Sabe o que é uma API (Application Programming Interface)?
Os modelos de programação têm vindo a mudar ao longo dos anos e hoje é comum ouvir-se falar em WebServices, Cloud, microsserviços, APIs, etc.
Sabe o que é uma API e como esta a pode ajudar a automatizar os processos do seu negócio? Hoje damos umas dicas.
Afinal o que é uma API?
A sigla API significa Application Programming Interface, em Português, Interface de Programação de Aplicações.
Esta permite a integração de sistemas, apresentando vantagens como a proteção e segurança dos dados, otimização da performance da plataforma, automatização dos processos, facilidade na troca de informação entre sistemas com diferentes linguagens de programação e a própria monetização da API (cobrando, por exemplo, para que os utilizadores possam aceder a um determinado tipo de informação).
Esta interface agrega um conjunto de padrões, de rotinas e de funções de programação definidos por intermédio de um software que possibilita o uso das funcionalidades das aplicações para uso dos serviços, sem necessidade do seu envolvimento em processos demasiado complexos de implementação.
Resumidamente, uma API é um conector/interface que faz a interligação entre diferentes aplicações/sistemas com linguagens de programação distintas, de forma célere e com toda a segurança necessária. Estas podem ser utilizadas nos mais diversificados tipos de negócio e nos mais diferenciados contextos.
Algumas Vantagens e Exemplos do uso das API
- Segurança: Proporcionam uma troca de informações muito fiável e segura. No seu desenvolvimento, os programadores implementam todos os mecanismos necessários para assegurar a segurança a informações sensíveis. Para isso, entre outras tecnologias, recorrem a SSL/TLS, OAuth, AppToken, JSON, XML Threat Protection, etc. para que a proteção dos dados cedidos não seja comprometida.
- Websites/Ecommerce: No desenvolvimento de um website ou de uma loja online irá necessitar de implementar determinadas funcionalidades para as quais precisará de recorrer a APIs.
- Google Recaptcha;
- Google Maps;
- Google Shopping ;
- Integração dos Métodos de Pagamento;
- A Google disponibiliza uma biblioteca de APIs que poderão ser bastante úteis para implementar nos seus projetos. Pode consultar os recursos aqui.
- Social Login: Provavelmente, ao aceder a determinados websites ou aplicações já se deparou com a possibilidade de efetuar o login via Facebook (e outras redes sociais) ou Gmail. Essa possibilidade é conseguida através de uma API implementada para o efeito, permitindo a otimização e a personalização da experiência do utilizador nos diferentes ambientes digitais.
- Migração do ERP: Sabia que a utilização de APIs pode evitar complicações desnecessárias se está a planear mudar ou atualizar o seu ERP? As empresas que têm uma estratégia integrada de APIs quando ponderam essa transição ou atualização conseguem fazê-lo com maior tranquilidade, uma vez que os riscos e impactos da mudança são minimizados pela utilização de API’s que automatizam os processos e possibilitam as integrações com as diferentes soluções implementadas.
O Pplware agradece à PTisp a escrita deste artigo. De referir neste âmbito, o facto de que a PTisp dispõe de uma API que pode ser utilizada de forma personalizada, sendo que os clientes têm a liberdade para desenvolver o seu próprio software e integrá-lo de acordo com a documentação disponibilizada aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Para acompanhar. Obrigado.
Pplware, onde anda Tomás Santiago?
Muito bom. Seria interessante um argito sobre a diferença de API e ABI.
*artigo
Boas amigo,
entao é assim:
API – Chrome, IE, Safari e Firefox
ABI – Maxthon