Ainda usa a caderneta da CGD? Sabia que a pode ter numa app?
O papel e o plástico têm vindo a ser substituídos, cada vez mais, por soluções digitais. Se antes tínhamos de ter um cartão ou uma caderneta para fazermos movimentações financeiras, hoje em dia através de uma simples app conseguimos fazer tudo isso e muito mais.
Além da app principal da Caixa Geral de Depósitos (CGD), existe também a app Caderneta.
A APP Caderneta é um serviço que procura acrescentar à experiência dos clientes que ainda têm a caderneta física as mais-valias dos novos meios digitais.
Com esta APP pode continuar a consultar os seus movimentos bancários, consultar os seus documentos digitais, efetuar pagamentos de serviços e compras, telecomunicações e estado, de cartões e à segurança social e também efetuar levantamentos. Para isso, basta apenas utilizar a APP Caderneta, de forma simples e fácil, com a segurança de sempre.
Para aceder à Aplicação Caderneta, o utilizador terá de inserir as credenciais de acesso ao serviço Caixadirecta (número de contrato e código de acesso). Através das funcionalidades do seu dispositivo – Impressão Digital ou Reconhecimento Facial – pode ainda aceder à aplicação de uma forma segura, sem necessitar de digitar o código de acesso.
Veja como funciona a app caderneta...
Na aplicação é simples e fácil consultar saldos, validar movimentos, podendo incluir e gravar comentários. Pode ainda obter ajuda telefónica com o Contact Center da CGD, bastando para isso um simples toque no ecrã.
A App Caderneta está disponível para todos os Clientes da Caixa, com contrato Caixadirecta e com acesso ao serviço online.
Para aderir terá de ter contrato Caixadirecta ativo, com utilização online, uma vez que para se autenticar na app necessita do seu número de contrato e código de acesso do serviço Caixadirecta.
Homepage: CGD
Preço: Gratuito
Este artigo tem mais de um ano
A app até pode ser muito boa, acredito que sim, mas lembremo-nos que a caderneta é usada por uma maioria significativa de pessoas de idade como a minha mãe que tem 84 anos e que se eu lhe falar numa app ela ainda me dá é com um pau na cabeça.
Não necessariamente. 22 anos e utilizo uma caderneta.
Sim Miguel, eu só generalizei, aliás agora quem não tem caderneta já não vai ter estão descontinuadas disseram-me esta semana.
A minha mãe tem 85 e passou a usar não tendo de se deslocar para ver o saldo e enfrentar as filas de acesso a Cgd. demorou um pouco mas já não passa sem ela. Mas depende das pessoas claro
22 anos e usas CGD? Isso é que é grave…
+1
Deixa lá que os outros são melhores….
Há bancos melhores sem custos… CGD seria uma das últimas opções neste momento… Já para não falar que quando tinha UE ir ao balcão na CGD era sempre uma hora perdida… Desde que mudei de banco UE isso acabou
Ainda me há-des dizer qual. Tenho conta em 2 bancos neste momento e a caixa é o que me cobra menos. Já estive num “banco zero” no caso o CTT e é verdade que não pagavas comissão mas se tivesses algum problema e está quieto, primeiro que resolvam. E tenho um amigo que teve exactamente o mesmo problema no Activo.
Quanto ao tempo de espera, deve depender das zonas também, já estive a espera 10 ou 15 minutos, é chato é mas quando foi a minha vez, atendimento 5 estrelas, sem pressas e problema sempre resolvido na hora. No caso destes bancos alternativos é sempre a andar se tiver alguém á espera ou se aparecer alguem, pela experiência pelo menos.
Por isso deixa me estar na caixa, onde pelo menos sei que se tiver algum problema basta dar um salto ao banco e fica resolvido
Tenho CGD e nunca tive problemas.
A minha mulher já teve CA e nem fiquei com a conta nem um mês. Mudei para os CTT até achei bonzito até saber que vai passar a cobrar como os outros.
Então a app dos CTT é só bugs.
CA ( ha mais de 10 anos ) , CTT, AB, MOEY, tudo a 0€ de custos.. CGD fechei no dia quem que me iam começar a cobrar comissões e onde foram arrogantes quando disse o motivo que ia fechar.
No crédito agrícola não pagas? Tens de me dizer como então.
Quanto aos outros é o que disse no meu comentário juntando o que o Luís disse, entre o site e a app meu Deus não tive nem um ano la e devo ter de ter ido lá mais vezes do que tive de ir na minha vida toda a
CGD*. Quando anunciaram a anuidade do cartão foi o golpe final para mim.
Preparem-se que vem aí mais custos.
A perspetiva da CGD é interessante, como nos próximos anos vão certamente fechar muitas agências e ainda há pessoas que utilizam caderneta, uma versão digital seria ouro sobre azul. O Problema é que uma parte das pessoas que utilizam caderneta não têm smartphone e mesmo que tenham, estarão relutantes em usar estas modernices 🙂 E sim, a digitalização da economia, no caso, os bancos, vai fazer com que fechem muitas agências, sobretudo nas terras mais pequenas, onde, quase só os mais velhos se dirigem ao banco para atualizar a caderneta!
Repara que acabar com a caderneta não é/foi uma decisão da CGD, mas sim uma obrigação da União Europeia, com a Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento, que não permite as operações de pagamento com a Caderneta, nas máquinas das áreas automáticas.
Assim, pode continuar a utilizar a sua Caderneta para consulta de saldos e movimentos, mas a realização de levantamentos, depósitos, transferências ou pagamentos nas áreas automáticas, só será possível com Cartão de Débito.
Nada impede a CGD ou qualquer outro banco de utilizarem as cadernetas para fazer operações de pagamento, só têm de integrar algo que assegure a segurança da operação (algum tipo de chip que use certificados digitais ou assim, juntamente com algo que confirme a identidade do cliente: PIN, impressão digital, retina do olho, amostra de sangue, etc.).
Mais inseguro que a banda magnética são os pagamentos por proximidade, em que os ladrões em teoria nem têm de ter acesso físico, apenas estar próximos o suficiente para furtar os dados, podem fazer gastos sem sequer a necessidade de PIN ou outra forma de autenticação segura, e o banco de Portugal anda a promover como se fosse seguro… logo a segurança não é realmente uma prioridade.
Nunca usei a caderneta para operações de pagamento, só para manter um registo escrito das operações bancários em um meio durável (papel)… que não vai falhar ou ficar sem bateria daqui a pouco… e que daqui a 25 anos provavelmente ainda aqui estará… já a aplicação e o smartphone certamente que não, pelo menos a aplicação não na actual forma e os registos antigos no formato digital certamente perder-se-ão já que os bancos só têm de os manter por uns 7 anos ou coisa parecida.
Uma pessoa que conheço, o banco já quis tramar por uma qualquer suposta dívida, e o próprio banco não tinha os registos da conta porque já tinham passado mais de 7 anos, mas como a pessoa tinha os comprovativos todos em papel acabou por conseguir livrar-se de problemas sérios com o dito banco. Logo: sim, ter registo em papel, mesmo com vários anos, pode ser boa ideia… nunca se sabe quando vão dar jeito.
Mas a CGD ter uma aplicação digital a imitar a caderneta em papel parece-me bem e útil, apenas acho que não substitui, mas complementa muito bem.
Ahh ok, podem me esclarecer, experimentei a app a mim mais parace-me caixadireta na horizontal lol
Agora sem piadas, é nais uma app desnecessária na caixa direta podem ver tudo como nesta nova….não sei a diferença a não ser no visual e no modo de apresentação.
Acho que a diferença é mesmo apenas a simplicidade, para pessoas mais “simples” a quem a caderneta era suficiente.
Mas sim, a APP CGD Caixa Direta tem tudo, mas tudo mesmo, quem tem Caixa Direta não necessita desta
Não percebo o porquê de tantas queixas com o facto dos banco cobrarem comissões….
Mas vocês trabalham todos de borla ?
Ou acham que a gestão de um banco não tem custos?
Porque é que não usam só dinheiro fisíco e o guardam debaixo do colchão?
Todas estas funcionalidades ( app’s, serviços,….) têm o seu custo.
Enfim…. há mentalidades que não mudam…
Sou uma pessoa de 20 e na minha perspetiva, isso só dificulta antes de simplificar a situação, 1º- a app caixa direta e a app da caderneta para funcionarem precisam de informação sensível e de conectar essa informação numa outra base de dados para a internet, logo aí ficamos mais predispostos ao phising e novos tipos de burlas, não admira que esses tipos de crimes aumentaram; 2º- põe de parte as pessoas de idade, as que não têm literacia na parte da tecnologia e internet, e as pessoas que não têm smartphones todos “xpto” ou por falta de dinheiro ou por escolha…
Às vezes a “coisa mais simples” é mesmo, neste caso uma caderneta de papel no qual pões numa máquina para imprimir os movimentos da conta.
F.Fernandes.
Deparei-me hoje com um problema na APP da CGD. Ao ligar a APP pediu para fazer uma atualização. Depois de fazer a atualização e depois de digitar o código de acesso, aparece uma nova página a informar que foi feita a nova atualização, mas pede para consultar as condições gerais da APP da caixa direta. Ao clicar nas condições é aberto um PDF com 22 cláusulas e no fim das folhas todas aparece o símbolo para aceitar as condições mas não dá para validar apenas para voltar ao topo. E aqui andei a tarde toda, pensei que seria necessário um PDF editável mas já experimentei e não dá. Não sou muito experiente nisto, ás vezes desenrasco-me mas hoje não foi o caso. Se algum amigo me poder ajudar agradecia senão tenho que ir a uma agencia da CGD. Obrigado