Android Jelly Bean poderá chegar ao SGSIII já em Setembro
... prevendo-se que chegue ao SGSII e Galaxy Note no último trimestre do ano.
A última versão do sistema operativo móvel da Google, Android 4.1 Jelly Bean, anunciada no último evento Google I/O a 27 de Junho, está a ser preparada pela Samsung para os seus smartphones de topo.
A par da versão "pure Google" disponibilizada nos equipamentos Nexus, de código aberto, cada empresa pega nesse código e modifica-o segundo os seus padrões, adicionando também as suas aplicações e serviços exclusivos. Isso implica um atraso considerável no lançamento de actualizações e a Samsung, desta vez, poderá estar a tentar minimizar esse atraso.
A urgência na nova actualização é, sem dúvida, para o novo Samsung Galaxy S III. As novidades da versão Jelly Bean são muitas e muito interessantes e será de todo prioritário lançar a actualização tão breve quanto possível.
O site SamMobile conseguiu apurar alguns factos relacionados para 4 dispositivos Samsung:
- Galaxy S III: a versão Jelly Bean interna de testes da Samsung já está devidamente testada e completa e estão agora a trabalhar numa versão pública final. Trará obviamente o software TouchWiz da Samsung e terá, provavelmente, muito poucas diferenças visuais para com a actual versão ICS (note-se que a actual versão ICS assemelha-se mais à versão 2.3 Gingerbread que à 4.0 ICS pure Google). Resta esperar pela versão pública e pela aceitação da Google.
- Galaxy S II: à semelhança do que aconteceu com o Galaxy S e a actualização 4.0 ICS, que nunca foi lançada, em vez disso foi lançado um Value Pack Gingerbread com algumas funcionalidades da versão ICS. Ao que parece os testes da versão Jelly Bean no Galaxy S II estão a correr bem e tudo aponta para que essa actualização seja lançada, não havendo razões para que tal não aconteça pois é um equipamento ainda bastante actual. No entanto, continua a haver a possibilidade do Value Pack.
- Galaxy Note: repete-se a história do Galaxy S II. Tudo aponta para que seja lançada a actualização Jelly Bean dado o sucesso dos testes internos mas não há ainda confirmação oficial. Neste caso, trata-se de um equipamento com mais poder que o Galaxy S II, portanto a probabilidade de ser actualizado é ainda maior.
- Galaxy Note II: a feira anual IFA 2012 terá início no final do mês de Agosto e é, inserido nessa feira, que será anunciado o Samsung Galaxy Note II no evento Samsung Unpacked Berlin 29.08.2012. Sabe-se que o software de testes que está a ser utilizado internamente tem a versão 4.0 ICS, pelo que não há ainda certeza se será ou não lançado com a versão 4.1 Jelly Bean. Caso não seja, então há uma forte probabilidade da actualização ser lançada muito brevemente.
Relativamente a datas, não existe confirmação oficial da Samsung, no entanto a previsão aponta para:
- Galaxy S III: final terceiro trimestre / início do quarto trimestre
- Galaxy S II: quarto trimestre
- Galaxy Note: quarto trimestre
- Galaxy Note II: início quarto trimestre
Quanto a actualizações direccionadas a tablets, não há qualquer informação.
Que acha da política de actualização da Samsung em comparação com outros fabricantes de equipamentos Android?
Este artigo tem mais de um ano
Demonstra que a Samsung está no bom caminho. o pior que pode acontecer a uma marca e neste caso modelo é deixar de actualizar equipamentos perfeitamente actualizáveis. fico contente quer pelo meu S2 quer claro pelo meu S3
A Google recomenda aos fabricantes de hardware um ciclo de suporte de 18 meses, esta política de suporte explica porque muitos dispositivos já nao são atualizados há muito tempo, como por exemplo o Sapo A5 que ficou-se oficialmente pela versão 2.2.
Penso que todos os fabricantes deveriam fazer o mesmo. Facultar sempre a melhor versão possivel para o equipamento. Infelizmente, tem alguns meses, o equipamento morreu, ou seja, acabaram as atualizaçoes.
É impossivel que o SGS2 não tenha capacidades para esta actualização, da mesma maneira que o SGS tem para a versão ics e a samsung diz que n, mas que se pode provar o contrario com o CM9. Como é possivel as marcas ignorarem os clientes depois de gastarem tanto dinheiro?
Uma coisa é CM outra é as roms da samsung que são mais pesadas e o ICS no SGS tem muitos bugs e problemas, visto que a samsung pretende fornecer software o mais funcional possível decidiram não o fazer, não estou a defender a samsung mas 512mb de ram é muito pouco para o que a samsung prentendia do ICS.
Claro que podiam facilitar e arranjar maneira, mas compreendo o facto de não o fazerem.
O Samsung GIO bem abaixo de do Galaxy S ja roda com o Android 4.0.4…
Fico contente pelo meu SII(que esta com Android 4.0.4 (Russia)
André,
eu tb tenho um SGSII e nele roda a 4.1.1 (PARANOIDANDROID).
Encontras no XDA-Developers e recomendo pois é bastante estável. É uma CyanogenMod, claro! 😉
Rodo neste momento a room oficial da samsung com o jelly bean no meu sg2. Devo dizer que tou satisfeito ate porque quando fiz o updaye peli kies para a versao 4.0.3 a minha camere começou a dar problemas, decidi nao esperar pela minha operadora e fizno download da versao da samsung e estou estupidamente agradado. Super estavel e a minha camera trabalha de novo :b
Se nao quiserem esperar a samsuns esta a diaponibilizar ja as suas roms . Incomparável com as roms da cm que estao cheias de bugs.
Acho vergonhoso que equipamentos recentes e ainda a venda como o SII e GNote não recebam obrigatoriamente essa versão.
É impressão minha ou a própria Google não mandou o bitate (aqui a uns meses atrás) que iria “obrigar” as marcas a suportar e lançar os updates durante 2 anos?????
Se o equipamento não tem memória então tirem o lixo que adoram adicionar as ROM’s. Muitos dos programas adicionados pela marca e pelo operador são dispensáveis e poupam nos o trabalho de os desinstalar.
Em relacao ao Note não sei..
Mas se o SGS2 receber o Jelly Bean, segundo os updates durante 2 anos, vai ser o ultimo update do SGS2.
para mim todos os telemoveis android deviam receber as atualizações diretamente da google.
Era bom que assim fosse…
Mas estamos a falar de bastantes equipamentos com hardware diferente…
A Microsoft e que fez bem, depois desta “guerra” mobile…
Todos os equipamentos microsoft tem que ter certas caracteristicas de hardware…
A Google deveria ir pelo mesmo caminho…
Sim claro, há mais de 1000 modelos diferentes no mundo com todo o tipo de hardware, drivers, kernels, implementações, seria mesmo uma coisa fácil. A isso chama-se fragmentação – infelizmente é o preço a pagar pela utilização do Java para tornar o Android modelar e fácil de adaptar.
Talvez o preço demasiado alto dada à (fraca)qualidade do serviço.
Grandes noticias. O que me punha com um pé atras para testar o JB/CM10 era o facto de como era baseado em AOSP perdermos todoas as coisas boas que as roms da Samsung têm: os tweaks do movimento, para mim uma rom que tem o loook AOSP e as funcionalidades da Samsung é abolutamente perfeita, como é o caso da que uso de momento no SGS3: Foxhound.
existem dois tipos de utilizadores: aqueles como tu ou eu que preferem a experiencia de utilização à personalização e os que preferem a personalização em vez da experiencia da utilização.
Em alguns casos percebe-se que a personalização é importante de forma a melhorar o desempenho. Sacrifica-se um pouco às caracteristicas de forma a que as restantes sejam minimamente agradáveis de utilizar. Num telemóvel como o SGIII não faz qualquer sentido esses sacrificios. Poranto enquanto houver roms oficiais neste equipamento acho que devem ser usadas
Não gosto do Android na sua forma crua. Em termos estéticos acho-o feio. Em termos funcionais falta-lhe aqueles pormenores que as roms oficiais acrescentam e tornam a experiencia agradável. Claro que também acrescentam muita porcaria (mas isso não é mal apenas do Android. No iOS acontece o mesmo)
Partilho inteiramente a tua opinião, apesar de que no meu GS2 rendi-me a uma rom AOKP pois tinha mais personalização que sei lá o que.. Mas depois faltava os pormenores da samsung dava-me muito jeito estar na lista de contactos e somente passava o dedo da esq para a direita e telefonava instantaneamente. São aqueles pormenores que são muito úteis para o dia a dia, agr no S3 não abdico dos pormenores do movimento, acho que isso é que faz com que realmente o telefone seja mais avançado. Nem tudo é hardware, o software tb conta e muito!
Pergunto eu como é possível o S2 nao ter tido “oficialmente” o ICS. E já estão a falar num novo sistema operat. Que palhaçada.
Essa afirmação é sem fundamentação nenhuma, tenho vários colegas que não querem custom roms e já têm o ICS à bastante tempo via KIES, tanto TMN como Vodafone.
Além disso o JB não é um novo sistema operativo, é mais um refresh ao ICS, dai a versão ainda ser 4.1.1…
Fala-se aqui em dispositivos de topo ou quase. Mas o que me está a maravilhar é o CM10 Jelly Bean estar a funcionar e bem num… Galaxy Mini. Imaginem…
bem acordei hoje de manha com uma actualização para fazer no meu galaxy note, agora estou com a versao 4.04! de referir que estou na suiça e sou orange.
Sonhai mais um bocadinho.
Para lançar modelos novos eles tem pressa, para actualizações é muita calma, vê-se logo que são empresas asiáticas.
Provavelmente se a tralha de aplicaçoes das operadoras so fosse colocado posteriormente
e de forma facultativa pelo proprietario, todo este processo a estaria feito a muito tempo e todos teriamos versoes mais recentes e evoluidas nos tlms
mas isso não é culpa das operadoras, mas sim dos fabricantes que o permitem. Antigamente quando não havia store até fazia sentido, hoje em dia é completamente descabido.
Mas o que atrasa não são as apps das operadoras, mas sim o acondicionamento da rom oficial do equipamento à nova versão do Android. E isso leva o seu tempo, a não ser que querem as coisas em cima do joelho. Com certeza muitas coisas da API mudaram e muitas das funcionalidades têm de ser reescritas ou adptadas
Os operadores atrasam bastante o processo de actualizações. É uma realidade que ainda prejudica mais os utilizadores.
Já tenho no meu samsung galaxy SII a versão experimental 4.1 Jelly Bean C10 da CyanogenMod e funciona lindamente! Com a vantagem de que eles estão sempre a apresentar novas actualizações supostamente para corrigir bugs que não encontro.
É com muita pena que vejo que a samsung não suporta aparelhos com mais de 18 meses. O Galaxy Tab com o CM9 está espetacular e sinto que o equipamento, embora lento comparado a outros tabs, está atual e não sinto que tenha gasto dinheiro em vão há um ano atrás.
OFF-TOPIC
Bom dia!
À dias comentei e os meus comentários foram censurados! Lamentável! Nunca pensei assistir a uma coisa desta num site que sigo à bastantes anos!
Cumprimentos
anjodefogo
Percebe-se que existam dúvidas relativamente a «à» e «há>, mas «á» não existe. Sempre que te estiveres a referir a algo temporal é sempre “há”
Sr. Sérgio, tem razão! Obrigado pelo reparo! Eu queria dizer “Há dias…”
Relativamente ao meu comentário… este não foi censurado! Como não tem nada demais… deixa passar!
Enfim, o Sr. Pedro Pinto deve ser mais selectivo…
Estava apenas a tentar ser didático, pois há muitas gente que comete esse erro. Espero que não tenho levado a mal. Não o estava censurar. Todos cometemos imensos erros, principalmente porque não podemos editar os comentários
anjodefogo, eu pelo que sei, foi para te proteger, há comentários que são “pega trolls”, e mais vale cortar o mal pela raiz.
Nem é considerado censura, é considerado protecção e respeito pelo utilizador e editor.
Como visitante de longa data deverias saber disso. 😉
Sr. Vitor!
Obrigado pela sua resposta!
Não foi minha intenção abrir uma caixa de pandora… mas no meio de tantos comentários, esse sim bem mais explícitos que o meu, esses sim poderiam ser “censurados”!!!
Aceito a sua resposta! E entendo a “censura” que foi feita… embora discorde um pouco!
Irei continuar a ser um fiel visitante! Mas deixo aqui um repto… se não querem ter comentários que peguem troll… não deixem respostas dúbias a pedido de links de download! Ao utilizador que pediu, bastava dizer não! E não dar uma resposta com segundas ideias… “Sabemos tão bem como qualquer outro como chegar ao link, mas não o publicamos.” (escusado…)
Mais uma vez, obrigado pela a resposta e despeço-me com um abraço!
Cumprimenta,
anjodefogo
@anjodefogo
Boas, eu vi os teus comentários, que por sua vez eram dirigidos ao Pedro Simões (acho que te confundiste).
Foram mantidos em moderação para análise, pois afirmavam coisas que não o eram. No entanto, tens o meu mail por aí e podes entrar directamente em contacto comigo.
Abraço
Boa Noite, Sr. Pedro Pinto!
Se efectivamente escrevi Pedro Simões, foi lapso, pois dirigia-me ao Sr. Pedro Pinto!
Relativamente aos meus comentários “censurados”, se acha que efectivamente fiz uma afirmação, vamos lá, difamatória… publique-os!
Apesar disso, se sentiu-se difamado, peço desde já as minhas sinceras desculpas. Não era minha intenção fazê-lo.
Dou como terminado este assunto!
Cumprimenta,
anjodefogo
Boas @anjodefogo,
Se bem me lembro, os comentários diziam que o artigo fomentava em questão fomentava a pirataria. Somos contra e condenamos tais acções e até escrevi a seguinte frase: “E atenção, uma coisa é informar outra coisa é incentivar a pirataria (neste caso). Aquilo que se pretende com esse post é mostrar que realmente, hoje em dia, nada está guardado a 7 chaves…terá um funcionário da Microsoft a fazê-lo, será esta uma estratégia da própria empresa (tal como ja aconteceu com produtos de outras empresas)…terá sido simplesmente descuido??”
De modo a cortar tal assunto pela raiz, decidiu-se que os comentários iriam ser apagados.
Quando à difamação, não considero que tenha sido difamação…apenas mais um comentário igual a muitos outros que temos de moderar e que em muitos casos, simplesmente… apagamos por desviarem o assunto….apenas e só isso.
Cumps,
Pedro Pinto
No meu ainda mais velho Galaxy S tenho já há um bom tempo a versão 4.0.4 e já há roms 4.1… portanto não fazem mais do que a obrigação deles. Para quem não quiser ser “controlado” pelas limitações do fabricante faça como eu e instale custom roms que são muito boas e com constantes actualizações.
Penso que a samsung está neste momento ao nível dos melhores, isto em termos de actualizações de software dos seus equipamentos (sobretudo os mais recentes)!
😉
Não se esqueçam todos que a samsung lança muitas actualizações para os seus telemóveis, só o galaxy S teve uma data delas 2.1, 2.2, 2.3. Podem não nos ter dado o ICS mas recebes varias actualizações durante quase 2 anos.
Galaxy S II: à semelhança do que aconteceu com o Galaxy S e a actualização 4.0 ICS, que nunca foi lançada, em vez disso foi lançado um Value Pack Gingerbread com algumas funcionalidades da versão ICS.
Aconselho o autor do artigo a corrigir esta informação uma vez que o Galaxy SII recebeu a actualização, quer para 4.0.3 como para a versão 4.0.4 do ICS.
Cumprimentos
Bruno, aconselho-te a reler o parágrafo que citaste.
Ele referiu-se ao Galaxy S e não ao S II. 🙂
Tenho um Samsung ACE II que saiu para o mercado ainda este ano, alguém sabe quando posso ter Jelly Bean? Ainda só tenho acesso a Gingerbread 2.3 🙁
Nem me passa pela cabeça que demore muito a sair para este equipamento ou estarei iludido quanto a Android?
Obrigado
Será que esta versão do android também vai sair para os HTC?
Principalmente para o Sensation?
Para já só há confirmação oficial para o One X, One XL e One S.
Para todos os outros existe a seguinte declaração:
“We are excited about Android Jelly Bean and are planning to support it across a variety of our devices. We are reviewing the software to determine our upgrade plans and schedule, so please stay tuned for more updates on specific device upgrade plans.”
Ok, esperemos que realmente estes updates saiam para mais telefones.
então e os tablets?
Há referência aos tablets no artigo.
Tenho o JB no Asus Transformer, falta limar umas arestas, mas funciona muito bem…
Também já experimentei as CM10 e AOSP J.B. no Asus Transformer, o WiFi trabalha bem mas tenho sempre dificuldade na navegação com os browsers. Por isso voltei á Rom 4.0.3 que para mim trabalha melhor, a FROZN 1.0.9. A navegação com esta é sempre impecável.
então e não se fala no nexus??
realmente, também não entendo.
Estou a gostar imenso da ROM ParanoidAndroid para o meu Galasy S II ( i9100G ). Muito estável, rápida e com várias opções de modo híbrido, Tablet, Phablet ou Phone.
Gostei.. ah, trata-se duma rom CyanogenMod 10, claro!