Quais as cidades portuguesas prontas a receber o 5G?
É verdade que as redes de comunicação 5G ainda não chegaram ao cliente final em Portugal. No entanto, no nosso país, têm-se levado a cabo vários testes com o objetivo de avaliar nova geração da rede móvel.
De acordo com um relatório recente do Observatório Europeu para o 5G, Portugal está na vanguarda (estão a ser promovidos testes). Conheça em que cidades portugueses têm sido realizados testes e estão prontas para receber o 5G.
A informação consta de um relatório de setembro (o mais recente) do Observatório Europeu para o 5G, estrutura criada no ano passado pela Comissão Europeia, que revela que "os 10 principais países europeus onde estão a ser promovidos testes [relativos à tecnologia] são Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Portugal, Estónia e Roménia".
Segundo o documento, em setembro estavam em curso na UE 165 os projetos-pilotos (mais do que os 138 realizados em março passado). Ao todo, são 125 as cidades nos Estados-membros consideradas como habilitadas para receber a tecnologia 5G.
Quais as cidades prontas para receber 5G em Portugal?
Aveiro, Évora e Porto são as cidades em Portugal que estariam prontas para oferecer comunicações 5G. Segundo o documento, nestas cidades estão a decorrer ou já decorreram testes relativos às infraestruturas, mas também a corredores tecnológicos, que são feitos por privados e também no âmbito de parcerias público-privadas.
Ainda relativamente a Portugal, são apontadas no relatório datas relativamente ao lançamento comercial pela Altice (segundo semestre de 2019), pela Vodafone (final de 2019) e pela NOS (em 2020), as três principais operadoras de telecomunicações no país.
De relembrar, no entanto, que Portugal falhou a data prevista para apresentação de uma estratégia nacional para esta tecnologia. Nesse sentido Portugal não figura entre os 11 Estados-membros apontados no relatório com planos e roteiros já divulgados.
Em Portugal, foi já feita uma consulta pública ao mercado sobre o espetro a utilizar no 5G. Nessa auscultação, levada a cabo pela ANACOM, entre março e maio de 2018, chegou-se à conclusão de que a faixa que reunia mais interessados era a dos 700 MHz. Tal cenário obriga a uma migração da Televisão Digital Terrestre (TDT), embora tenham sido assinaladas outras, como a dos 3,6 GHz.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Lusa
Resumindo, dos 28 Estados da UE, há testes para a instalação do 5G em 10 (à volta de 1/3) Portugal está na vanguarda porque está no grupo dos testes, em três cidades (Porto, Aveiro e Évora).
Em Portugal preferiram a banda dos 700Mhz, que está ocupada pela TDT, tendo a Altice que a desocupar até junho de 2020 (a Altice diz que não é possível).
Depois de instalada a infraestrutura 5G é necessário que os equipamentos tenham modems 5G para a poder utilizar.
É processo para vários anos.
Por isso votei “não”. Comprei há três meses um telemóvel moderno 4G (Xperia 5) e palpita-me que o irei amortizar antes do início a sério do 5G em Portugal. Normalmente os telemóveis duram-me três anos.
Onde estão a ser feitos os testes da NOS é em Matosinhos, não no Porto!
Matosinhos pertence ao DISTRITO do Porto!
Que raio! Já o aeroporto do Porto fica na Maia e o El Corte Inglès fica em Gaia! E já agora, o outlet de Vila do Conde fica em Vila do Conde!!!!!
O Porto nada tem! É, no entanto, a capital do DISTRITO!
Falam em cidades mas afinal deveriam falar em DISTRITOS!
Será que esqueceram toda a Geografia que aprenderam?
A César o que é de César!
Confirmadíssimo: https://pplware.sapo.pt/informacao/portugal-matosinhos-ja-tem-rede-movel-5g-operacional/
No entanto, no estudo eles referem mesmo Porto… http://5gobservatory.eu/wp-content/uploads/2019/10/90013-5G-Observatory-Quarterly-report-5_final.pdf
Exato!
Foi por terem feito um artigo sobre os testes 5G da NOS que fiquei muito admirado
E se o estudo está assim, está errado e deveriam tê-lo corrigido com uma nota no artigo e não manter o erro.
Não conheço os casos de Aveiro nem Évora mas espero que os testes estejam a ser feitos nas respetivas cidades caso contrário não estaremos a dar o crédito a quem de direito.
Deixa lá, confundiram Matosinhos com o Porto.
Mas também confundem “a cidade” com uma antena de testes.
O 5G na “cidade de Aveiro” é apenas uma antena de testes que funciona, sem licença, no campus da Altice.
Segundo o artigo https://pplware.sapo.pt/informacao/portugal-matosinhos-ja-tem-rede-movel-5g-operacional/, aqui da casa, são 20 antenas.
Será mesmo que em Aveiro só têm uma antena? Isso seria o teste menos testado que conheço!!!!!
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, 11/10/19:
“Repito: a primeira antena 5G já está instalada no campus da Altice Labs; há duas semanas fizemos um simulacro de um acidente rodoviário, com bombeiros, polícias e etc., usando tecnologia 5G”.
Em Outubro não havia mais. O 5G vai de vento de proa.
Assim como a Sic em Matosinhos
RTP em V N Gaia
Calma nao ‘e preciso ficares assim rapaz! ainda te da um ataque qualquer :/
A César o que César, é igual a cada burro no seu Aido, isto não vai lá enquanto ouve muitos gatunos em Portugal a roubar os mais necessitados.
Toda a razão!
E quem diz que não se estão a referir à área do grande Porto?
… deixa-me adivinhar, temos aqui mais um benfiquista provinciano (nada contra os benfiquistas da zona da grande Lisboa), com complexos de inferioridade … qualquer coisa que seja bom para a região, aí não é Porto, é Gondomar, é Gaia, é Matosinhos, é Maia ou Valongo , etc … daaaaaaaaaaaaaaa
Não sou benfiquista! Sou vermelho e não encarnado (agora adivinha esta, não é difícil!)
Não gosto é que digam que é do Porto sem o ser! A não ser, como disse, se estivermos a falar de distrito, aí têm razão é PORTO.
Há muita gente que diz que o Porto é uma nação mas esquecem-se, por exemplo, que o Porto nem um hipermercado tem! Quem os tem são os concelhos ou municípios vizinhos. Foi só um exemplo nada contra ou a favor dos hiper.
Já agora, o campus universitário do Porto por pouco que não é em Gondomar ou Maia pois está num dos limites do concelho.
Quem conhece não poderá dizer que está errado 🙂
Alvaro Campos não digas asneiras, em frete ao dragão existe o continente, por exemplo.
No Porto não podem haver hipers por decisão municipal, ou achas que o Parque Nascente estaria onde está pelos belos olhos dos habitantes de Rio Tinto, que já agora é uma freguesia?
Será que no shopping ao lado do Dragão não é um Continente Bom Dia?
Um comentário destes não merece resposta educacional! Uma palavra, ignorância…
5G quando o serviço atual de qualquer operadora tem quebras, velocidades inconstantes e das mais caras da Europa.
Prefiro ter disponibilidade e velocidade de net constantes do que serviços de Internet que só chegam a alguns, quer na velocidade /estabilidade, quer na carteira.
Bom o artigo contém informação que contradiz claramente o título. Apesar dos testes os anúncios de lançamento do serviço no final de 2019 não reflectem a realidade. A fazer fé na ALTICE nem sequer em 2020 teremos 5G.
E cobertura nacional do 2G quando vamos ter ?
Cá em Portugal a maior parte das aldeias nem rede tem quanto mais 5 G , vivo em Lisboa e a maior parte das localidades nem 4G , 5 G a cobrir todo o nosso território só daqui a 100 anos ?
Ainda não me convenci de que o 5G é assim tão revolucionário. Reparem: tenho uma rede no emprego muitíssimo rápida. Aquilo que faço lá com o computador pouco difere do que faço em minha casa com uma velocidade 10x menor. Os vídeos que vejo no meu telemóvel 4G têm uma qualidade impecável e duvido que beneficie assim tanto de os ver em 5G. Só se for porque o débito de informação para a rede é muito maior e isso de alguma forma beneficie as operadoras e as companhias que usam AI. Talvez a Google e quejandas beneficiem do 5G e isso acabe por nos beneficiar a nós; mas para o comum dos mortais parece-me que o ganho é incremental.
Em vez de se preocuparem com.. a que concelho pertence etc, que tal pesquisarem sobre o 5g, para verem bem o que vem para aí.