Pplware

Uber já identificou as causas do acidente com o seu veículo autónomo

Apesar de não serem desejados, os acidentes com carros autónomos são cada vez mais uma realidade e um problema a que as marcas têm de se adaptar e procurar evitar.

A Uber teve um problema grave no passado recente, quando um dos seus carros autónomos atropelou uma ciclista. As causas estavam a ser avaliadas e agora surgiram os primeiros indícios. O software de reconhecimento de objetos da Uber tem problemas sérios.


Foi no passado mês de março que um carro autónomo da Uber, que realizava testes de estrada, teve um acidente com uma ciclista. O impacto foi de tal forma grande que Elaine Herzberg faleceu de imediato.

Com a investigação a decorrer haviam várias teorias que procuravam explicar as causas para este acidente. Era por demais óbvio que o carro da Uber não reagiu com o surgir da ciclista no seu campo de visão, o que já apontava para possíveis problemas neste componente.

As conclusões da avaliação e as causas deste acidente estão prestes a ser conhecidas, mas surgiu já informação concreta sobre o que terá levado o carro da Uber a ignorar este objeto que surgiu no seu campo de visão.

Segundo o que adianta o site The Information, duas fontes ligadas a este processo revelaram que existe um problema no software de reconhecimento de objetos da Uber, em especial num componente que tem a seu cargo a decisão de que objetos evitar.

Do que foi indicado, o componente em causa terá ignorado a ciclista e apresentado a sua deteção como um falso positivo, não tendo tocado qualquer alarme para o seu condutor de apoio ou tomado qualquer medida defensiva, como seria esperado.

A Uber tinha decidido interromper os seus testes e viu mesmo a sua licença revogada. Esta revelação pode agora colocar em causa todo o programa da Uber para a criação de carros autónomos, levando a que a empresa abandone este campo e que delegue noutra empresa a criação destes meios de transporte do futuro.

Leia também…

Exit mobile version