A compra do Twitter foi uma má aposta de Elon Musk? O seu valor caiu 90%
Desde que Elon Musk meteu na cabeça que queria comprar a rede social anteriormente conhecida como Twitter, os seus funcionários e utilizadores não têm sido poupados a mostrar o seu desagrado. Agora, e de acordo com as estimativas do próprio Musk, o X pode ter perdido até 90% do seu valor em menos de um ano.
O próprio Elon Musk reconheceu a enorme queda nos gastos com publicidade
Ninguém pode negar que a rede social sofreu uma grande transformação, mas as suas finanças também foram afetadas. As empresas procuram certezas quando se trata de investir em campanhas de marketing, pelo que não vão apostar o seu dinheiro numa plataforma instável que muda as suas regras ao sabor do vento. No Twitter, o vento tem soprado muito bem nos últimos meses.
Perante um panorama incerto, as empresas perderam a confiança no Twitter como plataforma publicitária e as receitas caíram drasticamente. Entre setembro e outubro de 2022, os 10 maiores anunciantes do Twitter investiram 71 milhões de dólares em campanhas publicitárias na plataforma. Entre fevereiro e março de 2023, esse valor caiu para 7,6 milhões de dólares, uma queda de 89%.
Numa altura em que os dados publicitários do Twitter não podiam ser piores, Elon Musk denuncia um alegado obstáculo publicitário - a ADL (Anti-Defamation League), uma organização de defesa dos direitos civis do povo judeu. Como o próprio Musk explicou numa mensagem no X: "Desde a aquisição [do X], a ADL tem tentado encerrar esta plataforma, acusando falsamente o X e a mim de sermos anti-semitas".
Since the acquisition, The @ADL has been trying to kill this platform by falsely accusing it & me of being anti-Semitic
— Elon Musk (@elonmusk) September 4, 2023
O Twitter estava de pé, o X está em queda livre
Numa resposta a essa mensagem, o próprio Elon Musk reconheceu que a ADL estava a ser bem sucedida na sua oposição à rede social, fazendo com que as receitas publicitárias caíssem mais 60% devido à pressão desta poderosa organização, que estava a reagir desta forma às mensagens de ódio de extrema-direita publicadas na rede social desde que Elon Musk tinha assumido o controlo, sem que o X fizesse nada para bloquear essas contas.
Sem querer, numa única mensagem, Elon Musk deu dois tiros no pé. O primeiro é o facto de ter escrito o valor exato das perdas que o X está a ter no investimento em publicidade. O segundo tiro é que isto é um convite aos restantes 40% que investem para deixarem de o fazer. Nenhuma empresa vai saltar para um barco que se está a afundar. Para piorar a situação, as subscrições do Twitter Blue também não estão a dar o retorno esperado, pelo que a liquidez do X está a ir por água abaixo.
Musk comprou o Twitter por 44 mil milhões de dólares, dos quais 13 mil milhões foram pagos em empréstimos bancários e pelo menos 31 mil milhões foram pagos em dinheiro. Destes últimos, Elon contribuiu com 24 mil milhões de dólares em dinheiro ajudado pelas suas empresas, enquanto os restantes 7 mil milhões vieram de contribuições de amigos bilionários, como Larry Ellison.
Se a informação dada pelo próprio Musk for verdadeira, o X terá perdido 90% do seu valor em menos de um ano, ficando em cerca de 4,4 mil milhões de dólares.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Como é que foi uma má aposta quando foi o mesmo que conseguiu sozinho dar cabo da mesma????
:):):).. objetivo cumprido…
se já não estava bom, esta mudança de nome para X … enfim….
de cada vez que me enviam algo do twitter e vejo esse X ao canto vou lá sempre clicar, penso que é para fechar a janela.
” cada vez que me enviam algo do twitter e vejo esse X ao canto vou lá sempre clicar, penso que é para fechar a janela.”
LOL
Há cerca de um ano (outubro 2022) Musk comprou o Twitter por 44 mil milhões de dólares.
Em maio de 2023, Musk anunciou que estava a valer 1/3, ou seja, 14,7 mil milhões, tinha perdido 29,3 mil milhões do valor.
Agora, passado mais 4 meses, vale 4,4 mil milhões (10%), perdeu 39,6 mil milhões de dólares do valor.
A este ritmo, daqui a uns dois meses diz que perdeu tudo, e que o X não vale nada.
E a culpa de quem é? Da tal ADL (Anti-Defamation League, organização de defesa dos direitos civis do povo judeu) – que causou a enorme queda das receitas publicitárias. A culpa do negócio estar a ir por água abaixo não é de Musk, nem pensar, é da tal ADL 😉
Se o objectivo dele desde início fosse deitar abaixo o Twitter, o que teria feito diferente do que tem feito?
E alguém no seu perfeito juizo vai esbanjar 44 MIL MILHÕES só para acabar com a rede social? Por favor…
Achas mesmo que o Musk alguma vez teve juízo? Mais ainda mais estúpidos que ele são os idiotas úteis que o defendem incondicionalmente.
O ele não ter juízo para os investimentos e escolhas dele, não faz dele estúpido para simplesmente acabar com uma rede social “porque sim”.. Deixem de viver no mundo da Disney e comecem a ser racionais…
E não, não o defendo incondicionalmente… Acho que é um autêntico anormal…
“lambisco”, então estamos de acordo.
A unica plataform onde a liberdade de expressao existe o resto e tudo censurado e controlado por socio-comunas.
ADL e uma organizacao de difamaoco e nao de anti como o afirma no nome. Faz muito bem o X processar-los.
Deixem de ver a cnn-tvi e informem-se.
Deixa de ser… Quem se precisa de informar és tu, já agora larga lá os sites duvidosos como o odysee.
Deixa-os estar. Mais tarde ou mais cedo, eles lá vão dar a volta. Muito gostam de mandar abaixo algo que tem boas intenções e que é totalmente necessário, principalmente depois de uma propagandemia.
O que não falta é “informados” das televisões.
Nos EUA, a CNN até já começa a falar mal do corrupto e sua família. O nível de visualizações que alguém como o Tucker Carlson tem, em média, nos seus vídeos vai começar a abrir os olhos a muita gente. Estes pseudo-erutidos e os seus media vão começar a perceber que as pessoas não gostam de ser tratadas como imbecis úteis.
É certo que algumas decisões, a meu ver, foram um pouco duvidosas, mas é cada vez mais necessário uma plataforma como esta. Jornalismo independente tem de voltar em força, visto que os media, em geral, é só cancro enviesado, com narrativas controladinhas para as ovelhas continuarem a pastar em paz sem incomodar ninguém.
Enfim.. com o nome de “X”… ainda alguém irá pensar que se trata de um site porno….
Às vezes vale mais estar quieto do que fazer… é no que dá a mania do poder.. e lá diz o velho ditado: “Quanto mais alto se está, maior é a queda!”.
Deve ser preciso que o Elon Musk parta o nariz, para aprender a não ser tão arrogante!
O preco dos nossos dados vendidos para terceiros, governos etc ja pagou esse valor. A verdade que as Big Techs deveriam ser convertidas em empresas sem fins lucrativos sustentadas por doacoes e assinaturas dos clientes para nos dar em troca privacidade, respeito e etica com nossoa dados. So conseguiram o lugar que estao hoje, atraves de roubo. Atualmente o que eles estao fazendo é roubar nossos dados cads vez mais, atraves de metodos de contratos que 99% das pessoas nao leem ele. Ou usam metodos de espionagem/tracking que 99% das pessoas mal mal sabem que existem, por desconhecimento de informatica. Suas melhores ferramentas de roubo atualmente, sao as IAs. Por isso me preocupo com futuro, pois a etica e moral ja caiu por terra a muito tempo. A cara de pau deles hoje para sustentar seu “establishment” do roubo, é absurda
É uma boa maneira de estagnar no desenvolvimento. Sem dúvida que não havendo lucro existiam investimentos (donativos ahahah)…
Ahahahahah, o aclamado génio de gestão conseguiu, devido só e apenas à sua infinita arrogância e descomunal ego, dar um tiro de canhão nos próprios pés. Tem sido delicioso assistir ao incêndio sem controlo em que o Musk transformou o Twitter. Foi só decisões de “génio”, desde que lá pôs os pés. Vai ser giro de ver, o enterro final. 🙂
O Twitter equalizou o valor da empresa e do seu CEO. Os dois juntos não valem um chavo.
Agora, para compensar, quer cobrar uma taxa de utilização,mas é só para controlar os bots, óbvio…