Quantcast
PplWare Mobile

A Policia Judiciária alerta – Utilização da Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nobre says:

    Como é que existem pessoas que ainda vão nestas cantigas…
    Por isso tem de ser divulgado ao máximo o lado “oculto” da Internet, para que as pesssoas sejam alertadas e situações como esta evitadas.

  2. Jose says:

    Não acredito que as pessoas são enganadas tão facilmente.

    • Alexandre says:

      Isso aconteceu com um amigo meu: recebi um email dele, num português altamente macarrónico, afirmando que estava em Londres com a família, que tinha sido roubado, que precisava de $$ para regressar, blá blá, blá blá…

      É óbvio que o teor do mail era o melhor indicador da existência de fraude e a situação foi resolvida rapidamente. Concordo com o que dizem, é preciso ser um bocado “pato” para ir na cantiga. É mais eficaz ir enganar velhinhas na rua: “Olá, não se lembra de mim???” (…) 🙂

      No entanto o pior desta história é que o acesso ilegal ao nosso email pode ter consequências muito graves caso o burlão o pretenda: milhares de pessoas têm grande parte da sua vida pessoal e profissional ligada de uma forma ou de outra ao email: e neste caso, quanto maior o período de tempo que demoramos a dar por ela, piores podem ser também as consequências.

      Mudar a pass frequentemente, nunca usar a pass do email noutros locais e ter 2/3 endereços de mail para situações diferentes são as 3 regras básicas de segurança que aconselho regularmente aos meus formandos.

  3. a Friend® says:

    Por vezes quando se faz alertas deste tipo, focam mil e uma coisa, mas nunca o mais imoportante, que é consciencializar as pessoas dos perigos da Internet.

    Normalmente diz-se:
    Usa uma password complexa, actualiza o computador, instala um antivirus, etc..etc..

    Mas o mais importante nunca fazem, que é mesmo alternar que o perigo é mesmo o tipo de informação e como nos expomos na Internet. De que vale um Antivirus se for vitima de Phishing? De que vale um sistema actualizado, se “expomos” a nossa vida de mão beijada em redes sociais? É que nem é preciso ser-se detective para saber metade da vida de alguém…

    Onde em dia, só em redes sociais, e com a falicidade que as pessoas aceitam outras sem as conhecer, podem muito bem inventar um profile, e sacar informações vitais de qualquer um… (onde vive, local de trabalho, as horas de chega a casa.. etc…)

    Ou seja, toda essa informação pode ser facilmente usada para fins prejudiciais. Se for ladrão, sabe que aquela pessoa não está em casa aquela hora… Se for pedofilo, sabe a escola que anda, onde vive, e quando tem os pais em casa… etc..etc..etc..

    Ou seja, enquanto as pessoas não tiverem consciência destes perigos, de nada valem estes alertas… Muitos acham que estas atrás de um monitor é sinonimo de segurança. Outros pela “ignorância” acham que não tem mal e ninguém lhes pode fazer mal…

    Se vissem a quantidade de relatórios existentes de casos de roubos e violações, devido a estas falhas… Isso é que sim, deveria ser divulgado, para as pessoas pensarem duas vezes antes de se exporem tanto. Tal como não vão a um shopping e gritam onde vivem, a que horas trabalham… e tudo o mais… deviam ter consciencia que atrás da Internet, estão milhões de utilizadores, de todas as formas e feitios e que podem estar a espiar alguém sem se este se aperceba.

    Resumindo, a Internet mal usada é a maior ferramenta para vários tipos de crime.

  4. MS-PT says:

    ha pessoas inocentes, não o fazem por mal…

    basta ver os AD’s que se usam… muita gente clica naquilo, sem ser por mal… afinal, nem todos sabem como funciona o mundo internet..

    quanto a estas burlas, a dias aconteceu algo do genero e foi real, para mim foi facil acreditar pois tratava-se da minha namorada, pois foi assaltada em londres e ficou sem nada e nem o raio de consulado ou policia lá ajudaram… tive de transferir dinheiro para uma conta duvidosa, pagar a viagem de vinda e os gastos para o documento provisorio… enfim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.