é errado. Bem que as empresas instaladoras, seja a EDP seja a empresa “local” lá do sítio ou outra qualquer que podiam educar melhor as pessoas. Mas na verdade, o papel dessas empresas é vender e não educar. O cliente também tem obrigação de saber no que se está a meter. Até porque, do ponto de vista das empresas instaladoras, um kit com baterias é mais apetecível porque é mais caro e gera mais lucro. Claro que o tuga também muitas vezes pensa que “não vale a pena gastar tanto” ou “vou para este que é mais barato”. Não está errada essa forma de pensar, mas cada um deve ter um mínimo de conhecimento “prático” para fazer uma escolha informada. Não precisa de ter conhecimentos técnicos nenhuns, só um pouco de bom senso.
Faz-me lembrar aquela malta que instala kits de solar térmico e continua a famelga toda a tomar banho de manhã cedo e depois dizem que afinal não estão a poupar nada.
Até, no limite, poderia haver um mini manual que fosse fornecido pela DGE ou pelo ministério do ambiente com os vários tipos de solução. Mas 90% nem ia olhar para aquilo.
Agora, quem monta autonomamente é outra conversa. Porque se vais montar tu o sistema, já sabes o que cada componente faz e não. Lá está, já estás “educado” para o assunto.
O meu lg chem funcionou na perfeição na casa do Alentejo, nunca houve falha de energia as baterias assumiram a sua função, só pena que estava em Lisboa no trabalho, tivemos a trabalhar a gerador, almoço ainda foi fácil, jantar é que se teve de improvisar
Tas perdoado pronto não estavas no Alentejo.
Existem opções para On Site, que exigem 2 inversores: o dos painéis e um corta ligação, no quadro eléctrico. Esses, não precisam de baterias, reduzindo a produção, a metade, da capacidade generativa, que dá para alimentar as opções escolhidas (maioria tem de ser manualmente, desligando disjuntores, no quadro, quando o corta ligação foi activado). O problema é que 99,99% não sabem fazer isso, daí que, mesmo que tenham, essa grelha, instalada, não a sabem usar, mesmo que tenham feito 10 testes, com o instalador presente. Daí que, os vendedores, querem é vender os kits, de 15000 euros, para cima, que exigem 4 a 10 baterias, com custos de manutenção, que funcionam, por apps… que não funcionam, quando não há ligações de 100mbps, com 5gb de dados disponíveis.
Na segunda, vi um caso desses, 22 painéis solares, montados há 10 anos. As baterias (80000 euros!!!!) só tinham 30% disponível. Quando ficaram a 6%, electricidade foi-se. Quando estava a ler, o manual, que lá deixaram, no quadro geral, lá estava a opção “corta ligação activo, desligar disjuntores, deixando cozinha e sala. Não usar forno, fogão, micro-ondas ou smartv online.” Foi o que fiz e MILAGRE, passaram a ter electricidade. Até ás 19:30, as baterias subiram para 53% (devem ter de ser trocadas) e até internet fixa tinham. Aproveitei e carreguei 25%, da bateria, do telemóvel, enquanto se conversava. Quando a electricidade voltou, tiveram de ligar os disjuntores todos, manualmente. Ninguém se queixou, devem tê-lo feito.
Não precisa de 2, apenas de um.
Precisa de 100 mbs para quê? Desde quando precisam de internet para funcionar ? 5gb dados para quê? Enfim.
Ena, até sabe do preço que pagaram e tudo. Loool
Sistemas híbridos, funcionam sem ligação a rede, ou falha da rede..se tiver bateria melhor, se não tiver também funciona..Agora o problema é que só se coloca em cima da mesa sistemas híbridos quando colocam bateria, e porque são mais caros, depende da potência (por vezes a diferença não é muita). Como o interesse de quem vende é com o menos custo ganhar mais, tá tudo dito e quanto menos falar e explicar melhor, nunca se vai por em decisão os inversores híbridos nem que eles existem..
Em muitos casos, as configurações não estão optimizadas. Enfim depois já as queixas habituais das pessoas, ou a informar outros das suas más experiências e que “se fosse hoje não tinha investido..”
Ongrid a forma de explicar rápido a função e porque se desliga quando não existe disponibilidade de rede(falta de sincronizacao Hz) é por segurança.
Dar um exemplo, imaginem um técnico e-redes a intervencionar um ponto da rede na vossa zona, para segurança, ao desligar o ponto no exterior, o inversor não envia para a rede energia daí existe energia solar, mas não a transforma para energia AC para a casa.
O grande mal é que quem “desenha” a solução é o mesmo que vende. E quem valida é também a mesma pessoa. Ou temos a sorte de apanhar alguém que realmente se preocupa em falar com o cliente e explicar tudo bem explicadinho, ou temos o azar de ter um sistema e não sabermos como funciona. Obviamente também podemos, e devemos, ter a preocupação de perceber um pouquinha coisa.