Quantcast
PplWare Mobile

Thunderbolt 3: 40 Gbps agora com conectores USB tipo C

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Gustavo says:

    Agora só falta a Apple apresentar computadores com isto, e por no mercado…

    • João Reis says:

      A Apple já tem, os últimos modelos saíram com este formato. Foram alias os primeiros a lançar com este formato.

      • Gustavo says:

        Têm USB-C, mas não têm Thunderbolt 3…

      • luis verdasca says:

        o mac book tem usb-c mas não tem thunderbolt e muito menos thunderbolt 3, só a partir do skylake é que isso vai estar no mercado. de qq maneira, quem compra um mac book não precisa (nem dá uso) a uma ligação com um débito grande como o thunderbolt. o modelo é para gestores e pessoas que precisem de uma grande capacidade de mobilidade e bateria. o mac book pro, por exemplo, já deverá ter, visto que é virado para o mercado profissional. modelos diferentes para publicos-alvo diferentes.

        • Francisco Pinto says:

          O MacBook Pro já tem Thunderbolt 2 e irá receber o Thunderbolt 3 quando este estiver disponivel que è Mais para o fim do ano, aposto que via ser o 1° a ter, o MacBook 12″ possivelmente também irá receber na próxima actualização! Já estou a ver os próximos a serem mt mais finos que os actuais e a só terem destas portas.

          • luis verdasca says:

            sim, tem o 2. eu estava a referir-me ao thunderbolt 3.
            espero que os proximos mac book pro não sejam mais finos. nem isso tem qualquer sentido. há que garantir uma ventilação adequada. o actual mac book pro aquece bastante e uma nova versão, com um processador que aqueça menos, deverá ter a mesma espessura para voltar a ter temperaturas baixas. além disso, é preciso uma bateria que aguente um i7 com uma placa grafica dedicada.
            por mim, até podia ser mais espesso e com a ram encaixada em vez de soldada.

          • Francisco Pinto says:

            O próximo macbook pro vai ser mais fino, o quanto vai depender de o quanto a Apple vai conseguir encolher a logicboard para libertar área para a bateria e obviamente das questões térmicas. Os Mac(portáteis) desde que são feitos de alumínio sempre foram portáteis “quentes” muito por culpa do material de que são feitos que é um bom condutor de calor!

          • Nunes says:

            Não faz muito sentido a Apple ir já atrás dum MacBook Pro mais fino quando acabou de lançar o MacBook e continua com o MacBook Air. O MacBook Pro vai necessitar de ventoínha e bateria bastante maior durante muitos anos, de modo que não há muito por onde reduzir a espessura

        • Nunes says:

          Creio que a Apple terá interesse em uniformizar esta característica em todos os aparelhos desde que o processador suporte. Daí usar o Thunderbolt 2 mesmo no MacBook Air e no Mac mini…

  2. Joao A says:

    o thunderbolt foi uma revolucao que nao pegou mas este type C sera no futuro mto util. Mais uma criacao da apple para revolucionar o mercado

    • Pedro Pinto says:

      Eles agora foram inteligentes ao adoptar conectores USB tipo C 😉

      • Joao says:

        ainda não são muito usados mas futuramente será o standard. Sem duvida uma excelente jogada no macbook 12 e quem sabe num ipad pro?

      • iNTEL says:

        Viva

        Até parece que foi a Apple que desenvolveu o Thunderbold ou o conector USB Tipo-C e mais me rio se pensam que pelo facto de terem USB-C têm automáticamente Thunderbolt…. O thunderbold é da Intel (houve até alguns motherboards Intel que tinham portas Thunderbolt) assim como foi a Intel a grande fonte de desenvolvimento do USB Tipo-C

        Cumprimentos
        Jorge

        • Joao says:

          a apple criou e inovou com o type c e o thunderbolt..se n podes ter apple azar

          • iNTEL says:

            Caro João

            Se tivesses cuidado com o que dizes investigavas primeiro, antes de dizer asneira.
            http://en.wikipedia.org/wiki/Thunderbolt_(interface)
            flexible optical fiber cabling developed by Intel partners and at Intel’s Silicon Photonics lab. It was initially marketed under the name Light Peak,[5] and after 2011 as Silicon Photonics Link.[6] However, it was discovered that conventional copper wiring could furnish the desired 10 Gbit/s per channel at lower cost.

            E sobre o USB Type-C procura em http://www.usb.org/developers/usbtypec/ e vê se vês Apple em algum lado.

            Ai que chatice, tenho um iPad mini, 1 MAC mini, 2 pc’s, 2 tablet Android, 1 telefone Android e outro Windows phone 8.1.
            Não sei do que falo. Tu é que tens o azar de não ter a tech que eu tenho e conheço há longos anos…. só sou um eng cota que trabalha em tecnologia há mais de 30 anos

          • Francisco Pinto says:

            Caro Intel

            Se lesses mais umas linhas terias lido:
            This copper-based version of the Light Peak concept was co-developed by Apple and Intel. Apple registered Thunderbolt as a trademark, but later transferred the mark to Intel, which held overriding intellectual-property rights.[7
            Quanto à usb-c

            http://9to5mac.com/2015/03/14/apple-invent-usb-type-c/

          • Nunes says:

            @ Intel
            A Apple participou no desenvolvimento do Thunderbolt com a Intel, daí tb ter sido a primeira (e durante bastante tempo) a usar.
            Quanto ao conector USB-C, se procurares na documentação verificarás que a Apple foi das empresas que mais engenheiros teve envolvidos no desenvolvimento do conector, havendo mesmo quem diga que a Apple teve um papel fundamental no seu desenvolvimento.

          • Vlad says:

            A Apple foi um dos contribuidores do conector USB Type-C e do Thunderbolt. Não foi quem criou e inovou estas tecnologias.

      • Nunes says:

        Creio que foram mais do que inteligentes! Segundo consta a primeira versão era suposto ter usado um conector USB, mas o organismo responsável pelo USB não aprovou esse uso.
        Mas agora com a Intel e a Apple a terem um peso enorme no desenho do novo conector USB-C, certamente que se precaveram para que fosse possível usar no novo Thunderbolt podendo inclusive transportar sinal USB ao mesmo tempo!

        • Vlad says:

          Sim a primeira versão do Thunderbold era para usar o conector USB, mas USB-IF não permitiu porque este era uma versão modificada do conector original. O Thunderbolt 3 não vai usar uma versão modificada do conector USB Type-C, porque este já foi preparado para tal.

          De notar que a Intel sempre teve grande peso no USB-IF.

          • Nunes says:

            A Intel tinha perdido algum peso e talvez interesse na definição do rumo do USB, como se pode constatar pelo imenso tempo que demorou a implementar o USB 3 no seu chipset

    • EJ says:

      O que é a criação da Apple?

      • DJ says:

        Não alimentes o troll.
        Ele deve pensar que a Apple faz à mão todos os componentes e monta-os numa fábrica que respeita os direitos humanos.

      • Gustavo says:

        USB-C e Thunderbolt.

        • Vlad says:

          Sabes qual é a definição da palavra contribuidor? A Apple nem sequer foi a empresa que mais engenheiros contribuiu para o projecto, mas pronto, nem que tivesse lá apenas um engenheiro no meio de 1 milhão, era na mesma uma invenção da Apple.

          • Nunes says:

            Tendo em conta os rumores e o facto de ter desenvolvido o Lightning, eu diria que a contribuição pode ter sido bastante importante!

          • Vlad says:

            Os rumores assentam todos, no numero de engenheiros que a Apple disponibilizou para o projecto do USB Type-C. Tal como disse a Apple, a Apple não foi a empresa que mais engenheiros contribuiu para o projecto. A Microsoft que é uma empresa maioritariamente de software contribuiu apenas dois menos engenheiros que a Apple. Para ter em perspectiva os engenheiros da Apple não chegam a 7% do numero total de engenheiros envolvidos no projecto.

          • Nunes says:

            os rumores não é só pelo número de engenheiros!
            O John Gruber foi até que lançou o rumor com mais impacto baseando-se nos contactos que tem!

          • Vlad says:

            Sim, um rumor lançado que não tem nenhum tipo de fundamento em factos!

          • Nunes says:

            se é um rumor por definição não tens acesso a factos que o provem, apenas à credibilidade da fonte, que por sinal é bastante alta dado o seu historial!

    • luis verdasca says:

      pegou mas, tal como no firewire, o mercado é o profissional e não o caseiro. fala com qualquer profissional do video, por exemplo. o firewire era o interface de eleição e o thunderbolt é o sucessor.
      o formato usb é bom para coisas de baixo débito e sem necessidade de controlador como ratos, teclados, webcams e discos flash (as “pen” usb) pequenos. no entanto, para equipamentos que precisam de um desempenho superior (e para quem não quer entupir o processador com transferências de dados) o firewire (e, agora, o thunderbolt) são as melhores opções, sendo que o eSata também é uma excelente opção.
      eu diria que, provavelmente, o proximo Mac Book Pro sairá com thunderbolt 3 e skylake. lá para novembro, talvez.

  3. Bruno Martins says:

    Lá porque a Apple foi a primeira a implementar não que dizer que foi a única a desenvolver. Alias o thunderbolt foi criado pela Intel com a ajuda da Apple, não é exclusivo Apple até porque já ha mainboards da asus a muito tempo com Thunderbolt bem como já ha boards da Asus com USB-C

  4. Mikes says:

    Finalmente caminha-se para uma uniformização dos conectores! Boa

  5. Cartolas says:

    Apple com um conector universal? O jobs deve estar a revirar-se na campa.

    • Nunes says:

      talvez as mesmas que deu quando lançou o primeiro iMac em 1998, que usou USB para substituir as velhas portas que a Apple usava até então!

  6. Vitor M. (Migalhas) says:

    Os 3.1 ha os 3.1-A e 3.1-B sendo que o B é que dá os 10gbps não é?

    Se a 3.0 ja saiu a tanto tempo e ainda é raro ver pens 3.0 a venda, não quero imaginar a type C, so se criarem adaptadores type-c » USB em que liga-se o adaptador a pen (por ex) e depois a usb do pc

  7. Miguel Luis says:

    Porque não utilizar Thunderbolt como Standard? Até para pen-drivers, discos externos, adaptadores de vídeo e som, etc… além de suportar velocidades até 40 gbps? Gosto muito mais dos conectores do Thunderbolt, além de serem simples, são ultra pequenos e mais fáceis de utilizar que o USB…

    • Francisco Pinto says:

      Por uma questão de custos! O thunderbolt é mais caro! Mas agora que o thunderbolt 3 inclui ubs 3.1 pode ser que isso se torne realidade!
      Na Apple isso vai ser uma realidade o thunderbolt 3 vai passar a ser o conector eleição para tudo exceto nos ios devices!

  8. ACMSeBr says:

    Bom mesmo seria manter o padrão em todos os gadgets.

    Se vai mudar e para melhor que seja para o beneficio de todos.

  9. Sangue e lágrimas says:

    No dia em que isto começar a aquecer é que vai-se ver bem quem são os apologistas deste ou daquele. Uns mandam para o ar a Apple outros vão pela Intel, e assim vai mais uma guerrinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.