Alunos da UA contam utilizadores de Internet
À pergunta «quantos serão os utilizadores da Internet?» dois estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro respondem com o projecto pioneiro MapMyName cujo objectivo é contabilizar e mapear o número de utilizadores da Internet, a nível mundial, durante um mês. O lançamento decorre às 00h00 do dia 22 de Abril, o Dia da Terra.
Foram cinco os meses de concepção do website baseado em tecnologias, open source e na API de mapa do Google, ou seja, a custo zero. «Este projecto enquadra-se numa nova forma de construir websites denominada por WEB2.0», explica João Ribeiro, um dos autores do projecto.
No site, os utilizadores podem registar-se, identificando num mapa, o local ao qual se pretendem associar. O objectivo é «passar a palavra» (spread the word) e provar que qualquer pessoa no mundo está a menos de «6 pessoas de distância do utilizador». Na aplicação, ainda experimental, é possível visualizar a lista dos dez utilizadores que mais pessoas cativam para a rede (Top 10 spreaders).
Através da aplicação de uma fórmula matemática desenvolvida pelos criadores, determina-se que o período de um mês é suficiente para estimar o número de pessoas que utilizam a Internet. «Trata-se de uma progressão matemática exponencial. Esta fórmula tem como variável o dia, ou seja, damos-lhe o dia N e ela devolve o número de pessoas que, segundo a progressão, obteríamos no dia N», decifra João Ribeiro.
No final da contagem, será possível consultar o número e o perfil dos internautas e averiguar, por exemplo, quantas pessoas, nomeadas João, existem no mundo. Além disso, poder-se-á traçar o percurso de alguém que, em Aveiro, pretende falar com um utilizador registado, em Tóquio.
Com a versão oficial, a lançar às 00h00 do dia 22 de Abril, os autores do projecto, João Ribeiro, finalista da licenciatura em Engenharia de Computadores e Telemática e Sérgio Veiga, mestrando na mesma área, estão também a abrir caminho para a introdução de um novo conceito na web, o da «partilha de pessoas versus partilha de fotos/vídeos de pessoas», através do embedded de pessoas em blogues. Ou seja, um utilizador do mapmyname.com poderá introduzir, em vários sites, o seu balão informativo, previamente criado.
A dois dias do lançamento, o site, ainda em versão de pré-lançamento, tem-se revelado um verdadeiro sucesso. Os registos ultrapassam já as duas centenas e «as críticas dos utilizadores têm sido muito positivas», afirmam os criadores que encontram nas «várias possibilidades estatísticas dos dados recolhidos no final do projecto e na Georeferenciação» as mais-valias de um projecto que, com «One simple step, and you're in the map».
Homepage: MapMyName project
Este artigo tem mais de um ano
UA em grande!
Será que vai funcionar?
Registei-me ontem e parece interessante.
http://www.mapmyname.com?id=610
Parece-me mais uma cópia Hi5 do que um projecto 😉 Desculpem discordar, o Hi5 nasceu com essa mesmo ideia
“«6 pessoas de distância do utilizador».”
Submeta o conteúdo do seu site para o http://www.fixolas.com e aumente as suas visitas e os seus lucros!
FixolaS – Agregador de Notícias em Português
Apesar de não deixar de achar interessante a idea, temo que não vá funcionar. Simplesmente porque não existe um mecanismo verdadeiramente diferenciador.. E por exemplo, há muita gente que usa a internet que não sabe inglês, que não sabe preencher um formulário, que não se sabe registar, que não e-mail…
Ficou a intenção, mas parece-me um pouco “show off”.
Abraços,
Ricardo
É só show off. Quanto muito vão contar pessoas com o mesmo perfil delas. Esta teoria tem mais buracos que um quiejo suiço:
1. Um utilizador de Internet não é necessariamente um utilizador de Web. Há um conjunto de pessoas que usam e-mail e que não navegam na Web. Já para não falar nos que usam programas de VoIP e que não usam Web.
2. As assimetrias culturais impossibilitam que um único projecto, como este, conte os utilizadores de Internet do Mundo. Gostava por exemplo de ver quantos utilizadores chineses é que este projecto vai estimar que existam. Um?
3. Acessibilidades. Quantas pessoas com necessidade especiais conseguem preencher aquilo? E quantas se sentirão motivadas para com enorme esforço preencher um formulário?
Resumindo: tretas.
@camarao
Precisamente. Partilho todas as tuas ideias, tal como já tinha demonstrado..
Abraços,
Ricardo
Tive a explorar e como já foi dito, isto mais parece um site do género Hi5 e companhia!
Ora vamos recapitular… MapMyName cujo objectivo é contabilizar e mapear o número de utilizadores da Internet
Não é mais fácil falar directamente com as ISP e companhias que tem o “controle” da Internet e fazê-las apresentar estatísticas acerca dos utilizadores/clientes que estas tem em posse?
Se o objectivo é ganhar dinheiro e ser original com a coisinha do GoogleMaps, então que bela trampa, já anda lá gente e dizer que vive em pleno oceano e a aldrabar a localização geográfica!
Tal como se aldraba no Hi5, aqui também é possível! Ora dêem utilidade a ferramentas de TraceRoute ou SmartWhoIs e descubram eles mesmo a localização do utilizador.
Nem me vou registar! Só se a comunidade feminina aderir em massa e tenha que ir lá por o bedelho, quem sabe!
CUMPS
Muito bom!
É bom ver surgir projectos destes feitos por portugueses em Portugal. Mais, é bom ver que a saem coisas destas da cabeça de jovens que ainda nem acabaram a licenciatura. Estão todos de parabéns!
Eu vou-me registar e divulgar.
Cumps.
Realmente isto parece-me um bocado mais do mesmo,hi5.
A ideia até pode ser boa, e valorizo, por a tentativa. Mas como é de esperar haverá sempre aldrabices.
Uma maneira mais acessivel seria por exemplo utilizar um script para detecção/contagem de IP’s, que entrariam no site, e que automaticamente distribuiria o IP , para o respectivo pais. Ou uma ideia semelhante.
Basta pensar por exemplo no megaupload, e que ,sem plugins, só permite um download de cada vez.
Dai achar que a ideia, ou tentativa é boa,mas acho que é um pouco mais do mesmo do hi5, visto que não vejo muito objectivo, registar-se, meter fotos, etc, onde o que pretendem é a tentativa de contagem de users da Internet.
Isto para não falar as hipóteses já referidas, como as acessibilidades, e os users que usam apenas e-mail, e etc.
Acho que isto será sempre uma questão impossível de responder, visto que milhares de pessoas utilizam a internet, apenas casualmente, enquanto outra parte com assiduidade.
Bela maneira ( marketing de rede ) de criar uma base de dados !!!!!
“A dois dias do lançamento, o site, ainda em versão de pré-lançamento, tem-se revelado um verdadeiro sucesso.”
22 dias depois, um fracasso completo. segundo o mapmyname existem 17.378 utilizadores da Internet…. Alguém quer ir ver no dia 30, quantos existem?…
m4n_in_bl4ck, estas noticias diminuem a tua credibilidade e é pena. Geralmente gosto do que escreves…