Tesla ilibada no caso do primeiro acidente mortal com o Autopilot
Desde que os carros autónomos surgiram, que a discussão em torno das suas capacidades de protecção dos passageiros e detecções de colisões tem sido grande. A Tesla, que tem nos seus carros um dos primeiros sistemas a circular de forma verdadeiramente autónoma, viu agora o seu nome e do Autopilot serem ilibados de qualquer culpa no primeiro acidente mortal em que o sistema de navegação esteve envolvido.
Este acidente remonta ao final do mês de Junho do ano passado e envolveu um Tesla Model S e um camião de transporte de mercadorias. Na altura a Tesla revelou que o problema se terá devido a uma confusão entre a cor do camião (brando) e o céu. Deste acidente acabaria por resultar um morto, o que levou a que a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) investigasse o caso, procurando determinar a culpabilidade do sistema da Tesla.
Os resultados da investigação surgiram agora e não detectaram qualquer problema com o Autopilot e com os sistema de travagem de emergência, usados pelos Tesla para reagir em situações destas.
Segundo a NHTSA, os sistemas como o Autopilot requerem uma atenção total e permanente dos condutores, devendo ser usados apenas como um auxiliar de condução.
this systems are not designed to reliably perform in all crash modes, including crossing path collisions. The Autopilot system is an Advanced Driver Assistance System (ADAS) that requires the continual and full attention of the driver to monitor the traffic environment and be prepared to take action to avoid crashes.
Os dados que a NHTSA e a Tesla partilharam mostram que o condutor não assumiu o controlo da carro no momento anterior à colisão, algo que deveria ter feito para conseguir evitar o acidente.
A NHTSA confirmou ainda que os Tesla emitem um alerta aos condutores para que mantenham as mãos no volante e que uma actualização recente de software da Tesla, para os seus carros, passou a ser ainda mais exigente neste ponto.
Ao ver ilibado o Autopilot neste acidente, a Tesla consegue evitar um processo de recolha de todos os seus carros para alteração e melhoria do software e do hardware, de modo a evitar situações destas no futuro. É também uma vitória importante para os sistemas de condução autónoma, que vêem reconhecida a sua situação de auxiliares de condução.
Autopilot do Tesla Model S prevê acidente
Este artigo tem mais de um ano
É mau as empresas não serem responsabilizadas por lançarem produtos que induzem o consumidor em erro.
O nome Autopilot devia ser alterado.
Se não é um piloto automático, não se pode chamar piloto automático. Parece óbvio!
Mas é um piloto automático. Ele conduz sozinho não conduz? Podia era chamar-se piloto automático parcial ou algo desse género, mas isso esta descrito nas regras de segurança deles, a culpa é dos idiotas que não cumprem essas regras não é da nomenclatura.
Não deixa de ser um perigo, quem usa o cruise control sabe que quando é perciso voltar a entrar ao comando do carro custa.
Só um pormenor. Acho que a Tesla teve uma sorte brutal em ganhar este processo. Aqui há uns anos falou-se na história da Sra. que ao usar o cruise control, achou que aquilo era auto-pilot e decidiu ir para a parte de trás da sua RV e depois recebeu uma compensação porque não vinha no manual. É um veridito falso, mas o facto de muita gente ter acreditado leva a crer que nos US tudo é possível. Logicamente, a Tesla tem toda a razão nas alegações que faz, talvez o nome induza em erro mas no final do dia, uma empresa do Elon Musk que é do mais atento ao detalhe que existe, não ia deixar a segurança ser um tema menor. Contudo, dá para ver que a mente humana às vezes tem raciocinios estranhos (basta ver quem vai estar agora na Casa Branca…)
???? Com apenas um ligeiro toque na embraiagem, travão, ou até um botão desliga-se logo…
+1
Os aviões também têm piloto automático no entanto precisam de ser aterrados manualmente
Olha que não… os aviões comerciais modernos aterram guiados por instrumentação ou seja ILS (Instrument Landing System)… o facto do piloto desligar o não o PA é uma questão protocolar, por norma os pilotos desligam o PA a 500m da pista.
Abraço
O ILS é usado com guiamento do centro da pista e que eu saiba não existe nenhum avião comercial que aterre sozinho. Aliás basta estar em LVO (Low Visibility Operations) e muitos aviões borregam porque o piloto não está qualificado ou não tem maozinhas para aterrar o avião. Já vi vários borregos com bom tempo porque o piloto não tem maozinhas e não seguiu a ladeira do GP.
Nem todos os aeroportos permitem a aterragem por ILS.
Por sua vez o ILS é independente do sistema ao qual estas a chame de Piloto Automático:
Piloto automático está ok. Problema seria se usasse “autônomo”.
Sim tens razão… “Sistemas Auxiliares à Condução” parece ser um termo mais correcto, pelo menos retira alguma confiança no sistema por parte dos condutores.
Quem está errado és tu, auto piloto não quer dizer condução autónoma.
Um avião com auto piloto apenas mantém a velocidade e direção, não se desvia se lhe aparecer outro avião à frente.
O problema é as pessoas falarem do que não sabem e inventarem significados para palavras que não conhecem.
Errado! Através do TCAS, os aviões evitam as colisões no ar!
Vamos mudar o nome do Mitsubishi Eclipse porque não faz o Sol desaparecer então.
E o cruise control que não controla mais nada a não ser a velocidade? Toca a mudar o nome a tudo. Parece óbvio!
Não previu o acidente. A velocidade do carro vs distancia do carro da frente e a velocidade dele e a distancia de segurança foi então verificado que iria colidir e acionou o alarme e travou….
no conjunto funcionou e é o que realmente interessa… não importa como, funcionou!
“foi então verificado que iria colidir ” ou seja, previu.
” A velocidade do carro vs distancia do carro da frente e a velocidade dele e a distancia de segurança”
prever significa ver no futuro. e um algoritmo não pode deduzir, induzir, nem muito menos prever, nem adivinhar, mas pode sim calcular. Foi simplesmente um calculo… A tendência do trajeto dele seria para colidir então travou…
“Não previu o acidente”
“foi então verificado que iria colidir”
Ok.
calcular. prever é ver o futuro. algo que um algoritmo não faz. nem menos induzir como os humanos conseguem.
Mil advogados da Tesla contra um! O lobby dos grandes a proteger o seu património .
O Tesla é um automóvel autónomo nivel 4 e as pessoas querem o já transformar em nível 5. O que esta decisão mostra é que os Tesla são claramente classificados como nível 4.
Neste nível é imprescindível que a transição autónomo-Manual e manual-autónomo estejam muito bem tipados e com procedimentos muito claros. Provavelmente a Tesla falha neste ponto.
Não tenho a certeza mas penso que o volante tem uns sensores e se tirares as mãos por mais de X segundos (enquanto o AutoPilot está ativado) o carro liga os quatro piscas e desacelera até parar. Se eu estiver correto, o condutor está bem ciente de que o carro não é 100% autónomo.
Para quando os autores dos textos noticiosos passam a reler o que escreveram. Estou farto de ler erros ortográficos nas notícias que aqui se publicam.
Tenham vergonha?
Ou bem que é automático ou não é! Se não é, tem de estar devidamente esclarecido que o condutor tem de estar a postos para tomar o controlo do veículo a qualquer momento! Sendo assim, não passa de um cruise control avançado! Se fosse há uns anos atrás, a Tesla era condenada, mas agora parece que os lobbies dos “empreendedores” estão a tomar conta das leis…