Aluno da Universidade da Madeira vence Summer of Widgets
Chama-se Twitware e é aquilo a que os mais conhecedores da área chamam de widget. A terminologia pode parecer complicada para a maioria, mas a verdade é que foi esta aplicação para telemóveis com acesso à Internet que valeu ao madeirense Denzil Ferreira um primeiro prémio no concurso internacional patrocinado pela Vodafone: Summer of Widgets.
Segundo explicou ao Diário de Notícias da Madeira, o Twitware é uma espécie de "cliente de Twitter para telemóveis ou PDA's com suporte para 'Opera Mobile'". Isto significa que, mesmo tendo apenas disponível um telemóvel com acesso à Internet, os clientes do Twitter, desde que tenham a aplicação criada por Denzil instalada, podem colocar novas mensagens na sua 'página' pessoal, mudar o perfil ou trocar comentários com amigos ou conhecidos. "Quando fiz a aplicação, queria dar ao utilizador a possibilidade de manter-se em contacto com o Twitter", explica Denzil Ferreira. "Há quem use o Twitter para informar os amigos de possíveis idas ao cinemas e outros, como eu, utilizam-no mais como fonte de informação em tempo real. Quase nem preciso de percorrer a minha lista de RSS para obter as últimas na Internet", acrescenta.
Quando soube do concurso 'Vodafone Apps' [aplicações], cujas inscrições terminaram no último dia 31 de Julho, Denzil decidiu concorrer com uma aplicação que permitisse dar novas possibilidades às comunicações móveis. Demorou então cerca de uma semana para criar uma aplicação em javascript (linguagem de programação) que permitisse "a utilização eficaz dos serviços disponibilizados pelo Twitter", explica. "A integração da aplicação Twitware com o serviço consiste na interpretação dos resultados JSON [formato para intercâmbio de dados] do Twitter, que posteriormente disponibilizam as últimas mensagens do Twitter ao cliente". O jovem madeirense criava assim uma espécie de Twitter móvel.
Quando terminou o processo de criação do widget, Denzil submeteu a aplicação ao concurso 'Vodafone Apps' e reparou que tinha surgido outra oportunidade no site do Betavine (departamento de desenvolvimento da Vodafone) para outro concurso. Concorreu então com a mesma aplicação e ganhou o 'Summer of Widgets'.
"O prémio é um reconhecimento da Vodafone do meu trabalho como engenheiro de software e fico feliz com isso", diz. Mas esta não foi a primeira vez que Denzil foi premiado. "A vontade de participar em concursos de programação já tinha sido despertada com a vitória em 2007 do ImagineCup da Microsoft e espero no futuro continuar a participar sempre que possível em concursos. Gosto de desafios, há quem os faça noutras áreas, eu faço-os em programação e engenharia de software", acrescenta.
O jovem, que estava a terminar o mestrado em Engenharia Informática no Departamento de Matemática e Engenharia da Universidade da Madeira quando criou a aplicação, está agora em Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, onde em breve irá começar o mestrado em Interacção Homem-Computador (HCI) promovido em parceria entre a Universidade de Carnegie Mellon e a UMa.
Aos 26 anos, quase a completar 27 (no próximo dia 22 de Agosto), Denzil Ferreira diz que seguiu a área das Ciências devido ao interesse "sobre o mundo, Física e Ciência". Segundo contou ao DIÁRIO, o jovem, filho de pais emigrantes e que nasceu em Inglaterra, veio para a Madeira com quatro anos e pouco mais tarde começou a se interessar, primeiro pela Biologia e depois pela Informática.
"Inicialmente pretendia seguir a área de Biologia, mas a paixão por informática já borbulhava desde os 7 anos, altura a partir da qual, sempre que podia, ia para a frente do computador", recorda. "Acabei por escolher seguir a área de Engenharia de Informática, na Universidade da Madeira, onde encontrei professores capazes de saciar a minha sede por conhecimento".
Hoje, directamente de Pittsburgh, Denzil diz que quer continuar a aprender, mesmo depois de concluir o mestrado em HCI. "Estou a considerar tirar um doutoramento na área de HCI e quem sabe dar aulas na Universidade. Sempre gostei de aprender, e se tiver oportunidade de continuar a fazê-lo, irei aproveitar", afirma. Diário de Notícias
Em nome da equipa do Peopleware, parabéns ao Denzil Ferreira (a.k.a. Zeon).
Homepage: Twitware
Este artigo tem mais de um ano
Sim senhor, Denzil muitos parabéns! É muito bom vermos os nossos colegas a se destacarem. Conceito simples, mas que na prática foi vencedor e disto que precisamos ideias simples e eficazes…
Um grande bem haja Ricardo Ferreia pela Noticia, visito o pplware todos os dias, e nunca me esperava ver no titulo de um post Universidade da Madeira e fico muito contente por isso.
Já no ano passado esse menino Denzil foi 2 ou 3 a nível nacional no imagine cup, com uma aplicação móvel para pdas para sincronização de horarios de aulas exames etc etc…
É bom saber que a nossa universidade tem ensinado muito boa gente…
Mais uma vez Parabéns
Já agora Parabéns!!!!!
A determinação faz o sucesso.
Parabéns Denzil Ferreira!
Parabéns! Venham mais desses para Portugal.
Grande Denzil Ferreira!
Aqui está a prova que a UMa também é uma boa universidade para engenharia informática.
Grande UMa e especialmente grande Denzil. 😀
ps: claro que sou estudante da UMa 😀
ps: agora que foi a procura dele pelo google e ao ver a sua foto lembro-me de ter cruzado com ele algumas vezes pela universidade.
Parabens!
Conheço o rapaz, muitos parabéns! Continua.. 🙂
Parabéns Denzil.
Mais um bom exemlo de capacidade intelectual que há neste país, acho que mostrou a muitos que quando queremos conseguimos.
ps: Não me levem a mal, principalmente o Denzil, mas bem sei que que dar aulas na UMa e estuda lá etc etc, mas sinceramente “… onde encontrei professores capazes de saciar a minha sede por conhecimento”.” Nem Comento.
ps: continua o bom trabalho, eu e muitos como eu estão atentos ao que de bom se faz neste país. Força.
Já agora aproveito para informar que sou um dos vencedores do Concurso Apps da Vodafone, tendo ficado num dos 3 terceiros lugares 🙂
Cumprimentos