Abuso ou Liberdade de Expressão?
Para quem ainda não os viu, mostro-vos os 12 desenhos humorísticos que muitos islamistas estão a considerar como uma gravíssima blasfémia face à sua religião, já que neles se caricatura Maomé e... o Islão interdita, em absoluto, a representação do seu Profeta... - Mas, afinal essa interdição vale para quem? Para os muçulmanos? Para toda e qualquer pessoa?
Inicialmente publicados pelo jornal dinamarquês «Jyllands-Posten», reproduzidos, por solidariedade, pelo jornal norueguês «Magazinet» e, posteriomente, publicados e republicados, em assumido gesto de afirmação da liberdade de expressão, por um já largo conjunto de outros jornais europeus, estes desenhos têm vindo a suscitar uma crescente animosidade (no mínimo) em muitos países muçulmanos e a provocar estragos, ainda de alcance imprevisível, no seu relacionamento com a Europa.
Na continuação deste processo e na sequência da publicação, ontem, daqueles desenhos pelo jornal francês «France Soir», hoje mesmo, Eric Fauveau, o seu director, foi despedido das suas funções pelo proprietário do jornal, Raymond Lakah, homem de negócios franco-egípcio, que invocou para tal o facto de, em seu entender, o jornalista ter agredido as « crenças e convicções íntimas de cada indivíduo»...!
Fiquemos, pois, a aguardar os próximos desenvolvimentos de mais este confronto europeu de fundamento religioso.
Este artigo tem mais de um ano
Eu tenho origens muçulmanas e sinceramente não me afecta em nada isto.
Liberdade de expressão sempre!
ve la se inda nao aparecem ai os Crackers Muçulmanos para deitar abaixo o nosso site….
Realmente não percebo estas religioes, uns acreditam nisto, outros noutras…..
“Todos diferentes, todos iguais…”
” (…) … o Islão interdita, em absoluto, a representação do seu Profeta.”
Em absoluto não deve ser o caso, como parece ser demonstrado no seguinte site:
http://www.zombietime.com/mohammed_image_archive/
Esta situação no meu entender, só prova uma coisa, que independentemente, do facto de se ter supostamente ofendido religiosamente todos os individuos que praticam o islamismo, que os que se têm manifestado, são pessoas que não sabem ou não têm aquilo a que chamo de “cultura democrata”. No meu ponto de vista, um democrata, para alem de muitas coisas, deve ser alguêm que respeita, a opinião e a liberdade de expressão dos outros, mesmo que não concorde ou que até mesmo se sinta directamente atingido com o que se diz ou pratica. Para alguma coisa, existem os tribunais…. Enfim, esses povos, precisam, para bem do futuro de eles proprios, se democratizarem, aceitarem as opiniões, ou satiras dos demais, e separarem das suas “constituições politicas” o caracter teologico das mesmas, que influenciam e na minha opinião minam todos seus actos.
Está tudo dito :O, agora traduzir isso em arabe e publicar para eles o lerem é que era….. pode ser que se eles se queiram redimir.
Já agora o teu nome não me é estranho =/ tu não és jornalista da TVI ou escrevestes uma cronica ou duas para revistas de video-jogos ou de informatica?
“Desculpem o off-topic”
CUMPS
Sempre disse que a religião e o maior mal da humanidade. O que nos difere, nós cristãos, dos mulçumanos é que eles são extremistas e foram educados assim, não conhecem outra realidade os que moram nesses países que de certo modo estão isolados.
Não culpo as pessoas por se revoltarem, culpo sim a sociedade que os influência no caminho do extremismo religioso.
Já imaginaram o que eles podem fazer se apanham um dinamarquês na rua?
Curiosamente, algumas caricaturas criticam o facto de os muçulmanos usarem a “cultura bombista” para atingir os seus fins e a forma que eles encontraram para protestar é justamente o recurso às bombas… Só estão a dar razão aos cartoonistas!
ps: não me lembro de tais protestos quando se caricaturou um Papa (João Paulo II) com preservativos…
Tenho educação cristã, respeito todas as religiões, mas a liberdade de expressão deve ser defendida. No caso seria mais sensato (como já aqui foi referido) o recurso a tribunais se, de certa forma, se sentiram prejudicados…
Cumprimentos.