Smartphones Android enviam 10x mais dados para a Google que o iOS para a Apple
A quantidade de informação que é recolhida dos utilizadores tem deixado estes assustados e, principalmente, preocupados. Todos estes dados são usados para criar perfis e depois apresentar publicidade dirigida e ajustada às necessidades dos utilizadores.
Se o escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica trouxe um alerta claro para quem usa a Internet, a verdade é que há muito mais por descobrir. Um estudo recente revelou que os smartphones Android enviam 10x mais dados para a Google que o iOS para a Apple.
É conhecido e reconhecido que a Google está constantemente a recolher informação sobre a utilização dos seus serviços e dos dispositivos Android. O que se desconhecia era a quantidade de informação recolhida e a forma como esta é feita, em especial nos smartphones Android.
A investigação feita pelo Professor Douglas C. Schmidt da Universidade de Vanderbilt chegou a algumas conclusões, algumas delas preocupantes, mas que mostram bem o volume de dados que são recolhidos de um smartphone Android pela Google ao longo do tempo.
O primeiro dado revela que um smartphone Android, sem estar em utilização, enviar dados para a Google num volume 10 vezes maior que o iOS envia para a Apple. Este valor aumenta sempre que o dispositivo está em utilização.
Em 24 horas, um smartphone Android com o Chrome ativo e a correr em fundo, transmitiu a sua localização 340 vezes, fazendo 14 comunicações por hora. A informação de localização é um dos dados mais transmitindo, contando com 35% da informação transmitida. Por seu lado, do iOS com o Safari a correr, a informação enviada sem o dispositivo ser usado é marginal.
Outro dado importante refere que a Google consegue associar dados anónimos recebidos com informação real dos utilizadores, usando para isso os seus algoritmos de publicidade. Estes deveriam ser anónimos, mas ao serem enviados dados associados aos dispositivos, fica simples fazer o rastreio dos utilizadores.
Esta prática é alargada a outros elementos dos serviços da Google, sendo o DoubleClick cookie ID, que regista a atividade dos utilizadores nos sites um deles. Quando a Google associa este identificador a uma conta de utilizador, fica simples mapear a atividade feita, algo que deveria ser anónimo desde o início.
Por fim, e no que foram as principais conclusões deste estudo, foi mostrado que a recolha de informação dos utilizadores do Android ocorre principalmente quando os dispositivos não estão a ser usados pelos utilizadores.
Com mais de 2 mil milhões de utilizadores do Android a terem os seus dispositivos ligados 24 horas por dia, fica quase impossível quantificar o volume de dados que a Google consegue recolher e posteriormente processar.
Caso pretendam ler mais sobre este estudo, a informação recolhida e as conclusões feitas, podem lê-lo diretamente no site criado. Fica claro que a informação que a Google recolhe sobre os seus utilizadores é enorme e que precisa destes dados para conseguir manter a sua estrutura a funcionar e a gerar lucros elevados.
Este artigo tem mais de um ano
O Android envia em separado, logo mais vezes, a Apple envia tudo de uma vez LOL
Pedro , tu hoje acordas-te brasileiro ? ( Sem ofensa aos Brasileiros 🙂
abc
Querias dizer “acordaste”, certamente. Acontece aos melhores. A mim, acontece muitas vezes.
“acordas-te”, é acordaste.
Acordas-te ou acordaste? O cavalheiro não deve s e bem português nem Brasileiro…
Criticar uma escrita dando erros é todo um outro nível!
Chama-se segurança, é uma feature do android.
Sabes que a fada dos dentes não existe não sabes?
Quando é Apple gozam logo, agora não gostam.
“Todos estes dados são usados para criar perfis e depois apresentar publicidade dirigida e ajustada às necessidades dos utilizadores.” –> se fosse só isso.. estavamos bem.. é BEM BEM BEM MAIS do que isso.. não sejamos inocentes..
ilucida-nos grande mestre 🙂
..wtf.. Ora explica lá o que é que a google te dá para além de publicidade que recolhe desses dados?
Mas explica BEM BEM BEM.. 🙂
Simplesmente considera a hipótese de a Google fornecer/vender a informação do histórico da tua navegação na net (ou de outras pessoas) a algum governo! Achas isso plausível ou não ?
..wtf.. Mas então tens de considerar isso para todas as empresas. Também tens de por a hipótese de que existem empresas que recolhem menos info dos utilizadores, e usa-as em pior situações. Ex. (Altice, Vodafone, NOS, GALP, EDP, etc.) Sabem BEM mais info critica dos utilizadores.
Sim, e como deverás saber, informação é poder!
Como é que a info duma galp é mais crassa do que do google? Nunca é. O Google engloba tudo. Procura pela defino e vais ver o que já se sabe a este respeito do que andam a fazer e que o RM referiu.
não vale a pena dar grandes explicações.. leiam as condições de utilização do GMAIL.. mas leiam tudo, com calma e bem lido.. aí já vão ficar com uma ideia.. além disso, podem pesquisar “como as grandes empresas usam os dados recolhidos.. big data analysis..” — depois disso vão ver como os dados são usados para anuncios, influenciar massas, estudos de comportamento, localização, tracking, perfis de consumo, espionagem, … e mais e mais e mais..
..wtf.. Não é uma questão de explicações. tenho noção da informação recolhida. Quando estou na Estação da CP, aparece-me os horários do meu destino no tlm, isso não aparece por acaso nê. A google sabe o percurso que faço diariamente, e isso ajuda-me. O resto, as pessoas têm de ter noção daquilo em que confiam.
“Em 24 horas, um smartphone Android com o Chrome ativo e a correr em fundo, transmitiu a sua localização 340 vezes, fazendo 14 comunicações por hora.”
E se eu utilizar o navegador da Samsung (ou outro qualquer) em vez do Chrome?
Vai para a Samsung e na próxima eles já sabem qual o telefone que te vão impingir. 😉
E puff.. lá se vai a bateria
LOL o paper a descrever features que todos usamos.
também fazem 10x mais coisas…
– Juntar fotos da mesma pessoa
– Criar albuns automaticos quando faço uma atividade
– Tempos para trabalho e casa que são descobertos automaticamente
– Alguns insights do google assistant que são pretinente
– and so on and so on
engraçado que quase tudo o que disseste também existe no iOS e é feito no próprio aparelho!
Mas nada do que dizes tem a ver com a análise que foi feita aos browsers em cada sistema
Os dados de localização são enviados pelo google maps… que usa o mesmo nível de envio do Chrome. Esse estudioso é tão burro que nem se lembrou de desligar o maps e associou toda a operação ao chrome.
A Apple tem outras formas de recolher dados: liguem-se ao Itunes e vejam a quantidade (são mais de 5mb) de dados que a são enviados, incluindo os vossos contactos. O mesmo se passa com a cloud onde TODAS as fotos, vídeos ou ficheiros são corridos por algoritmos de publicidade. Se quiserem testar no vosso “ulta seguro iphone” façam uma montagem de uma foto vossa com a Torre Eiffel em fundo, usem o programa para adicionar os metadados, colocando a geo-localização de Paris e a hora certa. Vão ver que na semana seguinte a terem guardado essa foto, surgem publicidades a hóteis de Paris ou lojas de roupa da cidade luz… como se a Apple soubesse que vocês estiveram em Paris.
E vou ver essa publicidade onde?
nao gostei da foto com a google e uma tremenda falta de respeito
não chola
pensando em mudar para a apple. mas continuo resistente à mudança
Só tens que experimentar, depois decides.
Se quiserem usar Android, usem o LineageOS, mas não instalem nada da Google. Play Stores, etc. etc. É a única maneira de não recolherem a informação.
A grande maioria dos developers disponibiliza as apps fora da Play Store. (via ficheiro .apk)
Queres instalar virus?
houve anos e anos que usei custom roms e instalei várias cenas por apk e nunca apanhei 1 sequer.
fluidez e rapidez extrema ao contrário dos stock roms nos tempos do android 2.2 froyo a 4.4 kitkat
Estão bem escondidos!
ehehehe botnet
Quem quiser estar imune, tem duas soluções. Não usa telemóvel ou faz um sistema operativo de raiz.
Isso é derrotismo disfarçado. Há mais hipóteses, dão é trabalho que as pessoas não querem ter.
Só recolhem a informação que os usuários lhes dão.
Não é verdade.
Uma notícia para encher chouriços e provocar a discórdia. Os patrocínios limitam, e de que maneira, as reportagens.
Quando não gosta do que se lê, os outros é que são sempre os burros…
Tu já não acordas de vez.
Tanto faz um como o outro uma coisa é o que se sabe outra é aquilo que não se sabe mas mais facilmente a Apple pode enviar o que quiser porque o Software é fechado que o Android onde qualquer um mexe.