Rússia quer lançar satélites para o espaço para criar anúncios luminosos
Há ideias que, só pela sua originalidade, merecem a nossa melhor atenção. Já imaginou olhar para o céu e conseguir visualizar uma publicidade/anúncio de uma empresa/produto?
A ideia pertence à StartRockets que pretende converter o céu noturno numa enorme montra para anúncios.
A Rússia continua a ser uma forte potência no segmento espacial. De acordo com os últimos rumores, a empresa russa StartRockets quer lançar o projeto com base em satélites Cubesat capazes de criar anúncios luminosos no espaço. Uma loucura? Sim, mas é possível.
Qual a vantagem de ter anúncios luminosos no espaço?
De acordo com as informações, a StartRocket possui já um protótipo do satélite Cubesat que faz parte de uma rede de satélites luminosos capazes de apresentar anúncios publicitários no espaço. Se a órbita for suficientemente baixa e o seu brilho for suficientemente alto, poderão criar mensagens que podem ser vistas da terra, durante a noite.
Como principal vantagem, este tipo de anúncios poderá ter uma audiência (potencial) de 7 mil milhões de pessoas no planeta.
A "projeção em órbita" a 400-500 km de altitude, permite entregar 3-4 mensagens / imagens por dia, tendo uma área visível de 50 km2, usando o Sol como fonte de luz.
As primeiras experiências com esta "tecnologia" deverão acontecer em janeiro de 2021, com um número mínimo de satélites. Este projeto começou a ser desenvolvido em maio de 2018.
Este artigo tem mais de um ano
Que ideia mais horrível! Espero que haja suficiente bom senso para que isso nunca seja autorizado!
Concordo plenamente!
+1
São um 2 em 1: lixo espacial e poluição visual!
+1
Como se já não chegasse a poluição luminosa já existente, vamos inventar algo para tramar ainda mais isto tudo. Muito porreiro em termos tecnológicos, no entanto, em termos ambientais e visuais será um desastre, just saying…
Espero que seja autorizado, só pra contrariar os que não querem.
Evolução já!
“Evolução”? Então sair de noite para ver as estrelas ou mesmo um passeio romântico e levar com publicidade do Mcdonalds ou anúncios de carros deve ser muito bom… Lolol
+1. Isto não é evolução! Evoluir é estudar, formar-se e usar de bom senso! Isto é um atentado à inteligência e e ao mais elementar bom senso, pois destrói nada dá de melhor nem inova em relação à nossa qualidade vida. Além disso é uma agressão estúpida e escusada ao mundo natural, mais uma!
Sim, você deve ser daqueles que falam mal do Windows 10 e preferem o Windows 7.
Quem vive do passado é museu.
As estrelas estão sempre no céu, e só agora que vão lançar propagandas você percebe a existência delas?
Que tal mudar de planeta e deixa a humanidade evoluir? Vá pra Marte e monte sua sociedade alternativa lá.
Cê viu? O que uma coisa tem a ver com a outra? Que confusão vai aí dentro.. “As estrelas… só agora percebe a existência delas”. Pessoas estúpidas que se dizem evoluídas nunca perceberam existência de estrelas. Pessoas estúpidas têm um conceito de qualidade de vida desturcido da realidade. Infelizmente é assim neste mundo ‘evoluído’!
Deves ser muito evoluído deves!
Mais que os tugas.
-1
Agora estou me sentido realmente no futuro.
Quem disse que o espaço é a ultima fronteira?
Que ideia top!
Que estupidez !! Mais “lixo” luminoso a poluir-nos os céus.Enfim…
+1.
Pra mim pouco me importa
Ou seja nós um dia para vermos as estrelas temos de ser ricos e temos de pagar ao elon musk para viajar no space x para passarmos a camada de publicidade (lixo espacial) e apreciar as estrelas. Pode não parecer mas esta publicidade no céu provoca imensos problemas na observação espacial em que se precisa do mínimo luz possível. E outra coisa a fiscalidade quem é que vai ganhar dinheiro com isto e onde vai ser tributado porque a publicidade será mundial, por exemplo será visto em Portugal mas o estado Português não verá um tostão para os seus cofres o mesmo acontecerá no resto do mundo parece-me que irá gerar imensa discórdia entre vários países .
Se o satélite publicitário estiver bem configurado, ele pode muito bem acompanhar a orbita da terra para poder estar sempre sobre mesma região do planeta.
Qualquer das formas, tirando a Rússia, EUA, Austrália e talvez Brasil, não vejo muitos mais países que consigam usar este tipo de situação sem afectar países terceiros.
Satélites geoestacionários têm de estar sobre a linha do equador e a 36.000 km de distância da terra. Chatisse da física.
O que é quer quer José? Esta gente quando usa a “coisa que pensa” fica cheias de dores! É o mundo cheio da estupidez humana que temos.
@José Lerias… Obrigado pela observação. Não tinha essa noção, pois também nunca tinha analisado esse detalhe. Obrigado.
@José… Infelizmente temos o mundo cheio de estupidez. Mas, felizmente alguns preferem usar a “coisa que pensa” para comunicar e esclarecer pontos e ideias, e quando aplicável admitir que uma observação feita pode estar incorrecta. Já outros usam essa “coisa”, simplesmente para distribuir critica pouco ou nada construtiva, talvez porque essa “coisa” que tem não é capaz de fazer aquilo para que serve… “pensar”.
+1
vai ter sucesso em países de 3o mundo tipo Brasil.
eu uso Adblock
–
“… merecem a nossa melhor atenção.”?? Pedro Pinto
Já imaginou olhar para o céu e NÃO conseguir visualizar uma ESTRELA, CONSTELAÇÃO, PLANETA…
Que estupidez!!
Nem mais! É uma atentando e pode prejudicar mais ainda o mundo natural, como a orientação das aves, os ciclos naturais da flora etc etc. Isto não serve para nada a não ser poluir. Caso uma ideias destas vá para a frente, de imediato deixo de comprar o quer que seja anunciado por esta via! Já estou farto de publicidade, ao ponto de nem sequer ligar alguma atenção a toda e qualquer uma que passe pois mente manipula e julga que impõe (imporá certamente aos espíritos mais fracos, a mim não), é que sequer nem perco tempo com isso. comigo a publicidade efeitos contrários àquilo que se pretende obter com ela.
O que os russos estão a fazer é mais um atentado à Natureza!
Coitados dos animais, eles é que sofrem…
Mas já é assim, nunca ouviu falar de poluição luminosa? Qual a graça ver pontos de luz no céu?
Mais poluição luminosa, mais lixo no espaço. Orbigado, mas não obrigado.
Vai chegar ao ponto de termos que pagar para puder ver o céu estrelado -.-‘
As agências espaciais e os observatórios astronómicos nunca o permitirão. Alguns governos, incluindo o russo, gastam percentagens demasiado grandes dos seus orçamentos nesse tipo de investimentos para perderem tudo nas mãos de comerciantes e publicitários. Já agora, será bom lembrar que evolução e progresso não são sinónimos e, grande parte das vezes, nem sequer caminham juntos. Existe evolução negativa, algo que contraria o progresso. Exemplos são aos milhares, mas dou só o da gasolina com chumbo. Grande invenção até se perceber o mal que fez. Progresso é, isso sim, a criação da Agência Espacial Portuguesa e da base espacial nos Açores.
Nem mais. Espero sinceramente que façam o que o Pedro refere. Isto deve merecer a oposição de todo mundo civilizado.
A base espacial dos Açores? Aquela que parece que vai ser construida pelos russos, usada pela Nasa, explorada pela China e paga pelos contribuintes portugueses? Bela evolução.
E habitada por marcianos…
Concordo totalmente Pedro.No caso da gasolina com chumbo, dói mais ainda, saber que existia composto químico, ferrotetraetila, por exemplo, que faria o mesmo efeito do chumbotetraetila, sem ser venenoso, apenas seria um pouco mais dispendioso.
Agora já não posso fazer a coisa mais simples e pacífica do mundo:
Apreciar as estrelas