A Huawei e a M1 conseguiram atingir 1Gbps numa ligação 4.5G
As redes móveis são cada vez mais os canais preferenciais para a troca de informação. Com o crescimento do mercado dos smartphones estas redes necessitam também de evoluir de forma a garantirem uma maior largura de banda e assim suporte para novos serviços.
O caminho está já a ser traçado para a nova geração e a Huawei conseguiu agora estabelecer uma ligação de 1Gbps em cima da rede 4.5G.
Este feito que a Huawei agora conseguiu, foi realizado em conjunto com a M1, a terceira maior operadora de telecomunicações de Singapura. Os testes realizados entre estas duas empresas conseguiram atingir valores elevados de transferências de dados: 1Gbps de download e 130Mbps de upload.
Ainda é apenas num cenário controlado e em laboratório, mas este feito vem provar que esta nova tecnologia está prestes a ser lançada e disponibilizada aos consumidores.
Os testes decorreram com base em quatro tecnologias de rede: 4x4 Multiple-Input Multiple-Output (MIMO); two-component carrier (2CC) uplink carrier aggregation; 3CC tri-band downlink carrier aggregation e Higher Order Modulation 256 Quadrature Amplitude Modulation (QAM). O curioso é que as empresas usaram hardware que pode actualmente ser encontrado já no mercado e também um dispositivo CAT14 da Huawei que é ainda um protótipo.
Com estes testes, fica aberta a porta para o início da disponibilização da tecnologia 4.5G numa operadora comercial, recorrendo à oferta que a Huawei coloca no mercado.
The successful trial marks the beginning of 4.5G era in Singapore, demonstrating Huawei and M1's continual innovation in delivering the benefits of the latest mobile technology advances to Singapore consumers, for instance, in enabling machine-to-machine connections and improving HD video experience
Com a chegada do 5G apenas prevista para 2020, importa às operadoras móveis conseguirem fazer evoluir a actual tecnologia 4G e retirar dela velocidades de transferências de dados ainda mais elevadas.
A solução passa pela chegada do 4.5G, que muito em breve estará disponível para todos os operadores, baseada nos actuais equipamentos e com um investimento que se espera que seja mínimo.
É certo que em Portugal estas velocidades são ainda uma ideia de futuro, mas o facto de estarem a ser preparadas indicam que vão chegar ao nosso país.
Este artigo tem mais de um ano
Off Topic – No meu smartphone não consigo aceder à rede 4G, apenas alcança o 3G. Tenho que fazer algo para ativar o 4G ou assim? Obrigado. Ah, sou NOS (WTF).
Também vou WTF. Abres o site, tens lá o “Ajudinha”, aquele chat online e pedes para te activarem o 4G (LTE). Dás o PIN original do cartão, 2 minutos e está ativo.
Também vou WTF. Abres o site, tens lá o “Ajudinha”, aquele chat online e pedes para te activarem o 4G (LTE). Dás o PIN original do cartão, 2 minutos e está ativo.
“mas o facto de estarem a ser preparadas indicam que vão chegar ao nosso país.” Indicam que vão chegar ao mercado um dia destes a uma série de países, period. Meanwhile, enquanto a Meo e a NOS batalham pela coroa da maior cobertura de rede móvel 4G, eu ainda desespero por uma ligação estável 3G. E ainda tenho de aturar respostas da operadora como a mais recente, “pode sempre servir-se do 2G para alguma emergência”. Não ter uma conexão 3G utilizável é considerado emergência? É que se assim for, ando em emergência 24/7.
Por essa razão é que a Vodafone tem estado a modernizar toda a rede 2G, 3G e 4G. No caso do 3G quase todas as bts já se encontram a emitir nos 900 MHz permitindo uma melhor cobertura, principalmente indoor.
Simplesmente inútil. Nem que fosse 10Gbps. O gasto energético para cobrir grandes áreas e aguentar muitos utilizadores acaba rápido com esses 10Gbps e a eficiência. É por isso que vemos gente com 100Mbps 4G durante os primeiros 5GB e depois cai para uns míseros 500Kb nem isso. É a maior treta de sempre em networking que alguma vez já vi. Treta com todas as letras. TRETA.
Em Portugal, essas velocidades davam para 2 minutos de utilização, ao fim dos quais teríamos atingido os 15GB e sido limitados para 128Kbps 🙂
Não é só em Portugal, alias existem países na Europa que cortam mesmo o acesso, nem limitações de 128Kbps tens.
+1
Mas o teu telefone está constantemente a fazer downloads?
É melhor ADSL a 4Mbits sem limite de tráfego do que 4G a 50Mbits com os miseráveis limites que os operadores vergonhosamente impõem (isto para Internet fixa). Tecnologia GSM em PT é para esquecer.
Senhores das redes, eu gostava de apanhar 3G na minha casa, porque 2G não dá para nada, obrigado.
Já agora, gostava de apanhar rede no meu local de trabalho, mesmo que seja 2G já ficava contente.
No ano passado já tinham testado 4 Gbps na rede LTE de um operador móvel na China e no Dubai.