8 em cada 10 pessoas dorme demasiado perto do telemóvel
Quem não consegue dormir por estar a pensar na lista de compras de amanhã, nas portas fechadas da casa, nas reuniões da empresa ou das mensagens de uns amigos, a solução pode passar por afastar o telemóvel da mesa-de-cabeceira e até mesmo do quarto quando é hora de dormir.
Segundo um estudo, oito em cada dez pessoas dorme demasiado perto do telemóvel.
Um estudo provou que oito em cada dez pessoas com telemóvel dormem perto do aparelho, quer seja no quarto, na mesa-de-cabeceira ou mesmo debaixo da almofada. No entanto, não é o mais saudável para a saúde, nem que seja para servir de despertador e não chegar atrasado ao trabalho.
Segundo os especialistas, num estudo elaborada pela Ofcom e divulgado pelo Daily Mail, o telemóvel faz de ‘vigilante’ e evita uma boa noite de sono, não deixando o utilizador descansar convenientemente, mesmo que ele próprio não repare. Nos dias que se seguem, o sono e o cansaço irão acumular-se. Além disso, pode causar insónias de noite inteiras, tonturas e dores de cabeça.
A maioria das pessoas dorme mais descansada se afastar o telemóvel do quarto, bem como outros dispositivos eletrónicos, segundo diz a pesquisa do médico Guy Meadows, especialista em insónias numa clínica de Londres.
Segundo o Dr. Charles Czeisler, professor de medicina do sono da Universidade de Harvard, “a luz brilhante do telemóvel ao acender interfere com o ritmo natural do corpo, enganando os estímulos e fazendo-os acreditar que já é de dia”.
“Todos os padrões de lâmpadas fluorescentes foram pensados para inibir a libertação de melatonina, e fazer com que a pessoa fique acordada por mais tempo”, afirmou ao Daily Mail. “A luz dos telemóveis ainda consegue ser mais estimulante por ter mais quantidade da cor azul”.
Isso faz com que a pessoa que use o telemóvel por perto acabe por “dormir em ciclos”, e qualquer estímulo externos acaba por ter o potencial para despertar a pessoa.
Segundo o mesmo estudo, quatro em cada dez pessoas verificam o telemóvel durante a noite se ele tocar ou vibrar, mesmo que esteja a dormir.
Além disso, segundo a médica Sarah Loughran da Universidade de Wollongong, também as radiações eletromagnéticas emitidas são prejudiciais, factor que aumenta quando o telemóvel está ligado à corrente.
E voce, costuma ter o telemóvel muito perto, enquanto dorme?
Via Noticias ao Minuto
Este artigo tem mais de um ano
Eu se não dormisse com o telemóvel na mesinha de cabeçeira é que ficava preocupado, uma vez que é a 1º coisa que faço quando acordo é ver as horas. Nunca recebo chamadas ou mensagens durante a noite. E quando acordo para ver o telemóvel é sempre para consultar as horas.
E que tal um relógio?
???
E além de ver as horas não esquecer de ver os emails recebidos, posts não vistos no facebook, twitter, tumblr, instagram e quora.
O meu fica bem longe de mim. É para descansar, é para descansar. Que se lixe o telemóvel…
Cumprimentos,
Dorme sim a minha beira… mas na mesinha de cabeceira se possível, mas de barriga para baixo que é para a luz dele nao incomudar afinal de contas so o uso para despertador.
+1
+2
….o céu também é azul e o sol brilha quando não há nuvens, os resultados desse estudo é daqueles são bastante óbvios…
Debaixo da almofada… se não, não acordo.
Eu uso o sleepBot para controlar o sono e como é obvio para a app funcionar tenho de o ter em cima da cama, a uns 20/30 cms de mim… Então mais vale ter o telemóvel longe ou ter o telemovél perto e usar uma app para controlar o sono? não se compreende, só estudos contraditórios…
Conheces o Sleep as Android?
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/sleep-as-android-o-melhor-relogio-despertador-no-android/
Sim, conheço. Tive a ver um reviews e disseram que era bastante semelhante. vou experimentar visto que se tem uns 15dias gratituitos para testar, ainda assim não responde diretamente à minha questão…Vale ou não apena ter o telemóvel perto de nós?
Claro que não, com essa app só precisas de o ter perto de ti, para a app registar os teus movimentos e sons durante a noite, mas podes desactivar isso e deixa-lo em cima da mesinha de cabeceira, continua a registar as horas a que dormes, e acordas.
AHAHA só se for nos androids. No meu iPhone consigo dormir noites bem tranquilas.
Mas se tiver em “modo avião” também é prejudicial?
Iphone é iphone.. e haters são haters… Por ser iphods é melhor que tudo o resto.. pois.. tinha se ser.
tssk tssk tssk tssk
HAHAHAH “primo do Nelson”!!!!!!!!!!
O meu telemovel fica em silencio (notificações sons, etc… )automaticamente das 23 até as 11 da manhã, de modo que não incomoda durante o sono nem durante as aulas.
Acho que aqui a questao não é o ruido mas sim as radiações, podes fazer o mesmo para ficar em modo de voo nessas horas. sempre te poupa das radições e bateria 😀
eu desligo o sinal do wi-fi/telefone antes de dormir (com o tasker), assim creio evitar o problema das radiações… não durmo com ele perto da cabeça, mas perto o suficiente pra esticar o braço e alcançá-lo para desligar o alarme
A questão principal a nivel de saúde, não é o facto da luz do tlm perturbar o sono, mas o facto do telemovel emitir radiações.
Principalmente para quem costuma dormir com o tlm debaixo da almofada, não se esqueçam, que quando o tlm apanha pouca rede, ele proprio tenta optimizar o captação se sinal, para isso potencia o sinal…
escusado será dizer que potenciando o sinal, aumenta o nivel de radiação a que uma pessoa esta exposta 😉
O ideal é mesmo tê-lo a uma certa distancia, principalmente durante o sono.
Just my 2 cents 😉
Os outros dois, são os que nem telemóvel tem, ou tem mas está arrumado na gaveta 😀
Desde que tenho telemóvel desligo sempre durante a noite e nunca ficou no quarto onde estou a dormir. Sou implacável em relação a isso, se é para dormir não quero o telemóvel perto de mim.
eu durmo com o meu telemóvel ao meu lado, para me fazer companhia, porque a minha namorada fugiu com o empreiteiro para suiça
😉
hahha
XP
Eu não faço isto, mas minha mulher faz. Quase toda noite.
Não percebo a questão da luz do telemóvel, notificações, etc etc…
Quando vou dormir, regra geral, todas as pessoas que moram no mesmo fuso horário que eu também vão, logo ninguém me liga nem manda sms’s, para além disso a luz do ecrã não se irá acender só porque lhe apetece. Ele só faz barulho quando é para despertar.
Agora para aqueles que estão constantemente ligados ao Wi-Fi ou 3/4G com as suas aplicações diárias (facebook,e-mail etc…) abertas… pois… normal que ao utilizarem o telemóvel perto de si não o largam.
Muito estudo complica aquilo que pode muito bem ser simples
Culpado. Despertador, pais idosos…
+ 1
Como querem que um gajo acorde depois de uma noitada se nao estiver com o telemovel ao lado dele com o despertador programado? :s
Há Apps para automatizar certas tarefas. 1 delas pode ser por exemplo ligar o modo Avião durante a noite. Desta forma reduz-se o perigo para a saúde de ter o telemóvel todas as noites demasiado perto do nosso corpo.
Se arranjarem um detetor do chamado “electro smog”, vão ficar espantados com a quantidade de radiação em casa, seja vossa ou dos vizinhos…
A não ser que se viva dentro de uma gaiola de Faraday, são raros os sítios sem radiação.
O melhor é mesmo desligar o máximo de máquinas e dispositivos, na altura de dormir.
Airplane mode nos telemoveis e timer no router WiFi.
Eu não deixo o telemóvel no quarto, deixo na sala e comprei um despertador.
A pensar que tinha resolvido esta questão!
Um dia ao sair de casa reparei no telhado do meu predio vizinho, e o que tinha lá?
Sim uma antena…
Ora, e agora o que faço?
É mais grave dormir com o telemóvel ao lado ou ter uma antena no predio vizinho?
Preocupam-se com o telemóvel por perto durante 8 horas de sono e não se preocupam com as restantes 16 horas que o têm encostado ao corpo…
“Modo de Voo” serve para alguma coisa… 🙂
Para todos aqueles que não percebem os riscos de ter uma maquina a emitir continuamente radiações….
https://www.youtube.com/watch?v=2gP383UQyPc
De facto, uma coisa é um dispositivo ser aprovado pela FCC, garantindo que reúne todas as condições de segurança para a saúde, incluindo as radiações emitidas. Outra coisa completamente diferente, é somar 5 desses dispositivos que fazem parte da casa e mais 20 dos vizinhos.