A história do Chrome…
O browser da Google esteve em grande esta semana. A Google I/O deste ano, para além de outras novidades, focou-se muito neste produto, que é uma das pedras basilares da sua estratégia como empresa.
Este browser, desde a seu lançamento em 2008, tem vindo a ganhar utilizadores de forma exponencial, fazendo já concorrência directa com os gigantes da industria que estavam de pedra e cal. Mas e o que sabemos sobre este browser? Leiam e vejam abaixo um pouco sobre a sua história.
O desenvolvimento deste browser tem conseguido colocá-lo num patamar que muitos diziam ser impossível, quer em tão pouco tempo quer por fazer concorrência com os gigantes da Internet que estavam já firmemente estabelecidos nas suas posições de dominância e sem quem lhes fizesse concorrência real.
Recordamos que neste momento o Google Chrome é já o browser mais usado na Internet, tendo ultrapassado primeiro o Firefox e depois o Internet Explorer.
Claro que este abanar de velhos dogmas vieram a revelar-se muito frutíferos para todos e levou a que essas mesmas empresas adoptassem novos modelos de desenvolvimento e as novidades que importavam aos utilizadores passaram a ser disponibilizadas de forma mais rápida.
Revelou-se uma concorrência salutar e com desenvolvimentos reais e palpáveis. Este foi mais um caso em que se revelou que as posições dominantes minam o progresso e que a concorrência obriga a inovar.
Hoje o Chrome está já presente nos sistemas operativos mais usados, quer sejam eles de desktop ou nos dispositivos móveis. Depois de consolidar a sua posição no Windows, Linux e Mac, estendeu a sua disponibilidade no Android e no iOS.
O Chrome tem hoje 310 Milhões de utilizadores activos. Este número é quase o dobro do que se verificava por ocasião da Conferência Google I/O do ano passado e que era de 160 Milhões.
Todos os dias são digitadas na barra de endereços (Omnibox) do Chrome mais de 60 mil milhões de palavras, o equivalente a mais de 100.000 livros. 1 Terabyte de downloads, entre documentos, fotografias e vídeos são descarregados pelos utilizadores.
A Omnibox do Chrome e o pre-rendering permitem poupar diariamente um total de 13 anos de tempo. Existem 43 Milhões de utilizadores activos com conta activa no Chrome.
São números impressionantes, mas que espelham bem o que este browser representa hoje para a Internet e para todos os que a usam.
Vejam no infograma abaixo um pouco da história do Chrome e a forma como tem crescido e inovado na forma como acedemos e usamos a Internet.
Não devemos no entanto esquecer que este browser tem ainda só quatro anos. Foram quatro anos de desenvolvimentos e de novidades constantes. Muito está ainda para ser feito e muitas novidades serão com certeza apresentas.
Terminamos com as duas frases que terminam o vídeo e que gostaríamos que comentassem.
It's all just getting started...
Can't wait to see what what you do next
Homepage: Chrome
Este artigo tem mais de um ano
O Chrome tem 310 milhões de users enquanto a Mozilla fala em 400-500 milhões de users do Firefox. O IE então tem muito mais.
Esses dados do StatCounter dizendo o Chrome ser o mais usado me parecem bem errados…
exatamente. o chrome tem 3 anos e tem 310 milhoes de users. o Mozilla firefox tem 7 anos e tem 400-500 milhoes. agora pensa bem…. nao verdade nao estao errados.
“Can’t wait to see what what you do next”
é um botNET :O
Por acaso já o uso desde as primeiras versões em 2008, onde nem plugins tinha!
Sempre fui utilizador do IE, no entanto por volta da versão 1.5 do Firefox comecei a usar pelo ponto de vista dos add-ons tais como o firebug, webdeveloper, greasemonkey, flashgot e uns poucos mais, no entanto com o actualizar das versões (principalmente na v3) mesmo desativando a maioria dos add-ons, quando tinha varios separadores abertos notava que o firefox ficava instavel, foi ai que procurei um alternativa onde apos um pesquisa conheci o muito recente Chrome e desde ai uso-o como browser principal.
Agora, não vivo sem o Chrome + Google Account (Sync) no meu Windows, Mac e (+ recentemente) no iOS.
No entanto acho que a ultima versão do Firefox e IE (9) cresceram bastante desde a chegada do Chrome. Antes o Firefox e o Opera era os browsers de escolha. Não conseguia nem ver o IE7/8, e depois com o Vista “argh” que dupla 😀
310M, apenas um reflexo do trabalho que a equipa do Chrome tem vindo a desenvolver, um numero bem merecido. Uma equipa q ao contrario de outras, tem vindo a optimizar o seu browser e não fica sentada à sombra da bananeira.
Excelente artigo..
so uma coisa, onde diz “..que muitos diziam ser possível,” queria dizer impossível ou interpretei mal?
cumprimentos
Tens toda a razão, está já corrigido!
@Pedro :
Já agora : O browser da Google esteve em grane esta semana.
Localidade nova ? 🙂
Abc
Também está já corrigido.
E para que conste, Grane é uma localidade na Noruega (http://en.wikipedia.org/wiki/Grane,_Nordland) e uma vila nos Alpes Franceses (http://en.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A2ne,_Dr%C3%B4me).
O problema está em perceber em qual desses dois locais ele esteve! 😉
Bom dia , comentem o artigo até já chateia estarem sempre a corrigir .
Cumprimentos
Serva
Uso o chrome desde que me lembro
Alzheimer Alert!!!!
ahahaha
Gosto de chrome, acho bastante rápido, no entanto contínuo a gostar muito do firefox.
x2
+1
Bom dia ,
O Chrome em Linux não faz sentir muito a diferença na rapidez de utilização o Firefox é muito rápido e muito estável na minha modesta opinião está cada vez vez melhor , já em Windows nota-se de facto a sua rapidez mesmo com extensões instaladas , no portátil do meu trabalho acabaram por me impor o Windows 7 , e aí nota-se a agilidade a interface minimalista é uma ilusão está tudo lá mas camuflado , parabéns a Google pelo excelente trabalho que tem feito em prol dos internautas .
Para responder a pergunta final do artigo , espero que o Chrome seja compatível com todas as versões do Android e que continue a aumentar as extensões como até agora tem feito de forma a poder satisfazer todos os utilizadores .
Eu por enquanto vou-me mantendo fiel ao Firefox que diga-se tem feito um excelente trabalho , pena que esteja tão imaturo ainda nas plataformas moveis .
Cumprimentos
Serva
É o meu browser principal há já muito tempo…
O melhor…
Utilizo o Chrome desde o seu nascimento até hoje.
Na empresa já migrei todos os computadores para Chrome. O IE e o Firefox deixaram-se papar completamente.
Assim que a google disponibilizou o chrome, tornei-o logo o browser predefinido, pk era mt estavel e rapido, desde então não o larguei
Não há google docs offline com edição para Linux pois não?