A partir de 1 de março vai ver esta etiqueta em muitos equipamentos…
Tal como foi referido ano passado, em 2021 iriam chegar as novas etiquetas energéticas. A introdução das novas etiquetas energéticas será organizada em etapas, dependendo dos regulamentos específicos da União Europeia. A maior novidade é o regresso à escala de A a G.
Conheça já as etiquetas que estarão disponíveis a partir de 1 de março... e também a partir de 1 de setembro...
A etiqueta energética é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão do consumidor, aquando da aquisição de novos produtos consumidores de energia ou relacionados com energia, que ajuda na escolha de produtos energeticamente eficientes.
Em 2021, as novas etiquetas serão implementadas nas lojas físicas e online para os seguintes cinco grupos de produtos:
No dia 1 de março de 2021
- Aparelhos de refrigeração, como frigoríficos e congeladores, incluindo aparelhos de armazenagem de vinhos;
- Máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa;
- Máquinas de lavar louça;
- Ecrãs eletrónicos, incluindo televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais;
No dia 1 de setembro de 2021
- Fontes de luz (lâmpadas).
A nova etiqueta energética surge com os seguintes elementos:
- um código QR que permite ao consumidor ter, imediatamente, mais informações sobre o aparelho que quer comprar usando o smartphone;
- uma nova escala de classificação energética: de A a G, sem classes '+';
- o consumo energético específico para cada produto. Os frigoríficos apresentam o consumo anual, enquanto as máquinas de lavar louça e as máquinas de lavar e de lavar e secar roupa apresentam o consumo de 100 ciclos. O consumo energético de ecrãs e fontes de luz refere-se a 1000 horas de uso;
- grafismos diferentes para cada aparelho a indicar o desempenho e as características do produto.
Para os demais grupos de produtos (ver aqui), também abrangidos pela regulamentação de etiquetagem energética como ar condicionados, secadores de roupa, aquecedores de ambiente e água etc., as novas etiquetas serão introduzidas assim que os respetivos regulamentos novos entrem em vigor.
Este artigo tem mais de um ano
Um selo gigante com tamanho desnecessário. Poderia ter sido simplificado. Perderam a oportunidade.
Podes desenvolver?
Sim porque A+++++++++ é muito simplificado.
entao porque vai sair o A ++++++ ?
A marca Hinsense já está a enviar desde o ano passado as etiquetas energéticas nas duas versões, mas continuei a olhar para a versão atual, para mim é mais do mesmo.
Comprei uma TV da Hisense no mês passado….na Worten tinha colado categoria A+, quando abro a caixa e aparece a etiqueta com a nova categoria que passa logo para G até fiquei azul, tipo, devolvo ou não devolvo.
E porque tenho de ser eu a fazer as contas dos tais 100 ciclos ou das tais 1000h????? Seria mais simples as classes energéticas serem todas universais e fazer por KwH mas enfim…..
Concordo, essa do A+ A++ A+++ A++++ A+++++++++ estava-se a tornar uma rebaldaria de marketing, com a falha na lei a permitir que adicionar + à vontade do freguês.
Por acaso comprei a pouco um combinado LG A+++ e dentro do combinado juntamento ao manual e acessórios trazia esta nova etiqueta.
Esta nova etiqueta classificava o equipamento como D , de A+++ passou para D
E o mais estranho ainda é o valor do consumo energético KWh/ano, na etiqueta ‘antiga’ tem lá 183KWh/ano, na nova tem 242KWh/ano … :S
Isso seria assunto (com causa ganha) para expor e reclamar em sede própria, ficava com um combinado à borla, dá é trabalho mas eu levava essa situação a avante.
Sem certeza, o consumo é medido mediante determinadas circonstâncias concretas. É possível que as condições de medição dos frigoríficos tenha sido alterada, como alterar a temperatura exterior. Ou simplesmente, algum erro na etiqueta já que ainda nem estava em vigor.