Tecnologia sem fios fornece energia até 40 smartphones
Quantas vezes já se viu à procura de uma tomada para carregar o seu smartphone por estar sem energia e, quando encontrou uma tomada, esta já tinha várias pessoas à espera e uma a carregar o smartphone?
Ou até pensou que com tanta tecnologia, servir energia era outra grande inovação, tal como se serve Internet sem fios. Mas não estará muito longe! Em breve poderemos ter tecnologia de carregamentos que poderá servir até 40 smartphones.
Uma tecnologia recente de carregamento eléctrico via wireless está a progredir e a mostrar resultados muito animadores. Estas investigações estão a cargo de uma equipa de estudos avançados no Institute of Science and Technology (KAIST), na Coreia do Sul.
Actualmente, o sistema é ainda um protótipo que consegue carregar 40 dispositivos em simultâneo a uma distância de 5 metros entre o emissor e o receptor. Chama-se "Dipole Coil Resonant System (DCRS)" e o carregador utiliza duas bobines magnéticas que carregam os dispositivos através de descargas indutivas. Esta "transmissão" de energia permite carregar não só smartphones como outros dispositivo, tipo TVs LCD ou mesmo 3 ventoinhas de 40 Watt.
O diagrama que mostramos a seguir explica a tecnologia de forma simplificada:
A partir do momento que o MIT apresentou, em 2007, o Sistema de Ressonância Magnética Acoplado (CMRS), onde utilizou um campo magnético para transferir energia para uma distância de 2,1 metros, esta tecnologia de transferência de energia sem fios de longa distância tem atraído muita atenção para novas investigações.
Esta tecnologia agora apresentada pelo professor e engenheiro Chun T. Rim, ainda não é financeiramente viável, ao ponto de chegar ao consumidor, mas de acordo com os investigadores, esta poderá ser usada em espaços públicos, como o exemplo a cima mostra, oferecendo energia gratuita para carregar smartphones, TVs ou outros dispositivos móveis ou não, mas de baixo consumo.
"Tal como vemos as zonas de Wi-Fi em qualquer sítio, veremos eventualmente algumas zonas Wi-Power em locais como restaurantes ou ruas que fornecem energia eléctrica sem fios para os dispositivos electrónicos", referiu Chun T. Rim.
Embora já se estejam a assistir a grandes avanços, ainda teremos de esperar uns anos para poder ter corrente eléctrica a alimentar os dispositivos sem qualquer fio, seja no nossos local de trabalho, num sítio público ou mesmo em nossa casa, mas... será sem margem para dúvidas uma realidade num futuro próximo.
Este artigo tem mais de um ano
E qual será o impacto a saúde publica a médio/longo prazo?!
Será isto seguro? Ou irá potenciar o surgimento de novos tipos de cancro ou acelerar o avanço dos actuais?
Boa questão. Em breve teremos um artigo, técnico, sobre este assunto.
realmente é compreensível se for distancias curtas como 10 ou 15 cm tal e qual como ja existe uma bandeja onde metes o telemóvel em cima e ele carrega(carregadores sem fios), agora numa sala cheia de ondas electromagnéticas loooooool ridículo, mais vale meteres a cabeca dentro de um micro ondas…
haaa e tanta manifestacoes por causa dos postes de alta tencão a passar perto dos predios lool imaginemos entao isto… mais uma ideia que vai ficar no papel
Todos os dias és “inundado” com ondas electromagnéticas que andam pelo no ar e no entanto ainda te encontras vivo. De certeza que eles vão ter em conta em limitar a potência emitida
São mais de mil watts a menos de 3 metros de distância
essa foi boa 🙂
antes disso deveria parar e pensar um pouquinho como as nossas vidas são, casas estão cobertas com uma rede eléctrica, tem wireless anda com o tlm no bolso e tem luz artificial (tudo isso e muito mais produz frequências não naturais ou seja tudo isso produz alteração no ser humano de um modo ou outro, chamemos-lhe evolução )
:S a questão que ele coloca é pertinente! Não queiras comparar com os exemplos que dás; a potência aqui envolvida é muito superior às redes wireless, e a rede eléctrica está muito mais afastada das pessoas e fora dos prédios!
Supostamente só campos magnéticos muito fortes é que têm efeitos biológicos, mas é necessário que testem aquilo a que as pessoas são expostas, caracterizar os efeitos ambientais em ambientes fechados!
São potencias diferentes mas se analizarmos melhor vemos que e uma tecnologia ‘nessesaria’ e a evoluir muito depreça se faz bem ou mal não vai interferir nas suas aplicações 🙂
Necessária?
O que mostram tem pior eficiência que as lâmpadas incandescentes que foram proibidas na Europa!
Pode ter algumas aplicações em certos nichos de mercado, mas necessária é coisa que não é!
a eficiência não importa de momento o que interessa e expandir a tecnologia a vários sectores (tecnológico e automóvel) só depois se pensara a ser mais eficaz.
infelizmente e assim que funciona, não sou muito a favor mas assim será.
eficiência não importa? Então gasta 2 a 10 vezes mais energia do que usar um mero cabo, e dizes que não importa? Num mundo cada vez mais preocupado com eficiência energética… só para não teres um cabo… é uma necessidade fantástica!
E qual é o impacto na saúde pública das linhas de alta tensão?
Tudo indica que ambas as tecnologias terão o mesmo impacto.
E todos menosprezam, ou quase, as linhas de alta tensão que passam sobre as nossas casa.
Menosprezam, nao é bem assim.
Este artigo não é recente, mas mostra que existe uma relação entre este tipo de radiação e problemas de saude.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=711371
Deve fazer um bem á saúde…
Já existe electricidade wireless há mais de 100 anos… Se tivessem apostado nisso provavelmente todos os carros agora andariam dessa forma e bye bye petróleo mas os interesses falam mais alto.
Pesquisem por Nikola Tesla.
vamos todos deixar de usar telemoveis então…
“””Uma tecnologia recente de carregamento eléctrico via wireless”””
compar um NOKIA phone….. pls. ha mais de 2 anos que.
Absolutamente nada de novo, mas tem “smartphones” no título, gera atenção…
Esse projeto parece-me pouco eficiente em termos energéticos/ambientais. Grande perda energética para um problema que já tem solução. Em 2016 arranca fase comercial de https://pplware.sapo.pt/hardware/e-se-o-seu-smartphone-carregasse-em-30-segundos/
Volta Tesla. Estás perdoado.
sera isto o inicio dos campos de forças como visto em muitos filmes de sci fi ?
Esta solução parece-me mais expedita http://www.ossiainc.com/index.html