Analistas surpreendidos… Google aumenta lucros em 17%
Se no segmento dos smartphones algumas empresas foram notícia pelo crescimento da receita, também a Google pode estar satisfeita com os lucros arrecadados no segundo trimestre de 2015 referente à venda de publicidade.
Os rendimentos totais para o período encerrado a 30 de Junho foram de 3,93 mil milhões de dólares. Este valor surpreendeu os analistas, demonstrando que mercado da publicidade está de novo a crescer.
A Google apresentou resultados que deixaram os analistas surpresos. Os rendimentos totais para o período entre Abril e Junho foram de 3,93 mil milhões de dólares, um aumento de 17% em relação aos 3,35 mil milhões de dólares registados no mesmo período no ano de 2014.
Este resultados fizeram com que as acções da gigante das pesquisas disparassem mais de 7% no chamado after-market nesta quinta-feira (16 de Junho). A Google informou ganhos de 6,99 dólares por acção, superando as estimativas dos analistas, que previam um valor de ganhos por acção de 6,71 dólares. Este entusiasmo levou a que as acções da Google chegassem a ser vendidas a valores que rondaram os 620 dólares, logo após a apresentação de resultados.
Contudo, o ritmo de crescimento está a diminuir. O mercado da publicidade sofreu duros golpes nos últimos trimestres e isso reflecte-se claramente na velocidade de crescimento. Embora a receita cresça, a velocidade é significativamente menor face a anos anteriores.
Os cliques pagos (cliques em publicidade servidos em sites do Google, bem como sites parceiros) aumentaram 13% de um ano para o outro, mas a taxa de crescimento voltou a cair pelo quinto trimestre consecutivo. Da mesma forma, o custo por clique do Google (essencialmente quanto o Google cobra pelos seus anúncios) caiu 13% do último ano para este.
Por outro lado, as despesas operacionais da empresa cresceram 13%, chegando aos 6,32 mil milhões de dólares.
Este artigo tem mais de um ano
Porque é que o mercado da publicidade está a diminuir e a sofrer duros golpes?
Talvez a publicidade convencional, mas tenho vindo a ver mais publicidade na forma de interacção com a comunidade. Exemplo disso é só ver alguma coisa sobre gaming no reddit e de dois em dois posts é algo sobre porque é que esta ou aquela empresa é porreira porque me trocou a gráfica por uma melhor sem custos adicionais ou recentemente a MSI parece que forneceu muito material para um café no Canadá e durante uma semana viasse muitos posts sobre isso.
Depois dos analistas meteorológicos agora são os analistas económicos a não acertar uma…
Foi uma grande subida sim senhor, ficou a valer mais que a Microsoft.
E as duas juntas ficaram a valer mais que a Apple.
Atualmente em milhares de milhões de dólares: Apple – 740, Google – 404, Microsoft – 377
Analistas são as bruxas de hoje em dia. Vou trocar de profissão, prever o futuro é que rende, e é mais facil que ler um mapa astral.