Aeroportos terão sistema de notificação de drones
Já por diversas vezes aqui referimos o perigo que os drones podem representar para os aviões. O caso mais recente ocorreu o mês passado quando um A380 da Lufthansa quase bateu num drone ao aterrar em LA.
Pelo perigo que representam e pela falta de legislação concreta quanto ao espaço aéreo reservado para estes veículos não tripulados, a AirMap e a American Association of Airport Executives juntaram-se numa parceria que visa fornecer informação da localização de drones de forma instantânea a mais de 800 aeroportos norte-americanos.
A American Association of Airport Executives é um grupo comercial que representa 850 dos maiores aeroportos dos Estados Unidos e, com o objectivo de encontrar uma solução eficaz contra os drones que poderão colocar em risco a aterragem e descolagem dos aviões junto aos aeroportos, juntou-se à AirMap para criarem um sistema de informação de localização dos drones das marcas populares como a DJI, 3D-Robotics ou Yuneec.
A AirMap irá recolher os dados dos pilotos destes drones e enviar essa informação para um portal online que os controladores de tráfego aéreo poderão consultar de forma segura.
Acreditamos que, através dos fabricantes, estamos a chegar a cerca de 80% dos drones do mundo, ajudando, assim, milhões de pessoas
Referiu Ben Marcus, CEO e cofundador of AirMap
Os drones das grandes marcas passarão a integrar o mapa de navegação através do SDK das respectivas aplicações móveis.
Pela primeira vez foi possível criar um sistema eficaz de comunicação entre os drones e os aeroportos, com o objectivo de garantir a máxima segurança da aviação.
Mas esta medida ainda não é suficiente. É ainda necessário que se criem regras rígidas no que toca ao espaço aéreo dedicado aos drones, não só para os utilizadores comuns que crescem a grande velocidade, mas também para as grandes empresas como a Google ou a Amazon que se encontram a desenvolver projectos nesta área.
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Responsabilidade!!
Quando realizo voos com algum dos meus tricopters, a consciência de que estou a manobrar um objeto que pode ferir gravemente pessoas e danificar bens, está em primeiro lugar.
Alem disso com a quantidade de kits que se vendem por ai que não serão abrangidos por este acordo, o problema irá sempre ser o utilizador!
Deveria era ser estritamente proíbido Drones sobrevoarem as áreas de aeroportos, estejam eles desativos ou não, e sensibilizar as pessoas que usam Drones para captação de imagens para situações como estas.
E é proibido… O problema é que existem kits “piratas” que entram nas zonas que deveriam estar bloqueadas pela fabricante
+1
Concordo, mas só se criarem algum sistema que os derrube, tipo (SAM) devidamente escalado ao tipo de ameaça que possa induzir medo a quem utilize drones para “trolar” os pilotos comerciais e as autoridades e que além disso que possa servir para dissuadir quem possa querer planear algo mais maléfico contra aeronaves civis.
Admira-me que alguma celula terrrorista ainda não se tenha lembrado de atar uma granada de mão a um drone e fabricar uma espoleta de detonação por contacto e voilá temos o primeiro HM-SAM-IHDTAS “Home Made Surface to Air Missile with Integrated HD Video Target Acquisition System”.
O problema não está nos drones.
O problema está na consciência de quem os pilota á distância e por essas más cabeças todos vão pagar
as favas.
A única forma de resolver isso vai ser cadeia para todos aqueles que tenham drones hackeados no sistem NFZ (No Fly Zones). A Yuneec é um desses modelos invioláveis nesse aspecto embora se possa mudar o firmware
na altitude máxima.
Mas garanto que não entra no espaço NFZ. Se o fazem com DJis é porque afinal a DJI não é o que a Yuneec faz.
Ao mesmo tempo drones contruidos de raiz com peças são os piores pois em muitos casos os flight controller board são do mais baratucho que por aí anda.
No mínimo APM ou Pixhawk deviam ter.