A nova tecnologia que quer colocar a câmara sob o ecrã dos smartphones
Prepare-se para ficar fascinado. Assim o afirma a OPPO, uma das 5 maiores fabricantes mundiais de smartphones na sua recente publicação no Twitter. Aí, vemos um autêntico vislumbre do futuro com uma nova tecnologia que também está a ser estudada pela Xiaomi, tal como já demos a conhecer.
Em boa verdade, ambas as fabricantes já partilharam os seus resultados aqui, em vídeo!
Aquele que pode ser o próximo grande salto tecnológico no mundo mobile não serão necessariamente os smartphones dobráveis. Aliás, não estamos sequer a contemplar o padrão de redes 5G, mas sim da migração da câmara frontal para o ecrã. Mais concretamente, na inclusão de um sensor de imagem já sob o display em si.
Smartphones sem notch ou câmara pop-up
Ainda que até ao momento esta tecnologia e engenharia se julgassem extremamente difíceis e distantes, a OPPO, bem como a Xiaomi, já têm protótipos funcionais. Com efeito, podemos ver agora uma nova implementação, distinta dos smartphones com notch, estrutura deslizante ou módulo retrátil.
Ao mesmo tempo, os novos smartphones Android da OPPO e da Xiaomi teriam um ecrã verdadeiramente completo, ao contrário dos demais com notch. Já face aos smartphones com câmara retrátil, ou estrutura deslizante, esta implementação implica menos pontos de desgaste e movimentos, ou mecanismos internos.
https://twitter.com/oppo/status/1135393369113280512
Em primeiro lugar temos a implementação da OPPO. Aí podemos ver um smartphone aparentemente funcional e cuja porção superior do ecrã se desliga. Nesse momento, a câmara fotográfica frontal, já implementada sob o ecrã, entra em ação. Em seguida, captada a fotografia, o ecrã volta a ligar-se.
As soluções da OPPO e da Xiaomi
Ainda de acordo com o vídeo supracitado, para ativar a câmara frontal o utilizador é aqui visto a abrir a aplicação de câmara fotográfica. Vemos, de imediato, a parte superior do ecrã a desligar-se e, em seguida, o utilizador passa o dedo pela suposta localização da câmara fotográfica como que para a comprovar.
De maneira idêntica parece funcionar a solução da Xiaomi para os seus futuros smartphones Android, algo que também podemos agora ver em vídeo. Foi também através do Twitter que a empresa deu a conhecer um protótipo já funcional em que a porção superior do ecrã também se desliga.
Do you want a sneak peek at the future? Here you go...introducing you to Under-Display Camera technology!#Xiaomi #InnovationForEveryone pic.twitter.com/d2HL6FHkh1
— Xiaomi #5GIsHere (@Xiaomi) June 3, 2019
Querem um vislumbre do futuro? Ora aqui está...apresentamos a tecnologia "Under-Display Camera".
O vídeo da Xiaomi mostra-nos um dos seus smartphones Android convencionais, à direita, bem como o novo protótipo. Aí sim, vemos a câmara frontal a fazer a sua "magia", aparentando estar já embutida sob o ecrã. Já, por outro lado, com o ecrã desligado, no frame visível antes de dar início à reprodução do vídeo, vemos os seus contornos.
Não sabemos, contudo, se o círculo escuro, logo abaixo do auscultador, é a câmara ou os sensores. Algo que invalidaria esta implementação. Mesmo assim, quando todo o ecrã se ilumina, não vemos qualquer indício desse mesmo orifício. Algo que, por fim, encontra explicação no seguinte artigo, com mais informações.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Xiaomi (Twitter)
Fonte: OPPO (Twitter)
Neste artigo: Android, Oppo, smartphones, Xiaomi
E quanto tempo vai durar essa solução? parece-me pouco resistente
Eu preferia uma opção do estilo do protótipo do ZTE Axon S, em que as camaras deslizam e ficam ambas ocultas quando não estão a ser utilizadas. Desta forma estão mais protegidas de pequenos riscos ou acumulação de dedadas.
Essa solução é parecida com o Xiaomi Mi Mix 3
Besteiras a gente lê por aqui!
O zenfone 6 sim é melhor camera para seflie hoje mas aquele trambolho está longe de ser pratico ou até mesmo bonito, a ideia é legal ? sim, é interessante mas é muito mais interessante ter uma camera embaixo do ecra do que um negocio daquele saindo pra fora.
para mim basta ter uma selfie camera wide e isso é mais que suficiente….
Essa sim uma tendência que veio para ficar ao contrário do “notch” que é uma solução improvisada e temporária.Em um futuro próximo será considerado um detalhe bizarro e até cômico o fato de que empresas terem utilizado esse recurso apenas para imitar a Apple.
Acredito que em pouco tempo teremos telas onde apenas um pequeno círculo da tela será desligado enquanto a câmera estiver ativa, apenas a área imediatamente sobre a lente.