E Porque Hoje é Sexta
MusicóMania Porque Hoje é Sexta
A música terá a sua génese, provavelmente na pré-historia ! Originalmente através de onomatopeias, evoluindo paralelamente ao desenvolvimento da espécie humana. Hoje, será algo imprescindível no nosso dia a dia, arte sensorial, étnica e idiossincrásica. Aqui, combateremos as migraneas, com algumas sugestões, novidades, tesouros esquecidos, lançando-vos o repto, porque para os verdadeiros melómanos, o prazer não se deve procrastinar.
Esta semana em destaque:
1 - Sun Ra Arkestra
A propósito da edição do live “Live at Babylon”, gravado em Istambul, em Maio de 2014, com o mítico saxofonista Marshall Allen, que dirige a Arkestra, desde 1995 (entre 1993 e 1995, foi outro famoso saxofonista, John Gilmore), mas já sem Sun Ra, inumado em 1993, recordamos um dos mestres do Free e Avant-garde jazz, pioneiro do “Afrofuturismo”.
Nascido no Alabama, Estados Unidos, controverso e acutilante, com um estilo de vida pouco convencional, génio para uns. meio insano para outros, dizia que pertencia a uma “Angel Race”, com origem em Saturno e não telúrica. Adorava essas temáticas.
Era um visionário, uma espécie de Steve Jobs do jazz, foi o primeiro, a usar um sintetizador e piano elétrico neste estilo musical. Tocaram, no histórico Vilar de Mouros, em 1982.
2 – Annette Peacock
Em Nova Iorque, 1941, nasceu esta compositora, escritora, musicista e cantora. É uma das pioneiras no uso de sintetizadores. Tem um estilo…inconfundível.
3 - Acid Mothers Temple & The Melting Paraiso UFO
Fomos até ao Japão, e resgatamos estes Samurais comtemporâneos. Sõ que ao invés, de usarem as ancestrais Katanas, usam instrumentos musicais. Vagueiam, por um experimentalismo, psicadelismo, progressivismo, sem limites temáticos, vão até onde, o improviso os levar!
Em 2015 editaram “High on New Heaven, Live on New Haven”.
4 - Jah Wobble
O baixista original dos Public Image Ltd (banda formada, por John Lydon, após o colapso dos Sex Pistols), que depois começou também, uma muito bem conseguida carreira a solo.
Tem colaborações diversas e múltiplos projetos.
Aqui ficamos com o trabalho “Access All Áreas”, com edição este ano.
5 - Abdón Alcaraz - feat Javier Colina y Jorge Pardo
Cruzando o sul de Espanha, algo me fez parar em Múrcia. E não foi a heliofilia ou as paellas.
Dentro da nova vaga do jazz-flamenco, do bolero-flamenco, emerge este prodígio.
Em 2015 edita “Agrupa Vicenta”, com convidados luxuriantes, o contrabaixista Basco, Javier Colina e o saxofonista e flautista, Jorge Pardo.
Se quiserem saber mais, sobre este este projeto, leiam esta sua entrevista.
Esta rubrica teve o apoio do nosso leitor André Pinto
Bom fim de semana
Este artigo tem mais de um ano
Bom fim de semana
cumps.
A imagem 35 de que falam parece digitalmente modificada. A torre não é inclinada, ou é ilusão de otica?
diria que foi tirada com uma angular
grande angular
Bom fim de Semana e que demore a passar XD
OFFTOPIC: Estou a pensar comprar um Doogee x5 para a minha namorada para o natal (ela mal consegue abrir a app do telefone no seu L7). Queria saber se alguém conhece e se pode me dar aqui uma dica, é o melhor pelo preço que está? 60 euros. obrigado pela atençao e bom fds 🙂
A Ronda, diz que a Holly, eh um flop, mas levou com um ko, puro e duro! Nem percebeu o que lhe aconteceu!
Tem uma suspensao de 180 dias, maxima permitida e imposta pelo ufc, atendendo aos danos sofridos.
Ate de cirurgia plastica vai precisar.
Eh uma das melhores lutadoras de sempre, mas ao menos um cheirinho de humildsade, respeito e boa educaçao, so lhe ficavam bem.
Algo que a Holly, demonstrou, mesmo depois da vitoria,
Mas se seguir o exemplo do seu grande fa, Mike Tyson, cuidado, que vai começar a arrancar orelhas.
era é uma foda nessa gaja!
uma bela punheta de mamas!