PplWare Mobile

7 Dicas importantes para se proteger de intrusos na Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Jorge salvador says:

    No meu Router Thomson 799 v2 do MEO, simplesmente desactivei a apresentação do SSID, pelo que quase nem precisava de palavra para a rede Wifi, mas mesmo assim acrescentei uma boa palavra passe.

  2. Jorge salvador says:

    Em relação ao utilizar as redes WiFi disponíveis em Centros Comerciaia, Hospitais, etc, nada como levar o meu Hotspot 4G do MEO, se estiver próximo do limite de 500 Megas de dados do meu smartphone. E assim não preciso de sobrecarregar com anti-vírus que não cumprem o seu papel no smartphone a não ser para o tornar mais lento.

    Abraço.

    Jorge Salvador.

    • Pedro Oliveira says:

      Grande resposta – e digo isto neste sentido: esta publicação é sem dúvida interessante mas agora é capaz de ser bem mais inseguro usar redes móveis “free” do que terem alguém a aceder à rede de nossa casa. Como por exemplo, nova rede dos autocarros no Porto.

      Era interessante debater este assunto e talvez criar um post com isto.

    • Jorge salvador says:

      *Centros Comerciais. Desculpem o lapso no comentário anterior.
      Abraço.

      Jorge Salvador.

  3. Paulo Simões says:

    No meu router Thomson TG784, se simplesmente desactivar a apresentação do SSID, os meus equipamentos desconectam a ligação!! Alguma sugestão? Obg.

    • Keimatudo says:

      Sim, depois tens de aceder ao teus equipamentos e aceder novamente À rede (no windows se não me engano aparece a opção “outras redes”, depois pede o SSID e metes o nome da tua rede). Em telemoveis podes ter apenas a opção adicionar rede e tambem aqui tens de colocar o nome da tua rede.

  4. João Silva says:

    Acrescento que se deve ter especial cuidado a ligar equipamentos a hotspots gratuitos em centros comerciais, etc. Qualquer hacker, melhor dizendo, qualquer Script Kiddie, pode sentar-se numa mesa, abrir o seu portátil e simular com ele um hotspot gratuito com o nome que lhe apetecer, podendo assim monitorizar quase todo o tráfego que passe por ele. Dizem os especialistas que só se está a salvo disto se se usar uma VPN.

    • Blueparty says:

      Gostava de saber configurar uma VPN no router, tenho uma Fritz Box ligada ao Router da NOS, mas julgo que assim não funciona pois tem de ser o router primário. Se alguém souber como fazer, diga. Eu queria ter uma VPN sem ter o computador ligado. Julgo que só mesmo com VPN no router.

  5. André says:

    Podem sempre activar o login na rede por mac adress assim apenas os computadores que estão na lista podem entrar na rede é das formas mais seguras que se pode ter.

    • Ricardo Silva says:

      certo e errado ao mesmo tempo, caso tenhas o teu pc ligado a rede eu de fora consigo saber logo sei o teu mac, uso-o no meu pc, e se ja passei a parte de entrar na rede basta kicar o pc/aparelho que esta la ligado ou esperar que saia e vou eu para la.
      só existe uma maneira de ter a rede de casa 100% segura, é desligar o wifi xD

  6. Cris says:

    DNScrypt + Unbound (como DNS cache + DNSSEC enforcer) para combater ataques MiTM e não dar leak de DNS.

    • Cris says:

      Já agora, esconder o SSID é mau. http://www.brianfenton.us/2010/10/why-disabling-ssid-broadcast-is-bad.html

      “When a wireless device (like your laptop) looks for wireless networks and it knows that it might be looking for a hidden network, it begins broadcasting that SSID to any device that will listen and saying “Are you SuperSecretHiddenNetwork??” Any listener in the area both now knows your SSID (so much for keeping it secret) and furthermore, other devices in the area can say “yes, that’s me!” and your device won’t know the difference. You just helped enable a rogue device to perform a man-in-the-middle attack by weakening your ability to approve what network your device attempts to join. That means that the rogue device can easily capture enough information about you to impersonate you to any site you use during that browsing session, whether it be Facebook, Gmail, or your bank.”

  7. Censo says:

    Seguro seguro é guardar aquilo que me pode comprometer, seja a que nivel for, em equipamentos que não comunicam a não ser por cabo.

  8. WhoKnows says:

    Desengane-se aquele que pensa estar seguro por não estar ligado á net, ou quando se liga usa super passwords cripts aqui e ali, etc…

    Quem por mal(designados por Hacker ou pirata) ou necessidade(forças de segurança e policiais) ou mesmo algum nerd com um pouco de sorte á mistura, quiserem aceder ao nosso equipamento tecnológico seja ele qual for e em que ambiente for, fazem-lo sem grandes problemas.

    beware and be aware

  9. Ricardo says:

    Menos importante que as anteriores… Não usar programas crackeados.
    Por norma tem sempre extras desagradáveis

  10. Blueparty says:

    usando o gestor de passwords, como saber a password de uma determinada conta se se estiver fora de casa sem o nosso dispositivo, ou sem esse gestor instalado no smartphone, por exemplo?
    É possível criar uma rede guest no router da NOS ou num router ligado a ele por cabo? Tentei criar num router que tenho ligado ao NOS mas a rede guest criada fica sem acesso à internet…

  11. pmf says:

    Desde há muitos anos que costumo dizer em tom de brincadeira que a primeira falha de segurança em computadores é o botão de “Ligar”
    (actualmente, com as novas tecnologias cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, tenho de refrasear esta afirmação para equipamentos… hehehehe)

    • Webinfor says:

      Caro pmf, tem toda a razão quando diz que a primeira falha de segurança nos computadores é o botão de “Ligar”. Esta observação está bem colocada, pois a partir daí estamos sujeitos à ação de vírus, spywares e outros ataques de hackers.

  12. Pedro says:

    ó meus senhores deixam lá disso, seguro..segurooo..é..utilizarem..Linux….aí..sim…segurança..ao..máximo..

  13. MM says:

    6. Esconda o nome da rede wireless
    Isto é muito giro mas para tal é preciso que alguns aparelhos Android suportem ligar-se a wifi escondidos…

  14. Menu Iniciar says:

    Deixo a oitava dica:

    8-Crie um email secundário com uma senha diferente, para se registar em sites que à partida não usará muito tempo ou não lhe transmitem muita confiança…

  15. Webinfor says:

    Infelizmente muita gente não se dá conta dos riscos de intrusão por parte dos hackers, e com isso não tomam as devidas precauções. Existem até pessoas que não possuem sequer um antivírus instalado no PC! Isso é uma loucura, dada a extrema importância deste assunto, quando está em causa a nossa privacidade.

    Os utilizadores da internet precisam de ser sensibilizados para estas questões, daí ser bastante importante artigos como este.

  16. Manel says:

    8. Usar GNU/Linux.

  17. AnonShare AWP Pedohunter says:

    Ocultar a rede Wifi nao adianta de nada a nao ser um gasto de eletricidade enorme..
    Ao inves disso, usem uma password encriptada por WPA-2 no minimo de 24 ou ate mesmo 124 caracteres com letras maiusculas e minusculas, numeros e simbolos (#$%).. Ira levar anos a ser crackada, dependendo do processador e placa grafica do intruso.
    Desactivem o pin WPS com urgencia, pois em apenas 14 horas é possivel a um pc com 2.3Ghz de processador encontrar o pin generico.
    E permitam acesso a rede apenas a maquinas que conhecem, atravez do seu MACaddress.
    Se sairem de casa e nenhuma maquina esta a fazer up/download, entao nao precisam de wifi, nada melhor que o desligar da ficha eletrica.
    Espero ter ajudado.

  18. Damas says:

    Com é pessoal
    Como é que pode-se evitar receber essa informação no Mac: Why join if you can be a pirate… recebi esta mensagem quando estava a instalar o Final Cut Pro X 10.2.1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.