404 – Avião não encontrado: site da Malaysia Airlines atacado
Nesta segunda-feira, o site da companhia aérea Malaysia Airlines foi atacado por um grupo de hackers que tornou inacessíveis algumas funcionalidades dos serviços online da empresa.
A companhia aérea confirmou o ataque, contudo, garante que os dados dos passageiros não foram violados, apenas se tratou de um redireccionamento do endereço para um outro site.
A mensagem do grupo, denominado de Lizard Squad (Esquadrão do Lagarto), foi bem expressiva: 404 – Avião não encontrado!
Nesta segunda feira, um grupo chamado Lizard Squad (Esquadrão do Lagarto, em português), que se apresenta como Official CyberCaliphate (Cibercalifado oficial), reivindicou o ataque o site da Malaysia Airlines.
Por algumas horas, o site da empresa ficou com a página principal substituída por mensagens como "Lizard Squad prevalecerá" e "404 – Avião não encontrado", ilustradas com uma imagem de um lagarto a fumar cachimbo e acompanhadas com música rap em inglês.
Ataque anunciado no Twitter
Foi também relatado que existia uma outra mensagem onde se poderia ler "ISIS PREVALECERÁ", uma referência à organização extremista "Estado Islâmico". Este ataque havia sido anunciado minutos antes numa conta no Twitter do Lizard Squad, onde era referida a intenção do ataque aos servidores da companhia aérea.
Algumas horas depois, a transportadora substituiu a versão "hackeada" do site por uma versão mais simples que já permitia aos utilizadores reservar voos online.
Going to dump some loot found on http://t.co/D9XYneQoaK servers soon
— Lizard Squad (@LizardMafia) 26 janeiro 2015
A Malaysia Airlines afirmou que tudo voltará à normalidade nas próximas 22 horas e garantiu que os dados dos clientes estão seguros e que não foram comprometidos no ataque. Para tranquilizar os seus clientes, a empresa reforçou a informação de que os seus servidores não foram afectados pelo ataque e que os utilizadores foram apenas redireccionados para outro site.
Grupo afirma que a empresa está a mentir
A resposta do grupo, contudo, dá conta que pode afinal não ser bem assim como a companhia aérea afirma. Os hackers divulgaram no Twitter uma imagem do que aparenta ser uma ecrã de computador com dados sobre voos, incluindo dados sobre as reservas.
Esta situação surge no seguimento do que se havia passado nas últimas semanas. As autoridades malaias prenderam 120 pessoas suspeitas de serem simpatizantes do "Estado Islâmico" ou de estarem a planear viagens à Síria para se unir à organização.
Quem são estes hackers?
Estes foram os hackers que reivindicaram recentemente a autoria dos ataques aos sistemas de consolas Xbox e PlayStation no Natal.
Em 2014, a Malaysia Airlines sofreu grandes danos na sua imagem com a queda de dois aviões. O voo MH370 desapareceu depois de descolar do aeroporto Kuala Lumpur e o voo MH17 foi atingido por um míssil na Ucrânia.
Este artigo tem mais de um ano
Música rap e ISIS não combinam . Há algo de errado aqui.
ISIS grande abnda 😀
A frase: “404 – Avião não encontrado”… até tem a sua piada.
Eheh também acho! Mas são actos condenáveis estes os dos extremistas islâmicos.
Para quem tinha dito que eles foram presos os membros, afinal enganaram-se 😉 estes grupos não são script kiddies, são gente que tem formação de segurança, ou expert em REDES, caso contrário já teriam sido apanhados.. alem disso NENHUM membro do Lizard Squad foi apanhado, se vocês foram ao twitter podem ver que os que foram “detidos” segundo as noticias continuam activos nas redes sociais alem disso postaram fotos etc.. é só procurar.. como disse isto não são script kiddies, são profissionais que estão detras do LizardSquad..
Por mim preferia que tivesses levado com uma bomba em cima. Já não bastava termos de levar com estes maluquinhos das religiões a matar pessoas inocentes, agora também são Hakers?? Haja paciência para pessoas que acreditam em velhos barbudos no céu com super-poderes
A mim parecem-me mais miudos que nao têm mais nada com que se ocupar… Hackers de “uma linha de codigo” exploram o “Distributed Denial of Service” e fazem ameaças de bomba em avioes… Lol… So têm notoriedade porque todos os media falaram do facto de terem conseguido entupir os servidores da sony… Querem aumentar a fama ao comprar uma guerra com os “anonymous” e isso é que vai ser o fim da brincadeira :p
Miúdos que deitam aviões abaixo.
quiseram fazer a sua piadinha
“e o voo MH17 foi atingido por um míssil na Ucrânia.”
Não se sabe se foi um míssil…
Os misseis deixam um rasto da sua passagem no ar por cerca de 15 minutos e fazem um barulho incrível…ninguém viu nada disso quando este Avião foi abatido!
Depois, aquilo que se sabe é que os pilotos foram muito provavelmente o primeiro alvo, pois a cabine estava cheia de buracos de artilharia pesada, ao que tudo indica, criadas pelo canhão de 30 mm de um avião SU 25 Ucraniano.
Supostamente estavam no Ar 3 Aviões naquela zona…um de combate maior, um SU 25 e o Avião de passageiros(MH17).
Segundo um Ucraniano que fugiu da Ucrânia, o Piloto que abateu o Avião MH17 foi o Capitão Voloshin da força Aérea Ucraniana.
A Ucrânia já fez saber que este individuo é realmente Piloto da Força Aérea, mas diz que ele não voou naquele dia..
A testemunha já foi sujeita a testes de polígrafo, e já foi pedido a Holanda, e a Malásia, que seja incluída na investigação..
http://rt.com/news/217295-mh17-ukraine-military-plane/
Agora resta saber se a comissão Holandesa, e Inglesa(quem ficou com as caixas negras), que já tem as caixas negras, há imenso tempo, e que ainda não quis divulga-las, que tem dados sobre testemunhas que viram o que aconteceu, e não quer divulga-los…se vai permitir que a Testemunha…seja mais um dos elementos de prova, ou afinal se mais vale a pena continuar a esconder quem abateu o avião…como está a acontecer agora!
cmps
lmx
boa noite.
Para pessoas informadas como nos ja nao ha duvidas em relacao a esta historia.
No dia a seguir ao acontecimento ja todos sabiam quem tinha sido, tinham provas e tudo que nunca mostraram pq eram secretas, inclusive gravacoes telefonicas incriminatorias que se revelaram falsa e julgaram na comunicacao social. E agora passado este tempo todo o relatorio preliminar que saiu foi o que se viu, vago muito vago uma vergonha para quem tinha tantas provas e ainda nao elaboraram o relatorio final. Se quisessem que se soubesse quem foi ja tinham posto a boca no trombone mas esta votado ao esquecimento pois o efeito pretendido de acusar ja foi conseguido e agora nao convem que as pessoas saibam o que realmente aconteceu pq nao interessa. Procura no google por Informacao Incorrecta. Aposto que iras gostar 😉
+1