E Porque Hoje é Sexta
MusicóMania Porque Hoje é Sexta
A música terá a sua génese, provavelmente na pré-historia ! Originalmente através de onomatopeias, evoluindo paralelamente ao desenvolvimento da espécie humana. Hoje, será algo imprescindível no nosso dia a dia, arte sensorial, étnica e idiossincrásica. Aqui, combateremos as migraneas, com algumas sugestões, novidades, tesouros esquecidos, lançando-vos o repto, porque para os verdadeiros melómanos, o prazer não se deve procrastinar.
Esta semana em destaque:
1 – King Sunny Adé
A Nigéria, não é apenas um dos maiores produtores de petróleo. A sua musica é rica e multifacetada. Conhecido como o “ministro do divertimento”, nascido em 1946, hoje trazemos um dos reis da Jùjú music, com ritmos quentes e mais alternativos, no contexto dos sons africanos. Ficou famoso, em finais dos anos 70 e década de 80, quando viajou pelo mundo, divulgando a sua arte e os seus ritmos contagiantes.
2 – Youssou N’Door
Continuando em África, damos um pulinho ate ao Senegal. Já não há Paris-Dakar, mas nem por isso este país sai do mapa. Nasceu em 1959, em Dakar, é um dos maiores representantes da chamada World Music. Foi um dos grandes lutadores pela libertação de Madiba (Nelson Mandela) e colabora frequentemente em projectos humanitários da Unicef e Nações Unidas. Já trabalhou com grandes nomes da música, como Paul Simon, Manu Dibango, Neneh Cherry, Axelle Red ou Peter Gabriel. Estes acabaram por lhe dar uma maior mediatização.
É fiel as suas origens, e ainda hoje, vive na sua cidade natal.
3 – Manu Dibango
Já que falamos neste Sacrossanto da musica africana, aqui o temos. Camaronês de 81 anos, mestre no, Afrofunk, afrobeat, Jazz e ritmos mais tradicionais. Participou na banda sonora do jogo, Grand Theft Auto IV. “Soul Mokass”, a sua musica mais conhecida, já foi incorporada em trechos de Michael Jackson e Rihanna.
4 – Buzzcocks
Saímos de África e voltamos à Europa, mais propriamente ao circuito mais alternativo britânico. No activo desde 1976, na onda do celebre movimento “Manchester”, movem-se entre o punk rock, pop punk, power pop, new age ou indie. Para muitos foram e continuam a ser uma banda de culto.
Dois dos seus membros mais famosos são, Pete Shelley e Howard Devoto (que entretanto já abandonou o grupo). Em 2015 reeditam um show de 1990 “Access All Areas”.
5 – Dead Sara
Como gostamos de viajar, damos agora um pulo ate ao outro lado do atlântico e paramos em, Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Alternative, punk ou hard rock, temperados com uma pitada de, post hardcore e punk blues.
Editaram o seu primeiro trabalho “Dead Sara”, em 2012, com o qual receberam o prémio “ Best New Rock Group” no, “Vegas Rocks! Magazine Awards 2012”. Figuraram também em diversas “best top ten lists” do ano. Acabaram de editar novo trabalho “Pleasure to Meet You”.
6 – Os Azeitonas (PT)
São tripeiros, da colheita de 2002, trazem na bagagem o seu rock de fusão alternativo, mesclado com power pop e aromas mais populares. Já receberam nomeações para 2 prémios “Best Portuguese Act” dos “MTV Europe Music Awards”. Miguel Araújo, também tem uma carreira a solo. Em 2015, editam o live “Serviço Ocasional - Ao Vivo no Coliseu do Porto”.
7 – Evandro Mesquita (BR)
Carioca de 63 anos, é o frontman, da renomada, banda rock brasileira, Blitz. Tem também uma carreira a solo. Editou em 2015 o álbum de covers “Fabulous Tab Tropical Acoustic Band: Next To The Fire “.É também actor.
Por André Pinto para o Pplware
Bom fim de semana
Este artigo tem mais de um ano
Quando tento extrair o arquivo das imagens “Página 1” ao meter a password dá erro.
Colocaste a senha indicada no artigo?
Viva Maurício. Acabei de testar e está impecável, não deu qualquer erro. Confirma sff.
Bom fim de semana.
Excelente fim-de-semana para todos.
Ora venha o gajo que já ontem era tarde XD.
Bom fim se semana
Bom-Fim-Semana.
Ei pplware team.
Acompanho-vos há mts anos!
O vosso trabalho tem sido sem dúvida fantástico! Tenho pena que ao passarem para a Sapo apesar de ser um passo gigante não recebem mts vezes o mm destaque que outros… Mas adiante!
O vosso novo layout especialmente em movel e nas imagens não ficou favorecido… Tentem lá ver isso! 😉 bom fds!!
Viva. Estamos a ver isso sim, alias, temos em testes umas galerias novas para mudar em breve.
Obrigado pelo feedback. Bom fim de semana.
Vitor ve o teu mail pf
Abraço
bom feriado
Podiam ter colocado o aviso de “not safe for work”….
O que tem que não é “safe for work”? Nesse ponto de vista, não pode abrir no work o jornal desportivo ou qualquer das revistas cor de rosa 😀
E porque não tirar as meninas semi-vestidas de todo? Existem sítios mais indicados para quem as queira ver 🙂
Onde está o pão?
Bom fim de semana
Sim, há tratores agrícolas Lamborghini, a origem da marca de carros desportivos tem os tractores agricolas como base.
http://www.lamborghini-tractors.com/pt-PT/
e também há Ferrari
http://pt.tractoresferrari.com/
Vinha aqui para dizer precisamente o mesmo.
Muito antes de existirem os superdesportivos da Lamborghini eles faziam tratores! E aliás, começaram a fazer carros precisamente por causa de uma discussão entre o dono da Lamborghini e o dono da Ferrari. É uma historia engraçada. 🙂
Bom fim de semana!! Já agora quero dizer que para mim, o leitor de fotografias antigo era melhor! mas isto e uma opinião minha