Android dominará em 2020 com 86% da quota de mercado
Estamos a acompanhar um dos maiores certames de tecnologia do mundo, a IFA, em Berlim, e um dos pontos fortes deste evento são as apresentações dos smartphones e outros gadgets que fazem parte do segmento mobile. O foco neste segmento é, sem dúvida, o sistema operativo da Google, o Android, que está cada vez mais forte.
Pese o facto dos números do mercado dos smartphones estarem a cair, com o mercado a abrandar de 10,4%, no ano passado, para apenas 1,6% este ano, a verdade é que o Android irá alargar o seu domínio até 2020, segundo antecipa a IDC.
Nunca o mundo teve tantas marcas de smartphones, principalmente marcas de fabricantes chineses. Os preços variam conforme o segmento de mercado mas há de tudo e para qualquer gosto. O mercado Android tem dentro de si um poder de se transfigurar constantemente.
A fazer eco desta realidade, foi divulgado hoje um relatório da International Data Corporation (IDC) que antecipa um reforço do domínio do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. A empresa de análise de mercado prevê que a quota de mercado do Android aumente dos actuais 85,3% para 85,7% em 2020.
Quem irá perder terreno?
Segundo a empresa, quem deverá perder terreno será o Windows Mobile, que deverá ver a sua quota cair de 0,5%, actualmente, para 0,1%, daqui a quatro anos.
Há também outros sistemas que irão desaparecer do mercado, sistemas estes considerados residuais, mas que acabarão por alargar a quota do Android.
E o iOS?
Numa primeira ilação sobre estes dados, poderíamos pensar que o crescimento da quota do Android teria reflexo negativo no sistema operativo da Apple. Mas não, segundo a IDC, o segundo maior segmento do mercado dos smartphones irá igualmente alargar a sua quota e cimentar a sua posição.
Os dados apresentados dizem-nos que o iOS deverá ter uma quota de mercado de 14,2% em 2020, acima dos actuais 13,9%.
Seguindo a mesma linha de mercado, que igualmente afecta os dispositivos da Apple, o iPhone irá também crescer, mas a um ritmo mais lento e, como a oferta é sobejamente menos, o crescimento estará abaixo do crescimento dos dispositivos Android.
A IDC prevê que em 2020 as vendas do iPhone cresçam 3,4% em relação ao ano anterior. Já os equipamentos Android deverão ter um aumento de 4,4%. A oferta em mercados como a China é um importante factor para este crescimento.
2016 é um ano de perda para o iPhone
O relatório aponta que o Android, este ano, tenha uma desaceleração face ao ritmo de crescimento previsto para este ano. Crescerá "apenas" 6,7%. Já com o sistema operativo móvel da empresa de Cupertino o cenário é bem pior. Segundo os dados, a venda de iPhones irá cair 12% este ano.
Os rumores sobre a remoção dos fones e a expectativa de uma actualização significativa de hardware em 2017 – o décimo aniversário do iPhone – vão contribuir para a primeira queda anual da venda de iPhones, em 2016
Refere a IDC.
Mercado mundial arrefece
Outro dado apresentado aponta para uma quebra no ritmo de venda de smartphones global. A empresa de análise de dados espera um crescimento na venda dos equipamentos de 1,6% este ano em relação ao ano passado, fixando o valor total em cerca de 1,46 mil milhões de unidades vendidas em todo o mundo. É um crescimento notório mas abaixo dos 10,4% registados em 2015.
Qual a razão deste abrandamento?
Deve-se sobretudo a mercados que estão extremamente saturados. Embora sejam mercados desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental ou Japão, a venda dos dispositivos deverá cair 0,2% este ano.
Pelo contrário, nos mercados emergentes como Ásia-Pacífico excluindo Japão, Europa Central e de Leste, Médio Oriente, África e América Latina, as vendas deverão subir 5,4%.
Na verdade, e segundo a análise da empresa IDC, havendo um crescimento é um sinal positivo. Embora o mercado esteja saturado, este tem a competência de se transfigurar e encontrar novas formas de dinamizar as vendas e o consumo.
Este artigo tem mais de um ano
E a cota de 0,1% do Windows Mobile vai ser dos teimosos que não largam o sistema moribundo…
A cota atual já me parece tão baixa que pior não pode ficar… Aposto num leve crescimento
Então não pode? Passa de 0,5% para 0,1%
E olha que ainda tem gente que usa Android =)
Não deixas de ser quem és e estás moribundo, certo?
Não sabes do que falas! tive um android, neste momento tenho um lumia 950 e ainda um iphone 5 e dig-te que não há nada como o windows 🙂
So largarei W10M quando ja não der para fazer chamadas.
Somos dois, enquanto durar e houver um minino de supporte lá estarei a fazer chamadas com o meu velhinho W10M.
Mais um aqui 😉
Nao me parece que a MS esteja muito preocupada com isso eles ja ganham algum com o Android.
“Microsoft is making $2bn a year on Android licensing”.
“Samsung has paid around $1 billion to Microsoft in two years for shipping and selling new phones running Android.”
E isso incomoda-o no quê? Tem alguma comissão no Android para andar aqui preocupado com teimosos que entende estarem bem servidos, são diferentes dos outros e no dinheiro deles mandam eles.
Está muito ralado o senhor, com as opções dos outros! Esses devem ser os poucos que realmente sabem o que querem e não seguem modas onde todos ficam iguais uns aos outros! A isso chama -se caracter.
Ainda há quem use o telemóvel para outras coisas que não seja caçar Pokémons e outra bonecada?O que vale é que vão ser poucos a fazer coisas úteis,como caçar o Pikachu e olhar feitos morcões para um telemóvel,a carneirada está bem e contente quando são muitos.
Os mercados estão saturados do que já existe, se alguém apresentasse alguma novidade digna desse nome não haveria o mesmo problema. Para que comprar o novo iPhone ou galaxy só porque tem “mais disto e mais daquilo”?
Jolla e Sailfish OS 🙂
Normal, com a Sony . Samsung . Haweri. Xiaomi . Nexus . Meizu . HTC . ZTE . OPPO . ASUS . ACER . LG . MOTOROLA . LENOVO . ONEPLUS . TP-LINK . NGM . STARENERGY + UMAS mil e com cada vez os chineses a criarem marcas com android….
vs Iphone / Ipad
vs Lumias e alguns equipamentos com windows moblie….
Queriam o que? Milagres ?
Isso não tem nada a ver. A cota da Apple podia aumentar muito mais, bastava que mais pessoas comprassem iPhone. Não é por haver 1001 marcas com Android que é obrigatório que as pessoas comprem.
A cota do iOS não aumenta porque a Apple não evolui. Não falo na integração entre hardware e software como se tem visto com o touch, mas no próprio SO em si. O SO é não sofreu praticamente evolução nos últimos 5 anos. Parece que pararam no tempo.
Mas para eles existirem e pk sao rentaveis e é pk tem pessoas a comprarem logo mais marcas que usem android pode significar mais pessoas com android ou que marcas como a samsung,lg etc estao a perder terreno,visto que os utilizadores de iphone sao bastante fieis.
não compram porquê??
É essa a vantagem do Android 🙂
Se chamas vantagem, ter equipamentos que ao fim de 6 meses deixam de receber qualquer atualização ,ou para funcionarem melhor em alguns casos têm de andar a instalar rom´s de terceiros ,com sabe Deus o quê, embutido nas linhas de código .Sugiro que vás ver qual é a versão android mais usada hoje .
Atenção com isto não digo que o Android nestas duas ultimas versões não tenha melhorado bastante ,e que não seja bom ,mas esquecendo as app ,SO puro e duro ,o WM 10 está muito á frente do Android e IOS
O WM10 está muito à frente, menos no número de utilizadores e apps. Nisso está nas ruas da amargura…
Não acrescentou nada ao que eu disse em cima .
Enquanto existir ,o WM10 há-de ser sempre o meu so de eleição .
Se porventura algum dia acabar ,já tenho aqui um dumb-phone só para chamadas e sms ,tudo o resto uso o tablet com W10.
Android aqui em casa não entra mais ,e Iphone ,não estou para dar 800 euros por um aparelho que vale quanto muito 300 euros ,e já era bem pago.
estranho quando e o argumento das actualizacoes ninguém diz isso, por isso mesmo que falas é que as actualizacoes demoram mais no android ou muitas vezes não vem contra meia dúzia de equipamentos ios e Windows mobile.
Quase tudo o que esta no iphone ou em lumias é chines
Porque em termos de actualizacoes, a google tem a linha nexus e actualiza… as outras marcas se fizessem o mesmo que a google eram mais finas mas sabes que mais? Preferem lançar um modelo com o novo android… ladroes!
“Quase tudo o que esta no iphone ou em lumias é chines” AHN??? falamos de software nao de hardware e meu “menino(a)”… ha chines e CHINES!! la por ser feito na china, nao signica mais qualidade ai ai
É o que eu digo, vai sempre haver um boneco que vem para aqui dizer que a Google atualiza os Nexus quando nem isso é verdade…
Continue o crescimento android que eu cá contribui, e sem arrependimento, para o crescimento do iOS
Quem me dera ter 2 anos de suporte nos meus equipamentos, as vezes nem 1 temos mas pronto
“TENS RAZAO”
E qual é a percentagem de Androids que são Nexus? Para aí 1%, se tanto!
A Google atualiza Nexus só por 2 anos, ou seja, na prática, não atualiza mais que o mínimo exigido.
Um modelo nem aos 18 meses, que acho que é o mínimo exigido e não 2 anos.
O problema reside mesmo na % porque não vês Nexus nas lojas como vês Samsung Lg etc e as massas compram é nas lojas físicas..
Muita gente menos entendida pede-me conselhos sobre qual telefone comprar, já com uma lista feita, obviamente só Android, eu lá tentava ver qual o melhor… Agora aponto para um iPhone 5s, que é o mais barato de todos iPhones.. Respondem com admiração e rejeição, mas é a minha opinião para quem quer um telefone viável e funcional, para opinião dos Androids que perguntem na loja que nem quero saber
E o hardware dos outros equipamentos de onde vem? De Marte? Hoje em dia a maioria das coisas sao de fabrico asiatico….
Haver dezenas de marcas não explica o problema das actualizações nem sequer existirem na maioria dos aparelhos Android, o máximo que poderia explicar seria demorar mais alguns meses do que o tempo de actualização do iPhone.
Quase tudo o que está no iPhone e Lumias é chinês? Tens a certeza disso?
Set fabricado na China, por ser mais barato e com os procedimentos da empresa mãe, não significa que seja chinês!
Eu gosto muito do windows para sistemas móveis, há que admitir. Mas a verdade é que a Microsoft comete muitos erros no que toca à fidelização do cliente aos seus produtos. Primeiro diz que todos os telefones que tinham o Windows phone 8 iriam ser atualizáveis para o Windows 10. Depois no final menos de metade dos equipamentos foi na verdade atualizado…. Entre outras falhas que na minha opinião foram o calcanhar de aquiles deste sistema com grande potencial mas destruido desde o inicio pela sua mãe, com as mais variadas facadas aos seus clientes, já desde os tempos do win phone 7, com todos os equipamentos a morrerem sem atualizações. Juraram que nao se voltaria a repetir, mas a verdade está à vista. Arrogancia a mais para a quota de mercado cada vez mais residual de que dispõem. Uma pena na minha opinião, pois o sistema é excelente, mas merece morrer pela atitude manienta dos seus criadores.
Ora nem mais! Eu tenho um Lumia 640 e deverá ser o meu ultimo com este SO… a MSFT está a marimbar-se para os seus clientes!
A MS pode ter cometido muitos erros ,ninguém diz o contrário ,mas também ninguém pode negar que a MS tem feito um trabalho notável estes últimos 6\8 meses para melhorar o WM10 com atualizações quase semanais ,eu tenho o l640 que passou para o meu filho ,e comprei o 950 XL ,e digo que é de LONGE o melhor telemovel que tive até hoje .
O problema da MS foi ter a língua mais rápida que o cérebro ,não tinham nada que dizer que ia ser tudo atualizado para o WM10 sem antes verem se dava .Eu não sou técnico ,mas era mais que logico que equipamentos mais antigos se fossem atualizados ,iam ter problemas com o WM10.Quanto á noticia em questão ,estou como o outro :Previsões só no fim do jogo .Um mercado tão volatel como o mobile pode mudar o rumo em 2 ou 3 meses .
Pelo preço do Lumia 640 compras o quê que seja melhor ou equivalente?
Compra um android com “especificações” melhores ,mas que morre como veio ao mundo,ou seja sem atualizações nenhumas e provavelmente ainda com o kit-kat ,Eu tenho um l640 e um l950 xl e é rara a semana que não é atualizado ,mas pelos vistos não chega ao RF.
Isso já corrente na MS, as incongruências. Sucede em tudo o que eles fazem, é uma empresa onde impera o “troca-tintas”, hoje é uma coisa, amanhã outra. Por norma tento usar o mínimo de produtos e serviços da MS. Uso o Windows 10 e o MS Office e já é um pau, de resto nada mais.
Olhe eu uso o máximo e não me arrependo de nada! Conheço os outros sistemas e enquanto este me servir estou muit satisfeito! Uso Xbox One com W10, Tablet W10, Pcs (de mesa e portáteis) com…W10 e telemóvel com WM. Tudo prefeito e muito bem sincronizado. Tenho umas concessões feitas: Ao android, um tablet AINDA com o Android 4.2 e jamais será actualizado, apesar de haverem equipamentos mais fracos com android mais recente, uma pen para tv android 4.4 e um Iphone 6S, – com o meu número profissional, foi-me oferecido por um familiar, gosto do sistema mas jamais daria tanto dinheiro por um telefone, e um Ipad3 (nada a dizer, é um sistema que dá provas e também actualiza, não com tanta frequência como nos Windows, mas os equipamentos pelos menos não “morrem” no 1º ano! O meu Ipad ainda funciona de forma fluída e tem a mais recente versão e é isso que procuro nos equipamentos). E está parado na gaveta, um Samsung Galaxy ainda com Android 2.6 (acho eu)! Enquanto que no windows tenho tudo actualizado e a funcionar, com Android é o que se vê: queres bom? Paga e, paga bem, e usufrui muito durante uns meses enquanto a festa dura! Android na minha casa não entra mais, se não gostam paciência, no meu dinheiro mando eu.
Acordem !!! o Android já domina o mundo…
“Não tem updates”…
Vê-se as consequências…
Quando há monopólio há abuso de posição dominante.
Na falta de concorrência, é sempre o consumidor a pagar e muito.
Imaginem que em Lisboa apenas havia uma padaria, um talho, uma peixaria, um taxi… O dono de cada um desses negócios ficaria rico nos primeiros meses.
Por Isso nós, enquanto consumidores podemos e devemos ter as nossas preferências mas é um erro crasso lutarmos e desejarmos o fim dos produtos ou serviços concorrentes ao da nossa preferência pois, se esse desejo se concretizar, na falta de concorrência, teremos que pagar muito mais caro.
Trata-se de economia, não um campeonato de futebol em que se um clube ganhar 20 vezes seguidas é sempre bom para os adeptos desse clube.
A concorrência é salutar, estimula a inovação e o desenvolvimento e ainda faz baixar os preços. Ao contrário, os monopólios abusam e esmagam os consumidores por falta de alternativas.
A concorrência deve ser sempre estimulada.
Sem pormos de lado as nossas preferências, talvez valha a pena olharmos para a tecnologia de forma diferente daquela que olhamos para o futebol.
+1
+1000! Haja aqui alguém com dois dedos de testa! 🙂
bom comentário
+1 (melhor comentário que li!)
Mais um
http://www.zdnet.com/article/could-the-future-of-android-be-windows/
aconcelho a ler
Se a Microsoft tivesse feito do windows phone e agora windows mobile aquilo que fez com o windows para pc já tinha dominado o mercado desde o inicio. Acordaram tarde e ainda não acordaram totalmente pois anda há muita coisa a melhorar neste novo mobile e entretanto os outros vão evoluindo e aproveitando a boa “folga” maturidade, superioridade em determinados pontos fulcrais, moda e consequente procura.
Mas isso também era mau ,porque não deve ser uma empresa só a dominar o mercado ,Eu pessoalmente uso Windows em tudo .Mas principalmente em PC ,não uso outro So ,porque mais nenhum tem a versatilidade do Windows .No mobile tenho mais atualizações num mês do que tive em android 4 anos ,só isto diz tudo .para não falar da UI que nem em android e IOS consegue ser apelativa aos meus olhos .
Maior quota de mercado de smartphones a serem só usados para telefonemas e mandar SMS.
Em termos de software a qualidade e diversidade de oferta no iOS é bem superior.
O iOS até tem Apps da Google e da Microsoft que nem o Android ou o Windows Phone têm. E as que têm, têm melhor qualidade.
Isso que dizes já não é verdade. Há cerca de um pouco mais de um ano havia uma maior aposta de desenvolvimento no IOS mas agora está acontecer um volte-face e a plataforma Android passou a ser plataforma privilegiada. As apps que são desenvolvidas para duas plataformas, já não têm discrepâncias ou limitações de funcionalidades como antigamente.
A própria Microsoft já começa a dedicar-se ao desenvolvimento de apps exclusivas para Android: AppComparison, Arrow Launcher, Nest Lockscreen, Picturesque Lock Screen, entre outras específicas este sistema.
Por mim fiquem com o android que fico com o WP 😉
Só devo mudar quando for extinto mesmo porque funciona mas funciona este SO!
Eu deixei o android depois de ter comprado um a seguir ao G1 e depois disso só WP. O ultimo que comprei faz dias que veio substituir o meu L640 que perdi. Eu não sei se o Android faz o mesmo , o que é certo até as mensagens que tinha acabado de receber no roubado, as recuperei. Enquanto o WP fizer isso e me avisar no meu desktop de alguma chamada perdida e poder enviar mensagens a partir deste sem softwares de terceiros, faz o que eu quero. WP quer se goste ou não, parece ser um SO mais tranquilizador, mais para profissionais. Ah e não tenho um L950 , … fiquei-me pelo L650. Agora quanto o Android, esse nunca mais por diversas razões.
Não faz, no Android não passa as SMS através da conta Google, o que eu acho uma grande falha. Outra falha é nunca passar os dados das apps, apenas as apps. Nisso o iOS é 1000x melhor do que o Android, uma pessoa restaura do iCloud e fica igualzinho.
Quando podemos ter um smartphone de 170€ tipo xiaomi a rivalizar com equipamentos de 700€ da apple, com a mesma qualidade e até com melhor estabilidade e autonomia, é óbvio que o Android domine o mercado afinal ainda existe pessoas que não dormem a sombra da bananeira!
Gostava de ver uma comparação mais real do mercado ios/android, sendo que deveriam comparar apenas o segmento iphones/androids de topo – uma vez que a apple não tem dispositivos baratos e aí sim acho que se pode comparar. não se pode comparar uma marca premium com modelos baixo de gama. eu acho bem que o android esteja em todos os segmentos, pena a apple não ter uma abrangência de gamas maior, mas dado que só tem premium era comparar as quotas do mesmo segmento.
(claro que se for por segmento, a apple na quota dos terminais de entrada vai ter quota ZERO…)
Isso é a minha opinião
O Android dominará? Não domina já ???
Domina, mas 2020 é ali ao fundo e lá também dominará 😉
Pois serão 6% com OS actualizados e 80% por actualizar!
E os restantes 14% com máquinas super potentes e actualizados…e ainda assim…aziados 🙂
? Duvido que em 2020 14% sejam topo de gama. Tenho 1+ e iphone e não sofro de azia adolescente.
Ter um WP é cada vez mais um SO para intelectuais wanna be. É como aquele pessoal que vai ver aqueles filmes intelectuais tão chatos tão chatos tão chatos que mais ninguém, mas mesmo mais ninguém vai ver. Exceto claro aquela malta que acha que ir ver filmes que mais ninguém vê faz deles uns grandes intelectuais.
Nem isso. É mais para aquele pessoal do contra. “Eh pá, o WM10 não faz isto, mas não faz mal, não uso e pronto”. Fazem a vida em função do que o WM10 faz, e não por aquilo que necessitam.
Não me considero intelectual ,longe disso ,agora não sou é obrigado a seguir a manada que vai toda para android ou ios ,é que nem todos são app dependentes .Já tive android ,e a melhor coisa que me aconteceu ,foi ter fugido desse sistema .Acredito que agora esteja melhor ,mas os problemas de atualizações continuam ,dai a versão mais usada no mundo inteiro ,é uma que saiu á 3 ou 4 anos.
mas fiquem lá com os vossos androids e iphones que eu fico muito bem com o meu lumia 950 xl
Comentário mais desanexado…
Tenho Android, e já trabalhei com WP, e digo que o WP está 5*.
Tanto corre em low end fluído como em high end. Compra lá um Android por 90€ que não tenha lag? Ou um iPhone, ah, espera, para o iPhone precisas de 300€…
Gosto muito de Android, mas para MIM o WP está excelente. Bonito, simples, estável… BOM. Mas eu não preciso de apps que me digam para ir à casa de banho.
E além disso, estares a dizer que o WP é para wannabe’s, é treta. Achei o WP mais simples e intuitivo do que o Android. E esta experiência foi num Lumia 625!
Portanto… Acho que o que disseste não passa de comentário da treta contra o WP.
Em contrapartida, também há pessoal que devora religiosamente novelas rasca.
Começando nas mexicanas e acabando nas da TVI.
E vivem a coisa como se fosse realidade! Pior, como se também fizessem parte da história, ao ponto de ofenderem os atores que fazem papel de vilões, quando se cruzam com eles na rua.
Essas pessoas não sei a que utilizadores de SO móvel as devemos comparar.
Pela tua logica deverão comparar-se com os utilizadores de android!
Mas eu não faço nem me revejo nesse tipo de paralelismos. Prefiro respeitar todos.
Tenha juízo e deixe de ser infantil! Eu uso WM – tenho também um Iphone 6S e um Ipad, mas que uso menos – e não me arrependo de nada! Essa comparações são tão mas tão infantis, que só o colocam no ridículo. O WM para seu grande mal satisfaz e é fluído intuitivo e genéricamente um S.O., bastante agradável. Afinal tão grande é a vossa preocupação que não desistem em denegrir, porquê? Afecta-vos no quê! Eu continuarei até onde der cliente do WM, estou-me nas tintas se um acha isto ou aquilo, não posso é deixar passar em branco tanto disparate sem sentido. Até dá má imagem dos Zés!