5G: Propostas dos operadores chegam aos 203 milhões (8ºdia)
Terminou mais um dia de licitações para o 5G. Hoje foi o 8º dia da fase de licitação principal do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz. Tiveram lugar 6 rondas.
De acordo com os dados partilhados pela ANACOM, as propostas dos operadores no leilão do 5G chegaram aos 203 milhões.
Licenças do 5G serão atribuídas durante o primeiro trimestre de 2021
As propostas dos operadores atingiram hoje os 203 milhões de euros no oitavo dia de licitação principal do leilão 5G, mais três milhões que na véspera, num total de seis rondas. A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (MEO), Nos, Vodafone Portugal e também a Dense Air e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, depois de uma primeira fase exclusiva para novos entrantes.
Tal como acontece desde o quarto dia de licitação do 5G, só um lote da faixa libertada da TDT (700 MHz) é que não teve nenhuma oferta hoje. Na faixa de 700 MHz, o preço de licitação manteve-se nos 19,2 milhões de euros, sendo que um lote continua sem qualquer oferta. Ao todo, as ofertas totalizam 96 milhões de euros.
Também na faixa 900 MHz, os quatro lotes disponíveis continuam sem apresentar nenhuma alteração ao preço de reserva, com a oferta dos operadores a manter-se nos 24 milhões de euros.
A faixa de 2,1 GHz, que era até segunda-feira (18 de janeiro) a que tinha apresentado maior interesse, com a oferta a atingir os 10,405 milhões euros (preço base era de dois milhões de euros), tinha subido no sétimo dia para 10,616 milhões de euros, valor que hoje manteve.
Na faixa 2,6 GHz, dos três lotes, apenas dois registaram aumento. No total, as propostas atingiram os 17,1 milhões de euros, o que compara com 15,3 milhões de euros no sétimo dia de licitação.
A faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, totalizou 55,692 milhões de euros, contra 54,484 milhões de euros na véspera.
O processo tem sido bastante contestado pelas operadoras históricas, envolvendo processos judiciais, providências cautelares e queixas a Bruxelas, considerando que o regulamento tem medidas "ilegais" e "discriminatórias", o que incentiva ao desinvestimento.
As licenças do 5G serão atribuídas durante o primeiro trimestre deste ano.
Este artigo tem mais de um ano
Se o 5g da tanto dinheiro porque ainda nao implementaram em Portugal?
Eu acho que e porque anda aí uma convenção mundial de dentistas em Portugal, e já vai um tempo!
o que é que o 5G vai contribuir para a tua felicidade?
No meu bastante, para o meu negócio o 5G é fundamental e vai permitir crescer 220% ja neste ano.
Essa ideia do 5G é fundamental foi muito bem vendida!!!
Na realidade a vantagem do 5G é para o lado do operador… para o consumidor pouca diferença faz, seja particular ou empresa. Salvo um ou outro caso muito especifico.
Por essa perspectiva ainda devias mandar mensagens de fumo e usar o Telex ou telegramas, em vez de estares aqui na internet a comentares uma noticia sobre tecnologia, provavelmente a utilizar um serviço de fibra em fixo ou 4G em móvel.
Para quê ?
Eu no sitio onde moro, que é considerada uma das regiões mais ricas do país (*), Algarve, tenho de colocar os telemóveis em 2G porque nem 3G tenho, ou se tenho, está sempre a baixar para 2G. Com isto perco chamadas e sms.
País a duas (ou três) velocidades.
(*) Com base na riqueza per capita, padrões de média.
P. Ex. Eu comi um frango e tu não comeste nada. Em média, comemos meio frango cada um.
É isso que se passa no Algarve, onde a riqueza dos empresários de hotelaria fazem diluir a pobreza dos restantes.
Disse.
Quanto mais G’s, mais desligadas estão as pessoas, mais desumanizadas e mais androids são.