ALERTA: Não abra os e-mails fraudulentos em nome das finanças
Mais uma semana e mais campanhas fraudulentas que chegam via e-mail em nome das finanças. A Autoridade Tributária e Aduaneira teve conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços @portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido.
São vários os e-mails que andam a circular. Se receber algum, apague-o!
e-mails falsos em nome das finanças
A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido e-mails nos quais é pedido que se carregue em links que são fornecidos. O objetivo é roubar dados aos utilizadores. É considerado um ataque de Phishing quando alguém está a tentar enganá-lo(a). O objetivo é obter as suas informações pessoais através da internet, nesta casos e-mails ou levá-lo(a) a exercer ações com o objetivo de o burlar de alguma forma.
Os e-mails de phishing aparentam ser válidos e de remetentes confiáveis. O objetivo é tentar que os utilizadores procedam à abertura do(s) anexos ou que cliquem num link para depois tentarem obter a sua informação.
Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos link sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação.
Recomenda-se ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Emails da finanças, que sejam ou não fraudulentos, com ou sem vírus, nunca trazem nada bom!
Aproveito para informar, em jeito de off-topic, que andam a enviar SMS’s fraudulentas em nome do BPI, a alegar que a conta do utilizador foi suspensa, e por isso têm de clicar num link qualquer, para evitar pagar uma coima no valor de 78,30 euros.
Claro que eu não alinhei no esquema, pois nem tenho conta no BPI. Fiz logo report ao próprio banco.
Ah, e tais SMS’s são enviados a partir de números móveis. Deixo-vos aqui o número de um desses criminosos: +351 933 073 095. Bloqueado, e a mensagem imediatamente apagada.
Fica aqui um alerta aos leitores do Pplware, e material para um eventual artigo sobre o assunto.
Cumprimentos.
Os números até podem ser inventados, e estarem a ser enviados do estrangeiro… o remetente nos SMS podem ser perfeitamente falsificados, assim como no número chamador em chamadas telefónicas já que até ver os operadores em Portugal não adoptaram tecnologia que previna este tipo de fraudes, ao contrário do que está a acontecer nos EUA onde os mesmos foram forçados a arranjar algo que dificulte realmente tal de acontecer e onde já estão em experiências para tentar garantir que funciona bem o método escolhido.
Ja mandaram 2 emails a minha mãe 🙁
Em nome da ANSR também há mails desse tipo.