Veículos do futuro poderão reportar acidentes à polícia
Os acidentes de viação são alvo de maior preocupação das principais marcas de veículos automóveis.
Do ponto de vista da componente física e resistência dos materiais, os fabricantes realizam inúmeros “crash tests” para passar nos parâmetros de segurança. Mas no campo das novas tecnologias algo mais pode ser feito, para contribuir de uma forma decisiva para salvar vidas humanas. Mas até que ponto este sistema separa o que é a privacidade do utilizador, do fantasma do Big Brother?
Investigadores pertencentes ao gigante de semi condutores Intel, desenvolveram um sistema que permite armazenar informação acerca da velocidade de um veículo, manuseamento do volante e travagens, juntando a estes dados gravações de vídeo do interior e exterior do automóvel. A tecnologia foi apresentada pela Intel em Santa Clara pertencente ao estado da Califórnia dos EUA no veículo Smart apresentado na imagem acima.
Este mecanismo permite na sua principal funcionalidade compilar toda a informação existente em caso de um acidente de viação e enviá-la para a polícia e seguradoras, de modo a se tornar mais simples determinar as causas de embates entre viaturas e identificar qual a pessoa responsável ou alertar a polícia de acidentes graves. Mas não é apenas e só o que este sistema inteligente da Intel está preparado para fazer.
O sistema apresentado inclui câmaras de vigilância, que são usadas para permitir reconhecer os sinais regulamentares das estradas e tomar de controlo o veículo se por exemplo, o condutor tentar circular no sentido contrário ao de uma via.
Um papel importante da tecnologia apresentada será o uso de sensores. Neste campo a Intel pretende dotar o veículo destes componentes para detectar buracos no asfalto e comunicar em tempo real a precisa localização dos mesmos às autoridades responsáveis pela manutenção das estradas.
Os carros serão capazes de efectivamente detectar, a localização de veículos na sua periferia e alertar os seus condutores se estão a se aproximar demasiado dos outros veículos. Outra utilidade será a de alertar o condutor, no caso de pretender mudar de faixa para realizar uma ultrapassagem e outro veículo se encontra à frente do veículo que se pretende ultrapassar e impede que haja espaço para a manobra.
O condutor também terá um controlo personalizado sobre o seu automóvel utilizando para isso o seu telemóvel ou computador. Poderá trancar / destrancar o seu automóvel remotamente, ligar o alarme e mesmo ligar o motor de modo a aquecê-lo de manhã pouco antes de iniciar a caminhada para o seu emprego.
Para o efeito anterior, a Intel tem estado em contacto permanente com fabricantes do ramo automóvel, de modo a os persuadir a desenvolver veículos permanentemente ligados à internet utilizando a tecnologia wireless.
Parece-nos claro depois de uma análise geral ao sistema que, as Seguradoras irão esfregar as mãos de contentes com este sistema, que torna difícil qualquer tipo de fraudes feitas por condutores para por vezes obterem o pagamento indevido do seguro. A Polícia também será beneficiada, devido ao uso desnecessário de efectivos, que por vezes são necessários para tomar conta da ocorrência de um acidente, já que a informação disponibilizada por este sistema à polícia será na maioria das vezes suficiente.
Agora, e o condutor não deveria ser o principal beneficiário deste sistema? Até que ponto todos nós teremos a garantia dos fabricantes e automóveis que este sistema apenas será usado para a nossa segurança e não para controlar onde andamos, para onde vamos e o que vamos fazer? As preocupações de privacidade são bem reais e não conseguimos prever, no caso de esta tecnologia ir para a frente, como é que a Intel e os fabricantes parceiros do ramo automóvel, nos irão assegurar o que o uso desta tecnologia será o adequado.
Se formos a ver temos um exemplo bastante controverso recente na sociedade Portuguesa, o caso da incorporação dos Chips devido às SCUT, onde alguns problemas de privacidade foram levantados. Claro que a ideia de este sistema como uma espécie de caixa negra, à semelhança do que acontece nos aviões, até é bastante interessante a nível teórico e pode salvar vidas. Agora a tecnologia por detrás deste sistema inteligente como foi apresentada, é uma maior ameaça à vida privada de todos nós.
Este artigo tem mais de um ano
Eles esquecem-se dos vírus para automoveis, só faltava isso !!
Não é verdade ??
Provavelmente esquecem-se sim. Mas há sempre alguém que lhes lembrará essa hipótese, se não for mais, pela pior forma.
De qualquer forma, a ciência e a tecnologia são mesmo assim, evoluindo proporcionam melhor experiência, nunca devendo ser posta em causa a segurança do utilizador e do sistema.
Isto já está a ser tratado pelo Instituto de Telecomunicações de Aveiro há algum tempo… Procurem por C-Cast.
Nada relevante encontrei sobre C-Cast, pode ser mais especifico com algum link?
Invés de pensarem nisso se desenvolvessem e comercializassem veículos eléctricos amigos do ambiente eram mais inteligentes…. Apenas so contribuem para que os fabricantes continuem com os veículos de combustão e afins!
Sinceramente não gostei da ideia, imaginemos que estou com uma amiga e deixo a mulher em casa, vou ate ao carro e tal e coiso, ele abana e a policia liga a camara, alem de estar tramado com eles e não ter a minha privacidade, a minha mulher ainda me apanha com gravações, fora de questão quero um carro antigo xD
E acho que o Angelo Brito tem toda a razão neste momento precisamos muito mais de carros amigos do ambiente em vez de mais uma vez tentarem controlar a vida das pessoas ao maximo.
Acho que faz falta tecnologia pró-activa mas que informe o condutor de determinados cenários. Faz falta um radar de curta distancia, que permita, de noite pro exemplo, detectar obstáculos, que permita detectar peões, etc.
Faz falta sensores (como a VOLVO já tem) que detectam um aproximar acima da velocidade de segurança ao veículo da frente.
Faltam sensores que detectem sonolência no condutor.
Enfim… há muita coisa que poderia ser colocada hoje em dia nos automóveis e a preços acessíveis, se fizessem veículos eléctricos e deixassem a “mama” do petróleo!!!
“detectar buracos no asfalto e comunicar em tempo real a precisa localização dos mesmos às autoridades responsáveis pela manutenção das estradas.” lol em portugal as linhas estariam impedidas com tanto reporte.
Tudo tretas para aumentar o custo dos carros e ganhar mais umas margens intermediárias. Eu tenho a dica da semana: conduzam com precaução. Se existir um acidente usem 112 no telemóvel, em 99% dos casos funcionará perfeitamente. Se não tiverem telemóvel (omG) ai aconselho este dispositivo, vai fazer toda a diferença. Claro que se também tiverem a boca cheia de sangue o fará, mas ai provavelmente quando chegar a ajuda, já devem estar noutra dimensão.
Secalhar é só mais um dispositivo que permite anunciar em “directo” nas redes sociais que tivemos um acidente, é isso?!
heheh traças os cenários mais complicados 😀
No fundo este automatismo pretende precaver eventuais casos como aconteceu com aquela jovem há dias, entre muitos outros!
lol.. vitor M.
eu gostei mesmo muito dessa noticia. deu para ver o quanto as nossas policias são eficazes.
pois, o telemovel teve, segundo disseram na TV, ligado durante 3 dias.
mas só passado uma semana do telemovel desligado conseguiram saber a sua localização exacta.
imagina que queres fugir de casa… se fores no carro estás tramado. a policia/familia encontra-te logo.
De facto…. e quando a jovem teve o acidente alguém ia ao telemóvel com ela (segundo ouvi numa das notícias) e não foi capaz de dizer que falou com ela…
Essa pessoa devia de tar a cometer adultério… e não quiz dizer para não ser apanhado 😀
Para isso apenas bastava um dispositivo de localização GPS… nada do outro mundo!
Eu acho que isto vai tudo levar ao mesmo sítio.. é mais uma forma de Big Brother. Depois torna-se possível fazer o tracking 10seg antes do acidente.. coisas do género.. depois são seguradoras e o abuso de poder, intromissão na vida pessoal de cada um, etc.
Isto é um pouco do filme “v for vendetta”..
Secalhar, por enquanto é exagero, mas daqui uns anos sabe-se lá.
Alguém se lembra de Orwell? 😛
Já existem empresas Portuguesas a desenvolver sistemas destes…
Não é só a Intel.
Existem até um projecto a nível europeu:
http://en.wikipedia.org/wiki/ECall
Acham que não somos já controlados o suficiente?! Meu Deus eu nem digo nada, se antes já era-mos multados por tudo e por nada agora então tem tudo filmado e a localização onde esta-mos. Isto para fazer report a acidentes vai ser útil quanto qualquer telemóvel que toda a gente tem no bolso. Eu só sei que, os acidentes vão continuar a acontecer, pessoas vão continuar a morrer nos acidentes de viação, os carros vão ser mais caros, a policia vai multar muito mais e há coisas bem mais importantes a melhorar num carro do que instalar câmaras. Se alguém vê vantagens nisto que diga.
Comprimentos
Concordo! se reparares as conclusões que deixo no final, apontam para isso! Estes sistemas apesar de terem as suas vantagens para a segurança das pessoas, podem ser mais intrusivos na sua vida pessoal que qualquer outra coisa.
Obviamente eles (intel e parceiros) não pensaram muito nas questões de privacidade, que na minha opinião, é a questão mais essencial para um utilizador confiar neste tipo de tecnologias.
Fora os riscos que podemos ter de invasores piratas, os nossos queridos amigos piratas adoram esses desafios, e nada melhor que desafiar a intel. Vai haver sempre maneira de dar a volta ao assunto, mas não acho correcto, ja somos bastante precionados no dia a dia, ainda mais? deem descanso ao POVO
Do meu ponto de vista sim ate concordo com o facto de existir câmaras de parte exterior do carro, agora câmaras no interior? localização por gps? não tem lógica nenhuma. por muito que uma estrada seja pouco transitada há sempre alguém que passa por la e alem do mais em Portugal e incrível mas os primeiros socorros maior parte das vezes chegam tarde demais ao local logo por ai a localização e pouco útil. Quanto as câmaras no interior é o maior atentado há privacidade, e que não tem qualquer utilidade, serve para que? para ver se o condutor estava bêbado? ou para ver a cara dele antes de do acidente? não tem cabimento mesmo. E verdade que seja dita de algum tempo para cá que tem tentado controla para onde vamos e com quem vamos e onde esta-mos e parece que estão a conseguir isso mesmo, e as pessoas que o estão a tentar fazer são pessoas iguais a nos nem mais nem menos, a serio que não sei qual e o objectivo.
Digamos ate que ha um acidente, as camaras ppodem ser destruidas tambem, de que vale?
Mas tipo fica sempre um registo. Como e dito acima e tipo uma “caixa negra”. e claro que isso não iria evitar que a pessoa falece-se ou não, mas se por acaso não fosse trágico a esse ponto seria útil para apurar responsabilidades e causas. Mas la esta acho que o mais importante é a segurança do condutor e dos passageiros, e isto não vai trazer assim tantas vantagens a esse ponto. Serve mas para facilitar a vida a outras pessoas do que propriamente salvar vidas ou prevenir acidentes.
As camaras no exterior também trazer problemas de privacidade…
…imagina que estás a dar uma em cima do capô….
…depois eles olham para a imagem e dizem… “Olha… estavam cheinhos” 😀
e o sistema operativo??
se for windows em cada avaria e so desligar e voltar a ligar!!!
Brincas?! 😛
Isso já hoje acontece…
Quando o teu carro tiver um problema que seja detectado pela centralina (normalmente a MAF provoca isso) e ele bloqueie a progressão da velocidade (muito conhecido nos VWs e Audis como “safe mode”)
Já me aconteceu isso algumas vezes, em andamento, desliga o carro e volta a liga-lo, rapidamente, o problema fica resolvido, pelo menos nesse momento. essa ideia foi tirada do windows de certeza 😀
cuidado para que ele não tranque a direcção…
Sinceramente o problema do big brother é um falso problema, se alguém quiser mesmo saber onde estamos sabe. Toda a gente usa multibanco, telemóveis e afins. O que me preocupa e que nunca mais podia infringir nenhuma regra do código da estrada.
E agora um pseudo à parte, não preciso de sensor nenhum que me diga se estou sonolento ou não, eu sei perfeitamente quando tenho sono, a não ser que sejam tipo Carlos Queiroz que sabe mais que os próprios jogadores…