Android vai monitorizar aplicações instaladas por segurança
As questões de segurança sempre estiveram presentes nos dispositivos móveis. Este é o novo campo onde o malware começou a atacar e os utilizadores devem estar preparados.
A Google, com o Android, sempre esteve preocupada com esta situação, muito por culpa de este ser um dos principais alvos dos ataques e das tentativas de roubar dados aos utilizadores.
A principal forma de entrada são as aplicações que os utilizadores instalam e por isso a Google anunciou agora algumas alterações importantes no que toca à monitorização das aplicações instaladas.
A Google actualmente já faz a monitorização das aplicações que são instaladas nos dispositivos móveis, mas esta monitorização termina no momento da sua instalação, ficando os utilizadores sujeitos a problemas mais tarde, quando estas revelam a sua natureza.
Mas segundo o que foi agora anunciado no blog oficial do Android, esta monitorização vai ser alargada também à utilização normal das aplicações nos dispositivos móveis.
Esta monitorização vai também ser alargada a aplicações que sejam instaladas de fora do Google Play, para garantir uma ainda maior segurança dos utilizadores.
Após a detecção de uma aplicação maliciosa, o sistema de monitorização irá alertar o utilizador para este facto e ou proporá a sua remoção, por razões de segurança, ou irá ele próprio tratar desta remoção, alertando apenas o utilizador para este facto.
A Google lançou o serviço Verify Apps em 2012 e no ano passado ele foi usado para analisar e detectar problemas na instalação de mais de 4 mil milhões de aplicações em dispositivos Android.
Esta camada de segurança adicional está disponível para dispositivos com a versão 2.3 ou superior do Android e vem com o Google Play.
Sempre que é realizada uma instalação o Verify Apps entra em acção e valida a legitimidade e segurança da aplicação, alertando o utilizador para potenciais problemas que sejam detectados.
Com esta melhoria, os utilizadores do Android vão ficar ainda mais seguros. A monitorização constante das aplicações garantirá que estas não acedem a zonas interditas do sistema operativo ou que estejam a aceder a dados dos utilizadores.
A Google tem o Verify Apps activo e funcional, mas, e durante o ano passado, apenas menos de 0.18% dos utilizadores viu alguma vez uma destas mensagens de alertas, o que mostra a segurança da loja de aplicações do Android.
Muito em breve a Google irá lançar uma actualização para o Android que incorporará esta melhoria ao seu serviço Verify Apps. Podem ler mais sobre o Verify Apps nesta página de suporte da Google.
Este artigo tem mais de um ano
Boa! É opcional e continuamos a ter um mercado aberto no Android, o que é excelente!
Claro que vai ser opcional, o segredo do sucesso do Android esta na liberdade ao contrario do iOS.
Eu nunca apanhei virus em Android, mas tambem não sou daqueles que instalo 20 aplicações por dia só porque dá luzinhas e toques xpto e na volta tem que aceder a lista de contactos toda só para fazer de lanterna 😀
Ah pessoal que facilita mesmo!
+1 +1 +1
Há muitos a instalar tudo que é treta e depois queixam-se que o Android é que é lento comparado com outras plataformas 😉
Não só daiquiri, agora até há sites que dá para procurar aplicações semelhantes para as 3 plataformas, iOS, android e Windows Phone.
Nesta fonte dá para procurar aplicações iOS e android compatíveis para Windows Phone:
http://www.wphone.pt/2014/04/ja-podes-encontrar-aplicacoes-android.html
Muita competitividade vai haver nos 3 sistemas operativos, o que torna melhor numa opção de escolha futura.