PplWare Mobile

Depois da Apple, Google confirma USB tipo C nos Androids

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. miguel says:

    Acho boa ideia…
    Os fanboy, vao dizer que é copiar a apple, ate pode ser em parte, mas no fundo é um conector.

    Por isso acho boa ideia, alias todos deviam mudar para o melhor tipo de conector, para ser um sistema universal e versátil.

    Por isso appleboys, poupem comentários ridiculos

    • Nunes says:

      tecnicamente nunca se poderá dizer que copia a Apple pois a Apple é das companhias que mais gente teve envolvida no desenvolvimento do standard

      • ptpedropt says:

        agora já se renderam às USB
        vocês realmente não vergonha na cara..

        • PSL says:

          Apple Haters como tu é que não têm vergonha na cara!

          A Apple foi das primeiras a introduzir USB, e a primeira a introduzir um computador 100% USB: o iMac de 98.

          • Carlos Alberto says:

            iBlind como tu é que não sabem ler!

            “Apesar de “boom”, a Apple não foi a primeira a adoptar o conector USB tipo C uma vez que no passado já a Nokia apresentou o tablet Android N1 com esta tecnologia.”

            O marketing da Apple é que faz com os iSheeps continuem a acreditar que Apple é sempre inovação.

            Quanto ao teu comentário do 100% USB, lembra-te disso quando o teu iBrick ficar sem bateria 😉

            Já foi… actualmente anda a reboque

          • Hugo says:

            E certamente até foi a Apple que inventou o USB.

        • Nunes says:

          Os computadores da Apple usam USB há quase 2 décadas [1998]. Terá sido a primeira companhia a apostar no USB, deixando para trás os velhos conectores!
          E se olhares bem para a história dos computadores da Apple verás que há muito tempo que tem interesse em usar conectores mais pequenos e que tenham suporte em hardware para mais do que uma função.

          • Paiva says:

            Lembro de ter um PC só com DOS em 1992 com usb…

          • Nunes says:

            @ Paiva
            como é que esse PC tinha USB antes do USB ser sequer desenvolvido/desenhado??
            Para além disso eu não disse que a Apple foi a primeira a ter um computador com USB, eu disse que foi a primeira a apostar no USB deixando de usar os velhos conectores nos seus computadores!
            Demorou anos para que ver coisa idêntica no mundo dos PCs!

      • Marc says:

        ” as USB Type-C, initially grew out of talks between AMD, HP, Intel, and Microsoft while developing USB 3.1 and eventually involved dozens of other companies, but Apple and Google are among the first to implement it in laptops.” – intel free press

        • Nunes says:

          E no entanto a Apple é a segunda companhia que “investiu” mais técnicos/engenheiros, no grupo que desenvolveu o standard… talvez por ter a experiência de ter desenvolvido um conector reversível

          • Rui C says:

            Lembro-me que a APPLE aumentou cerca de 36% o investimento do departamento de desenvolvimento em Julho do ano passado, portanto vai tirando dai os seus produtos inovadores sem igual, os outros não tendo uma equipa de desenvolvimento tão capaz como o da Apple, abrem fabricas para clonarem a concorrência e lançarem os seus modelos. Mas podem ter as melhores specs, mas a base( S.O ) em que as specs estão apoiadas é autentica areia movediça.

            Mas pronto, é preciso é que andem felizes.

          • Paiva says:

            Se fosse Standard seria para usar em todos produtos, quer fossem da Apple, quer não fossem, por isso nunca desenvolveram nada Standard no que toca às conexões.

          • Nunes says:

            @ Paiva
            não se percebe do que estás a falar! Um standard é uma norma aceite e desenvolvida por um grupo de entidades, possibilitando, por exemplo, que haja compatibilidade entre sistemas de diferentes fabricantes que usem o mesmo standard!
            Pode ser um standard e não haver muitos aparelhos a usar!

            “por isso nunca desenvolveram nada Standard no que toca às conexões”
            FireWire, Mini DisplayPort, são alguns exemplos de standards de conectores desenvolvidos pela Apple e que outros fabricantes usam ou usaram!

    • Lino Domingues says:

      acho que ninguém se esta a lembrar que há um diretiva europeia que obriga todos os dispositivos vendidos na Europa a partir de 2017 terem o mesmo tipo de conectores por lógica tinham de encontrar algo que fosse comum a todos os produtores.

      • Nunes says:

        lamento mas estás algo equivocado! A directiva europeia determinou a criação duma norma eléctrica para carregadores universais que os aparelhos móveis [não os computadores] terão que suportar. E nessa norma não obriga a um determinado tipo de conector… essa questão ficou em aberto, a Comissão Europeia pode vir a aceitar o uso de adaptadores de porta!

      • Rui C says:

        Da ultima vez que li sobre isso era sobre uma norma eléctrica para carregadores universais. Não me recordo de nada sobre conectores.

  2. LP says:

    “poderoso MacBook”… mauzinho!

  3. Marc Soler says:

    “Depois da Apple”? Nokia N1 anunciado em Novembro 2014 já vem com USB-C… Porquê as notícias só se focam em Apple vs Android?

    • rmcrys says:

      O USB-C vai ser a próxima maravilha a seguir ao micro USB com MHL.

      Se virmos bem o micro USB já consegue carregar a >2A, entregar >1.0A para dispositivos OTG, velocidades USB 2.0, e video 1080p.

      O USB-C é “apenas” a cereja em cima do bolo e esperancosamente o final do caro, sem sentido Lightning. Com o USB-C temos um conector rapidissimo, potente, com capacidades eletricas fabulosas, tv-out fantástico e reversível. Isto em toooooodos os aparelhos (novo) 🙂

      Com sorte os iPhone ainda väo continuar no lightning para näo deixar os actuais acessórios na mäo, ou como os iFans fazem de tudo pela Apple, trocam e eles ficam na mäo (outra vez LOL) com os acessorios.

      Curiosamente ainda uso muitas vezes o carregador do antigo Huawei X5 para o Note 4, para o auricular BT Sony, disco WIFI externo, tablets, smartwatch, etc etc etc. Um carregador, um cabo, (quase) todos os aparelhos.

    • knom says:

      porque o resto não interessa
      para mim um dos melhores tablets…
      estas tecnologias ainda estão muito verdes…

    • Rui C says:

      Porque os outros não apresentam inovação+solução+funcionalidade.

      Portanto fazer por fazer e depois não apresentar funcionalidade , de que serve para o utilizador?

      Pois, NADA!

      E é normal copiar a APPLE , sempre me disseram, que só se copiam os melhores. 🙂

      • LP says:

        É por isso que em vez do usb-c copiam a Apple e adotam o caríssimo lightning…

        • Nunes says:

          mesmo se quisessem não poderiam usar…
          Mas pode estar descansado que não se poupa muito no cabo e foram “buscar” ao lightning coisas que faltavam nos cabos USB anteriores

          • rmcrys says:

            Buscar ao Lightning? Lolol

            A ficha reversível e compatibilidade eléctrica até um aluno da FEUP do 1o ano de electrónica fazia isso SOZINHO.

            O segredo está em compatibilizar tudo, chegar a um acordo com vãos fabricantes, etc.

            O “Lightning” usa um chip deficiente e limitado na ficha, que tem problemas com o vídeo, e as taxas reais de transferência são de rir. Só surgiu porque queriam emagrecer os iOS devices e o conector antigo não dava.

            Os iFans, quando alguém lança algo e a Apple depois melhora/adapta babam-se todos e a Apple é fixe. Quando a Apple lançou primeiro o conceito de ficha reversível mas pessimamente implementada, e depois surge um conector 50x melhor, UNIVERSAL e que a única coisa comum é ser minúsculo e reversível, “ah e tal os outros é que copiaram” Lolol

            Eu começo a chegar é à conclusão que a Apple faz é aparelhos para gente que só consegue funcionar com coisas muito simples

          • Nunes says:

            “A ficha reversível … até um aluno da FEUP do 1o ano de electrónica fazia isso SOZINHO”
            Estás então a chamar de burros aos milhares de engenheiros que ao longo de décadas não foram capazes de apresentar uma porta de série com conector reversível!? Este conector para ser reversível tem que “duplicar” os pins e terá certamente um chip no cabo para o fazer!

            Para além disso não é só ser reversível, é tb não ser preciso um cabo/conector especial para que os dispositivos possam funcionar em modo host! E parece ser tb ter um modo de transmitir sinal audio analógico…

            “O “Lightning” usa um chip deficiente e limitado na ficha, que tem problemas com o vídeo, e as taxas reais de transferência são de rir”
            errado! O video por lightning não tem nada a ver com a ficha no iPhone. A ficha lightning limita-se a receber video digital H264 do processador. É depois no cabo adaptador/conversor HDMI que é feita a conversão desse sinal para video segundo a norma do HDMI – este cabo chega a ter um chip a correr um kernel XNU [o mesmo do iOS/Mac] para fazer essa conversão. O lightning foi pensado para ser possível transmitir sinal video para qualquer norma usando somente um cabo conversor ligado directamente

  4. Universal... says:

    E estar quieto nos conectores? Agora tenho que andar a comprar milhentos adaptadores para ligar uma simples ficha USB… Lá se vai a questão do “Universal” Serial Bus.

    • zeze says:

      Sim poderoso!!!
      Ou duvidas que este novo MacBook não serve para meter por baixo de uma perna de uma mesa quando esta a abanar?
      E não dobra como o iPhone 6!!!
      Nunca duvides da capacidade da Apple, nunca!!!!! xD

  5. gFan says:

    “Depois da apple”? Mas que raio de titulo mais absurdo!

    A google sempre usou connectores USB, agora que actualizou para a versão tipo C é uma novidade?
    Evolução faz parte da empresa Google.

    O que é que a apple têm haver com isto?
    A apple é que mudou de conectores…de repende passou a usar USB…agora têm que estar em tudo o que é tópicos, mesmo que não lhe digam respeito?

    • Nunes says:

      “A apple é que mudou de conectores…de repende passou a usar USB…”
      Onde é que a Apple mudou de conectores? A Apple sempre usou USB nos seus computadores desde 1998

  6. Benchmark do iPhone 6 says:

    Só para dizer que o USB-C é uma tecnologia inteiramente desenvolvida pela Apple e oferecida, tendo sido adoptada como standard.

    Na mesma semana foram anunciais dois computadores com USB-C – o MacBook (só) e um Chromebook. O anúncio do Chromebook foi atrasado, porque o da Apple, tinha que sair primeiro.

    Mas aonde é que isso está escrito, perguntais vós? Na apresentação do MacBook (só): “Por isso ajudamos à criar um novo padrão de conectividade universal, que combina as funções essenciais que se usa todos os dias em apenas uma entrada”. “Ajudámos” é o máximo que a Apple pode dizer. Mas mais ninguém vai dizer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.