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Anacom: É preciso regular serviços como o WhatsApp ou Skype?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Desgraçado says:

    Já pago internet e ainda querem que pague esses serviços que dependem da mesma? Sério?

  2. Daniel says:

    Claro que sim… Metam fibra em todo o país, 100Mb garantidos em todas as casas, com preços decentes e talvez possam falar.

    Anacom, outra entidade chupista deste país.

  3. TOTILMAN says:

    E fiscalizar a roubalheira descarada pelos operadores moveis de taxinhas e tachões.
    Eles regulam mas não fiscalizam e andam os operadores a “comer” os clientes a seu belo prazer

  4. Full says:

    LOOL daqui a pouco temos que pagar por cada site que visitamos ahahah ja noa falta muito!

  5. Jorge Gabriel says:

    lol não chega pagar para ter acesso a eles?
    lol quando uso “rede de telemóvel normal” também tenho de pagar por isso vão ver se ta a chover e vejam os preços que algumas operadoras levam por pacotes que nem metade valem lol

  6. CC says:

    É preciso é acabar com a ANACOM e os tachos… cambada de chulos

  7. David Guerreiro says:

    Eles querem regular porque são ameaças aos lobbies das operadoras tradicionais. Qualquer dia começam a impedir o acesso a esses programas a partir dos smartphones, já faltou mais.

  8. Nuno Azevedo says:

    Querem mais mama, chupem a teta da vaca …..

  9. Mithsiel says:

    Tinha que ser no Brasil mesmo! Oh wait…! Oo

  10. Carlos says:

    Esta notícia é muito vaga. O que se pretende dizer por regulamentar? Criar um regulamento que obrigue as operadoras a oferecerem por exemplo 100GB por mês de tráfego nestes serviços? Ou que o utilizador não possa enviar mais do 1 KB de dados através destas plataformas? O como pelos comentários anteriores o significado da palavra regulamentar passa a ter uma associação directa a “taxar” no dicionário?

    • Pedro Pinto says:

      Pois, isso é o que se pretende saber. Não tenho ideia de como se poderá controlar uma plataforma online de comunicação mas esta ideia não é nova.

    • jone says:

      Ora nem mais. À priori, regulamentar é bom, desde que não signifique cobrar pelos serviços.
      O que acontece, e esse parece ser o problema, é que estes serviços fogem ao controlo das operadoras que nada ganham com eles (pelo menos directamente). Se pudessem cobrar 0,01 eur por minuto, isso é que era…

      • Mikes says:

        Ainda para mais quando ha serviços destes que começam a ter a sua própria infraestrutura de rede, p.ex., Skype wifi (que cá acho que ainda não existe).

    • Anónimo says:

      Tenho mesmo a certeza que as prioridades número 1, 2 e 3 serão obrigar a oferecer (gratuitamente) algo… como de resto é normal nestas coisas relacionadas com o Estado Português…

    • Manel says:

      Carlos regulamentar é taxar. É preciso dinheiro.

    • Maestro Frederico says:

      Carlos se examinares a historia dessa “instituição” percebes que para ajudar o consumidor não é, a actuação deles é sempre igual, proteger a negociata implementada, Se tiveres duvidas sobre isso procura como nasceu a PUR em portugal e podes procurar os candidatos ao concurso da TDT e o que eles ofereciam e quem ficou com o negocio…É tão obvio, ridiculo e ultrajante.

    • Manuel says:

      Não nos agrada, mas existem países onde os tarifários para internet móvel (para tlm ou/e pen) têm distinções tipo: VOIP disponível ou não.

  11. Sérgio André says:

    Americanos, até sao exemplo no que se trata de ambiente, ” Estados Unidos são responsáveis por aproximadamente 36%(14) das emissões totais dos países desenvolvidos listados no Anexo 1 do Protocolo de Quioto, tomando por base o ano de 1990. A negação da ratificação pelos Estados Unidos gerou protestos mundo afora.”

  12. Mario Junior says:

    Caraca, é literalmente um “tal pai tal filho” só que ao contrário. As operadoras móveis daqui do Brasil estão com uma ladainha tremenda sobre o Whatsapp.

    É impressionante como os nossos governos pensam quase iguais, só que contra a população.

    • Maestro Frederico says:

      Mario no fundo no fundo temos todos o fundo genetico dos “Chicos espertos”, o Chico Esperto original deve ser nosso “ancestral comum”… É triste… Basta dares uma olhadela nos politicos de ambos os paises e percebes logo que é papel quimico. Somos povos irmãos no melhor e no pior.

  13. Manuel Monteiro says:

    Onde cheira a dinheiro lá estão os gatunos da ANACOM a querer meter a mão!

  14. Meh says:

    A taxa da cópia também era o que era e foi aprovada. Esta é mais do mesmo…mais dia, menos dia vai ser uma coisa a aprovar. Esta gente faz o que lhes apetece.

  15. Proud Troll says:

    Depois do grande serviço que prestaram ao país, estou plenamente confiante nestes senhores para regular tudo e mais alguma coisa. A começar pela farpa gasosa que acabei de mandar, pode ser que alguém receba a mensagem.

    Mas eu é que sou troll!!!

  16. Hélder Gaspar says:

    Desculpem lá..uma notícia descarada deste tipo..só mereçe uma resposta ao mesmo nível : começem a mamar no dedo..já é tempo!!!!

  17. AlexX says:

    Já estou a ver a ideia: como não vão conseguir regularizar a ponta dum corno nem sequer meter o nariz nos serviços citados, vão tentar meter uma acção judicial para que os mesmos sejam barrados em Portugal. Se não for por aí deve andar perto.

  18. Sergio J says:

    Eu não sou contra a regulação de serviços, mas tem de haver uma necessidade para haver regulação. Vamos regular o quê? Obviamente que estes organismos é constituido por um painel de gente experimentada. Mas a regulação serve para regular algo que está ou poderá facilmente sair do controlo. Deviam ter dito porque querem a regulação.

    Se for para que se possam aplicar taxas especificas para estes serviços poderei estar de acordo. As taxas poderão ser simplesmente serem gratis, como é o caso dos WTF e afins. Mas poderá também significar uma taxação difrente, mais barata que a web tradicional. Podem querer regular as comunicações de voz ou video sobre a plataforma móvel. Acima de tudo tem de nos dizer o querem e porque querem.

  19. Tecnical says:

    Devem de estar a precisar de uns trocos para pagar o ordenado milionário de alguns deles….

  20. Xato says:

    A falta de melhor informacao, e trabalhando eu na area, diria o seguinte. Os OTT neste momento nao tem obrigacoes legais, nomeadamente ao nivel da privacidade, e ao nivel da investigacao criminal,entre outras, tal como os operadores tradicionais. Dai que exista uma concorrencia ‘desleal’ neste sector

    • Pedro Pinto says:

      “investigação criminal” penso que poderá ser por aqui…assim parece.me fazer sentido.

    • Sergio J says:

      gostei deste teu comentário

    • urtencio says:

      make sense!

    • João Carvalho says:

      Penso que não… é mesmo mama, pois a citação é a seguinte:
      “É o caso das questões relacionadas com a utilização de pacotes de serviços (bundles), que trazem novos desafios do ponto de vista regulatório; e da utilização crescente de serviços OTT (over the top), como o Google, Facebook ou Skype, que prestam serviços de voz e mensagem utilizando as redes dos operadores tradicionais e concorrendo diretamente com eles, reduzindo-os cada vez mais ao papel de meros fornecedores de acesso às suas redes.”
      Podem ler o aqui o texto na integra:
      http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1343303#.VgHYjd8zhBc

      • John says:

        “reduzindo-os cada vez mais ao papel de meros fornecedores de acesso às suas redes”

        E então ? Pergunto eu. Os operadores tradicionais sempre foram OS fornecedores de acesso aos serviços que existem online, quer sejam pagos, ou não. É essa a função dos operadores: permitir o acesso à rede e aos seus serviços.

        O grande problema para os operadores é mesmo a concorrência destes serviços mas isso deveria ser um “c’est la vie” num mercado aberto. O grande problema para nós, clientes, é que os operadores têm o poder de influenciar a ANACOM e distorcer o mercado, chamando-lhe “regulação” como uma forma de taxar um serviço que é resultado exactamente da sua operação: permitir o acesso ao mesmo.

        Agora resta saber como o vão fazer. Mas de qualquer forma, no fim, vai ser o cliente final a ter que desembolsar e a continuar a dar de mamar a essa cambada. A ANACOM deveria regular sim, e também fiscalizar, o “cartelismo” existente entre estes ditos operadores. Aí a ANACOM já não aparece com ideias …

    • Maestro Frederico says:

      É uma boa maneira de tapar o sol com a peneira…A PUR em redes 3G também serve para a rede não ficar sobrelotada e é sempre indicado que “caso seja necessário baixa-se a velocidade e tal” (que é para poderem continuar a publicitar os tarifarios como “ilimitados”) o que eu sei é que neste momento TODAS as operadoras têm uma PUR de 15GB e mores tu numa zona de alto ou baixo trafego aos 15GB estás com uma velocidade de 128kb, para que? Para depois poderes comprar mais trafego no teu tarifário “ilimitado”. Percebo o argumento e acho lógico mas não é por isso que está a ser feito, pode ser isso que seja alegado mas não é esse o motivo real…Basta rever o passado para perceber que esta organização é apenas mais um guarda costas dos ISPs para poderem fazer o que quiserem. Nomeadamente e com mais afinco a PT.

  21. jagudi says:

    Ai os gajos da anacom. Não ligam nenhuma às reclamações e agora querem regular essas plataformas para irem buscar uns euritos. Só pode!!

  22. Jorge Castro says:

    Ja não bastam as taxas de direito de autor, as taxas de transmissão, etc…. Fiscalizem bem ou usurpadores que são os serviços e os pacotes e mensalidades das empresas de fornecimento desses serviços e acabem com os periodos de fidelização, ou será que está a faltar o pão a esses lobbies, coitadinhos, estou cheio de pena.

  23. fernando marques martini says:

    http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/presidente-da-anatel-diz-que-whatsapp-nao-e-ilegal-e-e-contra-regulamentacao/?cHash=bae1f17b5520f7a87f4852d056648ce4
    O mercado mudou, o foco agora é voz sobre dados, a gente paga banda larga, não potem porque pagar whats app, skype, tudo mesmo principio, precisa é o mercado mudar a mentalidade e criar planos que atendam a necessidade e interesses dos usuários e não ao contrário!
    Partindo da defesa das empreas então Netflix, e TV por streaming tambem precisa de regulamentação…… ou seja vai regulamentar cada serviço novo, tá errado !

  24. JN says:

    Regular o quê? Esta tipa deve ter metade do cérebro daquele gajo que tem uns óculinhos redondos ridículos e que é o pai da estupida lei da cópia privada.
    São todos uns mamões, já mamam os ordenados que lhes pagamos e ainda querem dar de mamar a interesses que nada têm a ver com o interesse público.
    Qual é a taxa que esta inteligência vai inventar?
    E reverte a favor do estado, das operadoras de telecomunicações, ou vai servir para criar mais uns tachos como o dela.
    Se gosta tanto de telecomunicações que vista um fato de trabalho, ponha um capacete e vá para dentro das condutas esticar cabos de fibra ótica onde ela não chega que é para saber o que custa a vida.

  25. Alex says:

    Se começarem a aplicar essa taxa / regular vou deixar de usar a Internet “convencional” e vou começar a investir em estruturas de redes… Ah.. Não… Tem de vir a ANACOM cobrar por essas tais estruturas…
    A net esta a ficar tão cara que começam a compensar sms e chamadas telefónicas….

  26. Helder Costa says:

    Regular = sacar mais dinheiro ao zé povinho… Vão se f* seus f* da P* da ANACOM !!

  27. Hugo Ramos says:

    Mas já não pagamos??? então para que serve o tráfego que pagamos a peso de ouro todos os meses!!!!! impressionante!

  28. José Machado says:

    NÃO CARECE Sra Presidente…
    Os operadores estão a queixar-se?!?
    Deixe funcionar o mercado…

  29. Nuno Leao says:

    E regular o que deviam, que não regulam. A qualidade destas afirmações mostram a qualidade desta senhora. E já agora de quem a colocou ali.
    Estou para aqui a conter-me para não escrever três ou quatro palavrões e para mandar a senhora ali para um sítio que todos sabemos qual

  30. Gustavo says:

    Aqui no Brasil as operadoras também estão reclamando à Anatel (similar à Anacom) para que cobrem taxas e impostos do WhatsApp, Netflix e outros serviços semelhantes. É a ganância dos governos por mais tributos!

  31. Paulo says:

    Com a vergonha da TDT não se preocupam. Com a COMPLETA desigualdade de condições que existe no fornecimento de Internet em Portugal também não se preocupam. Estes psudo reguladores o que mandam mandam muito mal.

  32. Vasco says:

    “Necessita regulação” significa:
    -Controlo da informação;
    -Possibilidade do governo ter acesso à informação;
    -Introdução de taxas de utilização de serviço para o utilizador e operadora;
    -Registo obrigatório legal da entidade prestadora do serviço como empresa = pagamento de impostos associados sobres o lucros e / ou serviço prestado;
    – Serviços baseados no número de telemóvel , pagamento do número às operadoras nacionais;
    – Cobrança de impostos de importação de produtos tecnológicos e possibilidade de restrição de IPs de aplicações no país para aplicações de serviço de comunicação não legalizados.
    Quem vai lucrar com isso são as operadoras, porque para se usar os números no whatsapp passamos a ter que pagar, certamente que vamos ter que pagar para usar os serviços à base da net.

    Se bem que no caso do Moche, essas aplicações são oferta do serviço e o trafego gasto nessas aplicações não conta para o plafon de net móvel, o que quer dizer que a meo está atenta a essas novidades e está a preparar uma nova geração para um futuro em que não se pagam as comunicações mas em que se paga o serviço de internet através do qual se pode comunicar.

    Acho que usar a net é como usar um fio de teleone da rede publica. Usar o skype é como utilizar o telefone. Uns tem telefones com visor, outros tem telefones da Hello Kitty, uns tens skype outros tem facebook messenger. Penso que a diferença aqui é mesmo o facto de se deixar de cobrar comunicações para se passar a pagar apenas o 3g e o MEO WI-fi e Nos WI-FI, e o wi-fi doméstico.

    • John says:

      Tens toda a razão sobre o entendimento que esta gente tem da palavra. No entanto, “Regular” deveria ir ao encontro do que a palavra quer dizer, ou seja, estabelecer regras e ajustar o poder dos intervenientes (operadores, prestadores de serviços e clientes) para que a relação de forças seja PROPORCIONAL na interacção entre os mesmos. O que a ANACOM quer fazer é mesmo desregular e favorecer uns, em detrimento de outros.

  33. boinas says:

    A Anacom vai regular… O dinheiro para os bolsos deles é que vão regular. E regulam como? Obrigatório ter fidelização skype por 2 anos a 69.99€ por mês…

  34. Robert Soares says:

    Ela que se preocupe e que comece a regular o que anda a ingerir que não lhe anda a fazer nada bem…

  35. Lima says:

    Regular no dicionário de Português : Cobrar taxas e garantir controlo sobre algo que não andam a mamar.

  36. g0tH1c.X says:

    Acho que é mais no sentido da ìndia, onde quem agora apagar mensagens com menos de 90 dias, pode ser preso…

  37. Catarino says:

    Deviam era começar a fazer o trabalho deles e começar a regular o roubo da PT todos os dias aos consumidores, mas de certo que ela também deve ter uma cota na PT, tão bem caladinhos e fazem parceria com ela.
    Enfim…devia existir uma entidade para regular as aldrabices da ANACOM.

  38. Abilio says:

    Por essa ordem de ideias nem os email’s vão escapar.
    As entidades reguladores no lugar de regularem o mercadado e obrigarem os operadores a cumprir com as suas obrigações defendem os operadores criando formas destes terem mais lucros em detrimento dos consumidores. Não é por acaso que as empresas com mais reclamações são as quem tem entidades reguladoras.

  39. Abilio says:

    Por essa ordem de ideias nem os email’s vão escapar.
    As entidades reguladores no lugar de regularem o mercado e obrigarem os operadores a cumprir com as suas obrigações defendem os operadores criando formas destes terem mais lucros em detrimento dos consumidores. Não é por acaso que as empresas com mais reclamações são as quem tem entidades reguladoras.

  40. Xico says:

    Como é que um fulana destas chega a um cargo destes?!

  41. Ricardo Ruivo says:

    Tanto no skype como provavelmente no whatsup podes ligar para telemóveis mediante o pagamento de uma taxa a empresa que fez a aplicação… eu espero que seja esse o tráfego que eles querem regulamentar…. porque não faz sentido ser o tráfego entre aplicações ( se bem que esse lhe dava mais!!)

  42. Gustavo says:

    Regular significa na cabeça desta gente ir buscar mais alguns €€€€€, nada mais que isso.

  43. Gil says:

    Antes de me pronunciar negativamente sobre o que quer que seja queria ver quais as medidas para regulamentação. Mas tendo em conta o bonito serviço que foi a TDT não se adivinha nada de bom.

  44. Miguel says:

    Também seria necessário regular o ordenado desta senhora. É uma vergonha querem taxar tudo sempre em prejuizo do consumidor.

  45. Luis says:

    Para os interessados ler isto com atenção:
    http://aicep.pt/?/noticias/1/1910
    (ANACOM assume Presidência do BEREC em 2015)
    Neste texto é referido o seguinte ” É o caso das questões relacionadas com a utilização de pacotes de serviços (bundles), que trazem novos desafios do ponto de vista regulatório; e da utilização crescente de serviços OTT (over the top), como o Google, Facebook ou Skype, que prestam serviços de voz e mensagem utilizando as redes dos operadores tradicionais e concorrendo diretamente com eles, reduzindo-os cada vez mais ao papel de meros fornecedores de acesso às suas redes.”
    Para bom entendedor meia palavra basta ou seja não é defender o consumidor é defender as pobres da fornecedoras de serviços!!! Sem mais comentários.

  46. Luis says:

    Notica de 2012 – DN
    http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2391726&seccao=Dinheiro%20Vivo

    Fátima Barros é a nova presidente da Anacom

    Fátima Barros será a nova presidente da Anacom, a autoridade reguladora das comunicações. A escolha do Governo recaiu sobre a diretora da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa, cargo que desempenha desde Outubro de 2004.
    Fátima Barros lidera actualmente a comissão especial de acompanhamento da privatização da EDP, juntamente com Daniel Bessa e Sérgio Gonçalves do Cabo.

    Há duvidas que foi escolhida a dedo pelo governo pelo seu saber na área das comunicações(Formação em economia!)? Alguém que trabalhava abundantemente em 2012 para a privatização da EDP. O interesse publico acima de tudo!

  47. Manuel says:

    Este regular parace-me mais uma forma de taxar, ou na impossibilidade de controlar inventarem mais um imposto qualquer só porque sim. Olhamos para as primeiras 3 atribuições desta entidade e diz:
    promover a concorrência na oferta de redes e serviços;
    garantir o acesso a redes, infraestruturas, recursos e serviços;
    assegurar a garantia da liberdade de oferta de redes e de prestação de serviços;

    Como é óbvio, não garantem nenhuma delas. Experimentem fazer uma reclamação no site da anacom, usando os formulários próprio e vejam quanto tempo esperam e o resultado da reclamação. Eu esperei 8 meses para me dizerem…nada,

    • Catarino says:

      +1
      Também fiz uma reclamação e para além de esperar 1 ano por uma resposta, foi apenas um texto completamente evasivo e sem qualquer sentido de responsabilidade, fazendo crer que a entidade existe para nada ou seja é isso que ela vale.

  48. joao says:

    ja deviam saber que em portugal tudo o que é barato, ha sempre alguma entidade chula a querer meter euros aos bolsos. entao metem impostos nestas coisas e ja sacam os euros para eles

  49. Marco says:

    e depois ainda perguntam pq é que na europa não nasce uma Google ou um Facebook.

  50. david.pt says:

    Regular para que??????? Então em vez de regularem que incentivem apps portuguesas de mensagens. Agora se o problema deles for não pagarmos um tusto por isso o melhor é mesmo acabar com a ANACOM

  51. coisinho says:

    Só pessoal a queixar-se das comunicações em portugal, nunca paguei mais que 30 40 euros mes por estes serviços (tv,net,voz,movel) e funcionaram sempre todos relativamente bem nos ultimos 10 anos.
    Se moram no meio do nada, se os vossos serviços não são bons, se pagam demais, tratem de mudar isso…
    Os preços não são altos, a qualidade em cidades tb não.
    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_Internet_connection_speeds
    Segundo este site estamos a meio da tabela e 8mbps já serve todos os prepositos necessários a uma pessoa comum.
    É mesmo à tuga só reclamar…
    Ide para america latina ver se é melhor…

    • Zé Povinho says:

      Falas de barriga cheia porque como dizes e muito bem se moram no meio do nada problema vosso.

      Eu não pago imposto como qualquer cidadão Português?
      Porque será que quando existe algum tipo de investimento tem de ser em Lisboa ou cidades equivalentes?

      E na América latina também existe a ANACOM?

      Que eu saiba esta entidade foi criada para regular, e não para tapar os olhos e deixarem entidades abusar do consumidor.

      E achas mesmo que o pessoal não está farto de reclamar por pagar por serviços que não têm qualidade nenhuma e ainda por cima temos de pagar o dobro de quem tem?

      Depois dizem que não compensa investir e bla bla bla….

      Mas tu e tantos outros como tu esquecem que quem paga para tu e outros como tu terem melhores serviços é toda a outra parte do país que paga um exorbitância para ter os 6mbps.

      De que interessa estar a meio da tabela? era preferível termos o país inteiro com 15mbps do que uma minoria com 200mbps e os outros a chuchar no dedo, é as belas amostras de velocidade do país que temos.

      Não esquecer também o tamanho do país e o número de pessoas que habita que normalmente também não faz parte dessas estatísticas.

    • Marco says:

      não precisam de ir muito longe, em alguns países da UE as coisas são bem piores do que aqui.

    • Luis says:

      O que é que isso tem a ver com a regulação que se quer fazer e que por certo vai trazer mais encargos aos consumidores em prol das operadoras?

  52. Ricardo Moura says:

    Isto é o lobby da ANTRAL, um gajo que use o WhatsApp para pedir boleia a um amigo, ainda está sugeito a ser agredido por um taxista. Não tarda enfiam um providência cautelar. Tenho dito.
    Agora a sério, a Anacom que se regule a ela própria que bem precisa. 🙂

  53. NT says:

    Que façam o regulamento para que as operadoras tenham que ter serviços fora de bundles, isto é queres só net, tens só net. queres só uma linha telefónica tens só a linha telefónica e que os preços estejam de acordo com “as leis de mercado” isto é, hoje tentem lá ir à operadora e pedir a ligação à net sem mais nenhum serviço associado. Não tens que levar com a TV, o telefone, a net móvel…

    Acho que é desta que me vou virar para a net por satélite, o pior é que o LAG costuma ser um pouco elevado.

  54. Filipe says:

    A Anacom é mais um sorvedouro de dinheiros públicos

  55. Marco says:

    É no minimo vergonhoso a atitude desta gente corrupta e incompetente. A Anacom tem uma imagem péssima a nível de credibilidade. É a típica instituição pública, paga com o dinheiro de todos, que serve apenas para alimentar corruptos que têm ligações às operadoras privadas, e obviamente á política. Veja-se o escândalo de corrupção da TDT …, das exímias concorrências entre operadoras …

  56. Eu says:

    Vai mas é trabalhar…

  57. SUN says:

    obviamente ainda não se compreende , como em dito ambiente modernizado, ainda vivemos no mundo medieval em matéria de telecomunicações, em que a acelerações de processos -designadamente rapidez de processamento de chamada – impede que governos “austeros” obriquem as entidades reguladoras a ANACOM a impor a todos operadores informações de preços antes de estabelecimento de uma chamada seja atentida seja a efectuar !… a resposta: os memso governantes sejam de partidos A , B ou C que são umas verdadeiras TRISTEZAS em materia de criatividade legislativa !!!!

  58. SUN says:

    Sendo que: deveria ser estabelecido após assinatura de contrato obrigatoriedade de informação por parte de todos operadores telefonicos aos seus clientes!! Quem quizesse, alterar esta caracteristica deveria entrar em contacto com ANACOM ou por procedimento digital/cartão de cidadão..Enquanto isso não for pensado , milhares de reclamações caiem sobre nós., potenciando ainda mais uma sociedade que galopa em selvageria e DESRESPITO ( e chico-espertismo individual…)

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